Rule of Wolves

Rule of Wolves Leigh Bardugo

Resenhas - Rule of Wolves

iamdudis 29/12/2022

"Lutem por todos nós."
É indescritível a evolução de enredo e escrita da Leigh a cada livro que passa. Sou obcecada pelo universo grisha por conta de personagens muito bem criados e desenvolvidos.

Infelizmente, eu não gostei da trilogia inicial com a Alina Starkov de protagonista, inclusive muitas coisas que aconteceram com os grishas é culpa dela. No entanto, não desisti de continuar lendo os livros da autora, por não ser forçada e resolver tudo na base de sex0 e lacrada ruim.

Six Of Crows segue sendo minha duologia favorita da escritora, mas fiquei apaixonada pela duo do Nikolai. Sério, um dos melhores personagens diplomáticos que eu já li (me lembrava o Peeta Melark) ele é meu FAVORITO desse universo.

Vou sentir tanta falta da Nina, Genya, Tamar, Tolya e Hanne. Sofri bastante também com acontecimentos nessa aventura.

Um trecho tão forte e marcante tive que incluir na resenha, algo que normalmente não faço:

"Lutem por cada Grisha, por cada soldado, por cada criança que deseja ver a mãe de novo, por cada pai que deseja deitar a cabeça de noite sem temer o que virá amanhã, por cada artista, e carpinteiro, e pedreiro, e fazendeiro que nasceram para fazer mais com sua vida do que portar uma arma nas mãos. Lutem por todos nós."
Folklore 29/12/2022minha estante
Estava sentindo falta das suas resenhas ?

Lyza.anjos 29/12/2022minha estante
Amo as suas resenhas

Julia 30/12/2022minha estante
suas resenhas sao tao boas q sinto agora que PRECISO ler esses livros!

aaromanha 29/12/2023minha estante
faço das suas palavras as minhas próprias

Akapohi 18/01/2023

O demônio e o dragão (spoilers)
Como esperado, esse livro foi incrível. Até agora, os sete livros do grishaverso só melhoram em relação ao anterior, o que é bom pra nós leitores mas pra autora fica uma responsabilidade enorme de não decepcionar.

Deu pra ver que ainda vai ter outro livro, provavelmente um "terceiro Six of Crows" já que o foco deve ser no Kaz. Se, de fato, houver um próximo, as expectativas estão altas e, com toda a certeza, não vou perder esse livro.

Sobre Rule of Wolves, acho muito bom como a Bardugo conseguiu me deixar interessado na história em todo o tempo, sempre finalizando os capítulos na melhor parte, e ainda fez uma distribuição de perspectivas muito boa, que não cansa. Inclusive, assim como no King of Scars, essa distribuição deixa a leitura muito mais fácil, sem pesar um lado.

Gostei da quantidade de ação e romance no livro, acho que ficou bem equilibrado. Talvez eu tenha gostado disso pela vontade de ver o romance do Nikolai e da Zoya acontecer.

Os personagens são bem feitos, na minha opinião, não vou nem escrever cada personagem pelo tanto. Muito bom ver a Alina, o Kaz e estes demais personagens aparecendo de novo, me senti assistindo um filme da Marvel. F David, um dos melhores personagens. Nenhum personagem, por mim, supera o Isaak.

A batalha final (antes da trégua) foi meio confusa de ler, difícil de me situar, ainda mais com mísseis, demônio, kherguds e UM DRAGÃO aparecendo durante. No final, o Darkling se tornou um herói, apesar de tanta morte, ele acabou salvando Ravka, e eu gostei disso, acho que mereceu.

Enfim, história quase perfeita (teve umas cenas meio bregas e algumas meio confusas, mas tão poucas que não mudam minha avaliação), aguardo um oitavo livro do grishaverso (ou não, pode ser que, por conta desse livro ser tão bem feito, um próximo pareça "ruim" quando comparado), recomendo com toda a certeza esse livro. Excelente duologia.

