O mais cruel dos meses

O mais cruel dos meses Louise Penny




Resenhas - O Mais Cruel dos Meses


40 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Carolina.Mikovic 25/09/2023

O inspetor Gamache retorna a pequena e bucólica cidade de Three Pines devido a suspeita de um assassinato durante uma sessão de invocação aos mortos. O relato dos presentes diz que Madelaine morreu de susto, mas após relatório da legista o caso segue como homicídio.

Além dessa trama central, a autora traz importantes detalhes sobre o caso Arnot e toda carga que isso implica na vida de Gamache, bem como desenvolve melhor personagens secundários como a Agente Nichol e o agente Lenox e ainda traz revelações sobre estes últimos.

Nesse thriller a autora nos mostrou que nem tudo é o que parece: que supostos amigos podem ser nossos piores inimigos.
comentários(0)comente



Pedro.Gonzalez 18/09/2023

Maravilhoso
Comecei a leitura rápido, empolgado com o livro anterior. Mas o início é arrastado. Não me cativou logo. Por isso demorei mais do que o normal para ler.

Porém, conforme avança o livro empolga, não pelo caso investigado, mas pelos mistérios envolvendo o protagonista e sua equipe. E esses têm um final surpreendente e bem interessante.

Acompanhar os já conhecidos personagens de Three Pines é divertido e envolvente. Neste livro a autora aprofunda bastante o Gamache, mostrando finalmente sua complexidade.

As cinco estrelas não pela história, mas pelas ótimas reflexões que traz sobre temas como felicidade, inveja e amizade. Cativante e inspirador.
comentários(0)comente



Mi Rubin 19/08/2023

A escritura e a forma de narrativa lembra muito AG.

Aquela coisa calma onde as insinuações recaem sobre todo mundo e só no final vem a reunião que conta como descobriram o assassino e a gente fica com cara de trouxa ?

Um bando de fofoca e vidas paralelas que a gente acha que não chega à lugar algum, mas que se conecta no final.

É bom acompanhar a vida dos personagens e isso cria um apego com eles, que torna a leitura mais fácil.

Em relação aos crimes, não chega a ser nada espetacular, mas fazem sentido.

Cansa um pouco, pois sempre muita coisa acontecendo e a investigação é basicamente os bastidores, mas vale a leitura.
comentários(0)comente



Laninha 10/08/2023

Terminei a leitura esta tarde e já estou com saudades de Gamache e toda a população de Three Pines.
Essa história, maravilhosa como as outras, nos fala sobre amizade, sobre inveja, sobre ciúme...
Só leiam
comentários(0)comente



GeL 29/07/2023

Resenha para o blog Garotas entre Livros
Retornamos a Three Pines para mais uma investigação do inspetor Gamache. Para uma cidade pequena e bucólica até que está tendo muitos assassinatos por lá, bom para nós pois esse é o motivo de Gamache e sua trupe voltarem para lá e de nós reencontrarmos alguns personagens queridos.

Dessa vez nós estamos na Páscoa e uma mulher morreu após uma sessão espírita. Era para ser um momento divertido e de confraternização entre amigos, mas que acabou muito mal. Madelaine era muito querida por todos na cidade e ninguém poderia imaginar que ela estaria na mira de alguém, uma pessoa solar e que estava sempre disposta a animar os outro, mas quando ela morre, todos se tornam suspeitos e logo percebemos que as coisas não são tão perfeitas como parecem.

Em paralelo, Gamache está vivendo o próprio drama profissional. O caso Arnot está mais vivo do que nunca e ele está cercado de pessoas nada confiáveis. Em quem confiar quando você se vê entre aqueles que só aparentam ser amigos? A vida e família de Gamache começam a ser expostas e ao longo da leitura vamos nos surpreendendo com a verdade sobre o caso Arnot e com quem ainda seriam seus comparsas.

Esse foi um ótimo livro, bem melhor que o anterior, mas ainda não tão bom quanto o primeiro. O que mais me prendeu nesse foi descobrir e entender sobre o caso Arnot, confesso que a morte da Madelaine não foi lá tão interessante, as motivações sim, mas o mistério por trás da técnica usada não foi lá essas coisas.

No geral essa sequência me deu vontade de continuar lendo a série, o segundo livro foi bem fraquinho em relação ao primeiro e por esse motivo dei uma desanimada, mas agora a animação voltou e em breve vou começar o quarto. Só me resta a dúvida, quem será o próximo a ser assassinado e ainda mais interessante, quem será o assassino ou assassina?

Fica a dica, se você quer começar a ler livros de suspense, indico demais essa série. Personagens interessantes, densos e que valem a pena serem conhecidos. Não é sangrento e nem pesado, dá pra ler tranquilamente.

