Nós Somos Inevitáveis

Nós Somos Inevitáveis Gayle Forman

Resenhas - Nós Somos Inevitáveis

Larissa3929 10/09/2022

Um milagre de 26 letras
Eu não sei nem por onde começar a falar sobre esse livro. Eu amei ele, muito mesmo.

O desenvolvimento da história e dos personagens é fantástico. A história na verdade é MARAVILHOSA. Eu li o livro em uma tarde, não conseguia parar de ler.

O livro é lindo e emocionante e vale muito a pena a leitura.

Eloisa.Melo 12/09/2022

? um milagre em 26 letras ?
Gostei do fato da história em si não ser focada em um casal, mas a relação do personagem com a sua família, a transformação dele durante a história me deixou de coração quentinho, e é claro as milhões de referências que tem de livros que amo, é tão gostoso ler livros sobre leitores, só a gente se entende ??
Chad foi meu personagem preferido, a personalidade única dele deixou a história muito mais divertida!
Um livro super leve, história curta mas bem construída!
- obrigada por ser que você é!
- todas as outras personalidades já tinham dono.

Heloisa 20/08/2022

Maneiro
O livro é levinho, aborda um tema super profundo (drogas) de uma forma bem superficial.
O plano de fundo - uma livraria em decadência - é inusitado e legal, mas poderia ser mais explorado. De uma forma geral, gostei das personagens, mas acho que poderia ser mais desenvolvido, a história toda poderia ser mais explorada. Mesmo assim vale a leitura.

Thamirys.Melo 26/03/2023

Muito mais que uma história de amor. Esse livro fala de superação, evolução, autoconhecimento e amor.

Vih 18/12/2022

Aaron Stein amava livros e via eles como milagres, após a partida da mãe e do irmão ele não suporta mais os livros ou a livraria onde vive e trabalha com o pai.

Quando aparece uma oportunidade de vender a livraria ele não pensa duas vezes, mas logo surgem muitas pessoas na sua vida e que resolvem reformar aquele espaço que ele já não ama.

"Ele se envolveu em algo que não podia controlar, da mesma forma que eu."

A narrativa do livro é em primeira pessoa, então vemos as coisas do ponto de vista de Aaron, que é pessimista e amargurado, por isso em vários momentos fiquei irritada com esse jeito do personagem, mas conforme a história se desenrola entendemos melhor tudo que ele passou nos últimos tempos e se torna completamente aceitável certas atitudes para alguém que sofreu tanto e continua encarando tantos problemas.

A autora aborda temas como dependência química e luto, tudo de uma jeito leve e sem tanta profundidade, mas de uma forma que encaixa bem na história.

O romance praticamente não existe, o que achei ótimo para a história, mas que pode deixar algumas pessoas frustradas já que o livro é vendido como romance.

Sobre os personagens secundários, eu tenho uma relação de amor e ódio com todos, não acho certo a forma como Aaron tratou eles em alguns momentos, mas também não acho certo a forma como esses personagens tratavam o Aaron, por melhor que fossem as intenções, em nenhum momento eles se preocuparam em realmente ajudar o Aaron com o sofrimento dele.

Não esperava gostar tanto do livro, fiquei surpresa com o quanto me conectei e com tantas emoções diferentes que senti!

Anna 19/11/2022

Eu amei!
Olá leitores, como vocês estão? Terminei agora essa leitura, e fiquei encantada. Desde o momento que eu vi, por acaso, esse livro no Twitter, eu sabia que eu iria amar.

Simplesmente linda, fantástica e gostosa. Leiam!

Maisa @porqueleio 16/12/2022

Resenha / Nós Somos Inevitáveis /@porqueleio
Aaron não está bem. Os livros sempre foram seu refúgio, a possibilidade de viver tantas coisas. Dono de uma livraria, vive com o pai, sem a mãe e o irmão. E isso dói tanto, que sua fé no poder dos livros arrefeceu.

Com os negócios indo mal, numa cidade que parece também ter perdido o amor pelos livros, não vê outra saída que não vender o negócio da família. Até encontrar um grupo improvável de amigos...

Primeiro Chad, um conhecido da época do colégio que agora é cadeirante. Como a livraria não tem acessibilidade, um grupo de lenhadores aposentados, vendo a dificuldade de Chad para entrar, resolvem entrar em cena. Como se fosse pouco, Hannah, uma musicista, aparece e coloca todas as certezas de Aaron por terra. Muitas coisas acabam sendo inevitáveis na vida dele.

Foi difícil me conectar ao Aaron. Ele vive o luto tão intensamente, que tudo ao seu redor se torna cinza. Ele sente muita raiva, rancor e tristeza. Mesmo entendendo sua dor, me pareceu em alguns momentos birra de menino. Faltou diálogo.

Mas, Chad e os lenhadores, além do pai de Aaron, Ira, fazem tudo! E as referências literárias? Estão espalhadas por todo o livro, e a autora ainda fez a gentileza de listá-los ao final.

Como se fosse pouco, Hannah tomou uma atitude tão surpreendente, que me conquistou – lá pelo segundo tempo, já que aparece pouco no início. Que autoestima tem essa mulher!

