Infocracia

Infocracia Han B.C.
Byung-Chul Han

Resenhas - Infocracia

Eduardo634 24/03/2023

A utilização do "mundo da vida" habermasiano como oposição à sociedade fragmentada pelos algoritmos das redes sociais é genial. Destrincha ao mesmo tempo que condensa ideia complexas como sociedade disciplinar e sua própria versão "atualizada" do termo: a sociedade de informação. Evidencia mudanças nas formas de controle - a "passagem" da biopolítica pra psicopolítica; da separação para a união absoluta; da cessão da informação para seu fluxo ininterrupto - e de vida. Numa nota puramente pessoal, acho que peca na tentativa recorrente em criar tipologias para o "regime de informação", falando sobre degenrações de A em B, de B em C, de C em D, infinitamente.
beatrwzzlacerda 24/03/2023minha estante
amor, fala português na próxima vez por favor!! ?

Eduardo634 24/03/2023minha estante
Eu te explico tudo hoje, pode ser?

beatrwzzlacerda 24/03/2023minha estante
ebaaaa

William 11/02/2024

Em um período que tudo se resumo em dados onde o ser humano desaparece nessas ondas de dados, precisamos aprender novamente a nossa capacidade de dialogar, de compreender a posição do outro, a conquistar a nossa identidade, para que possamos viver de forma digna e respeitosa com os demais. Mesmo sendo um livro curto é bem escrito com uma análise bem precisa e pertinente da nossa sociedade atual. Um livro que recomendo a todos, principalmente aqueles que vivem numa bolha de informações.
Julia 11/02/2024minha estante
Ja quero ler pra ontem. Essencial mesmo.

Fernanda.Kaschuk 25/12/2022

A crise da verdade no mundo digital
Nessa obra Han pontua suas críticas ao mundo digital como racionalidade que desumaniza e perpetua desinformação. Na era das fake news popularizamos notícias que agradam e validam opiniões mas não correspondem aos fatos ou à realidade.

Eduarda 26/12/2022

QUE LIVRO FANTÁSTICO
Foi o único livro não ficcional que li esse ano e pretendo ler mais desse autor. Lembrando que o autor respalda-se em diversos teóricos muito renomados, ele não tira as informações da bund...
Tive muitas reflexões ao longo da leitura, toda a atmosfera que o autor constrói em relação a informação e de como ela saiu de mocinha para vilã. As narrativas sobre a internet e influencers me deixaram muitooooooo pensativa porque se entrelaçam com as minhas próprias convicções.
Leiam!!! Esse livro vai te tornar um ser mais pensante e mais critico em relação a tudoooooo.

Iury 02/01/2023

Excelente abordagem sobre a relação do desenvolvimento de novas tecnologias com as dificuldades para a manutenção de alicerces sociopolíticos, tais como o regime democrático. O debate pautado na pluralidade e na diversidade de argumentos resta prejudicado diante da difusão da busca midiática em atrair quantidade ao invés da qualidade.

Kaliane 25/01/2023

Livro incrível
É uma leitura que super recomendo. O autor trata de temáticas bem atuais, como as Fake News e aborda o impacto delas e outros aspectos que prejudicam a democracia.

Seus exemplos com base em 1984 de George Orwell proporciona uma melhor compreensão, já que faz comparativos bem exatos e simples.

Está bem fundamentado e achei fácil de entender, é um livro pequeno mas bem completo.

Recomendo para profissionais da informação e voltados para a área de tecnologia. Mas o público geral também vai gostar.

Mariana 26/01/2023

é um livro bom, está bem longe de ser o melhor dele, sinto que faltou falar mais sobre a verdadeira crise da democracia ATUAL!
No final, Han cita a democracia que Platão criticava, não sei se gostei tanto....

Caio380 15/02/2023

Fim da democracia?
Byung-Chul Han não necessariamente é um autor pessimista. Seus livros refletem o desconforto que temos sentido diante o céu de desaba sobre nossas cabeças. Essa queda é política. Atualmente, viveríamos numa democracia fragilizada que, não conseguiria produzir uma comunidade. Ou melhor, uma democracia fragilizada que necessariamente, teria como resultado a produção de uma comunidade fragilizada. O enfraquecimento da politica seria uma estratégia da infocracia. Afinal, com todas as informações disponíveis, os seres humanos, não precisariam se preocuparem com o problemas que atingiriam a comunidade. Com o acesso a informação, os seres humanos podem comunicarem suas intenções, porém elas, não se transformam em ações comuns. Dessa forma, a infocracia teria criado uma comunicação sem comunidade. Em outras palavras, uma sociedade despersonalizada e despersonalizante. Com o surgimento da internet a soberania se transformou. Agora, cada um é soberano de si mesmo. Isso significaria, o fim da sociedade.

