O mais cruel dos meses

O mais cruel dos meses Louise Penny

Resenhas - O Mais Cruel dos Meses

Carla 21/01/2023

Extenso, mas interessante
É o primeiro livro da autora que eu leio e não é o primeiro com o Inspetor Gamache, então me causou um pouco de cansaço a extensa parte em que o livro é sobre ele e o departamento de polícia.

Acabam sendo duas histórias em uma que se conectam em um certo ponto ao falar de amizade e inveja.

Outros personagens tbm tem destaque para além dos que sofreram o crime ou o cometeram.

A história contada é repleta de citações de autores como Shakespeare ou da Bíblia o que eu acho interessante. O que incomoda um pouco é a quantidade de frases, expressões e palavras em francês que o tradutor não explica. Acho isso um grande defeito da obra.

Mas a trama de investigação é interessante, com pouca violência. Um cozy mystery (mistério aconchegante) com um detetive queridinho e gentil, nada rabugento e com uma família funcional, o que não é uma constante em obras do gênero.

O vilarejo em que se passa a história lembra muito a cidadezinha em que mora Miss Marple, a detetive amadora de Agatha Christie e, em alguns momentos, parecia que ela ia surgir na praça para saber sobre o assassinato...;)

najm0 21/01/2023

eu achei muito legal e interessante a história, mas não foi um daqueles livros que a gente fica sem base quando acaba a leitura.
eu achei super gostosinho de ler, tem umas "cenas" muito assustadora kkkkk mas nada comparado ao que passei lendo verity e suicidas. ainda assim eu gostei. não dou 5 estrelas por não ter sido um livro tão fascinante, não era essa palavra que eu queria usar, mas não consigo pensar em outra, enfim, nesse genero literário eu já li melhores, mas eu ainda assim recomendo esse

Fernanda Augusta 04/01/2023

É bom
É o terceiro livro com o detetive Gamache que leio, que na minha opinião é o Poirot canadense.

Eu até que gostei do livro, achei ele melhor que o segundo (o estranho é que o terceiro livro não cita nada do segundo, sendo que se passa no mesmo cenário...),mas ainda prefiro o primeiro.

Foram duas histórias rolando em paralelo: o assassinato e a história de um traidor infiltrado na equipe do Gamache. A história do assassinato achei bem desenvolvida e completinha, fui feita de trouxa pq não acertei quem era a pessoa culpada, nas gostei da explicação e de como se desenrolou. Mas a história do Gamache... Nossa, que anticlímax total! Sendo que isso vinha se desenrolando desde o primeiro livro pra der uma conclusão meia boca, totalmente sem graça e que só me fez querer que acabasse logo ?

Fátima Lopes 05/11/2022

A autora é competente em criar personagens bastante críveis , mas a trama foi prejudicada pelos desdobramentos do "caso Arnot" que se arrasta desde o primeiro volume da série.

Ju 05/11/2022

Mais um mistério a ser resolvido pelo fascinante inspetor Armand Gamache. De volta a Three Pines no Quebec o inspetor chefe retorna com sua equipe para descobrir quem matou Madeleine que aparentemente morreu de susto numa sessão espírita, mas realmente foi assassinada. Em meio a essa investigação Gamache sofre uma perseguição da imprensa e do próprio departamento de polícia devido a um caso antigo de corrupção interna que no passado ele denunciou. Uma história viciante mas que demorei um pouco pra ler devido a palavras e expressões em francês, que não é minha língua favorita. Mas amo toda essa série e seus personagens. Sem falar nessa cidade tão perfeita e sua comunidade.

Jaque - Achei o Livro 23/09/2022

O mais cruel dos meses, terceiro livro da série, traz o inspetor Gamache novamente à vila de Three Pines, agora para investigar uma morte no mínimo estranha. Uma moradora morreu de susto após uma sessão espirita na antiga casa dos Hadleys, que já foi palco de outros crimes.
A morta ainda traz no rosto a expressão do medo, o que assusta até mesmo os detetives mais experientes.
No entanto Gamache tem suas dúvidas. É mesmo possível que alguém morra de medo? O que pode ter acontecido nessa sessão que causasse essa fatalidade?
No relatório da autópsia consta excesso de um remédio usado para emagrecer mas a pessoa não fazia uso e nem precisava dele.
Gamache chega a conclusão que foi assassinato mas ainda precisa descobrir como esse remédio foi ministrado e mais importante: quem poderia tê-la matado, já que era muito querida por todos.

Assim que vi a sinopse fiquei super interessada, achei o crime bem criativo e não via a hora de descobrir o que tinha acontecido. Porém o crime acaba ficando em segundo plano já que o passado de Gamache na polícia terá um maior destaque dessa vez.
Outro ponto que me incomodou na leitura e a fez se arrastar, foram as interações entre os moradores. Como eu já estava familiarizada com eles, seus diálogos e atividades não foram interessantes para mim, o que eu queria mesmo era saber sobre o crime.
O culpado não me surpreendeu até por que foi um dos meus suspeitos, mas isso não me incomodou. A resolução do crime e a maneira como Gamache conduziu a revelação, me lembrou demais o método usado pela Agatha Christie, o que também não vi como ponto negativo.
É uma trama com muitos diálogos e pouca ação, o que definitivamente fez falta.
O primeiro livro ainda é meu favorito.

Nota: 3,5

site: https://acheiolivroperdiosono.blogspot.com/2022/09/o-mais-cruel-dos-meses-louise-penny.html

Fernanda.Bertolli 30/08/2022

O MAIS CRUEL DOS MESES
Mais uma história do inspetor Gamache, repleta de mistérios e reviravoltas.
Na pacata cidade de Three Pines, na Páscoa, outra morte suspeita acontece durante uma sessão espírita.
Madelaine cai morta de ?susto?.
O inspetor Gamache e sua equipe são chamados para verificar o que realmente aconteceu.
O livro segue a mesma linha de ação dos outros.
Adorei.

Queila 09/08/2022

Caminhos tortuosos de uma investigação que nos faz pensar em nossos sentimentos por vezes confusos e escondidos de nós mesmos.