Natali e sua vontade idiota de agradar todo mundo

Natali e sua vontade idiota de agradar todo mundo Thalita Rebouças

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Alexandre Issao 28/01/2024

Divertido!
Li sem muita preocupação, queria ler algo divertido e leve e foi exatamente o que encontrei, além de me surpreender com o enredo, o desenvolvimento dos personagens foi incrível, toda a família da protagonista era incrível e claro os demais personagens, amigos e amigas! Recomendo!

chavesz_ 29/01/2023

Melhor do que eu esperava!
Eu comecei essa leitura achando que não ia ser tão legal, mas a mensagem desse livro me conectou cada vez mais com ele. Pude emergir completamente na história de Natali, e amei a leitura.

Clara.Balthar 18/09/2023

Quando Thalita Rebouças te prende no seu jogo com palavras
Esse livro e fantástico. A história e perfeita. E te faz repensar muita coisa. Isso e uma coisa muito legal desse livro. REPENSAR. Descreve uma história bem juvenil. Mas eu recomendaria demais para pessoas mas velhas, que as vezes precisam repensar muita coisa falada nessa história. Outra coisa muito legal aqui, e que essas palavras te prendem muito. E a linguagem usada faz com que seja bem mas fácil compreender as coisas, e não engasgar em um lugar e ter que parar e voltar. Bom, não tem um nome. Um dos melhores livros que eu já li . Parabéns Thalita Rebouças. Gênia!! ?

Nando Ataide 20/09/2022

Auge
O que foi aquele momento que a namorada de Natali da de cara com a Mel e as duas - assustadas - se cumprimentam?

Achei ótimo a maneira que o terapeuta conduz a narrativa e ajuda ela com suas ?questões confusas?, devido aos pensamentos do pai, e ?sem respostas?.

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 28/09/2022

Resenha: Natali e sua vontade idiota de agradar todo mundo | Thalita Rebouças
Natali e sua vontade idiota de agradar todo mundo é um livro de ficção escrito pela autora Thalita Rebouças, corresponde a editora Rocco. Sendo de literatura nacional. Eu recebi esse livro em parceria com a editora com marcador e outros livros: O Livros dos Prazeres e A natureza das bruxas. A Thalita Rebouças é muito atenciosa nos stories repostou eles.

"Ela amou minha sugestão e começou a ler. A devorar. E todo dia isso era um assunto nosso, o Harry Potter. Ouvi-la narrando os capítulos e pedindo minha opinião era a coisa mais mágica de se viver. Ela falava com tanto entusiasmo, me agradecia pela insistência para que ela lesse os livros, e eu só queria dizer a ela o quanto eu gostava daquilo. Não só do Harry Potter, e dela gostar da série , mas dela." p.31

Esse livro é sobre a Natali uma garota que faz aniversário no mesmo dia do Natal e nesse exato dia ela quer contar para a família dela que ela é gay, ou seja, lésbica mas como diz a sinopse não aconteceu como ela imaginava. Esse livro na época mais linda do ano e com sua representatividade, é uma leitura leve, divertida e muito bem escrita.

"Tá podre esse cabelo. Mirou na Maísa e acertou no espantalho de O Mágico de Oz, tá ridículo!" p.68

Thalita Rebouças me surpreendeu por um livro em pleno 2022 eu gostar tanto dele, foi uma das minhas leituras favoritas de Setembro. É uma leitura muito fluída, e pode ser lida em maratonas literárias. Com referências de Harry Potter, Mágico de Oz, Uma mulher no escuro de Raphael Montes, Friends e Star Wars.

"Enquanto eu lia pela sétima vez Uma mulher no escuro, do Raphael Montes ( amo tudo que ele escreve) (...)" p.80

Portanto vale com certeza a leitura, é muito fácil de ser encontrado para adquirir ele. É um livro divertido sim mas também tem seus ensinamentos e experiências que os personagens vão adquirindo no decorrer do livro. Quem gostou muito desse livro é a Kaly do bookstagram @tiakahresenha e concordo com ela, eu indico.

"Ela e ele amavam Star Wars ( eu nunca tive saco para assistir, e ela me diz que isso é falta de caráter) (...)" p.226

site: http://kemiroxtv.blogspot.com/2022/09/resenha-natali-e-sua-vontade-idiota-de.html

Juju.leitora 03/01/2023

Natali e sua vontade idiota de agradar todo mundo
Eu gostei bastante desse livro, pelo fato de ter poucas paginas a leitura foi bem rapidinha, mas foi muito gostosinha. A escrita da Thalita é bem facíl de ler.
Esse livro é muito engraçado e traz muito a realidade dos adolescentes hoje em dia com essa nessecidade de ser "aceito".
Eu achei o livro em geral bem legal

AryLis 06/12/2022

Não dá pra relevar isso
Antes de fazer uma dura crítica negativa a uma questão deste livro, vou fazer um breve resumo do que gostei. Porque esse livro seria 4/4,5 estrelas se ele não tivesse abordado um tema específico (ou melhor não abordado e tratado como ok).

