A Prateleira do Amor: Sobre Mulheres, Homens e Relações

A Prateleira do Amor: Sobre Mulheres, Homens e Relações Valeska Zanello

Resenhas - Prateleira do amor

Aline 05/05/2024

Letramento de Gênero
Livro curto, de linguagem fluida e que explica bastante sobre "mulheres, homens e suas relações", auxiliando na promoção do letramento de gênero.
Para se aprofundar no tema, a autora indica extensa bibliografia, e também a leitura do original "Saúde mental, gênero e dispositivos" (que é resumido nessa edição de bolso).
AliJu 05/05/2024minha estante
Este livro é ótimo!!

amandaleu 04/03/2024

Resenha A Prateleira do Amor
"Em nossa cultura, os homens aprendem a amar muitas coisas e as mulheres aprendem a amar os homens."

Livro esclarecedor sobre os diferentes aprendizados e vivências de homens e mulheres. As elucidações que a autora traz neste livreto sobre as mulheres num mundo patriarcal são inúmeras, mas destaco aqui as principais: mulheres se julgam através do olhar de um homem, tendo sua autoestima validada por ele, e sempre esperando ser a escolhida e não a pessoa que escolhe; têm, desde a infância, exemplos de princesas como Ariel, que se cala em prol do amor, e de Bela, que cuida de um monstro na esperança de que ele se torne belo, mostrando que se sacrificar e cuidar são os papéis principais no nosso enredo; a invisibilização do trabalho doméstico composto esmagadoramente por trabalhadorAs; a importância superestimada de um relacionamento amoroso e como aquelas que decidem seguir solteiras são encaradas de maneira negativa pela sociedade já que "nasceram para amar"; o peso de não dar certo com alguém, sendo o maior fracasso que uma mulher pode ter, reforçando a presença de muitas em relacionamentos violentos, tornando a ideia de permanecer nele como a melhor, e iniciando todos os dias o ciclo de ?consertar? aquele a quem ama, mesmo que isso custe sua vida; a beleza, sendo capital inegociável nesse universo e tendo "avaliações" diferentes para corpos diferentes; a ridicularização de homens que se apaixonam e, por isso, acabam evitando qualquer tipo de envolvimento amoroso, sendo importante a sexualidade ativa, marcada pela quantidade; a satirização de trejeitos tidos como femininos tanto pelos homens heterossexuais quanto pelos homossexuais, já que gays vistos como afeminados são discriminados também pela própria comunidade de que fazem parte.

Valeska Zanello, psicóloga, professora e pesquisadora, é alguém que conheci através da incrível psicanalista Manuela Xavier, e devo dizer que foi um grande achado!

Obra de fácil entendimento e super fluida, consegue nos mostrar a diferença qualitativa e de investimento que o amor romântico tem para mulheres e homens: para elas, é algo identitário, elas nasceram para isso e esse é seu principal objetivo; para eles, é fonte inesgotável de lucro afetivo a qualquer hora, pois sua prioridade são seus próprios projetos e vida.
Fabio 05/03/2024minha estante
Uau, que resenha!!!!
Parabéns, Amanda!????????

Anne554 28/12/2023

Interessante para abrir portas
Como já tenho a felicidade de seguir Valeska no instagram, alguns conceitos já estão na minha mente. Mesmo assim foi interessante ler, parar pra ver as lives etc. É uma ótima porta de entrada para toda mulher conhecer temas muito importantes pra nós
() 13/04/2024minha estante
e para todo homem também!

Luiza 24/06/2023

A prateleira do amor
Um livro que todos deveriam ler, mas em especial, todas as mulheres.

?Na nossa cultura, os homens aprendem a amar muitas coisas e as mulheres aprendem a amar os homens.?
Ray Marina 15/08/2023minha estante
Meu estômago revirou reconhecendo algumas relações que tive nas páginas desse livro...

Jubs 25/05/2024

Que livro!
Deus no céu e Valeska Zanello na terra! Que mulher maravilhosa!
Um livro essencial para compreendermos a sociedade em que estamos.
Eu, como mulher solteira e sem filhos, senti-me abraçada.
Vale a pena ver os vídeos que ela indica ao longo do livro. Faz a gente compreender ainda mais.
Sinceramente? Vou marcar um dia da semana para sempre ver algum vídeo dela e me aprofundar mais no assunto. Como ela disse, é somente através do letramento de gênero que poderemos diminuir os impactos dessa nocividade sobre nós.