??

spwdergirl 14/02/2024

Rule Of Wolves
Achei um livro incrível, mas obviamente sou meio suspeita a falar já que sou uma grande fã do Nikolai desde sua primeira aparição, e o desenvolvimento dele a cada livro é cada vez melhor. Adorei as aparições de alguns personagens dos outros livros, to falando dos corvos e alina, apesar de não serem tanto o foco aqui. Admito que senti um pouco falta da Nina aqui, sei que ela não é o foco aqui, mas assim como no anterior esperava que ela aparecesse mais, mas ainda sim foi essencial para história, ver mais de sua trajetória com Hanne, achei muito fofos (fofas), e ver também o processo de descobrimento do personagem em si, sendo algo trabalhado desde o outro livro mas de forma bem sutil, oque eu gostei ainda mais. Sobre a Genya, outra que foi extremamente essencial aqui e continua sendo uma das minhas favoritas, fiquei muito triste por ela com a morte do David, achei que não precisava até, a coitada não tem um minuto de paz, mas acho que vai dar mais força a personagem, assim como vimos já aqui, e algo que eu amei absurdamente foi a amizade dela com a Zoya, até mais do que com a Alina, ela foi um dos pilares para o desenvolvimento da nossa rainha. Vamos falar dela agora, nossa querida Zoya, uma das personagens mais desenvolvidas aqui com certeza, leria 1000 povs dela se tivesse, adoro o quão ela é forte mesmo depois de tudo e não se deixa abalar, e por mais que ame o Nikolai ela nunca deixou isso abalar seu reinado, de forma alguma, tendo mais confirmação disso no capítulo 31, que inclusive foi um dos meus favoritos, e de fato ganharam meu coração, se tornando meu casal favorito do universo grisha, e fiquei bem surpresa com o quão forte e poderosa ela é, tendo ainda mais destaque aqui, já vimos tão pouco dela na trilogia inicial. Achei que o desfecho para o Darkling foi ótimo, nada mais justo para um vilão tão maldoso e desgraçado como ele, merecia mais até. E por último e menos importante, ele, o protagonista, nosso Nikolai, o quão eu me apaixonei por ele ainda mais, finalmente vencendo seu tendo paz, agora estou no aguardo do casamento tão esperado por esse universo e já sinto aparição dele na continuação de SOC. Finalizamos o livro com um grande gancho para o terceiro dos corvos e tenho até medo do que essa mulher pode fazer nele, espero que não mate mais um dos meus queridos.
mahh227 14/02/2024minha estante
esse é um dos meus comfort books, meu bebezinho ?

Queria Estar Lendo 25/09/2022

Resenha: Rule of Wolves
Rule of Wolves é o último capítulo do universo Grisha, criado pela Leigh Bardugo lá em Sombra e Ossos. Sequência direta de King of Scars, esse livro veio para dar um fechamento às histórias entrelaçadas por guerras e pessoas mágicas e fez isso com louvor.

Esta resenha vai conter spoilers de King of Scars, da trilogia Grisha e da duologia Six of Crows.

Rule of Wolves se inicia exatamente onde King of Scars teve fim. O Darkling retornou através do ritual realizado na antiga Dobra das Sombras e agora é prisioneiro do rei. Enquanto tentam decidir como lidar com esse visitante nada bem-vindo, Nikolai e Zoya têm que cuidar das fronteiras de Ravka e da guerra iminente contra Fjerda.

Do outro lado do mapa, Nina ainda está vivendo sua vida de espiã. Ao lado de Hanne, a única pessoa que sabe a verdade sobre sua identidade e sua missão ali, Nina segue observando os passos do comandante Brüm e, devagar, da realeza fjerdana. Procurando, sempre, alguma brecha em seus planos que possa ajudar os ravkanos a vencer esse embate.

Enquanto o ritmo de King of Scars me incomodou pela lentidão durante quase metade da história, a narrativa de Rule of Wolves começa bem mais frenética e mantém esses picos de adrenalina com momentos de monotonia de maneira bastante regular. Em nenhum momento desse livro eu me senti entediada - com exceção dos capítulos da Nina, mas já falo sobre isso - ou perdida na história. Tudo era interessante, tudo entregava boas reviravoltas pra trama principal.

