Segredos de família

Segredos de família Liane Moriarty

Resenhas - Segredos de família

Yara.Balestrero 02/08/2022

Muitos Segredos
Eu gostei muito. É uma família grande, então são muitos segredos rsrsrs. Lá pelo meio do livro comecei a ficar preocupada se a autora iria dar conta de tudo. E ela conseguiu. Com um final surpreendente.
Samyra16 18/08/2022minha estante
Tô louca por esse livro preciso dele urgente

manuella.rosasilva 24/10/2022minha estante
A Liane sempre consegue dar conta de tudo! Eu fico impressionada

Lalis17 06/01/2024

Estou ainda boquiaberta, gente que livro. Desconfiei de vários personagens, mais errei com a maioria rsss, o desenrolar da estória me deixou assim: ? sem exagero, que mulher pra escrever de uma forma extraordinária. Quem gosta de suspense, drama de família, sinceramente vai se achar. Super indico ?

Kess 03/09/2023

Nesse livro acompanhamos Joy e Stan Delaney, um casal aposentado com 4 filhos adultos, que tem a sua rotina revirada com a chegada de uma jovem desconhecida no convívio deles. ATÉ QUE JOY DESAPARECE.

Não gostei: a história é extensa demais, muita reviravolta desnecessária. O mistério principal do livro tem um desfecho quase cômico de tão simples. Personagens tediosos... Me cansou!

csartoretto 20/06/2023

Famílias são problemáticas, fonte de microviolências, traumas e as vezes são muito disfuncionais, mas essa família realmente se superou. Depois de ler dois livros que me deixaram com a sensação de que perdi meu tempo, esse terminou deixando a sensação melancolia, por tanta gente boa passando por tanta coisa ruim, porque no passado não souberam colocar em palavras seus sentimentos. Enfim a autora conseguiu passar a mensagem. Personagens complexos, que carregam muitas nuances de sentimentos. Em vários momentos tive raiva para logo em seguida entender os motivos e o que os levou a ser ou agir de tal forma. As histórias estão bem amarradas, nada ficou ao acaso, nenhuma ponta solta. Comecei com o pé atrás, mas fui sugada pela história dessa família apaixonada e problemática. Valeu cada segundo da leitura.

Lari 20/08/2022

Tédio e decepção
Então, vamos lá. Seguindo os padrões da autora, é um livro que se passa em uma cidadezinha, focado em uma família que transmite a imagem da respeitabilidade e do ideal. Mas, como todas as pessoas, essa família guarda segredos que muitas vezes ditam seus comportamentos.

Há um mistério como pano de fundo principal, que vai se tornando mais firme e palpável ao longo do livro. O início é muito entediante e perdido, com a apresentação do ponto de vista dos personagens e como são as suas personalidades e achismos diante do que está acontecendo.

O foco do enredo é, principalmente, mostrar acontecimentos de um evento antigo, para fazer entender o que acontece no agora. E foi esse diálogo com o passado que me fez achar extremamente anormal a trama, principalmente diante da esquisitice que era a situação, a falta de realidade.

Os personagens, sobretudo, os filhos da Joy e do Stan, são interessantes, mas poderiam ter sido mais bem desenvolvidos. Não são personagens gostáveis. Estão apenas ali. A Amy é a que mais tinha potencial, e foi a que mais gostei de ler sobre (tirando a Joy), mas a autora não aprofundou tanto também.

O livro brincou muito com o tema violência doméstica, tentando levar o leitor a seguir um caminho, enquanto os personagens apresentavam questões consideráveis, revelavam mais sobre si e a vida da família, para firmar esse tópico.

As revelações pecaram bastante. Achei sem sentido e sem força para motivar as ações. Uma história estranha e irreal, com uma justificativa bem bem mais ou menos, quase idiota.

A resolução do mistério principal até que foi legal, de certa forma. Quando se pensa que tudo já estava resolvido e era isso, nos é mostrado que não parou por aí. Acho isso bom da escrita da Moriarty. Sempre tem mais pela frente, mesmo que você pense que não.

A autora quis conversar muito nessa história sobre o papel da matriarca dentro de uma família, sua importância no cerne dessa estrutura, e os conflitos e frustrações que isso enseja na saúde mental da pessoa. Achei isso muito legal de ler.