Manuelli.Luise 11/01/2023

Importante e didático
Leitura desse livro foi muito importante para entender a origem de tudo que a gente vive hoje. Como o machismo atinge homens e mulheres, deixando os homens presos nas suas emoções e as mulheres presas na condição da inferioridade. Livro didático, cheio de resumos, dicas de vídeos e de conteúdos. Muito completo para quem quero começar a estudar o machismo no mundo. Super indico!

Aila.Nossa 13/01/2023

Valeska necessária
É um livro muito bom sobre a tese da Valeska, a qual já conhecia. Ela conseguiu construir uma narrativa fácil e extremamente acessível sobre esse assunto tão importante que é ? A prateleira do amor? que , resumindo, nos traz como as mulheres são cruelmente categorizadas por homens dentro de um contexto afeto/sexual de acordo com raça, peso, idade e leituras sociais. Tornar acessível uma tese sobre letramento de gênero para outras mulheres foi uma missão que Valeska abraçou e efetuou com maestria. Devolveu , e muito bem, estudos da academia para a sociedade.

Bluedani 20/01/2023

Necessário
Importante para entendermos como as relações homem x mulher se configuram segundo padrões culturais naturalizados, baseados em dispositivos de gênero que dividem, excluem, influenciam e mesmo impõem comportamentos violentos a eles e submissos a elas.

Renatita 26/01/2023

Só não classifico como 5 estrelas porque, apesar de gostar de referências, tinham muitos QR codes para vídeos. E, para mim, isso representa um grande risco para né concentrar e continuar envolvida na leitura.

É importante dizer que se trata de um livro de bolso extremamente necessário! E, mesmo sendo curto, não recomendaria ler tudo de uma vez sem diferir as palavras e sem refletir sobre o que cada capítulo traz.

Fabiola34 01/02/2023

É um livro curto e bem rápido de ler. Eu demorei pq lia pouquíssimas páginas por vez e estava intercalando com outras leituras.
É um bom material pra entender sobre os dispositivos de gênero, mas achei que tratou pouco do conceito da prateleira do amor.

sinara.barrosdelima 17/02/2023

Essa leitura deveria ser obrigatória
De forma simples, Valeska explica sobre como a nossa cultura favorece a violência de gênero. A tese dela é descortinada com explicações em desenhos imagens e vídeos. Acredito que é uma ferramenta essencial para quem trabalha na área, para escolas, meninas e meninos, homens e mulheres. Sério!! Todos nós devemos ler esse livro. Cabe a nós mudar a sociedade é essa cultura de violência. Os livros ajudam nesse sentido.

Daniele.Masotti 23/02/2023

A prateleira do amor
Zanello mostra uma percepção do feminismo. Onde a mulher é coloca na "prateleira" com "preços" e os homens escolhem a que quiserem, julgando por aquilo que acham de perfeição.

Renata 25/03/2023

Que livros, senhoras. Que livro! Acho que todo mundo deveria ler. Independente da idade. Deveria ser obrigatório. É esclarecedor, triste e revoltante, além de necessário.

Natasha Fontan 29/03/2023

Esse livrinho super fácil e didático explica como a cultura vigente molda os padrões de comportamento feminino e masculino.
No contexto histórico da criação da propriedade privada, homens e mulheres passaram a exercer diferentes papéis sociais. Esses papéis se modificaram no decorrer do tempo mas sempre visaram a manutenção desse sistema.
Hoje, ainda carregamos muitos valores atribuídos culturalmente para nos reafirmarmos dentro do que se considera adequado para homens e mulheres.

Submissão, responsabilidade pelo zelo afetivo na relação, o exercício do cuidado (para com os demais), busca incessante pela adequação no padrão de beleza e desejo supostamente exclusivo e monogâmico pelo parceiro são exemplos de valores atribuídos à feminilidade.

Virilidade, busca incessante pelo topo da hierarquia, recusa da destituição do lugar de poder, recusa da sensibilidade e afetividade, naturalização do desejo poligâmico como sendo exclusivo dos homens, objetificação e o descarte de mulheres são exemplos de valores atribuídos à masculinidade.

Valeska Zanello é uma filósofa brasileira FOD@ e seu livro me fez concluir que um dos primeiros passos que podemos dar na construção de um mundo mais justo e melhor pra todo mundo é subverter os valores cultural e socialmente atribuídos aos gêneros.