A Prateleira do Amor: Sobre Mulheres, Homens e Relações

A Prateleira do Amor: Sobre Mulheres, Homens e Relações Valeska Zanello

Resenhas - Prateleira do amor

@mariribe 12/05/2024

Eu amei as reflexões que o livro traz, apesar de não ser aprofundado eu acho que para uma leitura inicial para papéis de gênero muito boa. É bem como a Valeska coloca o primeiro passo é a gente entender os papéis para então começar a problematizar, a única coisa que me incomodou um pouco foi que achei que o livreto termina abruptamente!

Larinha_29 07/05/2024

Mulheres que deram certo
é incrível como a zanello escreveu um livro super didático e leve de ler (li tudo de uma vez) com conteúdo e reflexões muito boas!!!
fala muito sobre a sensação de fracasso ao não ser escolhida por homens

[Ser subjetivada na prateleira do amor torna as mulheres extremamente vulneráveis, visto que, se é necessário "ser escolhida", nem sempre importa tanto quem as escolha.
Isso empodera os homens. Eles são os maiores beneficiários do dispositivo amoroso das mulheres. De certa forma, os homens em nossa cultura já nascem com a certeza de que serão "amados", independentemente de qualquer característica física, mental e socioeconômica do homem?]

[O que faz com que mulheres aceitem qualquer coisa em uma relação não é o amor dedicado a esse ou àquele homem, mas a necessidade de serem escolhidas e validadas como "mulher". Mulheres que "deram certo".]

[No dispositivo amoroso, há uma terceirização da autoestima: o que meninas e mulheres aprendem é que só são desejáveis se houver alguém as desejando.]

Aline 05/05/2024

Letramento de Gênero
Livro curto, de linguagem fluida e que explica bastante sobre "mulheres, homens e suas relações", auxiliando na promoção do letramento de gênero.
Para se aprofundar no tema, a autora indica extensa bibliografia, e também a leitura do original "Saúde mental, gênero e dispositivos" (que é resumido nessa edição de bolso).
AliJu 05/05/2024minha estante
Este livro é ótimo!!

Michelle408 02/05/2024

Minha psi me recomendou a leitura, mesmo discordando de alguns pontos, acho necessário que mulheres e homens faça a leitura desse livro, é de suma importância os tópicos aqui encarados.

Caroline1525 01/05/2024

Ótimo.
Bem introdutório e de leitura simplificada, aborda pontos muito comuns na vivência feminina, contendo alguns acréscimos. Um livro gostoso e rápido.

Bruna 28/04/2024

Vale a leitura e reflexão
Se você nunca leu, debateu e/ou refletiu sobre a origem de alguns comportamentos, este livro pode ser uma porta de entrada.
Com linguagem simples a autora explica sobre a formação dos gêneros e a influencia do ambiente no desenvolvimento dos seres humanos.
Nosso comportamento são reflexos de fatores, alguns mutáveis, se cada um tentar, um dia conseguiremos evoluir.

melzinhols 27/04/2024

Adorei a leitura, me trouxe muitas reflexões, ela foi a ponto nesse livro!!! É muito interessante a construção e a reflexão sobre o dispositivo amoroso

LuizaSabbag 24/04/2024

Necessário
O letramento de gênero é necessário para todas as pessoas, independente de gênero. Traz reflexões e atitudes importantes a serem trazidas a tona na nossa sociedade, tanto na forma de educar, quanto de nos questionarmos. Um livro muito agregador e indispensável para entendemos a realidade em que, infelizmente, vivemos.

babipalhuzi 22/04/2024

Introdução importante
O livro é bem direto e permite ao leitor outras ferramentas que ajudam na compreensão da temática. Apesar de algumas discordâncias teóricas, é um livro interessante para indicar para alguém que não tenha apropriação das discussões de gênero (e seus desdobramentos).

Bruna 19/04/2024

Faz pensar
Esse livreto é uma aula! Valeska nos conduz por momentos históricos e acontecimentos culturais que formaram a humanidade machista que vivemos. Entender como essas relações foram estabelecidas e o quão grave elas são e como estão tão impregnadas no nosso cotidiano é assustador e libertador ao mesmo tempo.

Jennifer.Ernesto 18/04/2024

Prateleira do amor é um livro fortíssimo em que a autora se dispõe a analisar o dispositivo amoroso de homens e mulheres na sociedade e como isso os afetam. Para as mulheres, basicamente é o lugar de ser escolhida, e de acordo com as suas características físicas, a elas são relegadas lugares numa prateleira afetiva.

Lud 14/04/2024

Leitura curtinha, mas muito interessante. Traz reflexões super importantes sobre o que é esperado de homens e mulheres, muitas coisas tendo sido construídas com o tempo pela sociedade. Gostei muito.

Bruna 07/04/2024

Esse livro é a melhor forma para entender como, independente do tipo, os relacionamentos são ditados culturalmente e que, querendo ou não, a autoestima da mulher é moldada de uma forma que nos prejudique sem termos o discernimento de que isso esteja acontecendo.

Honestamente? É cansativo demais viver nessa prateleira (do amor), mas vida que segue?

rayssa.almeida 06/04/2024

Já queria ler esse há um bom tempo! tomei vergonha na cara e comprei? me arrependo de não ter comprado antes!

Giu 05/04/2024

Eu fico muito triste quando eu vejo mulheres lendo livros como Bíblia e Feminismo, ou Feminilidade Radical etc etc ou pseudo intelectuais que nada entendem de intelectualidade que falam mal sobre os estudos de gênero, violência e sexualidade, e ignoram esse livro. esse livro é perfeito, aborda estudiosas como Butler e de Beauvoir no contexto brasileiro, entendendo que todo estudo seja qual for, ao ser aplicado, deve ter em mente o entendimento social presente e regional.
amo essa autora. amo o livro. ele é de fato um guia de bolso.