Além do tema central do livro que é a aceitação/descoberta da sexualidade da protagonista e como ela quer contar isso para quem ama, ?Natali e sua vontade idiota de agradar todo mundo? fala sobre família e suas diferenças, amizade, primeiro amor, términos de relacionamento, saúde mental, confiança entre outros. Achei excelente a forma como o tema foi abordado, mesmo tendo demorado um pouco pra ignorar algumas falas do livro que foi escrito por uma adulta, mas que tenta usar termos jovens para a personagem adolescente. Com certeza esse livro teve muita pesquisa e dedicação para ser feito, e para muitos ele se assemelhará a dificuldades/situações vividas. Penso que todos se identificaram com alguma coisa.

Agora vamos para a crítica? Que está relacionada a adultização da irmã mais nova da protagonista, Belinha, e como em partes ela é ?muito madura pra idade dela que incrível? e em outras ela se apresenta como a criança que é.

No início somos apresentados à família da Natali e a irmã mais nova dela Belinha, que até o final do livro não passa de uns 14 anos de idade (e acredito que no início ela deveria ter uns 11 anos pela forma como é descrita). Ela aparece tendo falas sensatas e também sabendo muito sobre assuntos sexuais (para a idade dela, e isso não foi tratado como crítica).

Ainda no início, essa mesma personagem aparece lendo um livro de GAME OF THRONES, que é uma coleção de livros para +18 anos por conta da violência extrema em todos os sentidos, e as cenas explícitas de todos ps contextos. Um livro para ADULTOS, e na página 56 foi citado que ela estava lendo o livro antes e depois de conversar com a irmã.

Após isso, na página 104 sua irmã mais velha narra ?Tão madura e evoluída para sua pouca idade?, e quem mais usa esse tipo de discurso? Quem valida essa fala? Adultos que se aproveitam dessas crianças ou pessoas que romantizam essa adultização. E nessa página isso foi tratado como bom, porque ela super entendia a irmã porque ela era muito madura.

Porém, na página 127 a protagonista se refere a irmã desta forma após ela se sentir sozinha sem as amigas: ?Eu tinha a Belinha? Tinha, mas ela era uma criança! Pré-adolescente, adolescente, que seja??. QUE SEJA? Desculpa, mas tem uma diferença aí, não vou entrar em minúcias dos malefícios de não respeitar a classificação indicativa, a questão do desenvolver humano/infantil (que aprendi cursando Psicologia), mas é óbvio que não é a mesma coisa, são fases diferentes.

Porque em uma página ela é madura o suficiente para ler um livro adulto, apoiar a irmã e ter falas políticas etc mas em outro ela é criança demais? É normal curiosidade sobre sexo nessa fase, mas em um momento do livro Natali fala que a irmã só perguntava de sexo pra ela, e fala vários exemplos de como a irmã sempre falou coisas do tipo (desde que essa criança era menor ainda), e falou isso como se fosse um fato engraçado sobre a irmã. A que essa menina está sendo exposta?

Isso é tratado como algo tão comum na sociedade, meninas amadurecendo cedo demais e crianças tendo contato a coisas que não deveriam, que esse livro que fala sobre tantas problemáticas, discute tantas coisas, IGNOROU. E reforçou algo que não deve ser relevado, não dá pra relevar isso.

Lucy @Luaatelier_ 20/11/2022

Apesar de não ser meu tipo de leitura, achei leve e fluida. O livro conta a história de Natali, uma adolescente que está se descobrindo e como todo o livro com personagem adolescente, há questões que para nós adultos por vezes podem parecer bobas e irritantes, mas acredito que possa ser uma inspiração para quem está nesse processo de descoberta.

