A visita cruel do tempo

A visita cruel do tempo Jennifer Egan

Resenhas - A visita cruel do tempo

Benaia 14/03/2021

Entre 8 ou 80, escolhi 36
Li o livro em um dia, tem uma história fluida, porém por ser narrado por muitos personagens diferentes em tempos distintos pode ser confuso. Confesso que entre um capítulo e outro tinha dificuldade em lembrar se já tinha ou não lido sobre aquele personagem e qual seu papel na história.

É uma escrita não linear, diferente do que estou acostumada a ler, realmente me surpreendeu o formato.

Apesar de achar o modelo de história diferente, intrigante e ler o livro rápido (li em algumas horas) eu esperava mais.

Um livro que vários definiram como ?ame? ou ?odeie?, eu consegui gostar, mas não amar e nem odiar. Para os interessados em conhecer um modelo diferente de escrita vale a pena.

?Pensei: se eu tivesse uma vista como esta para olhar todos os dias, teria energia e inspiração para conquistar o mundo. O problema é que, quando você mais precisa de uma vista assim, ninguém lhe dá.?

Henrique 15/02/2021

O tempo controla tudo.
Foi estranha a sensação de começar uma leitura e sentir que se tornaria um livro favorito, mas esse é o melhor jeito de descrever o que senti quando comecei a ler esse livro. Felizmente, não me desapontei e o vínculo entre história e leitor proporcionado foi fantástico. Uma viagem por muitos anos de vida de diversos personagens, com um toque de extrema realidade em cada acontecimento narrado. Além de uma história, é um lembrete honesto de como não temos certeza de nada e o tempo reina sobre tudo.

Maria17758 30/12/2020

A visita cruel do tempo
"Eu não entendo o que aconteceu comigo"
"Você cresceu, Alex. Assim como todo mundo"

Ouso dizer que este se tornou um dos meus livros favoritos da vida! Jennifer Egan escreveu uma história genial, juntando a vida de milhares de personagens de forma majestosa e tratando encontros e desencontros, vitórias e perdas, morte e vida da forma mais sensível e poética possível. Cada um dos inúmeros personagens, apesar de possuírem pouco (ou quase nulo) tempo de protagonismo, nos cativa a ponto de criarmos afeição e nos emocionarmos com suas experiências de vida como se fossemos amigos de longa data. Não tenho palavras pra explicar o quanto esse livro me tocou!
Luani 24/01/2021minha estante
esse diálogo, tão simples, mas tão profundo, arrancou algumas lágrimas de mim

Laryssa Barros 06/12/2020

Devastador
Com uma habilidade genial a autora nos faz viajar pelos acontecimentos de diferentes períodos da vida de vários personagens. Com uma trama que se entrelaça e nos aguça a memória para recordar quem é aquela pessoa ou a quem está relacionada, o livro nos inunda com relatos crus da vida dessas pessoas, e de que forma a passagem do tempo transformou suas vidas. Sonhos, desejos, talentos, vícios, decadência, angústias, tudo que aflige essas pessoas sendo mostrado da forma mais densa. Enfim, acho que ficou claro o quanto eu gostei desse livro. Cinco estrelas e favoritado.

Emi 03/12/2020

O tempo é nosso amigo?
Então, sobre o livro... Eu tenho de falar algo porque não sei se foi um livro que li em um momento errado da minha vida. Eu comecei a leitura assim que a pandemia começou e, no início, tava tudo muito bom, mas com o tempo a leitura ficou muito pesada. Talvez pelo próprio momento.
De qualquer forma, é uma leitura que te faz refletir sobre como o tempo passa, e passa rápido, e como pode ser traiçoeiro. Ou, seu amigo. Isso depende só de você? Só do tempo? Bem, acho que não.

Natália 07/10/2020

A visita cruel do tempo é o nome
Livro confuso?
Sim.
Livro com muitos personagens, em diferentes tempos.
Cada um narrado em uma pessoa diferente.
Ora primeira, ora terceira, ora por slides de powerpoint.

Perdas. Encontros. Nomes. Lugares. Épocas.
É um livro confuso, mas a vida é confusa.
A passagem do tempo é confusa. Principalmente quando olhamos para trás.
“Quem era aquela pessoa mesmo?”
“Onde eu estava quando fiz aquilo?”

Eu li um comentário sobre esse livro que resume bem a essência dele, ‘Não é um livro sobre uma história. Muito menos uma história com começo, meio e fim. São vários meios.’
São vários meios sim, porque são várias vidas. Acaba a vida de um no meio da vida do outro. E assim que segue o mundo.

Jennifer Egan nos envolve na história, em recortes aleatórios da vida, que se cruzam, mesmo que sutilmente.
A cada salto no tempo, a cada novo personagem apresentado, ela nos faz refletir sobre a passagem do tempo.
Até porque, esse é o enfoque do livro. Tempo e consequências. Não o personagem X ou Y.

Jennifer Egan ganhou o prêmio Pulitzer de Ficção em 2011, e outros vários prêmios, com sua história não linear, intrínseca da confusão da vida e do tempo.
E de seus personagens reais, pessoas que estão ao nosso redor, vivendo, ganhando, envelhecendo, lembrando, e, principalmente, esquecendo.

