O mais cruel dos meses

O mais cruel dos meses Louise Penny

Resenhas - O Mais Cruel dos Meses

Mi Rubin 19/08/2023

A escritura e a forma de narrativa lembra muito AG.

Aquela coisa calma onde as insinuações recaem sobre todo mundo e só no final vem a reunião que conta como descobriram o assassino e a gente fica com cara de trouxa ?

Um bando de fofoca e vidas paralelas que a gente acha que não chega à lugar algum, mas que se conecta no final.

É bom acompanhar a vida dos personagens e isso cria um apego com eles, que torna a leitura mais fácil.

Em relação aos crimes, não chega a ser nada espetacular, mas fazem sentido.

Cansa um pouco, pois sempre muita coisa acontecendo e a investigação é basicamente os bastidores, mas vale a leitura.

Stéphanie 13/12/2023

O Mais Cruel dos Meses
"Acho que a inveja e a emoção mais cruel. Ela nos transforma em algo grotesco".

A inveja foi o sentimento motriz dessa obra e foi mostrada de forma espetacular!

Em seu terceiro livro da série do Inspetor Gamache, Louise Penny conseguiu explanar, de forma cirúrgica, como o sentimento de inveja pode ser destrutivo não apenas para seu portador, mas também o alvo dessa emoção.

Fernanda.Bertolli 30/08/2022

O MAIS CRUEL DOS MESES
Mais uma história do inspetor Gamache, repleta de mistérios e reviravoltas.
Na pacata cidade de Three Pines, na Páscoa, outra morte suspeita acontece durante uma sessão espírita.
Madelaine cai morta de ?susto?.
O inspetor Gamache e sua equipe são chamados para verificar o que realmente aconteceu.
O livro segue a mesma linha de ação dos outros.
Adorei.

Jaque - Achei o Livro 23/09/2022

O mais cruel dos meses, terceiro livro da série, traz o inspetor Gamache novamente à vila de Three Pines, agora para investigar uma morte no mínimo estranha. Uma moradora morreu de susto após uma sessão espirita na antiga casa dos Hadleys, que já foi palco de outros crimes.
A morta ainda traz no rosto a expressão do medo, o que assusta até mesmo os detetives mais experientes.
No entanto Gamache tem suas dúvidas. É mesmo possível que alguém morra de medo? O que pode ter acontecido nessa sessão que causasse essa fatalidade?
No relatório da autópsia consta excesso de um remédio usado para emagrecer mas a pessoa não fazia uso e nem precisava dele.
Gamache chega a conclusão que foi assassinato mas ainda precisa descobrir como esse remédio foi ministrado e mais importante: quem poderia tê-la matado, já que era muito querida por todos.

Assim que vi a sinopse fiquei super interessada, achei o crime bem criativo e não via a hora de descobrir o que tinha acontecido. Porém o crime acaba ficando em segundo plano já que o passado de Gamache na polícia terá um maior destaque dessa vez.
Outro ponto que me incomodou na leitura e a fez se arrastar, foram as interações entre os moradores. Como eu já estava familiarizada com eles, seus diálogos e atividades não foram interessantes para mim, o que eu queria mesmo era saber sobre o crime.
O culpado não me surpreendeu até por que foi um dos meus suspeitos, mas isso não me incomodou. A resolução do crime e a maneira como Gamache conduziu a revelação, me lembrou demais o método usado pela Agatha Christie, o que também não vi como ponto negativo.
É uma trama com muitos diálogos e pouca ação, o que definitivamente fez falta.
O primeiro livro ainda é meu favorito.

Nota: 3,5

site: https://acheiolivroperdiosono.blogspot.com/2022/09/o-mais-cruel-dos-meses-louise-penny.html

mayalarue 13/02/2023

Even on my worst day did I deserve all the hell you gave me?
Disparado o melhor livro da série pra mim até agora, talvez pela história já está mais desenvolvida e pela autora construir tão bem sentimentos que te pegam muito forte (e que você talvez nem saiba nomear)
a louise aborda violência policial de forma menos explícita possível, a corrupção e tudo que uma polícia não deveria se permitir ser
durante a leitura cardigan ficava o tempo todo na minha cabeça, mas eram momentos em que o Gamache aparecia, porque ele tem essa fama de pegar um cardigan de baixo da cama que ninguém quer e faz dele seu favorito, mas na verdade, se esse livro fosse uma música da taylor ele seria my tears ricochet

Karol 20/03/2023

E só melhora!
A cada livro os habitantes de Tree Pines ficam mais cativantes. Eu gosto muito do Gamache e companhia.
Nesse livro teve uma reviravolta e tanto!

