Galateia Madeline Miller

Resenhas - Galateia

Pedro3906 15/03/2023

Rapidinho
É bom, não é nenhuma obra prima mas dá pra tirar bons pensamentos sobre essa submissão tóxica e a perpetuação do machismo, ainda mais com os assuntos debatidos hoje em dia. Não sou muito dos contos, então é difícil pra mim ficar satisfeito com essas leituras, questão minha.
Pedro3906 15/03/2023minha estante
omg 5 likes, hitou! ?

bia ð 27/10/2023

O conto é bem curtinho, mas eu gostei da leitura. Foi o meu primeiro contato com a escrita da Madeline Miller e achei super fluída.

Julinye 04/02/2024

Galateia
"Durante milênios existiram homens reagindo com horror e repulsa à independência da mulher, homens que desejam mulheres na mesma medida que as odeiam e que se refugiam em fantasias de pureza e controle. Como seria ter um homem desses como marido? Muita gente hoje em dia poderia responder a essa pergunta. Mas essa é a marca de um bom mito de origem: um oceano tão vasto que se estende através dos séculos."

Um conto curto e envolvente para se ler em um dia, as ilustrações são maravilhosas e a escrita genial.

Eu adorei Circe, o outro livro da Madeline, e com esse não foi diferente.

Particularmente, a releitura dela para a história de Pigmalião foi muito mais humana do que a história original, no meu ponto de vista. Fez muito mais sentido.

Quando lemos algo escrito por Madeline, podemos sentir a dor que ser uma mulher nos trás. Tanto Circe quanto Galateia buscavam por sua própria liberdade a qual era impedida por homens.

Recomendo muito. (cuidado com os gatilhos)

giu 11/07/2023

Que tistreza
Ai gente, eu adorei isso aqui
foi curtinho, em áudio então pareceu menor ainda, mas foi tão bem executado
adorei ver essa história pelo ponto de vista da galateia, foi super interessante a forma que a autora abordou, e o posfácio dela tbm acabou acrescentando um gostinho a mais pras liberdades poéticas que ela tomou aqui

jamillinda0 15/02/2023

Galateia
Já tinha lido outro livro da autora (A canção de Aquiles) e eu gostei muito! tanto que ele se tornou um dos meus livros favoritos e decidi ler esse conto dela.
gostei muito!! li ele bem rapidinho e gostei bastante! a escrita da Madeline é linda e me prende demais! o conto é ótimo pra passar o tempo ;)

Nanda 23/10/2023

"Todo mundo olhava para mim, porque eu era a mulher mais bonita da cidade. Não digo para me gabar, porque não há motivo nenhum de orgulho nisso. Não foi algo que eu tenha feito."

Marta 23/03/2023

"Durante milênios existiram homens reagindo com horror e repulsa à independência da mulher. "
Neste conto, de Circe e A canção de Aquiles, ambos já lidos por mim Madeline Miller faz uma releitura feminista e corajosa do mito grego de Pigmalião, o hábil escultor que se apaixona por sua obra-prima em mármore: Galateia. Como sou apaixonada por mitologia grega resolvi ler o livro, mas ignorava que só teria esse único conto. Uma prisão no topo de um penhasco. Dentro dela, uma mulher é monitorada dia e noite por médicos e enfermeiros. Repetidamente, e sem que ela saiba quando, um homem a visita. Quando ele vem, a mulher deve se transformar em pedra e, então, voltar à vida em suas mãos. Galatea deseja a liberdade. Ela elabora um plano. E, fria e dura como pedra, ela irá colocá-lo em prática. Não dá para escrever mais, porque corro o risco de falar o livro inteiro. Recomendo para os que gostam de mitologia, embora seja uma releitura.

Cris 20/05/2023

Boa leitura !
O segundo livro que leio da autora, diferente dá Canção de Aquiles, aqui a história corre solta e objetiva. O toque poético da autora é elegante e envolvente.

Carolina1935 15/07/2023

Ela tinha uma boa ideia e um sonho
Eu tenho essa habilidade de pegar autores conhecidos, ou que pelo menos tem algum livro mais famoso e começar a ler ele JUSTAMENTE por um livro mais fraco e menos popular. E nesse caso aqui eu só decidi fazer isso por que essa história era pequena, rápida de ler e eu realmente nunca tinha lido algo inspirado num mito grego que tivesse a ambientação grega.