(Resenha publicada originalmente na página "Radialista é o nome")

site: https://www.facebook.com/radialistaeonome/posts/193844712143346

Ocelo.Moreira 23/08/2020

Como uma Colcha de Retalhos
Muito bom, livro escrito com maestria, de um modo ‘diferente’ dos romances tradicionais. O livro se parece realidade, mas é uma ficção.

Uma ficção tão bem construída como uma colcha de retalhos, a que a história é feita pela união de pequenas partes de diferentes situações, em que a autora vai ‘costurando’ a cada página e a cada capítulo.

Ao todo o livro contém 13 capítulos, do qual o capítulo 12 achei interessante e ao mesmo tempo enfadonho. Interessante porque foi o modo que a autora encontrou para nos contar de um jeito breve e peculiar a passagem do tempo...

O que mais gostei no livro além da história, é claro, foi o modo fragmentado em que a mesma foi contada. A cada capítulo nos é apresentado uma parte do todo narrada de maneira individual e às vezes de uma forma própria e pessoal.

Vamos compreendendo a história aos poucos à medida em que nos é revelado por meio dos personagens que foram subdivididos entre os capítulos.

Gabriela 21/08/2020

Leitura incrível!
Um livro que proporciona tantas reflexões sobre o tempo, a vida e as pessoas!
Ao longo da vida, com o decorrer desenfreado do tempo, alguns se arrependem, outros se perguntam como teria sido se fizessem uma escolha diferente, outros desistem no caminho, outros aproveitam maravilhosamente suas novas chances. Muitos podem se surpreender com as surpresas reservadas pelo tempo.
Todo o percurso está conectado, as pessoas e os acontecimentos deixam marcas e se constroem simultaneamente.
Este livro me passa a mensagem de que o tempo é repleto de possibilidades e oportunidades. O destino não está determinado previamente, não está nada fechado e imutável. O caminho vai sendo feito a cada decisão, frente às circunstâncias. E o tempo não para, nada é estático, tudo está em constante transformação.
Adoro como as diferentes histórias, de várias pessoas, em variados tempos e lugares, que estão ligadas e são vistas a partir de diferentes perspectivas, de forma simples, podem nos fazer pensar de maneira tão profunda sobre o tempo.

Nat 16/08/2020

Genial
Li resenhas que diziam ser um livro de contos. Quem interpretou dessa forma, na minha opinião, não captou a essência do livro. Não é um livro sobre uma determinada história, que tem começo, meio e fim. São vários meios! As histórias se conectam através dos personagens. O tempo vem e vai.. como para nós mostrar a sua importância, sua visita cruel na vida de cada personagem. Nos faz refletir. Li no momento certo da minha vida.

Nicole 22/07/2020

3,5 o livro é muito bom, mas o fato de ser como se fossem contos eu não sei se funcionou bem. Gosto como foi mudando os pontos, como a lineariadade foi ignorada, as formas diferentes que ela escolheu. A evolução dos personagens, os pequenos detalhes, ver como as pessoas mudaram por coisas que aconteceram a elas. É um livro sensível, tocante, que faz refletir o que estamos fazendo com o nosso agora, quem nunca vamos deixar de ser.

O único problema que tive foi que em alguns momentos era cansativo, porque todo capítulo tinha que se reacostumar aquele personagem/tempo e em alguns momentos eu não via o ponto de estar ali, principalmente no capítulo final.

Hera 20/07/2020

É aquilo, o tempo simplesmente passa...
É uma reflexão sobre como as personagens percebem a passagem do tempo; e cada personagem tem a sua vez de refletir sobre isso. Não é tão melancólico quanto parece, apesar de alguns capítulos serem, mas no geral tem muita música, viagens, gente de todas as idades com suas fases e crises e um passeio pelas ruas de Manhattan. Recomendo.

Cibele 18/07/2020

Da comicidade à tristeza
Livro incrível. Te faz rir, chorar e ter milhões de sensações diferentes. Super reflexivo. Mas, o mais interessante, construído de forma interessantíssima. Cada capítulo compõe partes das histórias dos diversos personagens, unidos pelos fios invisíveis do destino, ou do karma, ou melhor, da vida. Um livro, sobretudo, que fala sobre as tramas do viver.

Heloisa 14/07/2020

8 ou 80
Pelas resenhas que eu li aqui, o gosto por esse livro é 8 ou 80.
Ou você ama ou odeia. No meu caso eu odiei. Personagens confusos, histórias sem sentido, demorei mais de uma semana pra ler, pq não tinha nenhum apego ao livro. Ponderei várias vezes se abandoná-lo seria o melhor a se fazer, mas a curiosidade para saber onde aquele emaranhado de histórias toscas ia dar. Resultado: em nada. Simplesmente não dá em nada. A crueldade de ter perdido meu tempo lendo este livro.

Ana Paula 13/07/2020

Confuso
Muitos personagens, muitas estórias, muitos capítulos longos... tudo bem que são ligados por um elo em comum, mas muuuuuito, muuuuuito confuso e cansativo pra mim.
Achei que ia ser um negócio filosófico falando sobre o tempo e a nossa vida que é um sopro, e pode até ter sido, mas eu não captei.

luke - among the living. 26/06/2020

De A a Z (não necessariamente nessa ordem).
Ler esse livro foi uma experiência incrível, digo isso pelo caráter experimental da coisa toda.

Capítulos que trafegam entre as eras. De A a T, seguido por C ou P. Recortes aleatórios de vidas aleatórias ligadas por um elo de familiaridade.

Daria uma minissérie interessante feita pela HBO.

???