Galateia: Um Conto

Galateia: Um Conto Madeline Miller

Resenhas - Galateia

barb 13/05/2024

Um conto atual em sua milenidade
A mitologia grega é cheia de histórias controversas que, infelizmente, perduram sua atualidade por milênios. Galateia, conto inspirado no mito de Pigmaliao, traduz muito bem uma história milenar que a cada segundo que se passa, torna-se mais atual. Tal qual um vinho.
O conto narrado por Galateia (a mulher de marfim) narra muito bem a visão de uma mulher sufocada pelos abusos que vive. Curiosamente (ou nojentamente), Galateia foi criada para servir de objeto sexual apenas. Além disso, foi criada para ser pura - conceito que é muito proferido por pedófil0s ao justificarem seu desejo doentio por jovens. Existe um desejo por virgens, pela criança na sua forma mais vulnerável, que perdura até hoje. A jovem só é desejada durante os anos de delicadeza envergonhada; a partir do momento que os primeiros traços de maturidade (pelos, estrias e personalidade) aparecem, sua funcionalidade morre.
Tudo isso é muito bem mostrado aqui, num conto angustiante, de dar nó na garganta.
Desde a Grécia Antiga, pouca coisa realmente mudou. Essa é a triste realidade que a autora nos mostra.

urbickrobin 11/05/2024

Que delicinha de conto amei demais vai pra meta de leituras pra agilizar as leituras que estão atrasadas no goodreads

Oliver70 11/05/2024

Um conto ou um mimo dona Madeline?
Galateia é só um mimo comparado com os outros livros de Madeline mas ainda assim é uma história que te faz sentir tanto. Após ler toda a explicação de Madeline para escrever Galateia, eu pude sentir que ela fez a coisa certa.

Bia* 09/05/2024

Não gostei muito da viagem da estatua que ganha vida através do escultor e dono possessivo que utiliza a ?mulher? só para satisfazer seus desejos.

lu_nasc05 08/05/2024

A perfeição
O conto expõe a idealização e objetificação das mulheres na sociedade de uma maneira perfeita.
A ideia de perfeição que Galateia representava para o marido era tão grande que ele não aceitava que ela era agora humana, não uma estátua, e que seus sentimentos, ideias, pensamentos e tudo que fazem dela uma pessoa não poderiam ser ignorados.
Pigmalião queria que ela fosse estátua (perfeita para ele) e mulher (de carne e osso) ao mesmo tempo.

E por sinal a leitura foi muito fluída, até porque é um conto, e a linguagem é bem mais simples do que eu achei que seria, o que foi uma surpresa bem positiva, já que eu esperava algo cheio de rimas e lirismos.

Enfim, uma ótima experiência.

Taylor33 04/05/2024

Bonito
Me surpreendi com a escrita pq achei q ia ser aqueles bgl bem lírico e poético, mas não é. É lindo mesmo, adorei o jeito q ela narra. A história é boa, é curto e traz umas reflexão top. Não me impactou mt, mas tbm é paia dar nota ruim pq ele entrega oq promete

Ana 03/05/2024

?Mas essa é a marca de um bom mito de origem: um oceano tão vasto que se estende através dos séculos. Espero que você goste do mergulho.?

Após a leitura de A Canção de Aquiles, virei uma grande fã de Miller por conseguir transformar a mitologia grega em algo acessível, com uma narrativa incrível. Eu acredito que ela é o maior exemplo de como é possível respeitar trabalhos antigos (clássicos) enquanto os adaptamos, de forma que seja possível enxergar suas faltas e alterar os pontos de vista. A história de Galateia faz mais sentido da forma que é contada por Miller e, como mulher, consigo sentir isso em cada palavra. Enfim, recomendo por ser curtinho e super interessante - mas também porque quero um mundo onde essa versão do mito seja mais conhecida.

leti 02/05/2024

Nossa eu ODIEI esse homem da primeira história e queria enforcar ele com minhas próprias mãos a todo momento que ele aparecia e abria a boca
o último eh menos pior se você não pensar na atmosfera da história por completo e só pensar "por cima"
foi uma leitura rápida, mas boa! amei a persistência da monilda e em como ela nunca pensou em desistir (sem contar que o plano dela na primeira história foi ótimo

Marcela 30/04/2024

" Durante milênios existiram homens reagindo com horror e repulsa à independência da mulher, homens que desejam mulheres na mesma medida que as odeiam e que se refugiam em fantasias de pureza e controle. Como seria ter um homem desses como marido? "
- Caramba!!. Eu realmente não esperava uma história como essa.

Elanyy 30/04/2024

Fora do convencional
Mais um livro que eu encontro perdido na lista e acabo me impressionando!
Galatéia é a história do mito de Pigmalião e sua estátua, onde a autora vai além do "felizes para sempre" depois do casamento. Por mais que tenha poucas páginas, tem muitas camadas pra serem análisadas após a leitura, principalmente sobre o machismo e a misoginia explícita da visão dele com as outras mulheres da sociedade.
Ótimo conto!

AnyaIcarova 29/04/2024

Galanteia
Um livro curtinho perfeito para te tirar da ressaca literária, pra te deixar com raiva, insatisfação e tentar ver uma luz no final do túnel.

Georgia.Paula 28/04/2024

Corajosa, amo ela!
Quando o escultor pede para a deusa dar vida a estátua que criou e está apaixonado, seu desejo é respondido.
Uma coisa que ele não entendeu, é que uma estátua pode ser sua propriedade, agora uma mulher não.
Um conto curtinho e cheio de significado, um homem mal quanto tantos que vemos por aí, que a mulher só serve para suas vontades egoístas.
Queria mais páginas, queria ver ela feliz com a filha. Ela foi corajosa, e tantas mulheres hoje são.

Marina.Beatriz 28/04/2024

Madeline Miller nunca erra
Madeline Miller simplesmente nunca erra. Pra mim, isso é um fato.

No início fiquei um pouco perdida na história, talvez porque não conhecesse o mito de Pigmalião, mas na medida em que fui lendo tudo ia fazendo sentido.

Terminei esse livro arrepiada e, mais uma vez, impressionada com as releituras de Miller.

Pra quem for ler, sugiro que iniciem a leitura pelo mito de Pigmalião escrito por Ovídio em Metamorfoses e depois sigam para a história de Galateia da autora.

Ingrid.Callado 28/04/2024

O posfácio da autora reforçou minha opinião de que Galateia tinha tudo para ser uma obra com mais impacto.
A proposta era construir uma narrativa feminista de uma história onde a mulher era apenas um objeto, literalmente criada para satisfazer os desejos do artista.
Na versão original sequer tem um nome ou fala, mas aqui tem coragem e força para lutar pela sua liberdade enquanto é mal vista e destratada por seu marido (e criador) após deixar de ser uma estátua de mármore e se torna uma mulher real, que questiona, possui estrias, não se envergonha sob o olhar masculino.
Galateia de Madeline Miller é um bom conto, mas poderia ter sido muito mais.

Joao366 27/04/2024

Galateia
É um conto bem rapidinho que conta a história de Galateia, quem um dia fora estátua, após ter ganhado vida. Acho que eu me daria melhor com a história se soubesse que se tratava desse mito grego, mas a história começa da forma bem característica da autora.