O arco da guerra entre Ravka e Fjerda é muito intenso do começo ao fim. O fato de Ravka ter menos números e menos aliados e estar lidando com uma força militar superpotente causa tensão na narrativa; você sente medo pelos personagens, pela incerteza do que vão confrontar, pelo que precisam fazer para estar à altura da luta.

David e suas invenções bélicas pode ser uma chance para o país, mas ainda é uma chance em um milhão. As participações dele e da Genya no decorrer da história foram ótimas, especialmente uma em particular que me fez sorrir e chorar.

Leigh Bardugo realmente não poupou na hora de escrever momentos emocionantes. É realmente uma despedida, porque temos participações especiais de tudo que é canto. Da trilogia Grisha, rostos familiares retornam em momentos chave. De Six of Crows, também. Eu gritei e berrei e corri em círculos com todos os personagens conhecidos aparecendo para ajudar com o que sabem fazer de melhor; uma participação, acima de todas, me deixou com o coração acelerado de tão BOM que foi o momento que a Bardugo escolheu para colocá-la ali.

Em relação ao núcleo principal, o arco da Nina foi o mais morno para enrolado como já tinha acontecido no volume anterior. Eu não consegui me importar, realmente, com tudo que estava acontecendo porque soava como um repeteco dos dramas já vistos em relação ao seu luto e sua tentativa de superação.

Eu esperava mais em relação ao emocional da Nina, mas tudo soou artificial e apressado. A rainha do slowburn apressando romance, vê se pode! Ainda mais com o potencial que esse aqui tinha, começando na amizade para algo mais. A bem verdade, eu não senti a urgência e o angst todo que esse casal clamava ter, então foi só uma faísca que não me despertou em nada.

E o final exato que a Bardugo deu pra ela e pro ship... Eu me senti bem "tem certeza?" com relação a UMA COISA. Toda a questão abordada durante o livro é ótima e super válida (e eu espero que tenha passado por leitura sensível), mas a última decisão que certos personagens tomam, o que eles decidem fazer... Não. Apenas não.

A respeito de todo o resto pelo que a Nina tá passando ali na Corte do Gelo, tem momentos bem tensos de espionagem e segredos descobertos e tem umas situações que eu me perguntei cadê a Nina Zenik e por que substituíram ela por uma toupeira?!

"Talvez o poder em ser humano é que nós não desistimos - mesmo quando toda esperança está perdida."

Fjerda é revoltante, mas também tem aquele espaço para falar sobre doutrinação e tem um pequeno empurrãozinho da Nina em direção a outras crenças. Eles viveram vidas acreditando que os Grishas eram monstros, deturpações da natureza, mas não seria seu próprio deus um problema também? Por que os Grishas não podem ser os fazedores de milagres?

No núcleo de Ravka, Nikolai e Zoya roubam todas as cenas. Eles são intensos, sua relação é de soltar faíscas e, nossa, eu morreria pelos dois. Pelo Nikolai, todo mundo já sabe, mas a Zoya foi um espetáculo de personagem desde a primeira cena.

Furiosa, feroz e extremamente dedicada à salvar seu povo e seu país, ela é uma soldado poderosa, uma Grisha impossível de parar e ainda carrega consigo um poder ancestral que, se despertado, pode mudar todo o jogo de poder no mundo.

Eu adorei seus momentos de vulnerabilidade. Quando conhecemos mais sobre seu passado, sobre suas origens e o que isso tudo representa para ela. Sua relação com os outros personagens foi essencial para a história também, mostrando o quanto ela se importa, mesmo fingindo tanta frieza e mantendo a pose estoica.

Zoya é uma força da natureza e eu amei, amei, amei todo tempo de história que a Bardugo dedicou à ela. Todo o arco que deu para a personagem.

"Ela podia silenciar uma tempestade tão facilmente quanto podia convocá-la."

Nikolai, sempre engraçadinho e sarcástico, carrega todo o peso da coroa, da guerra e do que isso significa para o seu país. Eu sofri por ele, chorei por ele e o amei ainda mais. Todas as suas decisões são inteligentes, racionais ou emocionadas, e com razão. Todas as suas escolhas são feitas sob medida e muito cálculo.