Em resumo, não gostei do livro. É bem grande para uma história que não merece tudo isso. Mesmo assim, como toda leitura, algumas coisas boas podem ser tiradas.
DANILÃO1505 20/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Gisele (@enquantoissoleio) 01/09/2022minha estante
Terminei esse livro agora e o sentimento que tenho é exatamente o que vc descreveu kkkk

Lari 01/09/2022minha estante
que bom que não estou sozinha, mas foi mt????? kkkkkk

Silvia AC/DC 28/01/2023minha estante
Lari, que resenha PERFEITA!!!!
Foi exatamente o que pensei, mas não conseguiria descrever este livro tão bem quanto vc.
*fiquei quase 1 mês lendo este livro, mas parece que foi 3! Afff

manuella.rosasilva 24/10/2022

Ótimo
A Liane é uma das minhas autoras favoritas e a essa altura qualquer livro dela já se tornou uma zona de conforto. Eu gosto da escrita, das tramas (que mesmo tendo elementos repetidos de outras histórias dela, conseguem se diferenciar), do desenvolvimento da história e dos personagens.
Não indicaria esse livro pra quem quer começar a ler as obras da Liane, mas avaliei com cinco estrelas porque esse livro me causou várias emoções: me assustei, me emocionei, despertou minha desconfiança, minha empatia, e o final eu diria até que foi ousado, se levarmos em consideração o que a maioria das pessoas iriam querer. Ah, e tênis nunca me pareceu tão interessante (os Delaney sabem trabalhar haha).
Não tenho nada negativo para citar sobre a história, (mas três tradutores pro mesmo livro...? Até que deu mais certo do que se espera, mas houve erros pontuais de revisão), e o final deixa aberto à imaginação (uma história dessas não tem como fixar um final mesmo). Eu amei! Vou sentir saudades. Recomendo muito.

Adriana1161 01/09/2022

Casos de família
De todos os livros que já li da autora, e já li todos os publicados por aqui, este talvez tenha sido o mais fraco. Mas mesmo assim, gostei!
Começa devagar, dá uma enrolada, e depois deslancha.
Coisas da vida cotidiana, mas que podem virar um caos se mal interpretadas. Aborda sim, alguns assuntos sérios, mas não os desenvolve muito.
Relações familiares, tudo gira em torno de uma família com um casal à beira dos setenta anos, e seus quatro filhos. Todos tenistas, ou ex.
São vários narradores ao longo da história. Como sempre, os personagens são muito reais.
Personagens: Joy, Stan, Amy, Logan Troy, Brooke, Savannah
Local: Subúrbios de Sidney - atual
@driperini
Marina 18/10/2022minha estante
achei aquele do spa pior

Priscila 23/06/2023

Famílias e suas imperfeições!
É um livro diferente e interessante, mas, muito longo, acredito que seria mais fácil de ler se tivesse menos páginas.
Alguns detalhes desnecessários que quase deixaram a leitura maçante.
Gostei dos personagens e o desfecho foi muito bom!

YisraelC 15/03/2024

Esse já é o segundo livro sobre tênis, e eu sinto que preciso assistir uma partida.

Fazia um tempinho que eu não lia um livro da Liane que me deixava tão envolvido, o último foi Pequenas Grandes Mentiras e agora esse aqui. Apesar de PGM ser o meu favorito, coloco esse na segunda posição. Gosto muito com a Liane descreve os personagens, e o gancho que ela faz com objetos para nos contar momentos importantes ou situações da vida dos personagens, isso faz com que nós fiquemos mais "perto" deles, os conhecendo melhor.

Temos aqui um drama familiar mas envolto num desaparecimento, que gera um suspense no livro, que faz você seguir interessado em saber o que houve, mas não foi só isso que me fez devorar o livro, adorei os irmãos e o casal Delaney. Fiquei super envolvido. Apesar de o final não ser tão surpreendente... acho que faltou um pouco aqui. Sinto que foi uma junção de PGM com O Segredo do Meu marido.

Dannielholanda 16/07/2023

"Espere o melhor, mas se prepare para o pior"
Segredo de Família:

Um suspense com um toque clássico, a esposa desapareceu e o marido é o principal suspeito. Tudo começou a desabar a partir do momento em que eles se aposentaram, e uma garota estranha apareceu na porta deles pedindo ajuda. Quatro filhos, dois acham que o pai é culpado, e os outros dois defendem a inocência do pai. Todos escondem segredos, pessoas do passado começam a voltar para a vida deles. Traumas e coisas que não deveriam ser reveladas poderiam levar a um assassinato, ou é apenas um grande conjunto de infortúnios?