site: https://socioabsurdo.medium.com/fim-da-democracia-1eb850ca228a

Vilazaro 15/02/2023

Estamos de fato evoluindo?
Apesar de ser um livro curto demorei para ler de tão denso e revelador, cabendo até a possibilidade de reler.
O autor nos leva a um processo de desconstrução do que consideramos progresso nos dias atuais com a tecnologia ocupando cada vez mais os nossos dias e a internet como centro do novo pensamento humano. A avalanche de informação e a seca de verdade nos desorienta e torna vulneráveis à dominação psicopolítica, ainda mais incapacitante e traiçoeira que a física. Não é à toa que a nova geração, nascida e criada nesse meio digital, esteja tão cansada e desorientada diante de tanta oferta ao mesmo tempo em que tudo falta.
Uma obra interessantíssima que merecia ser lida e relida por todo mundo.

Arte 365 20/02/2023

Porrada no estômago
Brilhante e lúcido. Por que as fake news dominam o mundo digital? Por que a infografia é um perigo para a democracia? Essas são apenas duas questões que Buyng-Chul Han aborda nesse ensaio.

Agnaldo 09/03/2023

Livro ímpar
Um livro necessário para a sociedade contemporânea, pois aborda a questão das redes sociais e massificação das informações de forma muito didática. Além disso, traz reflexões importantes acerca das ameaças do modelo emergente (infocracia) ao modelo democrático.

Isabelle Lopes 31/03/2023

"A atomização e a narcisização crescente da sociedade nos ensurdecem perante a voz do outro. Levam igualmente à perda da empatia. Hoje, cada um presta homenagem ao culto de si mesmo. Cada um perfoma e se produz. Não é a personalização algorítmica da rede, mas o desaparecimento do outro, a incapacidade de ouvir atentamente, que é responsável pela crise da democracia".

Thiago 22/04/2023

Política no mundo digital
Com difusão e velocidade das mídias digitais, esperava-se uma melhoria da relação do cidadão com o Estado. Uma maior fiscalização e melhor eficiência no feedback, melhorias na participação política, de uma maneira democrática e isonômica como nunca ocorreu na história.

Mas essa esperança não se concretizou, e ainda mais: o debate público parece ainda mais distante nos tempos atuais.

A modernização das discussões políticas abraçou as estruturas das redes sociais e a dinâmica do Capitalismo de Vigilância, alimentado pela capilaridade do controle de "Big Data".

A intensificação do individualismo numa sociedade cada vez mais narcisista é norte a nos afastar cada vez mais do pensamento coletivo. A sociedade tribalizada é movida por grupos manipulados através de algoritmos, conforme interesses de estratégia de poder. Sem finalidade coletiva.

Nesse contexto, o antigo cidadão politizado é reduzido à tacanha figura de gado digital.

goghbless 05/06/2023

Infocracia
No livro "sociedade do cansaço", senti que Byung-Chul Han se repetia bastante ao decorrer do livro, a obra é bastante curta então você não sente o 'cansaço' da repetição. Em infocracia, publicado em 2021, se percebe uma grande evolução na escrita do autor e na explicação decorrente de suas ideias expostas de forma muito mais clara, e a repetição acontece - necessariamente - mais fluida e menos obvia.
Sobre a texto da obra, um tema ainda em construção no meio acadêmico, algo que o vem sendo chamado de era pós verdade, Byung-Chul fala da relação da era de informação, do algoritmo, do dado, e a influência destas nas veracidades do que consumimos e como podemos ser manipulados por essa filtração algoritmia que nos mantem dentro de nossa bolha (Filter Bubble), e o perigo desses aspectos a democracia. Livro muito importante, muito curtinho e fácil de digerir com boas referências que são muito bem utilizadas pelo autor.

pedro.cezar.142 26/06/2023

Byung-Chul Han nos leva à reflexão da era pós-digital, do que seria a verdade e como a liberdade é utilizada novamente como instrumento de dominação e produção ao extremo pelo Neoliberalismo.
Ao confrontar a teoria da ação comunicativa com o chamado "behaviorismo" defendido pelos dataístas, Byung-Chul consegue demonstrar o tamanho do abismo causado pela ausência do outro e da escuta atenta. De fato, caminhamos para um período onde a verdade já não possuirá o espaço necessário entre os bytes que determinarão o futuro.
Torna-se imprescindível a participação popular na retomada pelo ato revolucionário da verdade, da escuta e da reflexão fora do ruído digital.