Tudo que ele faz, todas as peças que move no tabuleiro, tudo é essencial para o desenvolvimento da história - o que mostra mais e mais a mente brilhante por trás do rei das cicatrizes.

E abram alas para o melhor ship impossível/angst de doer o coração que já existiu no mundo Grisha que é Zoya e Nikolai. As relações políticas e seus cargos os impedem de ficar juntos, suas mentes teimosas os impedem de revelar seus sentimentos, e a gente sofre muito por isso. A química entre os dois salta das páginas e só dá vontade de chorar e rolar pelo chão porque é impossível, mas você quer!

Tem uma cena em particular que eu parei de ler de tanto que estava chorando e soluçando.

O arco dos Shu Han se encaixa muito bem à guerra como um todo e traz algumas revelações surpreendentes para a história. Não vou falar muito a respeito, mas eu gostei de tudo o que li - nas questões políticas, nas diferenças culturais e até nas alianças inesperadas.

"Como paramos isso?"
"Matando o Darkling."
"Essa é a sua resposta para tudo."

Acho que a última peça essencial, para minha absoluta revolta, é o Darkling. Sim, esse inferno voltou. Sim, continua um porre com os discursos de vilão megalomaníaco que acha que tá fazendo o certo em tudo. Eu amei seus confrontos com outros personagens porque todos apontaram o dedo na cara dele pra mostrar o quanto era hipócrita e ridículo e monstruoso.

Mas também fiquei surpresa porque o arco dele na história é um encerramento interessante. Não imaginei que a Bardugo seguiria por aquele caminho, mas que outro final um assassino que se considera o santo salvador poderia ter?

"Somos todos monstros agora, Nikolai."

Rule of Wolves foi um final arrebatador pra roubar seu fôlego e seu coração. Foi um adeus (por enquanto, definitivo) ao universo Grisha e um recomeço para todos os personagens mais queridos dessa saga. Eu me despeço de todos eles, mas deixo aqui um adeus especial para os meus mais queridinhos de todos os livros: Nikolai, Alina, Inej, Kaz, Jesper, Wylan, Zoya, Nina, Matthias, Maly, Tolya, Tamar. Obrigada por todas as suas histórias.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2021/04/resenha-rule-of-wolves-leigh-bardugo.html

min 06/12/2022

lindo lindo lindo lindo !
não tenho palavras pra falar desse livro, mas todas as minhas expectativas foram alcançadas, eu fiquei muito feliz deles terem tido o final feliz deles de certa forma e todos os antigos personagens terem aparecido por pelo menos uma cena
zoya e nikolai meu casal favorito e teve também o primeiro casal sáfico do universo grisha
curti que o final ficou meio aberto pra ter tanto a possibilidade de um novo livro, quanto esse ser o último

camila1326 27/03/2023

A rainha dragão
Rule of Wolves foi uma das melhores surpresas que tive até agora.

Não vou ser hipócrita, detesto com todas as minhas forças a trilogia Sombra e Ossos ao ponto de indicar a série ao invés do livro. Este livro já era para ter sido lido a meses, mas com o hype da série trazendo de volta a trilogia que não me desce acabei desanimando. Uma idiota fui já que ouro me esperava.

Com uma trama entrelaçada a todos os livros já publicados, reencontros com personagens que faziam falta e uma promessa de continuação, o trono de prata é o melhor que o universo Grisha pode oferecer. Entre cenas de tirar o fôlego, acontecimentos de deixar qualquer um de cabelo em pé com o brinde de receber uma avalanche de emoções página após página facilmente me apeguei. Me sinto órfã de livro agora ? Poderia muito bem dizer tudo o que achei, cada mísero ponto que me fez dar as cinco estrelas, mas não quero entregar tantos spoilers que podem acabar com a leitura.