ThaisaScarpa 22/03/2023

O mais cruel dos meses me enrolou com certeza! Nesse livro não tive ideia do assassino, desconfiei, em alguns momentos estive certa, achei que era óbvio, deixei de desconfiar e fui surpreendida. Adorei! Inspetor Gamache me ganha.

Well.Machado 21/11/2023

O Mais Cruel dos Meses, mais um bom livro da Louise Penny!?
Gostei de mais um livro da série do Inspetor Gamache. A escrita da Louise Penny é muito gostosa e envolvente, você literalmente se sente dentro daquele climinha aconchegante que Three Pines nos passa! Uma delícia de ler! Achei esse mais fácil de desvendar a resolução do crime, consegui desvendar mais ou menos na metade do livro, mas isso não foi algo negativo. Gostei das motivações por trás do crime envolvendo inveja e outros sentimentos mais fortes e intensos! Sou sempre a favor de quando as assassinas são mulheres hahaha então ganhou um ponto comigo por isso. O que mais gostei no livro foi o destaque para a Agente Nichol! ?? Yvette Nichol é minha personagem favorita da série, mesmo vendo que muitos não curtem ela, eu AMO! Adoro que cada vez mais ela ganha mais espaço na equipe. Algo que entendo que foi importante na trama mas que achei bem cansativo foi todo o aprofundamento sobre o caso Arnot. Meio que tirou o foco principal do assassinato e acho que deixou a história um pouco arrastada de se ler, mesmo sendo algo necessário para explorar o passado do Gamache, levando em conta que ele é o protagonista da série. Enfim, foi mais um livro muito bom da Louise e essa série tem sido minha favorita de suspense para acompanhar atualmente. O climinha gostoso canadense com Three Pines, que me lembra muito Twin Peaks com suas peculiaridades hahaha mais a escrita maravilhosa total estilo Agatha Christie é algo que deixa tudo ainda mais especial! ?? Ansioso para ler os próximos livros da série! Esse no momento dou uma nota 4! ????

Ju 05/11/2022

Mais um mistério a ser resolvido pelo fascinante inspetor Armand Gamache. De volta a Three Pines no Quebec o inspetor chefe retorna com sua equipe para descobrir quem matou Madeleine que aparentemente morreu de susto numa sessão espírita, mas realmente foi assassinada. Em meio a essa investigação Gamache sofre uma perseguição da imprensa e do próprio departamento de polícia devido a um caso antigo de corrupção interna que no passado ele denunciou. Uma história viciante mas que demorei um pouco pra ler devido a palavras e expressões em francês, que não é minha língua favorita. Mas amo toda essa série e seus personagens. Sem falar nessa cidade tão perfeita e sua comunidade.

Letícia 27/02/2023

É Páscoa em Three Pines! Ovos de chocolate, ursos e o que os habitantes decidem fazer? Uma sessão espírita. E o inspetor-chefe Armand Gamache mais uma vez será contactado, porque durante a sessão uma pessoa morreu.

‘O mais cruel dos meses’ é o livro 3 da Série do Inspetor Gamache. A série faz parte da coleção Mistérios em série, da Editora Arqueiro, que são livros para ler sem medo, bons mistérios sem sangue ou cenas muito perturbadoras. Gamache é o inspetor-chefe que tem um faro excelente e conversar com as pessoas, segundo ele, é a melhor forma de descobrir quem é capaz de cometer crimes.

“Three Pines definitivamente não era estilosa, descolada, vanguardista... Nada ali havia sido projetado. O vilarejo parecia ter seguido o exemplo dos três pinheiros da praça e simplesmente brotado da terra ao longo do tempo”

Uma casa má assombrada?

A antiga casa dos Hadleys é praticamente um personagem. Muitas coisas assustadoras já aconteceram lá. E todos moradores de Three Pines sentiam que a casa ficava pairando, como uma espécie de espírito ruim, sobre o vilarejo.

