A visita cruel do tempo

A visita cruel do tempo Jennifer Egan

Resenhas - A visita cruel do tempo

Adélia 27/08/2021

A visita cruel do tempo conta histórias de diferentes personagens que estão conectados, nós fazendo aos poucos entender o quadro geral.
É principalmente sobre a passagem do tempo, as pessoas que encontramos no caminho e também sobre os desencontros.

Marcelo 19/08/2021

Viver por quê?
A visita cruel do tempo reflete sobre a inevitabilidade da vida e da existência humana, por mais difícil que ela se mostre, discutindo sobre como nossas tragetórias moldam quem somos, mesmo que inconscientemente.

O fato é que, por mais imprevisíveis que nossos caminhos sejam, ninguém jamais pode deixar de exercer o autocuidado, seja consigo, seja com o próximo. Mesmo na dor ou na incerteza, a existência continua e nada nem ninguém vai controlar isso.

O livro propõe um grande quebra cabeças, trazendo em cada capítulo recortes de uma trama maior que, ao longo da leitura, vai sendo descortinada. Cada capítulo possui um foco em um personagem diferente (são uma espécie de mini contos) que aos poucos se tornam recorrentes dentro da história, com constantes autorrefêrencias.

Uma mulher de meia idade cleptomaníaca, um ex-astro do rock fracassado, um agente musical em declínio, uma assessora de imprensa confusa, crianças em crise parental... São diversos os pontos de vistas explorados, cujas vozes se alternam entre primeira, terceira e até a incomum segunda pessoa, além de capítulos simulando reportagens jornalísticas e outro contado inteiramente por meio de slides de Power Point.

Isso exige de quem lê uma predisposição à dúvida, ao questionamento, à perguntas sem respostas e, principalmente, ao desprendimento da estrutura tradicional dos romances, já que as características e o desenvolvimento dos personagens vão sendo aprofundandos aos poucos, gerando uma persistente sensação de que algo está incompleto. Na minha opinião, ao terminar o livro, não houve problema algum quanto à isso.

Para além da estrutura, a grande força da obra reside na escrita da autora, que é minuciosa, densa, meticulosa e profunda. Com grandes passagens bonitas e elegantes, ela se mantém sempre no domínio da história, mesmo que às vezes exista a sensação de um aprofundamento excessivo em personagens não tão interessantes, tornando a leitura arrastada em algum momento, comprometendo o ritmo. Mas nada que estrague a experiência.

Não acho que o livro funcione para todos, levando em consideração que não há um grande clímax, mas uma narrativa que, a todo momento, buscar se bastar por si ali mesmo.

Mas a quem gosta de sair da zona de conforto, vale a pena ler. O tempo não vai ser cruel com quem enfrentar Jenifer Egan.

Valentina.Gianola 16/08/2021

Divertidinho, mas esperava mais.
O livro começa muito bem com histórias instigantes e que deixam o leitor curioso e com expectativas sobre os detalhes mencionados e não esclarecidos, mas conforme os capítulos vão passando a narrativa vai perdendo o gás. Como cada capítulo traz um narrador/personagem/ponto de vista diferente, apesar de todos estarem entrelaçados e se complementarem, chega em um ponto que o livro abre histórias que não levam a lugar nenhum. Não que os livros precisem ter um propósito específico, mas parece que a história promete muito para então se perder em rumos não muito interessantes. A melhor parte da narrativa são as conexões entre os personagens e a maneira como um capítulo às vezes "responde" as questões de outro, mas nem sempre isso ocorre e se torna cansativo.

Gostei do capítulo dos slides, mas esperava BEM mais dele. Slides feitos por um personagem irrelevante que não traz praticamente nada de novo e não impacta de nenhuma maneira a história. Me parece que a autora tentou revolucionar pela forma mas esqueceu o conteúdo desse capítulo.

Os personagens parecem ser baseados em estereótipos e não chegam a ser muito profundos, mas isso também não é um problema. Todos eles tem um problema de não aceitação da passagem do tempo, que é um tema comum, mas às vezes o tema era tratado de forma boba, fazendo alguns personagens parecerem apenas imaturos.

No geral, achei o livro divertido de ler, mas promete mais do que cumpre. A melhor parte de fato é o formato e entrelaçamento de narrativas, isso eu achei muito legal e me manteve até o final, mas acredito que isso poderia ter sido feito de uma forma mais interessante.

marianamanzano 05/08/2021

a visita CRUEL do tempo
adorei a forma da autora de escrever e ligar os personagens.
o que mais gostei foi a "indiferença" que senti lendo, como se tanto as coisas boas como ruins da vida tivessem o mesmo peso ao serem contadas. como se o tempo fosse realmente o narrador (!!!)
super diferente de tudo que eu li e com certeza lerei de novo um dia

Karina599 29/06/2021

Forma e conteúdo
Toda a forma do livro traz o conceito que o título traz " A visita cruel do tempo".
No início, há a presença do brilho e decadência dos personagens por volta dos anos 80. Euforia, sexo, rock'n roll, juventude e tudo de vistoso que a acompanha.
Ao longo da história, somos apresentados a novos personagens que vão se conectando através de um pano de fundo musical, gravadoras, bandas, assessores.
Vamos percebendo a cada capítulo a visita desse infame que é o Tempo e como a vida dos personagens vão se degradando aos poucos.
O capítulo do diário dos slides e o último com seu vocabulário de "consoles", "banco de dados", "informação na velocidade da luz" são exemplos de como o livro toma a forma de futuro e os personagens que antes eram jovens, estão agora decrépitos vendo os jovens como eles eram antes: vistosos, dispostos, energéticos e com um brilho que os mais velhos já não tem mais.
O enredo finaliza com o contraponto da velhice e da juventude, terminando onde outrora tinha começado, iniciando novamente o ciclo do tempo: cruel e impiedoso.
Foi uma leitura muito envolvente, com grande profundidade emocional dos personagens. Narrativas diferentes para cada personagem traz uma empatia maior ou menor. Foi possível sentir o tempo passando e como as trajetórias se conectam e completam.
Recomendo bastante.

Edu 20/06/2021

O tempo é irremediável
As histórias que se entrelaçam nesse livro até lembram o filme Crash( vencedor do Oscar) só que melhor. Temos a onisciência da vida inteira dos personagens e percebemos a importância das decisões e do acaso.

A Visita Cruel do Tempo nos coloca em posição de avaliar a vida dos personagens. Podemos julgar suas escolhas sabendo o que vai acontecer no futuro, mas assim é muito fácil.

Ao ver aquelas vidas ordinárias dos personagens, começamos a olhar para as nossas próprias história de vida. Será se estamos errando também? Será que tomamos o caminho certo? Existe escolha certa?

Lemos que "O tempo é cruel" algumas vezes nesse livro e percebemos que ele também nos visita com os mesmos requintes a todo momento e precisamos lidar com isso.

Francine.Rostin 31/05/2021

Um livro onde o protagonista é o tempo
Eu gostei bastante do livro, o fato de não estar em ordem cronológica deixou a leitura mais interessante.
Adorei que os capítulos vão ?puxando? personagens apresentados rapidamente no capítulo anterior, e explorando suas personalidades....sua humanidade.
Um livro bom, sem surpresas, mas muito bem escrito.

stéfanie 23/05/2021

a leitura é realmente fluída e você é abraçada pela narrativa... ao menos no começo. depois de algumas páginas se percebe que a história não vai dar em nada e toda a bagunça cronológica começa a ficar cansativa.
quando terminei o livro vi que as resenhas sempre beiravam os extremos de amor e ódio; eu por outro lado achei ok. não consigo mesmo ver o tempo como protagonista, como dizem, mas entendo quem tenha interpretado dessa forma e amado (e entendo mais ainda que tenha odiado)

Débborah 01/05/2021

Arrebatada
É um dos melhores livros que eu já li. É de uma perspicácia absurda. A sua escrita completamente diferenciada realmente arrebatou minha atenção. Sabe quando você sente que leu um dos livros que você nunca vai esquecer? É como eu me sinto agora. Prêmio Pulitzer mais que justo pra ele.

