Galateia

Galateia Madeline Miller




Resenhas - Galateia


938 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


isthiskarol 09/09/2023

O ponto de vista feminista
Meu primeiro contato com Madeline Miller e já estou apaixonada! A autora traz a história de Galateia, estátua feita por Pigmalião e trazida à vida pela deusa Vênus. No mito original, ao menos na versão de Ovídio, temos apenas o ponto de vista de Pigmalião, e Galateia apenas existe para trazer ao homem a satisfação de ter alguém pura e bela ao seu lado. E viveram felizes para sempre. Mas... e a Galateia? Ler essa nova abordagem trazida por Miller foi muito interessante, ainda mais pelo fato de a autora ter trabalhado muito bem pontos específicos da narrativa, dando profundidade ao mito de Ovídio. Uma releitura feminista sem igual. (Charlotte Perkins Gilman adoraria ler isso.) Quero muito ler em inglês porque algumas escolhas lexicais não me agradaram muito, então acho que vou direto na fonte para conhecer um pouco melhor a escrita da Madeline. Espero ler outras coisas dela em breve (já tenho os romances, só me falta tempo).
comentários(0)comente



Éder Machado 19/06/2023

Caramba!
Rápido e certeiro! Foi meu primeiro livro da autora (sobre quem já ouvi duras críticas) e estou tal qual Pigmalião, admirando Galateia. Gostosinho demais de ler e com um final sensacional!
comentários(0)comente



xoxoanalu 11/08/2022

gostei. não conhecia a história de galateia, e esse conto me deixou com vontade de ler mais sobre.
a escrita da autora é incrivelmente profunda e poética, e a história é simplesmente cativante, doloroso e de uma forma bela.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Min 07/08/2022

Eu já tinha uma leve noção da história de Galateia e Pigmalião, mas agradeço imensamente à Madeline por apresentar uma visão mais ampla da história, mostra a visão machista que o mundo tem do "dever de uma mulher", infelizmente sabemos que existem muitas galateias que sofrem sem nunca conseguir escapar disso. E amei a autora chamado-o de "protótipo de incel", porque é exatamente isso o que pigmalião era.
comentários(0)comente



Emmily 16/05/2023

Galateia
A forma como foi escrita esse livro me deixou impactada de tão incrível que foi. A figura do homem descrita no livro é a mais pura verdade que ainda vivenciamos. Galateia foi uma mulher forte por dentro e submissa por fora. Tudo para poder fugir. Uma grande galateia.
comentários(0)comente



Cris 20/05/2023

Boa leitura !
O segundo livro que leio da autora, diferente dá Canção de Aquiles, aqui a história corre solta e objetiva. O toque poético da autora é elegante e envolvente.
comentários(0)comente



Talita.Chahine @cutucandoahistoria 11/07/2023

Um conto perturbador
A autora usa todo o seu talento para ilustrar a visão do homem sobre a mulher, e o quanto para alguns principalmente o retratado no conto, não importa o que a mulher faça, ou como ela fale, ande, se vista, ela nunca vai ser o suficiente, ela nunca vai alcançar a perfeição exigida.
comentários(0)comente



Pedro3906 15/03/2023

Rapidinho
É bom, não é nenhuma obra prima mas dá pra tirar bons pensamentos sobre essa submissão tóxica e a perpetuação do machismo, ainda mais com os assuntos debatidos hoje em dia. Não sou muito dos contos, então é difícil pra mim ficar satisfeito com essas leituras, questão minha.
Pedro3906 15/03/2023minha estante
omg 5 likes, hitou! ?




readscarol 17/06/2023

é uma boa leitura. eu amo a canção de aquiles, mas ainda não li circe. gostei de galateia, mas foi indiferente pra mim.
comentários(0)comente



Luiza Helena (@balaiodebabados) 09/09/2022

Originalmente postada em www.instagram.com/balaiodebabados
Aviso de gatilhos/conteúdo: 4bus0 s3xu4l, 4bus0 psicológico, 4b0rt0 forçado, su1c1di0, institucionalização forçada, g4slighting, relacionamento t0x1c0, entre outros.

Galateia é uma releitura do conto Pigmaleão. Nas palavras de Madeline, vemos o destino triste e cruel da estátua de mármore após ganhar vida.

Em poucas páginas, Madeline vemos uma mulher sofrer diariamente apenas por ousar querer sua liberdade. Os diálogos são secos e crus, as descrições curtas, mas é possível sentir toda a dor e o desespero da personagem nas palavras visto que é narrado em primeira pessoa.

Galateia tentou ser a mulher "perfeita" para seu marido, mas nunca era o suficiente. O que não é muito diferente da nossa sociedade, onde ainda há muita pressão em cima da mulher e seus moldes para que se encaixe e seja aceita.

Galateira se rebaixa, se anula, se sacrifica, mas ainda assim seu marido não está contente... Quantas Galateias existem por aí, fazendo o mesmo? Pior ainda, quantos Pigmalião existem por aí, maltratando mulheres pelo simples fato delas não se encaixarem na sua "visão"?

Na edição da Planeta também há o conto original e uma nota da autora explicando de onde veio sua inspiração para essa história. Inclusive a edição está belíssima, cheia de ilustrações que complementam as passagens narradas.

site: https://www.instagram.com/p/Ch5flsjvOV5/
comentários(0)comente



giu 11/07/2023

Que tistreza
Ai gente, eu adorei isso aqui
foi curtinho, em áudio então pareceu menor ainda, mas foi tão bem executado
adorei ver essa história pelo ponto de vista da galateia, foi super interessante a forma que a autora abordou, e o posfácio dela tbm acabou acrescentando um gostinho a mais pras liberdades poéticas que ela tomou aqui
comentários(0)comente



Barbara 23/05/2023

Eu sou apaixonada na escrita da Madeline, e como ela mesmo diz, esse livro é um mimo, ele é tão delicado e real, falando de um relacionamento abusivo, e a força da Galateia também é incrível, recomendo muito ler
comentários(0)comente



Marta 23/03/2023

"Durante milênios existiram homens reagindo com horror e repulsa à independência da mulher. "
Neste conto, de Circe e A canção de Aquiles, ambos já lidos por mim Madeline Miller faz uma releitura feminista e corajosa do mito grego de Pigmalião, o hábil escultor que se apaixona por sua obra-prima em mármore: Galateia. Como sou apaixonada por mitologia grega resolvi ler o livro, mas ignorava que só teria esse único conto. Uma prisão no topo de um penhasco. Dentro dela, uma mulher é monitorada dia e noite por médicos e enfermeiros. Repetidamente, e sem que ela saiba quando, um homem a visita. Quando ele vem, a mulher deve se transformar em pedra e, então, voltar à vida em suas mãos. Galatea deseja a liberdade. Ela elabora um plano. E, fria e dura como pedra, ela irá colocá-lo em prática. Não dá para escrever mais, porque corro o risco de falar o livro inteiro. Recomendo para os que gostam de mitologia, embora seja uma releitura.


comentários(0)comente



-Nyx 14/09/2023

- Um conto emocionante! '
- Incrível em como em poucas páginas fiquei presa na história e totalmente envolvida com a personagem. Apesar de ser um conto, sem tantos detalhes e sem tanto aprofundamento na história, foi muito envolvente.
Emocionante do início ao fim
Muito bom! '
comentários(0)comente



938 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR