Spare

Spare Prince Harry

Resenhas - Spare

isadmaia 21/01/2023

compreendo esse menino ser todo problemático porém pqp o homem não sabe assumir um b.o e acha que Deus e o mundo são culpados da desgraça dele
nota: dó

Julihma 21/01/2023

Nada que uma terapia não resolva.Será?
Trechos desnecessários sobre a guerra
Floreamentos
E muitas consultas ao Google.
Só serviu pra detestar mais a família Real em seu todo,incluindo o Harry.Que em muitas passagens não passa de um homem infantil, mimado,numa eterna procura de uma figura materna.Ah e a cereja do bolo é que apesar de tudo o que ele passou,ele ainda defende a monarquia.O livro vale pela fofoca,mas vá vê um resumão no YouTube com as mentiras esclarecidas que é melhor.
Lais 25/01/2023minha estante
Eu faço terapia e fiquei feliz de ver q ele faz. A parte da guerra eu achei desnecessária.
Minha conclusão no final foi que a família toda precisa de terapia. Manipulação, relações abusivas de todo canto

clara 21/01/2023

????????
?and to you, reader: thank you for wanting to know my story in my words. i am so grateful to be able to share it thus far.?

Gabrielle162 20/01/2023

Fofoca divertida sobre um bando de desajustados
Se eu não me engano, existe uma cena em The Crown em que o Príncipe Philip, inrerpretado pelo Tobias Menzies, diz para a Rainha Elizabeth (papel da brilhante Olivia Colman) que, para cada membro comum e sem graça da família real, existe um muito mais interessante em contraste: o criminoso ex rei Edward para George VI, a extravagante Princesa Margaret para a Rainha Elizabeth, etc, etc.

Há algum tempo, essa lista ganhou oficialmente mais alguns membros: Harry, Megan e a onipresença de Diana são muito mais interessantes e atraentes do que a família real formada por William, Kate, Charles e Camilla.

A biografia de Harry é a prova disso, porém, (e, se tratando da família real, existem muitos poréns), também é a prova dos muitos problemas que envolvem seu autor e a instituição da qual ele faz parte.

Primeiramente, é preciso comentar que todo o livro foi obviamente escrito por um ghost writer. Mas, muito bem escrito: é uma leitura rápida, envolvente, que tem pedaços muito bonitos - ainda mais se tratando de episódios que Harry teve com a mãe, com a avó, a esposa e os filhos.

Dito isso, uma das coisas que mais me impressionou foi a incapacidade que Harry tem em admitir os próprios erros: ele tem uma desculpa para tudo. Roupa nazista em festa? Culpa do irmão e da cunhada. Festança em Las Vegas e vazamento de fotos sem roupa? Culpa das convidadas. Chega até a ser engraçado como um homem de quase 40 anos não consegue revisitar o passado e simplesmente assumir que errou sozinho.

Ele também não consegue impor suas próprias vontades ou parece ter o mínimo interesse de criar alguma autonomia e sair do controle do pai. Ele nunca se interessa em pesquisar o que pode fazer para mudar sua situação e prefere só fugir. É impossível não achar ridículo algumas histórias que ele conta aqui. Com exceção do momento da morte de Diana, Harry nunca consegue nos fazer sentir pena do pobre menino rico.

O ponto mais interessante do livro é o fato de que Harry reconhece os problemas da família real, mas não reconhece os problemas da instituição família real. Ele reclama da falta de atenção e amor nas gerações da família, reclama de como é relação com a imprensa e o público, reclama de tudo, mas nunca reconhece como a instituição da qual ele faz parte é problemática. Não reconhec em momento algum que tudo o que ele faz parte foi construído em cima de colonização, escravidão, exploração e muitas, mas muitas mortes. Não reconhece que todo o racismo que a esposa passou (e os filhos também) e ainda passa é fruto disso.
Enquanto isso não acontecer, ele será para sempre o menino rebelde que fugiu da família.

Além disso, é muito fácil perceber como Megan foi uma vítima nessa história toda, arrastada para um universo que ela não conhecia sem ensinamento algum, com um marido que não tinha ideia do que estava fazendo.

De resto, boas fofocas da família real e é muito interessante ver como a presença da Diana ainda existe naquela família e incomoda a todos. Ou incentiva, no caso de Harry.
Lais 25/01/2023minha estante
Eu lembro que xinguei ele quando era adolescente quando vi foto da roupa nazista. Cheguei no final querendo q a monarquia se exploda. O irmão dele precisa seriamente de terapia
Acho q foi necessário ele mostrar seu lado e espero q agora ele consiga criar a autonomia q tanto precisa.

Fabiana.Ayumi 17/01/2023minha estante
o último parágrafo kkkkkk arrasou, amiga

Natália 16/01/2023

Achei a leitura incrível! É sempre complicado avaliar biografias, livro de memórias. Mas eu gostei muito dessa, eu sinto muita verdade no Harry e depois de ler é realmente importante que a história seja contada por ele.

Ele conta tudo o que acorreu depois da morte da mãe, como o trauma de sua morte por perseguição da mídia esteve presente em toda a sua vida em diante.

Relata sua vida como parte do exército, que acabei achando pouco arrastado.

Também relata tudo o que rolou até a decisão de deixar os deveres da realeza. Como o constante assédio da mídia, em relação a sua esposa e a falta de apoio de seus familiares.

Sua jornada de altos e baixos até formar sua família e de certa forma se libertar do caos que era viver com os tabloides 24/7 inventando e aumentando situações.
Mateuzinhz 16/01/2023minha estante
Oi pode curtir minha última postagem pfvr

Sarah Warman/ @travelholic_sarah 12/01/2023

Eu comprei o livro e o audiobook. Escutei o audiobook com a narração do próprio Príncipe e amei ele mesmo contando a história da vida dele. O livro é muito bom e forte. Vários momentos tristes desde a morte da mãe dele até os ataques sofridos pela Meghan.
Amei que ele mudou a vida em amor e para proteger a Meghan e os filhos. Que eles sejam felizes e continuem fazendo muito dinheiro e fazendo trabalhos sociais. A Mídia Britânica foi desmascarada e perde a força e credibilidade cada vez mais e isso é muito bom.
Muitas informações sobre ele e Meghan que ele corrigiu e contou a verdade. O livro é super interessante e super recomendo.
Ele doou 1.5 milhões de dólares das vendas para instituição Sentebale, que ajuda pessoas afetadas pelo HIV/AIDS. Ele tb doou 300 mil euros para Wellchild. Cada centavo gasto nesse livro valeu a pena.
Tamires 13/01/2023minha estante
Onde você comprou o audiobook????

Sarah Warman/ @travelholic_sarah 13/01/2023minha estante
Eu moro nos EUA, comprei na Amazon.

Camila 17/03/2023minha estante
Dá pra fazer uma conta na Audible e ouvir o audiobook no período de teste grátis