Manuela.Passos 26/12/2022

Adolescentes são chatos
O livro é fofo e bom pra passar o tempo, mas em vários momentos tive que dar uma respirada, pq a Nat é adolescente e adolescentes são dramáticos e chatos, mas não torna a experiência do livro ruim. Recomendo, bom pra passar o final de semana

Duda 25/05/2024

Natali e sua vontade idiota de agradar todo mundo
Comprei esse livro na bienal que teve na minha cidade pois tinha visto uma palestra da autora e me interessei em comprar alguns livros dela. De primeira, só olhando a capa, achei que ia ser um livro bobinho. Depois quando li a sinopse, fiquei empolgada pra ler um livro que prometia tantas reflexões. E tudo o que prometeu com uma simples sinopse se cumpriu. Não foi só a história de Natali se assumindo a sua família, foi acompanhar uma linda história de autoconhecimento e os diversos desafios que a personagem enfrentou durante a sua jornada até que de fato ela falasse a sua família que é lésbica. Uma coisa que parecesse tão simples se olhada superficialmente mas exige muito não só dos outros mas especialmente de si mesmo, de se sentir seguro, de se aceitar. Principalmente no contexto atual, que mesmo com tantas pautas sendo levantadas, ainda existe muito preconceito. E além de tratar um tema tão profundo, aborda de uma forma que nos deixa imersos na história. Não é um livro tediante, é um livro cheio de emoções e que dá vontade de ler sem parar. Não poderia estar mais recomendado, sério, leiam!!

Day 14/12/2022

O primeiro contato com uma autora de milhões
Vocês já conhecem a escrita da Thalita Rebouças?

Quando era adolescente, ela já tinha alguns livros publicados, mas não tive a oportunidade de conhecer. Agora, tive o meu primeiro contato com uma história dela, através do livro "Natali e a sua vontade idiota de agradar todo mundo". É claro que, hoje, não sou o público-alvo, mas deu um quentinho no coração acompanhar essa narrativa.

Neste livro, acompanhamos Natali. Apesar do nome, ela tem uma relação complicada com o natal. Foi a data que ela escolheu para se assumir para a sua família, mesmo eles sendo bem intensos na festas. Entre brigas e acusações, ela nunca consegue revelar o que mais quer compartilhar.

No meio disso, ela explora os seus próprios sentimentos, conhecendo vários deles, como estar apaixonada por alguém e as consequências disso. Enquanto isso, ela tem conversas com o seu terapeuta, que sempre a faz refletir muito.

Essa foi uma história bem legal de ler. Se for adolescente, acho que vai entender ainda melhor tudo o que a garota passa. Mas se não for, é bom para relembrar da época. Para o meu ritmo, foi uma leitura rápida e uma boa narrativa natalina, explorando bem a temática lgbtqia+ e a confusão do que é ser adolescente.

site: https://www.instagram.com/p/CmHzJkNMBD4/

raissinha 12/01/2023

Natali e sua vontade idiota de agradar todo mundo
Não compraria, mas como me emprestaram, aproveitei pra descontrair. A leitura é bem tranquila e da pra ler de forma relativamente rápida. O título é meio tosco e acaba tirando o interesse pelo livro, numa perspectiva imediata.

Lynn_Pestana 16/01/2023

Infelizmente, eu perdi... Mas você pode vencer.
Minha mãe costuma dizer que, Política, religião e futebol não se discute. Não sei se concordo, mas de qualquer forma, gostaria de acrescentar mais um tópico a essa lista, gosto. Realmente acho que gosto não se discute, tem um canal no youtube que costumo acompanhar chamado "entre migas" e um dos bordões dele é "Se você gostou, você venceu" e acho que é muito sobre isso. Odeio falar mal das coisas, e a cima de tudo, livros. Por mim eu gostaria de todos sem exceção. Mas infelizmente a vida não é fácil assim. Não gostei desse livro, pra mim faltou trama, faltou desenvolvimento e acima de tudo, faltou força. Mas, você pode gostar e só vai descobrir isso lendo, então.. Recomendo sim. É um livro curtinho e muito fácil de ler, coisa de uma sentada.

wikibibs 30/11/2022

um livro muito gracinha, mas não me trouxe o quentinho natalino que eu estava esperando.
É um livro bem a cara da Thalita mesmo, com a personagem principal com todos os trejeitos cariocas das pps dela que eu tanto me acostumei e tanto gosto.
É um livro bem fofo sobre aceitação, família, amor, relacionamento tóxico e graças a deus trata terapia de uma forma linda.
Faltou mesmo pra mim um clima natalino maior, já que né, o livro tem a maior cara de Natal, mas acontece.

sofia794 15/05/2023

Gostei
Achei legal e um bom livro!! assim, eu adorei alguns pontos trazidos pela sua mãe ou pelo seu psicólogo, mas achei algumas cenas um pouco sem sentido no livro, sabe? achei até mesmo a natali irritante em alguns momentos. tinha umas frustrações dela que me davam a impressao de que ela tinha 13/14, mas ela tinha 17. enfim, de uma maneira geral, é um bom livro! me levou a reflexao em varios momentos e me divertiu, mas tem esses pontos que foram meio negativos na minha visão?

1 | 2 | 3 | 4 | 5