Quantos eus que não são meus?

Quantos eus que não são meus? Padre Fábio de Melo
Padre Marcelo Rossi

Resenhas - Quantos eus que não são meus?

Agnaldo 19/10/2022

Crescemos envoltos de muitas influências
Muitos eus são referências adquiridas na infância, nem sempre é fácil definir nossa personalidade e descartar eus que não são nossa essência, a gente pode levar muito tempo até entender quem realmente somos, e só vivendo é que vamos descobrindo, adquirindo e se livrando de eus que foram impostos sobre a gente.

Luciana.Jurado 23/10/2022

Nos trás uma reflexão profunda dos papéis q assumimos que não são nossos, para atender as expectativas daqueles q amamos e enchêramos como uma autoridade em nossas vidas. Como podemos identificar nossa essência e se conectar com ela ?

Suzana Mendonça 06/11/2022

Eus impostos
O livro aborda a temática dos eus que não são nossos, cuja materialização ocorre principalmente pela autoridade afetiva exercida sobre nós. A obra traz histórias e acontecimentos que permeiam o tema, passando, ainda, pela filosofia, pela neurociência e pela religião para nortear a profunda análise elaborada pelo autor.

Simone Medeiros Leão 06/11/2022

Quantos eus?
Deveria ter terminado essa leitura há algum tempo, o livro é muito bom, mostra de forma objetiva como construímos nosso ?ser?, como os agentes externos e internos se comportam e revelam quem somos. Possuímos muitos eus, esses eus são construídos, modificação ou destruídos de acordo com a vida que levamos, com as experiências vividas, com
as escolhas que fazemos e até como reagimos diante de situações.
Pe Fábio nunca decepciona, ensinamentos que todo mundo deveria aprender.

Camilafbc 23/12/2022

Muito bom!
Aborda questões muito pertinentes sobre a construção do "eu" e sobre a influência das pessoas com as quais convivemos na nossa formação.

Leonara 30/12/2022

"Felicidade é viver confortável em si mesmo"
Pe. Fábio, como sempre um escritor nato, utiliza muito bem as palavras como instrumento para nos fazer refletir sobre nossa subjetividade e identidade. Ele é cirúrgico em suas colocações!

Tatiana455 04/01/2023

?Nunca é tarde para nos tornar quem somos. A substância que nos diferencia no mundo é um potencial que não cessa de florescer. Há sempre um detalhe a ser cultivado, uma versão inédita a ser descoberta e assumida.?
Pe. Fábio de Mello.

Cristina117 11/02/2023

Quantos eus somos?
Foram quase 50 post-its de trechos, a formação filosófica do Pe. Fábio acalenta o coração.
Quantos eus nós somos? E se somos quantos somos?
Os eus que nos rotulam,
Os eus que sou,
Para as pessoas que sou e
Os eus que projetamos ser.
Para cada um que conhecemos somos um eu diferente.
A autoridade afetiva que algumas pessoas exercem sobre nós e as marcas que deixam em nossa personalidade.
Um chamado para refletir atitudes do dia a dia e também as decisivas em nossas vidas, já um dos melhores livros que li em 2023.

Mariana Cunha 22/03/2023

Um verdadeiro ensinamento
O livro traz uma reflexão profunda dos eus que vivem foram de nós, que nos rodeiam e que muitas vezes influenciam nossa vida. Uma leitura que vale a pena!

Sabrina 02/04/2023

Necessário
O verdadeiro significado de ser feliz é: "estar confortável em si mesmo".

Gostei muito do livro, principalmente pela fase em que estou passando.

Mas é complexo!

Nós somos complexos e consequentemente saber quem somos também é... Quem fui, quem sou, quem ainda serei...

Com certeza é um livro que precisa ser lido de tempos em tempos.

Recomendo!

erbook 04/04/2023

Em busca do auto conhecimento
Nesta Semana Santa é importante pararmos um pouco para refletir a respeito de nossa condição humana, tão complexa, limitada e ao mesmo tempo misteriosa. O padre Fábio de Melo é teólogo, graduado em filosofia e mestre em teologia sistemática, que, além do sacerdócio, escreve belos livros e profere palestras sensitivas.

No desvelo de nossa identidade, o padre nos conduz por caminhos psicanalíticos e filosóficos, permeados pela moral cristã, com o intuito de responder a questionamentos como os seguintes: quanto de mim é verdadeiramente meu? Quanto do que sou é para corresponder aos anseios alheios? A resposta a essas perguntas faz parte desta profícua reflexão do padre Fábio de Melo nesta jornada pelo auto conhecimento.

O livro é muito agradável de ser lido, por cristãos e não cristãos, pois, apesar de ser padre católico, o autor expõe sua visão de mundo sem ser proselitista. Aborda o tema com conexões bem interessantes, desde a mitologia grega, base da cultura ocidental, passando pelo educador Jean Piaget, o sociólogo Zygmunt Bauman, a teologia cristã até as pesquisas mais recentes no âmbito da neurociência.

No itinerário em busca da evolução espiritual, percebemos que ?a realidade é sempre mais do que podemos abarcar com nossos sentidos. Somos limitados na percepção que temos do mundo. O conhecimento fica mais profundo à medida que nos aproximamos e investigamos o que queremos conhecer. Por isso, é preciso manter viva a chama da curiosidade, pois é ela que nos mantém filósofos ao longo da vida?.

Priscila322 15/04/2023

Surpreendente
Por ser um livro escrito por um padre eu esperava uma base religiosa muito maior do que ela tem isso foi uma agradável surpresa. O livro em sua grande parte foi escrito com base neurocientifica, Claro que não podemos ser hipócritas ao dizer que não existe base religiosa num livro escrito por um padre, óbvio que tem afinal é a forma como ele vê o mundo.

Amei ver o misto de ciência e religião de fé e neurosciencia. Valeu muito, amei, super recomendo.

Raissa 26/04/2023

Nunca é tarde para nos tornar quem somos. A substância que nos diferencia no mundo é um potencial que não cessa de florescer. Há sempre um detalhe a ser cultivado, uma versão inédita a ser descoberta e assumida.?? Pe. Fábio de Melo

bruisreading 05/05/2023

Um livro perfeito para quem busca autoconhecimento.
Me enxerguei em diversas partes desse livro, e não pude acreditar no quanto a vida está escrita ali. As vezes pareceu-me estar numa simulação, por um conteúdo tão enriquecedor ser de tão fácil acesso.

A vida é dos que se atrevem, e têm a plena coragem, de olhar para dentro de si a ponto de enxergarem a própria alma. Sair da mediocridade que acomete a maioria da população requer esforço e constância, se libertar de traumas, crenças limitantes e raizes do passado que nos acorrentam apenas a viver onde estamos é difícil, e quase excruciante, mas os que conseguem olhar a vida além disso alcançam a libertação.

Todos que estão no plano físico passam por esse mundo, mas, infelizmente, apenas alguns gozam do sabor de viver de verdade.

Fejujaleu 09/05/2023

Escrita poética
Gosto muito da escrita do Padre Fábio, acho poética e bela. A escolha das palavras e como as frases se formam tornam o texto belo. Com esse livro não foi diferente.

Porém, também com algumas experiências diferentes?Tive dificuldades na leitura, por vezes me perdia no raciocínio, achei algumas passagens repetitivas e não curti muito a parte ?mais científica ?, isso tornou a leitura um pouco arrastada e quase não concluo o livro!
Do meio para o final, dentro de uma discussão mais filosófica e apresentando exemplos de vida, a leitura ficou mais interessante.