No mais, vi o amadurecimento de personagens que não se permitiam viver, que viam naquela realidade uma condenação do destino para desabrocharem em sua verdadeira essência. Nikolai é meu eterno protegido, Zoya a general que fez Ravka acreditar em dias melhores e Genya que me ensinou que no fim sempre há esperança. Nina que não se esqueceu, aos corvos que guardam Ketterdam dos males? todo meu amor. Não tenho palavras para descrever o quão belo foi esse enredo que entregou tudo e muito mais, um verdadeiro ouro depois do bronze dos primeiros livros cof cof? alina quem? Nem lembro mais quem é esse ser.

Recomendo demais a finalização que coroa a verdadeira rainha e segue guiando seus súbitos à glória pós guerra. Já sinto até vontade de reler af

Ps: te odeio Darkling

Rainy Girl 03/04/2023

Leigh Bardugo prometeu e entregou muito mais! Suspense, intrigas e desejos do início ao fim.
Nikolai perfeito como sempre nos fazendo rir, suspirar e sofrer. Zoya perfeita teve sua redenção total. Nina brilhou (no livro anterior pulei a maior parte dos capítulos dela, nesse eu devorei cada palavra) e teve a felicidade merecida.
Apesar de achar que ao invés do Darkling retornar, poderia ter sido abordado um novo plot, a autora não deixou nada a desejar.

Paula 18/05/2023

Ótimo livro
Com a conclusão das história é possível concluir que a escrita da autora melhorou. É possível que essa trilogia possa ser considerada a melhor.
Entretanto achei bem previsível o desfecho de todos os personagens e um pouco rápido depois dos 75%. Parece que a autora correu no final para dar conta, deixando várias pontas soltas que podem ser usadas em outras histórias nesse mesmo mundo.

Carol 05/03/2023

Rule of Wolves
Provavelmente um dos melhores livros da série Grisha ou das séries que a Leigh Bardugo publica. Tem ação, aventura, romance e o foco em cada um dos personagens que realmente importa no livro.

Muitíssimo diferente do primeiro livro, aqui tudo é fluido, interessante e cheio de reviravoltas, eu que não dava nada para série e me obriguei a ler depois de ter achado o primeiro livro bem medíocre, amei demais esse segundo livro e voltei a virar fã!

Não vejo a hora de ver o que mais a Leigh Bardugo tem escondido para esse mundo ?

Fernanda 07/05/2023

Um caos de corvos, grishas e realeza??
Esse livro foi fantasticamente caótico. 500 coisas acontecendo ao mesmo tempo, nada dando certo e QUE FINAL!!
Acho que agora entendo melhor não só o primeiro livro dessa doulogia, mas todo esse universo construído. Mas, ainda achei demasiadamente longo - acredito que dava para cortar umas 100 páginas facilmente.
Muito ansiosa para as próximas aventuras desses personagens?
Isadora823 08/05/2023minha estante
Para ler essa duologia, preciso ler a trilogia de sombras e ossos?

Isadora823 08/05/2023minha estante
Tava pensando em ler six crows e depois esse ?

Fernanda 09/05/2023minha estante
Não é obrigatória a leitura prévia da trilogia, até pq o que for necessário para o entendimento dessa doulogia a autora vai dizer por meio de lembrança ou diálogo expositivo.

Fernanda 09/05/2023minha estante
E six of crows é um livrasso q eu tenho certeza q tu vai gostar e se engajar em ler esse.

Isadora823 09/05/2023minha estante
Aah interessante!!

Luiza Helena (@balaiodebabados) 21/09/2022

Originalmente postada em https://www.instagram.com/balaiodebabados
Nikolai é dono e proprietário de todo meu coração e do Grishaverso. Seu amor e lealdade por Ravka e seu povo é indiscutível. Ao longo do livro vemos como ele se atormenta pela insegurança de não estar a altura de seu cargo e creio que isso é o que faz com que ele seja um bom rei.

Zoya também é uma personagem de força extraordinária. Assim como Nikolai, a general também só quer uma Ravka pacífica, principalmente para os Grisha. Com certeza sua amizade e lealdade para com Nikolai foi um dos melhores desenvolvimentos que a Bardugo fez nesse universo.

Já Nina foi uma personagem que tive sentimentos bastante conflituosos em sua participação, desde King of Scars. Como eu comentei com algumas amigas, Bardugo se precipitou demais em certos aspectos do seu plot. A parte dela infiltrada em Fjerda foi muito bem conduzida; as informações que ela conseguia, mesmo correndo perigo de ser descoberta, foram de vital importância na guerra entre os dois países.

Porém, por mais que eu entenda que a Nina não poderia passar a vida toda sofrendo pela morte do Matthias, esse foi o ponto que a Bardugo pecou a mão pra mim. Simplesmente ela não me convenceu com Nina e Hanne. Entendo que a Bardugo quis fazer como se a Nina não esquecesse completamente o Matthias, até porque ele foi uma pessoa importante na vida dela, mas essa constante sempre em seus pensamentos e ações (até mesmo quando já estava envolvida romanticamente com Hanne) simplesmente era muito contraditório e fez com que o desenvolvimento da personagem fosse por água abaixo.

O legal é que nessa duologia a história não ficou presa somente em Ravka. Desde o primeiro livro, temos uma maior participação de Fjerda e aqui vemos um pouco mais de Shu Han. Os vários pontos de vista na narração ajudam a história ter uma melhor ambientação. A questão das intrigas políticas foi um ponto bem forte aqui.

site: https://www.instagram.com/p/CiI8ljDLIa9/
Jociane Silva 07/07/2023minha estante
Pois é, n me convenceu esse romance repentino. Nina foi uma personagem bem meia boca. Adorava ela com o Mathias... Depois dela, senti q ela perdeu todo o brilho.

Jociane Silva 07/07/2023minha estante
Dele*

YisraelC 22/10/2022

"Mas talvez o truque fosse este: sobreviver, ousar permanecer vivo, forjar a sua própria esperança quando toda esperança havia se esvaído."

O livro tem um ritmo bem melhor do que o anterior, fiquei preso em muitos momentos da estória. Mas para um último livro senti que algumas coisas ainda não ficaram muito bem concluídas. Mas de uma forma geral foi uma ótima leitura.

bia | @biatalendo 21/05/2023

Nossa o que rolou?
Eu não sei o que aconteceu aqui e o porquê de eu não ter amado esse livro. Mesmo tendo muita coisa a tratar, ele é longo e não consegue resolver muita coisa. Eu realmente perdi a paciência com os capítulos da Nina, eu realmente não tenho nenhum interesse em ler sobre Fderja e algo em não conseguir imaginar a minha Nina lá não me agradou nem um pouco.

Não entendi também o porquê de eu não ter gostado dessa lentidão se estamos em uma guerra, mas algo me incomodou. Talvez esse seja o livro em que eu menos senti o poder na escrita da Leigh. Entendo que a repetição de acontecimentos seja por conta de uma fucking guerra, mas a mesma descrição, a mesma lenga-lenga super detalhada, cansa. Não há uma grande inovação, acho que esse é o ponto na real.

Ainda sim, o desenvolvimento dos sentimentos dos personagens e deles em si é excelente. Sempre admirei a Leigh por ela pôr ônus nas histórias dela. Nada é milagroso e sem perdas. Há perdas, momentos devastadores, consequências da guerra, do orgulho, das decisões de cada um. As surpresas também são ótimas, não esperava algumas delas e amei os capítulos dessas novidades.

Mas é isso, o de sempre é o bom, algumas coisas extras mas não senti uma inovação ou um clima de continuação decente. Achei um livro ok e prefiro sem dúvidas, mil vezes, King of Scars. E puta merda, a última frase... vem muito ai.

lovshanji 03/04/2023

??
?? pode amar alguém que assassinou uma pessoa?
? eu poderia perguntar a mesma coisa.
hanne hesitou.
? e pode me amar neste corpo?
? é o seu coração que eu amo. você sabe disso, não sabe??

[considerações gerais] achei uma duologia bem gostosinha! achei que talvez esse volume tenha pesado um pouquinho nos núcleos, achei que não foram todos tão bem fechados mas de resto me diverti bastante. talvez sinta um pouquinho de saudades do grishaverso.

[enredo] ?????
[escrita] ?????