Spare

Spare Prince Harry

Resenhas - Spare

dayakms 25/03/2023

Muita promessa, pouca entrega
Se a ideia do livro era gerar empatia pela situação dele, eu acho que fracassou, pelo menos nas duas primeiras partes. Apesar de reconhecer o difícil que deve ter sido lidar com a perda da mãe, é difícil simpatizar com alguém que reclama de todos os privilégios que teve, mas não abre verdadeiramente mão deles. Além disso, em várias situações, ele comenta acontecimentos muito por cima sem aprofundar em como aquilo realmente causou um impacto na vida dele, fazendo com que seja muito superficial. Acho que teria sido um livro muito mais interessante (e que geraria muito mais empatia) se ele tivesse tomado o tempo e o cuidado de abordar essas questões de maneira mais profunda e pessoal.

Shanna 04/03/2023

O Sobressalente
Achei interessante ler a história do principe Harry na versão contada por ele mesmo. Conhecer outro lado, além daquele que vemos na tv, nos jornais, foi muitas vezes chocante porque mostrava fatos completamente diferentes daquilo que a mídia nos entrega.
Grande parte da história é triste, especialmente a terceira parte, que mostra todo o assédio sofrido pela Meghan.
Praticamente toda a segunda parte fala sobre as histórias de guerra dele, o que achei bem chato. Convenhamos, niguém lê esse livro esperando saber como ele se sentiu na guerra...
Esperava mais revelações, mas gostei da leitura.

Paula Horn 24/02/2023

A maior subcelebridade britânica da história
Não vou dar menos de 5 estrelas pra história de um príncipe que me fez chorar em várias partes.

Foi ele que escreveu? Provavelmente não
Mas quem se importa? Ele ter jogado a família inteira (e a Courtney Cox) no ventilador já me faria dar 5 estrelas.

Termino o livro com um misto de sentimentos. Em algumas partes (principalmente no início do livro) parece que ele está realmente chorando a toa? em outras, realmente a coisa fica séria e criminosa?.

Imagina só ser um ser humano que não pode tomar nenhuma decisão séria sozinho e que é acompanhado igual bicho em zoológico?Desesperador. Ele ter se rebelado e ?saído da caixa? foi a melhor coisa que ele podia ter feito.

A imprensa de tabloides é um câncer e nossa maneira de consumir o conteúdo é o combustível.

Obs: algumas partes (tipo a dele relacionar o creme com a mãe?.) hmmm?. estranho kkkkkk
Paula Horn 24/02/2023minha estante
História do póbi príncipe Harry

Maria 23/02/2023

Gente, eu amei! ?

comecei a ler só pela fofoca, rs, e confesso que achei o começo bem confuso, ele contava umas coisas que eu não entendi a relevância pra construção da historia (a do pen1s eu não entendi ate agora kkkkkk) mas depois eu fui vendo como algo que ele passou/sentiu quando era criança ressoou com algo de quando ele era adulto!

achei INCRÍVEL ver os desfechos de alguma coisas que eram angustias pra ele (como o falecimento da Diana) e como mostrou o quão humano ele é, e quem o Harry realmente é alem de ?principe?! as dores, as conquistas, as tentativas, as derrotas, tudo tudo! vi ele totalmente com outros olhos e to encantada com os pensamentos, com o amor dele pela Megan!!!! - gente ele largou TUDO por ela, meta - a relação confusa com a avó/rainha/chefe, enfim, tudo

fui esperando exposed (que recebi e amei kkk) e sai sendo surpreendida por uma índole que eu não esperava, ele parece realmente ser diferente e especial! pra quem gosta de autobiografia - eu to bem nesse mood ultimamente kkkk - eu SUPER recomendo

Cibele 18/02/2023

Gostei
Adorei essa biografia, deu para sentir pelas palavras o sofrimento e a angústia que é viver na monarquia.

Olivia 12/02/2023

Fofocas na fonte
Eu li a tradução e enquanto literatura é ruim. Pulei capítulos, li com rapidez, pois me importava apenas as fofocas reais e pessoais. Não me interessei pela parte da guerra. É interessante ler sob o ponto de vista do autor mesmo, pensar nele enquanto indivíduo e tentar se colocar em sua pele.

agabipedroso 10/02/2023

Li mais por curiosidade
Cara, é um livro muito bem escrito. A riqueza de detalhes me pegou em vários momentos..

E muitos dos que envolvem Diana, me arrepiaram demais.

