A visita cruel do tempo

A visita cruel do tempo Jennifer Egan

Resenhas - A visita cruel do tempo

Nathalia 01/03/2022

O tempo como protagonista
O que uma cleptomaníaca, um produtor musical, um músico, um jornalista, uma profissional de Relações Públicas, uma atriz, um jornalista entre, outros personagens, poderiam ter em comum?
A história não é contada de forma cronológica, não há um personagem principal e não há um clímax. Existem algumas conexões entre as personagens mas a principal delas é a eminente ação do tempo sobre suas vidas.

Liiz 18/02/2022

Fui com muita sede ao pote
Fico até mal por não ter gostado tanto deste livro. Ele é premiado e mega elogiado. Fui com muitas expectativas, mas sei lá, não fluiu bem, talvez não seja pra mim. É isso !!

Karen 14/02/2022

Temos nosso próprio tempo
Impossível ler esse livro e não pensar na música da Legião Urbana;
"Todos os dias quando acordo
Não tenho mais
O tempo que passou
Mas tenho muito tempo
Temos todo o tempo do mundo"

Um bom livro, mas sem os exageros do hype em torno da autora, pois tem muita autora contemporânea melhor.
"Seus amigos estão fingindo ser todo tipo de coisa, e o seu dever é chamar sua atenção quanto a isso."

clara 05/02/2022

É uma leitura diferente, com formatos diferentes no meio da história, como um capítulo apenas em PowerPoint e outro em 2? pessoa, fui com muita expectativa por uma recomendação, e acho que aproveitaria melhor essa leitura de fosse sem expectativas nenhuma! O tempo e espaço desse livro são misteriosos, uma hora você está no passado e outra no futuro ou no presente, e mesmo quando você está no passado a autora te dá um spoiler de como será a vida dos personagens no futuro (uma das minhas características preferidas).
Sobre os personagens, muitos deles você pode criar um apego por se ver como um, eu me identifiquei com o Bennie na sua primeira aparição, e logo depois não mais, pq os personagens estão sempre mudando, amadurecendo ou rejuvenescendo (essa característica também é uma favorita)
É um livro em que você pode viajar com reflexões sobre o tempo, ou é um livro em que você simplesmente gostou de ler pelas histórias dos personagens, e como todas as histórias se cruzam, todas elas estão conectadas em algum momento e isso é uma parte muito inteligente e encantadora do livro
Vá sem expectativas, e você terá uma boa leitura!

Mari 28/01/2022

A leitura do livro não me prendeu muito. A narrativa do livro é bem diferente, pouco linear, de modo que as vezes me perdia na leitura e se tornava um pouco confuso processar a história que estava sendo contada.

Caroline.Martins 09/01/2022

A forma que é montada o livro é muito interessante, são histórias que se conectam mas não estão em ordem cronologia e nem se passa no mesmo tempo.
Inclusive tempo aqui é a palavra chave, vemos personagens com diferentes idades, fazendo coisas diversas da vida e principalmente sendo afetados pelo tempo e como lidam com ele (uns bem e outros nem tanto assim kkk).
Mas justamente a falta de ordem e a mudança abrupta de personagens de uma história pra outra me deixou cansada e depois dos 50% os capítulos foram ficando maiores e me deu vontade de abandonar até, terminei com uma satisfação da primeira personagem amarrar tudo no final.
A experiência valeu a pena mas não faria uma releitura.

Cleuzita 07/01/2022

Que livro muito bom!
São tantas camadas, tantos jeitos de entrelaçar destinos, idas e vindas no tempo, que uma leitura só não é o suficiente para alcançar todos os recantos desse livro. O enredo não é o mais importante aqui, embora seja muito bom, mas sim as escolhas narrativas que Jennifer Egan fez. Se você tiver esse livro parado na sua estante, não espere mais, comece a ler hoje.

@wesleisalgado 06/01/2022

Você tem uma personalidade pra quando sua beleza acabar?
Um mosaico muito bem arquitetado onde cada peça (história) se encaixa perfeitamente.

O formato caleidoscópico do livro é fascinante. Onde um coadjuvante de uma história, assume como protagonista em outra, nas idas e vindas temporais. Cada segmento tratando sobre a ação do tempo em cada pessoa, e o conjunto de tudo sendo permeado por música. Fazendo assim o contraste atemporal.

E fui muito divertido, acima de tudo, os encaixes e os personagens se complementando em suas histórias individuais como em grande carrossel temporal. Achei bonito, poético e uma de uma leitura muito fácil. Uma mistura das séries Modern Love encontra The Romanoffs. Recomendo!

Resenha nº 3 do desafio skoob 2022.

Mariana Eleutério 18/12/2021

Terrivelmente americano
É um bom livro - um ótimo na verdade. A estruturação dos capítulos (que parecem contos isolados, em diferentes tempos e situações, porém interligados) é fantástica. Não tenho certeza se outro autor conseguiria.
Porém, acredito que o livro poderia ser mais emocionante do que foi, especialmente tendo em vista o talento do escritor e também o tema tratado. Daqueles livros que você tem de dar dois passos para trás se quiser compreender a história toda.

adjalina.menezes 15/11/2021

Intrigante, instigante e inteligente
Esse livro é um dos mais diferentes que já li. A narrativa constitui várias histórias que se interconectam. Cada capítulo fala de um personagem, em uma época de sua vida, com uma passagem de tempo que pode ser passado, passado, presente ou futuro. Tem um capítulo escrito em gráfico. Tudo isso permeado por referência a bandas de rock, que eu "perdi" por não ser muito ligada no assunto, mas nada prejudica a forma genial de escrita.

Leandro.Galante 13/11/2021

Ao tempo
Personages muito bem elaborados e suas historias que se cruzam e entrelaçam da juventude a idade avançada.

LaAs183 05/11/2021

"O tempo venceu"
História cheia de nuances, com vários personagens que tem suas vidas ligadas por algum acontecimento, tendo o tempo como fio condutor, cruel e inevitável.

Iza Santos 30/10/2021

Gostei do livro mas demorei a me ligar na leitura, no fim as histórias se interlaçam e nos fisga.
Mas foi boa a experiência.

AlexAff 24/09/2021

Proposta interessante, com tons bem melancólicos (em especial na primeira metade do livro), algo que achei excelente e muito bem construído. Acho que se perdeu um pouco no último capítulo, simplesmente pelo leve toque de otimismo que tenta colorir o resto da estória (tiro que sai pela culatra, na minha opinião)

Um problema bem grande, no entanto, foi essa tradução para o português. Horrível, sinceramente. Dá pra perceber bem nitidamente os [muitos] momentos aonde a tradução foi feita sem se preocupar com os muitos significados das palavras (e o leque de possíveis traduções). Merecia uma nova edição pra se livrar dessas máculas

gcpina 18/09/2021

Tempo
333 páginas em 30 dias? mal consigo lembrar dos primeiros capítulos! A narrativa não é vc coesa, os capítulos poderiam ser contos, com detalhes que se cruzam?
Apesar disso, é uma boa leitura, que propõe reflexões interessantes sobre a o efeito o tempo em nossas vidas!