O mais cruel dos meses

O mais cruel dos meses Louise Penny

Resenhas - O Mais Cruel dos Meses

MariBreyer 05/05/2024

Adorei!
Mais um livro do inspetor Gamache. Para quem gosta de livros de investigação misturado com uma pitada de drama e de relações humanas, esse livro é ideal.
Nesse livro a história de Gamache é mais desenvolvida e ficamos sabendo do caso Arnot.
A história da investigação é interessante e mais uma vez explora as relações humanas.
Já quero o próximo!!
Camila.Mendes 05/05/2024minha estante
Estou com o primeiro e o segundo para ler

MariBreyer 05/05/2024minha estante
Vale mt a pena. Não é só investigação. Os diálogos do inspetor são maravilhosos tbm.

Josiane 14/04/2024

Estilo Agatha Christie
Os livros dessa autora me remtem muito à Agatha Christie, que foram alguns dos primeiro livros que li.
Giquei incomodada com a demora para apresentar a vítima aqui. Achei um tanto desnecessário.
Conhecemos alguns personagens novos do lugar. Muitos parecendo suspeitos, mas alguns só eram pessoaa ruins mesmo.
A subtrama do Detetive Gamache se desenrola e chegamos a um desfecho. Com mais pessoas péssimas.
Um parabéns ao criminoso pela forma inusitada de matar alguém. Acho que teve uma boa parte de sorte aqui também.
E mais um parabéns pela supresa da descoberta do assassino. Não esperava.

Iizzie 08/03/2024

É bom, mas...
Não sei se é um problema meu com a autora, mas meu Deus do céu que livro lento! Gosto do Gamache e da maneira como resolve as investigações, porém, acredito que a narrativa em si poderia ser um pouco mais fluída.

O livro em si é bacana, me deixou um pouco confusa, mas é tranquilo.

Romane.Cristine 03/02/2024

Inveja mata?
Mais um livro do inspetor Gamache, significa mais parágrafos nos quais alguém faz algo que não tem relevância nenhuma pra nada, e mais uma vez o Gamache prova porque ele é o melhor no que ele faz. O livro começa com a Clara, obviamente, enterrando ovos de pascoa. Esse fato tem alguma relevância para a sinopse do livro? Absolutamente nenhuma. São onze paginas contando essa aventura de ovo de pascoa, que não interfere em nada. Depois temos adultos se comportando com adolescentes se reunindo para uma sessão espirita. Para representar um dos filmes de terror com possessão em adolescentes só faltou mesmo a tabua ouija. Como na primeira não aconteceu nada, resolveram que o mais inteligente era realizar a sessão na casa amaldiçoada da cidade. Palco da revelação final do primeiro livro "Natureza morta" e que agora era vista por todo mundo como casa mal assombrada. Pois muito bem. Os adultos seguiram para essa casa, alguns deles não estavam na primeira sessão mas foram a esta. E dessa vez cada um ouviu alguma coisa e todos estavam morrendo de medo, mas alguém de fato morreu. Gamache estava com a família dele que a gente quase não vê, aproveitando uma folga do filho dele, que levou a neta para vê-los. Então seu chefe e melhor amigo liga avisando da morte em Trhee pines e pede que ele vá lá. Lá ele descobre que a mulher morreu de medo mas teve sim uma ajudinha e ele vai descobrir quem deu esse empurrãozinho. Em meio a investigação do homicídio, ele passa por problemas pessoais e na carreira, visto que alguém está lançando noticias falsas sobre ele e sobre a sua família nos jornais. De inicio ele não da bola, mas começam a atacar diretamente a família dele e ele não faz ideia de que esse ataque vem de alguém muito próximo a ele. Eu até gosto do suspense, eu só não acho necessários alguns parágrafos aleatórios no meio da história e que não tem nada a ver com ela. Vou pôr um exemplo:

"Petter Morrow estava na soleira da porta do estúdio de Clara, espreitando a escuridão. Tinha lavado a louça, lido em frente à lareira da sala de estar e então, entediado, havia decidido ir até o próprio estúdio trabalhar por uma horinha em seu último quadro. Tinha atravessado a cozinha com essa intenção. Então por que agora estava parado diante da porta aberta do estúdio de Clara? Estava escuro e muito silencioso ali. Ele conseguia ouvir as batidas do próprio coração. Sentiu as mãos frias e percebeu que estava prendendo a respiração. O ato era simples, banal até. Ele acendeu as luzes. E entrou."

É isso. Depois disso o paragrafo já fala da sessão espirita, depois volta pro Petter nesse estúdio vendo o quadro que a clara fez. Pronto. É isso. Qual a relevância disso pra a estória? Nenhuma. Tem partes assim no começo do livro, falando de cada pessoa que mora na cidade, só pra dizer que falou deles. Oliver foi dormir. Myrna tava pensando na cidade. Ruth estava grasnando com alguém. Isso que me cansa. São coisas que não interessam, não tem relevância, mas é só pra dizer que falou de todos os moradores da cidade. O Petter mesmo só apareceu pra entrar no estúdio da Clara, dizer que o quadro dela não tava bom (porque não conseguia aceitar que as pessoas achassem que as obras da mulher dele fossem melhores que a dele), e pra mostrar a ela o jornal que fala do Gamache. Em fim. Coisas desnecessárias que eu não faço questão, e só disso mesmo que não gosto, porque acho que é perda de tempo e é só pra aumentar o número de paginas.
anna v. 09/03/2024minha estante
Entendo o que você fala sobre trechos "desnecessários", mas eles servem para compor melhor os personagens e, acredite, farão sentidos se você continuar lendo a série. A relação do Peter com as pinturas da Clara, por exemplo, vai ser central no livro 7, A Trick of the Light. No fundo, a autora pensa num arco maior do que cada livro individualmente, o que pode acabar tornando os trechos enfadonhos ou sem muito sentido. Mas se você seguir com a série, vai compreender.

Romane.Cristine 09/03/2024minha estante
Vou continuar lendo porque gosto de descobrir quem matou, mas honestamente, nenhum dos personagens da cidade me interessam, realmente é cansativo, não me interessam em nada. Me interessa o Gamache, que teoricamente é o protagonista, mas percebo que o foco não é ele e sim o pessoal da cidade

Jessikelly0 03/02/2024

O Mais Cruel dos Meses
Enfim, consegui matar minha curiosidade sobre o tal caso Anort ?. Desde o primeiro livro havia uma história de plano de fundo que aconteceu com o Gamache no passado. Eu ficava naquela, "será que ele perdeu algum colega em serviço"? "se sim, foi por um erro dele"? e depois foi revelado que ele havia causado a prisão de seu chefe, mas do jeito que estavam falando parecia que era algo errado. Porém, enfim essas dúvidas acabaram.

A investigação principal era sobre uma moradora da cidade de Three Pines que aparentemente havia "morrido de susto" em uma sessão espírita na Páscoa. Ao mesmo tempo que a investigação ocorria, certos incidentes ao redor do inspetor Gamache estavam acontecendo, o terreno estava sendo preparado para a revelação do "Caso Arnot" e uma traição a caminho.

Anderson.Lucena 29/12/2023

Caiu um pouco entrelaçai aos dois primeiros
Confesso que nesse livro eu me vi mais interessado em saber sobre a história de Gamache no casa Arnot do que no assassinato principal do livro. Achei a morte aqui menos elaborada em relação aos dois primeiros, assim como a própria resolução do caso. A tentativa de por algo sobrenatural também não desceu fácil, foi algo que caiu de paraquedas dentro desse universo. Não é ruim, mas foi abaixo dos livros 1 e 2

Ferdy 17/12/2023

Esse foi bem bom, toda a parte do suspense e do thriller, teve umas partes bem assustadoras, bem diferente dos livros anteriores...foi interessante ver que uma casa foi um dos personagens importantes da narrativa, e curti a adição do ocultismo na história...parecia um dos grandes livros de mistério de antigamente!

Stéphanie 13/12/2023

O Mais Cruel dos Meses
"Acho que a inveja e a emoção mais cruel. Ela nos transforma em algo grotesco".

A inveja foi o sentimento motriz dessa obra e foi mostrada de forma espetacular!

Em seu terceiro livro da série do Inspetor Gamache, Louise Penny conseguiu explanar, de forma cirúrgica, como o sentimento de inveja pode ser destrutivo não apenas para seu portador, mas também o alvo dessa emoção.

Well.Machado 21/11/2023

O Mais Cruel dos Meses, mais um bom livro da Louise Penny!?
Gostei de mais um livro da série do Inspetor Gamache. A escrita da Louise Penny é muito gostosa e envolvente, você literalmente se sente dentro daquele climinha aconchegante que Three Pines nos passa! Uma delícia de ler! Achei esse mais fácil de desvendar a resolução do crime, consegui desvendar mais ou menos na metade do livro, mas isso não foi algo negativo. Gostei das motivações por trás do crime envolvendo inveja e outros sentimentos mais fortes e intensos! Sou sempre a favor de quando as assassinas são mulheres hahaha então ganhou um ponto comigo por isso. O que mais gostei no livro foi o destaque para a Agente Nichol! ?? Yvette Nichol é minha personagem favorita da série, mesmo vendo que muitos não curtem ela, eu AMO! Adoro que cada vez mais ela ganha mais espaço na equipe. Algo que entendo que foi importante na trama mas que achei bem cansativo foi todo o aprofundamento sobre o caso Arnot. Meio que tirou o foco principal do assassinato e acho que deixou a história um pouco arrastada de se ler, mesmo sendo algo necessário para explorar o passado do Gamache, levando em conta que ele é o protagonista da série. Enfim, foi mais um livro muito bom da Louise e essa série tem sido minha favorita de suspense para acompanhar atualmente. O climinha gostoso canadense com Three Pines, que me lembra muito Twin Peaks com suas peculiaridades hahaha mais a escrita maravilhosa total estilo Agatha Christie é algo que deixa tudo ainda mais especial! ?? Ansioso para ler os próximos livros da série! Esse no momento dou uma nota 4! ????

Suzana 21/10/2023

Mais um detetive favorito
Adorando os livros do Inspetor Gamache. E pensando que Three Pines é complicado... Mais um assassinato! Revestido de uma atmosfera meio sobrenatural dessa vez. Gostei também do aprofundamento no problema de Gamache na polícia e de conhecer mais da família do inspetor. Já quero o próximo.

Leila.Vignotto 03/10/2023

Inimigo proximo
Gamache elucidou dois casos de uma vez só!
Como poderia imaginar que seu melhor amigo de anos, era tbm seu inimigo.
A história é envolvente e te faz suspeitar de todos os personagens.
Só nao entendi pq o acerto de contas entre eles aconteceu quando ele juntou todos os suspeitos por matar Madelaine e iria revelar o assasino.

Carolina.Mikovic 25/09/2023

O inspetor Gamache retorna a pequena e bucólica cidade de Three Pines devido a suspeita de um assassinato durante uma sessão de invocação aos mortos. O relato dos presentes diz que Madelaine morreu de susto, mas após relatório da legista o caso segue como homicídio.

Além dessa trama central, a autora traz importantes detalhes sobre o caso Arnot e toda carga que isso implica na vida de Gamache, bem como desenvolve melhor personagens secundários como a Agente Nichol e o agente Lenox e ainda traz revelações sobre estes últimos.

Nesse thriller a autora nos mostrou que nem tudo é o que parece: que supostos amigos podem ser nossos piores inimigos.

Pedro.Gonzalez 18/09/2023

Maravilhoso
Comecei a leitura rápido, empolgado com o livro anterior. Mas o início é arrastado. Não me cativou logo. Por isso demorei mais do que o normal para ler.

Porém, conforme avança o livro empolga, não pelo caso investigado, mas pelos mistérios envolvendo o protagonista e sua equipe. E esses têm um final surpreendente e bem interessante.

Acompanhar os já conhecidos personagens de Three Pines é divertido e envolvente. Neste livro a autora aprofunda bastante o Gamache, mostrando finalmente sua complexidade.

As cinco estrelas não pela história, mas pelas ótimas reflexões que traz sobre temas como felicidade, inveja e amizade. Cativante e inspirador.

Mi Rubin 19/08/2023

A escritura e a forma de narrativa lembra muito AG.

Aquela coisa calma onde as insinuações recaem sobre todo mundo e só no final vem a reunião que conta como descobriram o assassino e a gente fica com cara de trouxa ?

Um bando de fofoca e vidas paralelas que a gente acha que não chega à lugar algum, mas que se conecta no final.

É bom acompanhar a vida dos personagens e isso cria um apego com eles, que torna a leitura mais fácil.

Em relação aos crimes, não chega a ser nada espetacular, mas fazem sentido.

Cansa um pouco, pois sempre muita coisa acontecendo e a investigação é basicamente os bastidores, mas vale a leitura.