Não sei se tenho muito para dizer sobre o livro. Comecei empolgada porque, a princípio, eu tinha me conectado demais com ele e Meg na série da Netflix. Mas confesso que me murchou um pouco o fato de ter sido escrito por um ghost writer. Tudo bem que os fatos foram contados, revisados (e gravados pro audiobook) por ele. Mas ainda assim, fica aquela sensação de ?será que foi esse mesmo o sentimento dele aqui e aqui? Será que ele colocaria nessas exatas palavras??

Enfim, de qualquer forma, ainda repudio muito a mídia maldosa e mentirosa. E: onde o Harry e a Meghan estão, eu tô do mesmo lado.

Dani 10/02/2023

Amo e admiro ainda mais
Tenho certeza de que Diana tem muito orgulho do homem que Harry se tornou. Um livro lindo, sincero, triste, onde Harry fala de suas fraquezas, problemas que enfrentou com a família desde a morte da mãe, as dificuldades no relacionamento com o irmão, e toda a coragem de enfrentar um sistema tão tradicional em busca da própria felicidade. Admirável.

Bia Ribeiro 01/02/2023

Incrível
É sempre muito bom ouvir a história de alguém contada com suas próprias palavras. E ouvir a história do harry é entender muito sobre momentos que futuramente serão históricos. Incrível

Julia.Novaes 30/01/2023

Toda história tem dois lados, e a verdade
A primeira coisa que tenho a dizer é que é perceptível que o Harry não é um "acadêmico", como ele mesmo pontua: a escrita é cheia de floreios, com tentativas de evocar cenários fantásticos que acabam por fatigar o leitor.
Para quem consegue relevar essas características, o texto traz como "recompensa" uma coletânea de histórias reveladoras que ajudam a compreender melhor as várias reeportagens escandalosas sobre Harry e toda a família real. Para quem gosta de fofoca, é um prato cheio!
No entanto, é necessário reconhecer que em várias ocasiões o príncipe não consegue reconhecer seus erros, buscando sempre culpar terceiros: correspondentes da realeza, a imprensa, até mesmo seus traumas.
No geral, uma leitura válida, mas que deve ser considerada no seu contexto: nem sempre temos como identificar de cara a verdade

Lala Fugi 26/01/2023

Eu gostava do Harry
Mas esse livro me fez perceber que ele não enxergue seus privilégios. Ele tem momentos trágicos? Claro, a perda da mãe, a manipulação dos avós e do pai e a competição do irmão são péssimos mas achei muito vitimista.

Lais 25/01/2023

Como avaliar um livro sobre a vida de uma pessoa?
Desde o doc na netflix eu fiquei curiosa pra ler esse livro, curiosa pra saber sobre a vida do Harry pela suas palavras. Eu ri em alguns momentos, fiquei comovidas em outras, principalmente quando ele cita a mãe e me lembrou de quando eu era criança e vi sobre o acidente dela e depois nas aulas de História sobre a família real. Família, acho que é uma palavra que o Harry se questiona durante o livro. Família seria seu porto seguro, mas quando eles precisaram, não tiveram apoio. Meu Deus, esse povo precisa de terapia urgente. No começo eu vi muito uma criança precisando de apoio, amor e carinho que não teve, vi um adolescente querendo externilazar sua dor pro mundo e cometendo erros. Lembro que critiquei ele na época pela roupa nazista e me perguntava como um príncipe com toda a educação que tinha, era tão idiota. Os ataques da imprensa me fez ter agonia o tempo todo, ngm merece viver uma vida assim, o tempo todo vigiada, cercado. Cruzes! Acho q esse livro foi necessário pra ele por seus sentimentos e se mostrae como realmente ele é. Espero que seja um novo ciclo na vida deles, que consigam viver a paz que precisa. Sobre a família ele sempre disse q antes era uma firma. O tempo todo eu pensava: esse povo precisa de terapiaaaa. Acho no fim só fico com dó da Meghan que caiu nesse meio doido, deixou sua carreira e ainda teve que passar por todo esse tormento. A imprensa britânica é racista, família dele se mostra confortável com os ataques e não faz nada pra protegê- la.
Terminei esse livro querendo a monarquia exploda.

Helena 23/01/2023

Fofocas reais (literally)
Que a família real é repleta de fofocas e tretas todos nós sabemos. Que a família real é capaz de fazer qualquer coisa pra manter seus podres fora dos holofotes a gente também sabe e viu (Diana cof cof')

Mas nesse relato pra lá de pessoal, príncipe Harry eleva as fofocas a outro nível. Sensível e sem dó, não teve papas na língua mesmo. Amei, aguardo cenas dos próximos capítulos.