Enfim, ao final, a autora explica a negação em que Aaron se encontra, e diz que ele fala tanta bobagem, porque é alguém que precisava de ajuda – e de amadurecimento. O luto pode ser uma nuvem carregada que torna impossível enxergar o arco-íris, mas ele está lá, só esperando que se esteja pronto para admirar a beleza.
Se eu indico? Sim, porque são muitos livros, muitos discos, e muito aprendizado!

site: https://www.instagram.com/p/Cj84KQFPoQT/

prologo 04/03/2024

Um livro sobre livros, amizade, família e aceitação, tudo com uma boa pitada de humor e amor. 🤍
“Nós somos inevitáveis” era o único livro da Gayle Forman que eu ainda não tinha lido. Ele estava aqui na estante e no penúltimo dia de fevereiro eu resolvi ler e já deixo registrado que me arrependo de não ter lido antes!

Acompanhamos Aaron que administra com o seu pai o sebo decadente da família. Após a partida da mãe e do irmão, a vida dele mudou para sempre. Aaron sempre foi apaixonado pelos livros, mas desde a tragédia que abalou a família, ele perdeu o gosto pela leitura e não acredita na recuperação do sebo. Quando uma oportunidade de vender o negócio da família surge, ele não pensa duas vezes em aceitar a proposta! Ele só não contava com o apoio dos moradores da cidade e um amigo inusitado mostrando para ele que às vezes precisamos desconstruir algumas coisas, para construir algo totalmente novo.

Durante toda a leitura a gente tem o ponto de vista do Aaron e foi uma escolha muito acertada. Desde o primeiro momento, a gente nota o quão limitada é a visão dele sobre a própria vida. Ele carrega muitos ressentimentos, amarguras e cobranças. Ele é uma espécie de anti-herói da sua própria existência. Aaron não é um narrador confiável.

Pela capa você pode pensar que se trata de um livro com foco 100% no romance, mas não. Temos a presença de Hannah, que o faz refletir sobre algo muito importante que aconteceu em seu passado, mas o amor se dá em um sentido infinitamente maior, ligado à família e principalmente às amizades.

Gayle aborda com muita delicadeza a questão do luto e da dependência química. As pitadas de humor nesses livros (e são muitas) foram a cereja do bolo aqui! E sendo um livro sobre livros, temos inúmeras referências! Gayle presta uma verdadeira homenagem aos livros e aos livreiros.

Foi uma leitura rápida e incrível, você vai ficar com o coração apertado em alguns momentos, vai rir em tantos outros, vai amar o clima de cidade pequena e seus moradores enxeridos e prestativos, vai poder ver grandes amizades florescendo e grandes amores também, vai se identificar com as referências literárias e terminar a leitura com um sorriso no rosto.

site: https://www.instagram.com/o.prologo/

rayanemadeiro 07/11/2022

Viver esperando o inevitável
Aaron vivia esperando que o inevitável acontecesse, e queria que acontecesse logo? comecei a ler o livro achando que se tratava de um romance (que há, em partes), mas trata-se de uma jornada de conhecimento interior!

gabimello4 29/01/2023

Adorei
Muito bom o livro, e bem rápido de ler. Já tinha lido outro desse autor e são histórias fáceis de gostar.

Tatiane256 04/11/2022

Nós somos inevitáveis
Eu amo a escrita da Gayle, o toque de humor que ela coloca nas histórias e a lealdade dos personagens.

Carla 18/04/2024

Sobre Luto, Livros e Livreiros
Aaron e seu pai administram uma livraria decadente em uma cidadezinha do interior. O irmão dele, Sandy, era usuário de drogas e morreu a pouco tempo e deixou centenas de discos de vinil, guardados em caixas no porão da loja, nas quais ningúem ousa tocar. A mãe deles não conseguiu suportar e dor e foi embora.
Ele sempre amou os livros desde garoto, mas ultimamente não consegue ler mais nada além de um livro sobre a extinção dos dinossauros e passa a história inteira comparando a sua família aos dinossauros.
Quando a vizinha Penny apresenta pela centésima vez sua proposta de compra do prédio da livraria, Aaron não pensa duas vezes e aceita . Porém ele não contava com a solidariade de seus amigos e vizinhos que fazem um verdadeiro mutirão para restaurar e encontrar novas propostas de negócio para a livraria. E agora, como ele irá contar que o esforço deles será em vão?
Ele nunca quis a livraria e tem muito ressentimento em relação irmão que era dependente químico e arruinou as finanças da família.
Em meio a tudo isso ele conhece Hannah, ela faz parte de uma banda com outras garotas e gosta de ler e parece inevitável que eles devam ficar juntos.
Mas o livro não é sobre isso.
É sobre luto.
É também uma homenagem aos livros e livreiros e cada capítulo é o título de um livro, que é comentado durante o mesmo , amei demais .

JuBarbosa 21/05/2023

Esperava mais
Embora o final não tenha sido bem o que eu estava imaginando, achei o livro meio fraco, água com açúcar, aquele que viraria fácil um filme da sessão da tarde. O personagem principal irrita e é muito chato. Bem razoável.

Fran 30/10/2022

Um recomeço
Aaron aprende a ver a vida com outros olhos depois que para e visualiza a burrada que fez por impulso...