Quando uma wicca chega a Three Pines para descansar e se hospeda na pousada do Gabri, ele não aguenta e pede para que ela promova uma sessão espírita a fim de tentar libertar o vilarejo de qualquer coisa ruim que por lá estivesse, mas quando a sessão após o almoço de páscoa não dá em nada. Eles resolvem marcar outra e lá na antiga casa dos Hadleys.

“O medo podia até impedir algumas pessoas de matar, mas com certeza era esse sentimento que levava a maioria das pessoas a cometer assassinatos. Era o que estava por baixo de todas as outras emoções. Era ele que distorcia e transformava as outras emoções em algo doentio. Ele era um alquimista que convertia a luz do dia em noite, a alegria, em desespero. Uma vez enraizado, o medo bloqueava o sol”

É possível morrer de medo?

Madeleine Favreau era luz. Em todo lugar que ela chegava, ela brilhava. Todo mundo queria ser amigo dela, todo mundo se apaixonava por ela, era como se ela fosse uma força da natureza. E é ela quem, a princípio, morre de medo durante a sessão.

“- O senhor amava Madeleine?

- Sim. Eu desafio o senhor a encontrar alguém que não a amasse.

- Alguém não a amava. Alguém a matou”

O por que antes do quem

Mas, numa rápida investigação Gamache e sua equipe percebem que a mulher foi assassinada. E eles irão novamente precisar descobrir quem é o assassino no meio daquele pacato vilarejo. Quem teria motivos para matar Madeleine? E por mais que ela fosse uma pessoa incrível, ao longo da investigação vamos descobrindo que muitas pessoas poderiam querer matá-la.

Personagens já conhecidos estão de volta e alguns novos são adicionados na trama, onde qualquer um deles pode ser o assassino, separei alguns deles aqui:

Clara e Peter: o casal de artistas. Ele esconde um segredo dela, esse casal dá muito nervoso, para o leitor que vê os sentimentos dos dois, não tem como não ficar com ranço do Peter.
Ruth: a poeta famosa e muito rabugenta, agora tem duas companhias bem inusitadas.
Myrna: a amante dos livros vai ajudar o Gamache com uma peça pro quebra cabeça
Agente Nichol: a contraditória agente, enfim, descobrimos todos seus segredos, com uma bela reviravolta.
Gabri: dono da pousada, ele quem propõe a sessão espírita
Odile: sonha em ser poeta. E que o homem que ela ama, a admire.
Hazel: amiga de Madelaine e ficou devastada com a morte
Sophie: filha da Hazel e vive com machucados estranhos.
Brébeuf: melhor amigo do Gamache, mas que esconde um grande segredo do inspetor
Jean Guy Beauvoir: o braço direito do Gamache
Gilles: um homem que prefere árvores à pessoas
O caso Arnot é revelado

Desde de o livro 1 esse caso foi citado, um caso que deixou Gamache em maus lençois junto a corporação. Ele denunciou crimes de um superior. E dividiu toda a polícia. Nesse livro descobrimos tudo que aconteceu nesse caso e além de encontrar um assassino, Gamache vai precisar descobrir quem está o traindo, nós leitores já sabemos desde o início, e dá muito nervoso de ver quem é, não vai ser fácil pro inspetor #pobiGamache.

A temática principal do livro são os sentimentos. Como tudo em excesso pode ser perigoso. Amor demais pode virar idolatria, admiração pode virar inveja. E por ai vai. O mais interessante dos livros do Gamache é o desenvolvimento, todos os debates que chegam a níveis filosóficos fazem a gente refletir a bessa e pensar sobre nós mesmos. Ver sentimentos que a princípio podem ser bons se transformar em monstruosidades, ver pessoas comuns e boas se tornarem assassinas é o que torna essa série imperdível para os fãs de mistérios.

“- Abril é assim, não é?

- Imprevisível, o senhor quer dizer? É um mês difícil.

- Sol e calor em um dia e neve no outro. Shakespeare chamava isso de ‘a glória incerta de um dia de abril’.

- Eu prefiro a versão de T. S. Eliot: ‘O mais cruel dos meses’.”

A novidade é que série do Inspetor Gamache ganhou uma adaptação que estreia no Brasil na HBO, segundo o divulgado os episódios serão lançados semanalmente, nas segundas às 21h, a partir de hoje dia 27/02.

O ator Alfred Molina estrela como o nosso inspetor, estou curiosa para assistir! Pelo trailer, tudo indica que casos dos livros são misturados.