A trama principal é bem interessante, e a dinâmica de algo acontecer no presente e as coisas do passado explicarem tudo é muito envolvente, os traumas de cada integrante da família deixa tudo com uma atmosfera mais tensa, fazendo com que o leitor imagine milhares de cenários possíveis para os acontecimentos mais atuais da história.

Eu imagino que todos ali deveriam ir a uma terapia em conjunto, todos eles tentavam manter seus segredos e pensamentos mais sombrios bem abafados, e acabavam deixando mais pessoas traumatizadas. Acho que mostrou muito bem as facetas de um casamento, tudo que pode acontecer na vida de um casal e todas as suas turbulências, a maneira de cuidar dos filhos e a pressão que cada um sofre, de formas diferentes. Coisas pequenas que acabam se tornando uma parte da história individual de cada pessoa.

Aliás, o suspense foi tão bem desenvolvido que acabou sendo o que eu menos esperava, e não de uma boa maneira. Achei o plot do que realmente tinha acontecido com a Joy bem desinteressante e vazio. O acontecimento mais interessante do livro foi o momento da revelação sobre a verdadeira identidade da Savannah, e uma dica, prestem atenção aos mínimos detalhes da história, tudo é importante, até as menores coisas.

Paloma Araújo 15/09/2022

Liane não erra nunca!!
Quem lê os livros da Liane e não gosta, definitivamente leu errado! Veja, ela tem uma fórmula que é basicamente um monte de personagens + um mistério + muitos segredos. E isso é fantástico, porque o que importa não é resolver o mistério, mas como as pessoas lidam com aquilo.
Essa história segue a fórmula e foi uma delícia acompanhar essa família. A forma como cada um vive a vida de forma diferente, mas também tão parecidos, afinal, os seres humanos não são tão imprevisíveis assim. Ver como cada um interpretava o sumiço da mãe de um jeito e, meu Deus, todo o suspense em cima da Savannah, que é essencial nesse livro!!!
Eu não conseguia respirar e só queria o próximo capítulo. É verdade que o final é meio aberto, o que não me agrada muito, mas de forma alguma estragou a leitura.
Leiam esse livro e tudo o que a Liane publicar!!
Aline Casellato 15/09/2022minha estante
Adoro os livros dela bem casos de família kkkkkk porém fico com receio de ler muito a mesma fórmula?

Paloma Araújo 15/09/2022minha estante
Acho que se ler todos os livros em uma tacada só é ruim, mas se ler espaçado é uma delícia hahaha

Marina 18/10/2022minha estante
Ela descreve o ser humano de maneira fiel e desnuda o que temos de pior . eu gosto

Diane 04/03/2024

A história é boa, mas se estende demais!
Os Delaney são a família perfeita. Pelo menos, é o que aparentam. Os patriarcas, Stan e Joy, são ex-técnicos de tênis com uma química inegável, dentro e fora de quadra. Os quatro filhos do casal não seguiram carreira no esporte, mas a possibilidade de netos tenistas ainda existe. E após quase cinco décadas de matrimônio, Stan e Joy resolvem se aposentar e tentam aproveitar o tempo para relaxar, mas acabam se sentindo infelizes. Até que uma jovem bate a porta deles e acaba tirando um pouco do tédio da vida do casal, mas quando Joy desaparece, tudo desmorona e segredos de família começam a surgir.

"(...) Depois de acertar uma bola, não faz sentido ficar olhando para ver aonde ela vai. Não dá mais para mudar o percurso. É preciso pensar no próximo movimento. Não no que você deveria ter feito, mas no que você vai fazer."

Adoro os livros da Liane Moriarty, as histórias são sempre muito envolventes. Achei que esse se estendeu um pouco demais, mas serviu para explorar melhor a personalidade de casa personagem, todos eles muito bem construídos. Em alguns momentos cheguei a considerar que a autora não daria conta do emaranhado de segredos, mas as intrigas foram bem desenvolvidas, mas com um desfecho um pouco desanimador. Durante a trama, muitas questões são debatidas, como maternidade, sobre atender as expectativas dos pais, sobre matrimônio e o papel da mulher na família. Abordar a pandemia no livro destoou um pouco, não fez diferença na trama. Enfim, apesar de bem desenvolvida, a história poderia ter se estendido menos e ter um final mais satisfatório.