Nós Somos Inevitáveis

Nós Somos Inevitáveis Gayle Forman

Resenhas - Nós Somos Inevitáveis

Fabi 12/07/2023

Inevitáveis
Gostei muito desse livro. Mas achei o Aaron muitas vezes um chato. Invés de conversar logo com o pai sobre o que ele achava, fazia as coisas escondido. Achei tudo a cidade ajudar a recuperar a livraria. O amadurecimento do Chad foi um ponto alto nesse livro. Aliás o livro é repleto de referências literárias da até vontade de aumentar a lista de leitura haha. Recomendo.

thaismag 04/04/2023

Uma leitura sobre livros, luto, família, perdão, amizade..
Adorei as citações, me diverti com Chad e entendi Aaron.
?Vinte e seis letras e temos palavras infinitas, em mundos infinitos.?

lulumaarques 25/06/2023

Completamente deslumbrante
Comecei a ler com a intenção de ler um romance água com açúcar clichê (deduzi pela capa) mas me surpreendi.
realmente o livro não tem seu foco, o romance, e admito que com o final você ficará sem palavras assim como eu

Letícia 13/09/2022

Um livro sem contraindicações, sabe aquele livro que pode ser lido por todo mundo, independente se é uma pessoa que curte mais suspenses ou romances, ‘Nós somos inevitáveis’ é sobre recomeços, aceitação, empatia e do jeitinho Gayle de ser, tem também uma grande lição envolvendo vícios.

É sem contraindicações e altamente indicado para todos os leitores do mundo, é um livro no qual outros livros estão presentes, os personagens são leitores, então por diversos momentos a gente se identifica com eles.

“Vinte e seis letras e alguns sinais de pontuação, e temos palavras infinitas em mundos infinitos. Como isso não é um milagre?”

Aaron Stein estava empacado e vivendo numa maré de pessimismo. Ele sempre foi um leitor ávido, mas fatos que aconteceram em sua vida nos últimos tempos fizeram com que ele tivesse um bloqueio e só conseguisse ler um livro sobre a extinção dos dinossauros.

Ele administra um sebo ao lado de seu pai, o Ira, e por lá as coisas não vão nada bem, seu pai é um sonhador que minimiza todos os problemas: estantes caindo, livros pelo chão, infiltrações e o pior deles: zero clientes, eles estavam praticamente falidos.

Ira é um personagem muito interessante, é fanático por livros e acredita veementemente que eles são um milagre, resgata livros e é aquela pessoa que sabe qual o livro certo para indicar para todo mundo. Ele, agora um senhor, tem fé de que as coisas irão melhorar, ele não se vê longe dos livros.

“Ira tinha descoberto o milagre das 26 letras tão precocemente que, no sexto ano, na hora em que todos os alunos tinham que se levantar e contar o que queriam ser quando crescessem, ele anunciou que queria ser leitor.”

Aaron não via outro caminho a não ser a extinção, eles eram, segundo ele, dinossauros em um mundo tecnológico, quem frequenta sebos hoje em dia? Só resta esperar pelo fim, ele pensava.

E o meteoro na vida dele tem nome e sobrenome, Chad Santos, mas diferentemente do caso dos dinossauros o meteoro aqui vai ser a salvação que Aaron nem sabia que precisava.

Chad é um velho conhecido de Aaron, eles nunca foram amigos, Aaron tinha um ranço dele, mas suas vidas vão se esbarrar e pode-se dizer que Chad é o inverso de Aaron, já que é muito otimista e empolgado com a vida. Ele sofreu um acidente que fez com que ele perdesse os movimentos da cintura para baixo e agora precisa de uma cadeira de rodas, mas isso não o limita de forma alguma, o que é muito inspirador, além dele ser um personagem muito divertido.

Tudo começa com um encontro inusitado, onde Aaron estava tentando conseguir uma grana em uma casa de shows e esbarra com o Chad, que achou que Aaron estava ali o show da banda Beethoven’s Anvil, assim como ele.

E a partir desse encontro, as coisas começam a escalar e Aaron perde o controle que achava que tinha da sua vida. Primeiro Chad aparece no sebo e o convida para um show da Beethoven’s Anvil, depois ele tem ideia de colocar uma rampa de acesso ao sebo e daí alguns lenhadores desempregados aparecem no sebo para ajudar com as estantes e que tudo acaba virando uma espécie de reforma.