Presa na dualidade entre querer uma série pra ver as personagens e suas histórias envolventes tomando vida e saber que uma série não retrataria com justiça a escrita de Jennifer Egan, que é um dos, se não o mais importante, elemento que faz o livro ser tão interessante. Tive um mínimo gostinho do que seria viver a experiência desse livro com outros sentidos (a audição, no caso) ao ler o capítulo em slides no youtube, com as músicas citadas tocando ao fundo. Realmente uma experiência.

Já decidi que farei uma releitura dele, bem como também decidi que não vou ler da mesma forma que li agora, e sim ler em ordem cronológica, e com o google aberto do lado pra pesquisar cada pequena referência feita e adentrar ainda mais no enredo.

Queria que mais pessoas lessem. Queria conversar (mais) sobre ele. Espero que com essa indicação isso possa acontecer.

Rodrigo.Yugi 28/04/2021

Uma viagem pelo tempo
O livro nos leva por diferentes histórias que nos fazem viajar através do tempo e que se unem no final de maneira surpreendente.

Carla 28/04/2021

um livro cujo protagonista é o próprio tempo(?)
Egan me conquistou na primeira página e me manteve interessada por seus personagens ao longo de todo o livro, pra me arrebatar com o capítulo final.

Não espere por um livro comum. A escrita de Egan é simples, sem ser simplista. É direta, mas profunda. A narrativa não nos diz como devemos nos sentir. Na verdade a história nos faz, de fato, sentir as emoções junto com o personagem (em dado momento me senti tão nauseada que precisei dar um tempo da leitura).

O livro entrelaça a história de vários personagens, todos igualmente relevantes, todos irremediavelmente humanos e, portanto, belos e terríveis em diferentes medidas de acordo com o momento. Contudo - como entreguei no título da resenha -, é o tempo, para mim, o protagonista da história, o fio condutor da narrativa. É ele quem liga todos as histórias e personagens.

Parece-me que o objetivo da autora não é falar sobre seus personagens em si, mas sim mostrar como o tempo é cíclico, como tudo (re)começa no exato instante em que termina, como o tempo pode nos surpreender, nos quebrar, mas também pode nos curar.

O final, meio distópico, totalmente surpreendente, nos mostra que o sucesso não necessariamente simboliza felicidade e que a vida, ou melhor, o tempo - pode nos colocar novamente no fundo do poço ou no lugar mais elevado do pódio - o que, de qualquer sorte, não durará eternamente.

maga suprema do universo 17/04/2021

legal demais
muito boa a sensação de ler um livro favorito pela primeira vez obrigada jennifer egan

Luise.Lima 01/04/2021

Tempo
O livro me fez refletir sobre como o tempo age sobre as nossas vidas. Eu, como uma jovem sonhadora, vi-me em alguns personagens os quais sempre estavam com várias expectativas sobre a vida e como o destino nem sempre é tão bom com todos, apesar de que muitas vezes ele nós da outros caminhos bons também. A visita cruel do tempo nos diz como nós somos efêmeros e como nós temos um impacto na vida do outro, por vezes algo grandioso, outros, não. Gostei, porém, com vários adendos, algumas historias poderiam ter sido enxutas pois, na minha opinião, não levaram a algum lugar.

Caroline 25/03/2021

Seria uma antologia de contos sobre o tempo?
Eu achei um livro fluido e com escrita e estruturas bastante diferentes de outros livros - pois cada capítulo está em tempo diferente e possui um protagonista diferente e isso me faz achar que é quase uma antologia, rs. Apesar dessa condução diferente, eu achei fácil de ir me situando nas histórias, pois os capítulos vão as conectando por um fio (que sobre e desce e dá voltas, é verdade, mas ainda sim, você vai entendendo a conexão). É bem possível perceber que o título vai soando cada vez mais pesado, à medida que você vai entrando na vida dos personagens, pois o tema comum entre eles é justamente o impacto do tempo na trajetória de todas essas pessoas. É aí que esse livro te pega e te faz refletir sobre sua própria vida e sobre o que o tempo faz com você (e vice-versa).
Como um livro com tantas histórias diferentes, algumas agradam mais, outras menos. Sasha é uma das minhas personagens preferidas, enquanto a história sobre Dolly/Lulu etc, me pareceu meio chatinha (até curto o tema que envolveu a trama, mas não gostei muito dessa parte no livro). Mas todas te fazem refletir. Gostei bastante desse livro.