Esse livro não poderia ser mais fraco! Dificilmente eu dou nota menor que 3, mas esse nem conseguiu ser "bonzinho" o suficiente pra merecer meu piedoso 3. Ele é sem graça, não empolga, não envolve, mal consegui me importar com a personagem. Acho que isso se deve a escrita da autora, que (pelo menos aqui) é bem direta, quase seca.

E assim, ficou claro a interpretação que a autora queria trazer pro conto, mas uma mensagem interessante não faz boa história. Não se ela não for bem escrita e tiver um enredo bem elaborado pelo menos. E é isso que tem aqui. Boa mensagem, boa ideia, mas execução ruim. E da pra ver pela nota da autora no final que ela realmente tinha uma boa intenção, e se essa nota tivesse no começo, eu teria ido cheia de expectativas pra essa história.

"Galateia" definitivamente não foi uma boa porta de entrada pra escrita da Madeline Miller, e depois de terminar de ler fiquei até com menos vontade de tentar ler os mais famosos, como "A Canção de Aquiles".

von bora 06/03/2023

?[?]Durante milênios existiram homens reagindo com horror e repulsa à independência da mulher, homens que desejam mulheres na mesma medida que as odeiam e que se refugiam em fantasias de pureza e controle.?

- Madeline Miller

GiuBeretta 04/11/2023

Na busca pela liberdade individual em um mundo que lhes nega
Gente essa narrativa incrível da Madeline, nada com o universo de Circe ou A Canção de Aquiles, porém é simplesmente apaixonante a narrativa curta de Galateia, é tão sufocante ler sobre ela presa, mas elq consegue sua liberdade, nem que seja sua morte .
" É chamada apenas de mulher. Um complacente objeto de desejo, nada mais . "

qudakness 04/09/2022

Galateia ???
Simplesmente incrível a visão que a Madeline trouxe sobre o mito do Pigmalião! Nunca tinha parado para analisar como seria a história além do ?felizes para sempre?. Adorei toda a personalidade da principal e o quão corajosa ela foi em cada capítulo.

luh 01/01/2024

Foi algo totalmente diferente do que eu esperava, mas mesmo assim amei. não conhecia a história do mito, mas depois que li gostei ainda mais do livro.
As mudanças feitas pela Madeline deixaram a história de Galateia ainda mais interessante, transformando ela em uma mulher com pensamentos e voz, para que ela saia daquele ciclo em seu relacionamento.

Luiza Helena (@balaiodebabados) 09/09/2022

Originalmente postada em www.instagram.com/balaiodebabados
Aviso de gatilhos/conteúdo: 4bus0 s3xu4l, 4bus0 psicológico, 4b0rt0 forçado, su1c1di0, institucionalização forçada, g4slighting, relacionamento t0x1c0, entre outros.

Galateia é uma releitura do conto Pigmaleão. Nas palavras de Madeline, vemos o destino triste e cruel da estátua de mármore após ganhar vida.

Em poucas páginas, Madeline vemos uma mulher sofrer diariamente apenas por ousar querer sua liberdade. Os diálogos são secos e crus, as descrições curtas, mas é possível sentir toda a dor e o desespero da personagem nas palavras visto que é narrado em primeira pessoa.

Galateia tentou ser a mulher "perfeita" para seu marido, mas nunca era o suficiente. O que não é muito diferente da nossa sociedade, onde ainda há muita pressão em cima da mulher e seus moldes para que se encaixe e seja aceita.

Galateira se rebaixa, se anula, se sacrifica, mas ainda assim seu marido não está contente... Quantas Galateias existem por aí, fazendo o mesmo? Pior ainda, quantos Pigmalião existem por aí, maltratando mulheres pelo simples fato delas não se encaixarem na sua "visão"?

Na edição da Planeta também há o conto original e uma nota da autora explicando de onde veio sua inspiração para essa história. Inclusive a edição está belíssima, cheia de ilustrações que complementam as passagens narradas.

site: https://www.instagram.com/p/Ch5flsjvOV5/

skuser02844 14/05/2023

Conto interessante
Não é meu tipo de leitura. Mas, achei interessante. Recomendo pra quem gosta de contos, em especial historias sobre a deuses gregos. (Eu sei que tem uma mensagem por trás e entendi a mensagem, fiquem tranquilos).