Aaron entra em desespero. Como irá pagar esse pessoal? As pessoas não fazem nada de graça, né? Ira está super empolgado com a reforma, mas o pior é que Aaron tem um segredo que pode ser o verdadeiro meteoro na vida de todo mundo e ele não consegue uma oportunidade para contar ao pai.

Além de tudo isso, Aaron se apaixona pela vocalista da tal banda, mas o que ele, em um primeiro momento acredita ser amor a primeira vista e até mesmo um sinal do inevitável destino vai ir por água abaixo quando o passado dela for revelado, será que esse amor é inevitável mesmo? E diferente do Aaron, ela ama a música e vai tentar fazer com que ele descubra que músicas podem ser milagres assim como os livros.

“Não tem como essa garota ser meu inevitável. Não importa o que está lendo. E, de qualquer forma, mesmo se fosse, eu não quero que seja. Aprendi que o inevitável sempre nos ferra.”

O vício em drogas é uma grande questão no livro, que eu omiti na resenha para não ser um spoiler, pois achei bem legal ir descobrindo durante a leitura quais personagens irão passar por essa jornada. Gayle nos dá uma lição muito grande sobre tentativa e falha quando se trata de um vício e de como é difícil tanto para a pessoa que é viciada quanto para todos aqueles que estão ao seu redor de entender e ajudar.

Família, amizade, vícios, resiliência, vida é sobre isso que se trata esse livro. Entre altos e baixos acompanhamos o Aaron em sua jornada para entender que por mais no fundo do poço que a gente possa estar, querendo só que um meteoro chegue e acabe com tudo, as vezes o que a gente precisa é só de uma mudança de perspectiva para entender que o inevitável pode salvar nossas vidas.

site: https://harlanloversbrasil.blogspot.com/2022/09/resenha-nos-somos-inevitaveis-gayle.html

Jamile 27/09/2022

É bom
Nao é um livro que me chama atenção, ganhei na caixa do skoob.
O início ele é bem ruinzinho, depois vai melhorando.
A história não é tão clichê assim, mas no final tudo da certo. Vale a pena ler.

Lira18 28/01/2023

Não é que seja ruim
Não me entenda mal.
Mas não parece ter sido um livro escrito por uma autora experiente, sabe?
Diálogos bobinhos demais, situações bobas demais, tudo muito tolo.
Mas ok que as problemáticas discutidas foram legais, sobre pessoas com deficiência, dependência química e a presença de uma pessoa nb.
Sei lá, não me arrependo de ter lido, mas acho que essa leitura não me somou nada :(
@renatavarelaescreve 03/03/2023minha estante
Eu achei que a autora tentou demais, e acabou soando forçado. Tanto diálogos quanto as pautas importantes, algumas passadas só de pano de fundo (personagem nb). Parece livro pra agradar os jovens, mas com personagens bem superficiais e situações convenientes. ?

Vi_menezes 04/10/2022

Nós somos inevitáveis
Não é ruim mas eu esperava mais. Achei que ia ter mais romance. Mas no geral, o livro é bom, eu li bem rápido e a leitura fluiu muito. Gostei da forma que fala sobre os livros e retrata outros assuntos importantes.
Mas, como eu disse, esperava mais.

Carol 10/10/2022

Sobre ele?
Sobre momentos na vida em que precisamos evoluir? seguir por um outro caminho que não seja o mesmo de todo dia!!

gi. 12/10/2022

meio fraco
eu esperava mais romance, o casal não foi bem desenvolvido, mas toda a mensagem em relação ao vício achei bem interessante.

icaruzfallz 27/07/2023

Livro: nesse livro, Aaron Stein um jovem adulto e seu pai, Ira, administram um sebo em uma cidade pequena, ao decorrer da história, ele aprende lições, sobre amor, família e amizade, com uma leitura super fluida é o que eu apelido de ?livro seção da tarde?, um livro simples, rapido, bom, mas não é grande coisa.

Minha opinião: Comprei esse livro a espera de um romance, encontrei referências literárias, amizade e família, o que eu gosto bastante em um livro, uma historia simples e básica, um livro rápido que li em 3 dias. Não tenho nada a reclamar mas também não tenho nada de MARAVILHOSO a falar sobre esse livro.

kaiprigoli 06/09/2023

Inevitáveis
Quando eu comprei esse livro por 15 reais nao esperava uma história tao profunda, sinceramente achei que seria apenas um romance água com açúcar mas me surpreendeu que além de quase nem ter romance fala muito mais sobre amizade e foi uma leitura leve