São 8 episódios com duração média de 53 minutos.

site: https://harlanloversbrasil.blogspot.com/2023/02/resenha-o-mais-cruel-dos-meses-louise.html

Dora 14/03/2023

O mais cruel dos meses para Gamache
É um prazer voltar a Three Pines, mesmo que seja para mais um assassinato. Esse ?mês mais cruel? nos fala de inveja que destrói vidas e de sentimentos que são inimigos próximos (quem ler vai descobrir).
Desta vez, alguém tem a ?maravilhosa? ideia de fazer um ritual Wicca para exorcizar o casarão de onde já saíram pelo menos dois assassinos além de vários sentimentos ruins nos livros anteriores. E, claro, alguém morre de susto, porque a casa quer mais.
E, assim, temos o retorno de Gamache e seus colegas para desvendar mais este mistério. Só que, dessa vez, o inspetor-chefe traz consigo o velho caso que mudou a sua vida. E ele será, finalmente, desvendado para nós.
Acho que o que nos prende nessas histórias não são apenas a investigação ou o desvendar do mistério mas, especialmente, os personagens cheios de camadas, de sentimentos que a gente conhece. Gosto demais de Gamache, Bouvoir, Clara, Ruth, Gabri, Myrna. E mal posso esperar pelo próximo capítulo.

Carolina.Mikovic 25/09/2023

O inspetor Gamache retorna a pequena e bucólica cidade de Three Pines devido a suspeita de um assassinato durante uma sessão de invocação aos mortos. O relato dos presentes diz que Madelaine morreu de susto, mas após relatório da legista o caso segue como homicídio.

Além dessa trama central, a autora traz importantes detalhes sobre o caso Arnot e toda carga que isso implica na vida de Gamache, bem como desenvolve melhor personagens secundários como a Agente Nichol e o agente Lenox e ainda traz revelações sobre estes últimos.

Nesse thriller a autora nos mostrou que nem tudo é o que parece: que supostos amigos podem ser nossos piores inimigos.

VerAnica.Cardoso 11/06/2023

Mais uma vez achei que a resposta para solucionar o caso era óbvia! As pistas estavam lá, no entanto mais uma vez fui enganada!! Mas adorei estar com esses personagens tão complexos e únicos! Agora só falta um!!!?

Thales Moreira 07/02/2023

No terceiro volume da série do Inspetor Armand Gamache, Louise Penny regressa com os personagens da nada pacata Three Pines e um novo assassinato. Desta vez, a morte que mobiliza a cidade acontece durante uma sessão espírita na temida antiga casa dos Hadleys.

Ao contrário dos dois primeiros livros da série, este começa de maneira um pouco mais lenta, demorando algum tempo para atingir um ritmo que prenda o leitor na narrativa. Ainda assim, Penny consegue chamar a atenção com sua construção intrincada da história, entregando gradualmente reveses que dão propulsão ao relato.

Em O mais cruel dos meses, Gamache retorna a Three Pines para investigar a morte de uma personagem que, inicialmente, parece ter morrido de medo durante uma sessão espírita na antiga Casa dos Hadleys, que por si só já não possui uma boa reputação. A sessão é conduzida pela médium Jeanne Chauvet, recém-chegada a Three Pines, e que chama a atenção de Gamache por aparentemente não ter motivos para ter ido parar ali no vilarejo.

Após descobrir o que realmente causou a morte da personagem desafortunada, Gamache tenta desvendar quem teria algo contra a vítima a ponto de desejá-la morta. Contudo, a tarefa não é nada simples, visto que, aparentemente, a personagem não era alguém que causasse sentimentos negativos naqueles que a rodeavam.

Além disso, para dar ainda mais adrenalina ao livro, o caso Arnot agora assombra ainda mais Gamache, que começa a ser atacado nos jornais, que são alimentados pelo grupo que ainda apoia o ex-superintendente Pierre Arnot, agora preso após se envolver num caso de genocídio de povos originários na região sob sua responsabilidade. Por sorte, o leitor não precisará sofrer mais (não por enquanto, talvez) com o desenvolvimento deste arco, que tem uma solução momentaneamente satisfatória.

Em suma, O mais cruel dos meses é uma leitura que vale o esforço inicial de se manter lendo, entregando uma história de investigação que causa diversas emoções, por vezes até mesmo conflitantes.