Em breve volto com mais, até.

site: https://www.garotasentrelivros.com/2023/07/resenha-443-o-mais-cruel-dos-meses.html
comentários(0)comente



Mundoliterariodarose 20/07/2023

O MAIS CRUEL DE TODOS OS MESES

Dentre todas as coisas que guardamos, as piores são os segredos. As coisas das quais temos tanta vergonha, tanto medo, que precisamos esconder de nós mesmos. Os segredos criam ilusões, as ilusões levam a mentiras, e as mentiras erguem um muro.
Nossos segredos nos deixam doentes porque nos separam das outras pessoas. Eles nos isolam. Eles nos transformam em pessoas medrosas, raivosas e amargas. Eles nos viram contra os outros e, por fim contra nós mesmos.

Nossa!!!
Essas palavras aí foram foda
Nem vou falar mais nada sobre esse livro ?
Apenas que neste momento ele está no primeiro lugar da Série inspetor Gamache.
Não sei o que vou encontrar nos outros dois últimos.
Pode até ser que aconteça alguma coisa para que eu mude de opinião
comentários(0)comente



12/07/2023

Achei o melhor livro de todos.
Tem outro livro mas poderia ter terminado nesse. Não deixou nenhuma ponta solta. Vou ler o próximo mas não sei o que esperar.
comentários(0)comente



Giu 14/06/2023

Mais um do Gamache
Sem dúvidas esse foi um dos melhores livro da coleção. De fato, O mais cruel dos meses, é uma leitura essencial para os amantes de mistério e amantes da ficção criminal. Entender um pouco mais sobre o caso Arnot e ver um outro lado do Gamache trouxe para o livro uma experiência que o leitor não espera mas adora e se apaixona ainda mais pelo personagem. Mal posso esperar para ler sobre o próximo caso do inspetor e saber mais sobre o caso Arnot.
comentários(0)comente



VerAnica.Cardoso 11/06/2023

Mais uma vez achei que a resposta para solucionar o caso era óbvia! As pistas estavam lá, no entanto mais uma vez fui enganada!! Mas adorei estar com esses personagens tão complexos e únicos! Agora só falta um!!!?
comentários(0)comente



Manu 30/05/2023

Essa série de livros é MUITO BOA
Já estou com pena de acabar a série, só falto o último livro e já estou querendo mais. É tão envolvente que parece que conhecemos os personagens, a ambientação é tão bem feita que queremos morar em Three Pines. Leve, com um suspense de fundo, um mistério e uma comunidade acolhedora. Amooo!!!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



ThaisaScarpa 22/03/2023

O mais cruel dos meses me enrolou com certeza! Nesse livro não tive ideia do assassino, desconfiei, em alguns momentos estive certa, achei que era óbvio, deixei de desconfiar e fui surpreendida. Adorei! Inspetor Gamache me ganha.
comentários(0)comente



Karol 20/03/2023

E só melhora!
A cada livro os habitantes de Tree Pines ficam mais cativantes. Eu gosto muito do Gamache e companhia.
Nesse livro teve uma reviravolta e tanto!
comentários(0)comente



Dora 14/03/2023

O mais cruel dos meses para Gamache
É um prazer voltar a Three Pines, mesmo que seja para mais um assassinato. Esse ?mês mais cruel? nos fala de inveja que destrói vidas e de sentimentos que são inimigos próximos (quem ler vai descobrir).
Desta vez, alguém tem a ?maravilhosa? ideia de fazer um ritual Wicca para exorcizar o casarão de onde já saíram pelo menos dois assassinos além de vários sentimentos ruins nos livros anteriores. E, claro, alguém morre de susto, porque a casa quer mais.
E, assim, temos o retorno de Gamache e seus colegas para desvendar mais este mistério. Só que, dessa vez, o inspetor-chefe traz consigo o velho caso que mudou a sua vida. E ele será, finalmente, desvendado para nós.
Acho que o que nos prende nessas histórias não são apenas a investigação ou o desvendar do mistério mas, especialmente, os personagens cheios de camadas, de sentimentos que a gente conhece. Gosto demais de Gamache, Bouvoir, Clara, Ruth, Gabri, Myrna. E mal posso esperar pelo próximo capítulo.
comentários(0)comente



Letícia 27/02/2023

É Páscoa em Three Pines! Ovos de chocolate, ursos e o que os habitantes decidem fazer? Uma sessão espírita. E o inspetor-chefe Armand Gamache mais uma vez será contactado, porque durante a sessão uma pessoa morreu.

‘O mais cruel dos meses’ é o livro 3 da Série do Inspetor Gamache. A série faz parte da coleção Mistérios em série, da Editora Arqueiro, que são livros para ler sem medo, bons mistérios sem sangue ou cenas muito perturbadoras. Gamache é o inspetor-chefe que tem um faro excelente e conversar com as pessoas, segundo ele, é a melhor forma de descobrir quem é capaz de cometer crimes.

“Three Pines definitivamente não era estilosa, descolada, vanguardista... Nada ali havia sido projetado. O vilarejo parecia ter seguido o exemplo dos três pinheiros da praça e simplesmente brotado da terra ao longo do tempo”

Uma casa má assombrada?

A antiga casa dos Hadleys é praticamente um personagem. Muitas coisas assustadoras já aconteceram lá. E todos moradores de Three Pines sentiam que a casa ficava pairando, como uma espécie de espírito ruim, sobre o vilarejo.

Quando uma wicca chega a Three Pines para descansar e se hospeda na pousada do Gabri, ele não aguenta e pede para que ela promova uma sessão espírita a fim de tentar libertar o vilarejo de qualquer coisa ruim que por lá estivesse, mas quando a sessão após o almoço de páscoa não dá em nada. Eles resolvem marcar outra e lá na antiga casa dos Hadleys.

“O medo podia até impedir algumas pessoas de matar, mas com certeza era esse sentimento que levava a maioria das pessoas a cometer assassinatos. Era o que estava por baixo de todas as outras emoções. Era ele que distorcia e transformava as outras emoções em algo doentio. Ele era um alquimista que convertia a luz do dia em noite, a alegria, em desespero. Uma vez enraizado, o medo bloqueava o sol”

É possível morrer de medo?

Madeleine Favreau era luz. Em todo lugar que ela chegava, ela brilhava. Todo mundo queria ser amigo dela, todo mundo se apaixonava por ela, era como se ela fosse uma força da natureza. E é ela quem, a princípio, morre de medo durante a sessão.

“- O senhor amava Madeleine?

- Sim. Eu desafio o senhor a encontrar alguém que não a amasse.

- Alguém não a amava. Alguém a matou”

O por que antes do quem

Mas, numa rápida investigação Gamache e sua equipe percebem que a mulher foi assassinada. E eles irão novamente precisar descobrir quem é o assassino no meio daquele pacato vilarejo. Quem teria motivos para matar Madeleine? E por mais que ela fosse uma pessoa incrível, ao longo da investigação vamos descobrindo que muitas pessoas poderiam querer matá-la.

Personagens já conhecidos estão de volta e alguns novos são adicionados na trama, onde qualquer um deles pode ser o assassino, separei alguns deles aqui:

Clara e Peter: o casal de artistas. Ele esconde um segredo dela, esse casal dá muito nervoso, para o leitor que vê os sentimentos dos dois, não tem como não ficar com ranço do Peter.
Ruth: a poeta famosa e muito rabugenta, agora tem duas companhias bem inusitadas.
Myrna: a amante dos livros vai ajudar o Gamache com uma peça pro quebra cabeça
Agente Nichol: a contraditória agente, enfim, descobrimos todos seus segredos, com uma bela reviravolta.
Gabri: dono da pousada, ele quem propõe a sessão espírita
Odile: sonha em ser poeta. E que o homem que ela ama, a admire.
Hazel: amiga de Madelaine e ficou devastada com a morte
Sophie: filha da Hazel e vive com machucados estranhos.
Brébeuf: melhor amigo do Gamache, mas que esconde um grande segredo do inspetor
Jean Guy Beauvoir: o braço direito do Gamache
Gilles: um homem que prefere árvores à pessoas
O caso Arnot é revelado

Desde de o livro 1 esse caso foi citado, um caso que deixou Gamache em maus lençois junto a corporação. Ele denunciou crimes de um superior. E dividiu toda a polícia. Nesse livro descobrimos tudo que aconteceu nesse caso e além de encontrar um assassino, Gamache vai precisar descobrir quem está o traindo, nós leitores já sabemos desde o início, e dá muito nervoso de ver quem é, não vai ser fácil pro inspetor #pobiGamache.

A temática principal do livro são os sentimentos. Como tudo em excesso pode ser perigoso. Amor demais pode virar idolatria, admiração pode virar inveja. E por ai vai. O mais interessante dos livros do Gamache é o desenvolvimento, todos os debates que chegam a níveis filosóficos fazem a gente refletir a bessa e pensar sobre nós mesmos. Ver sentimentos que a princípio podem ser bons se transformar em monstruosidades, ver pessoas comuns e boas se tornarem assassinas é o que torna essa série imperdível para os fãs de mistérios.

“- Abril é assim, não é?

- Imprevisível, o senhor quer dizer? É um mês difícil.

- Sol e calor em um dia e neve no outro. Shakespeare chamava isso de ‘a glória incerta de um dia de abril’.

- Eu prefiro a versão de T. S. Eliot: ‘O mais cruel dos meses’.”

A novidade é que série do Inspetor Gamache ganhou uma adaptação que estreia no Brasil na HBO, segundo o divulgado os episódios serão lançados semanalmente, nas segundas às 21h, a partir de hoje dia 27/02.

O ator Alfred Molina estrela como o nosso inspetor, estou curiosa para assistir! Pelo trailer, tudo indica que casos dos livros são misturados.

São 8 episódios com duração média de 53 minutos.

site: https://harlanloversbrasil.blogspot.com/2023/02/resenha-o-mais-cruel-dos-meses-louise.html
comentários(0)comente



40 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR