A Prateleira do Amor: Sobre Mulheres, Homens e Relações

A Prateleira do Amor: Sobre Mulheres, Homens e Relações Valeska Zanello

Resenhas - Prateleira do amor

Cristina.Pansarelli 07/03/2024

Academico
Um livrinho academico bem facil. otimo para o letramento de meninas e mulheres sobre os varios tipos de violências e os nunces das relações.

Sabrina758 06/03/2024

Esse livreto, como a autora chama, transcende as suas poucas páginas. O que foi feito aqui é lindo e merece reconhecimento por ser um verdadeiro projeto, um pontapé no letramento de gênero. É um livro que pretende ser o começo, gerar interesse nas temáticas, e faz isso muito bem.

O cuidado com a linguagem e a didática para alcançar um público amplo, a diagramação, os exemplos dados, bem como as ilustrações, o resumo ao final de cada capítulo e os QR code com recortes de palestras e lives no YouTube para complementar o texto, é imperdível. Toda a minha admiração pela Valeska que, na minha humilde opinião, é uma das maiores psicólogas pesquisadoras do país.

Pra quem estuda gênero e feminismo, vai se deparar com questões familiares aqui, mas a autora também apresenta conceitos novos e que ela mesma desenvolve pesquisas há anos. Esse livro é um resumo do "Saúde mental, gênero e dispositivos" e faz um paralelo incrível entre os tópicos com um poder de síntese sem igual.

É um livro pra ler, reler, presentear e indicar para todo mundo, pela sua facilidade de compreensão de temas tão importantes e inerentes a nossa realidade.

amandaleu 04/03/2024

Resenha A Prateleira do Amor
"Em nossa cultura, os homens aprendem a amar muitas coisas e as mulheres aprendem a amar os homens."

Livro esclarecedor sobre os diferentes aprendizados e vivências de homens e mulheres. As elucidações que a autora traz neste livreto sobre as mulheres num mundo patriarcal são inúmeras, mas destaco aqui as principais: mulheres se julgam através do olhar de um homem, tendo sua autoestima validada por ele, e sempre esperando ser a escolhida e não a pessoa que escolhe; têm, desde a infância, exemplos de princesas como Ariel, que se cala em prol do amor, e de Bela, que cuida de um monstro na esperança de que ele se torne belo, mostrando que se sacrificar e cuidar são os papéis principais no nosso enredo; a invisibilização do trabalho doméstico composto esmagadoramente por trabalhadorAs; a importância superestimada de um relacionamento amoroso e como aquelas que decidem seguir solteiras são encaradas de maneira negativa pela sociedade já que "nasceram para amar"; o peso de não dar certo com alguém, sendo o maior fracasso que uma mulher pode ter, reforçando a presença de muitas em relacionamentos violentos, tornando a ideia de permanecer nele como a melhor, e iniciando todos os dias o ciclo de ?consertar? aquele a quem ama, mesmo que isso custe sua vida; a beleza, sendo capital inegociável nesse universo e tendo "avaliações" diferentes para corpos diferentes; a ridicularização de homens que se apaixonam e, por isso, acabam evitando qualquer tipo de envolvimento amoroso, sendo importante a sexualidade ativa, marcada pela quantidade; a satirização de trejeitos tidos como femininos tanto pelos homens heterossexuais quanto pelos homossexuais, já que gays vistos como afeminados são discriminados também pela própria comunidade de que fazem parte.

Valeska Zanello, psicóloga, professora e pesquisadora, é alguém que conheci através da incrível psicanalista Manuela Xavier, e devo dizer que foi um grande achado!

Obra de fácil entendimento e super fluida, consegue nos mostrar a diferença qualitativa e de investimento que o amor romântico tem para mulheres e homens: para elas, é algo identitário, elas nasceram para isso e esse é seu principal objetivo; para eles, é fonte inesgotável de lucro afetivo a qualquer hora, pois sua prioridade são seus próprios projetos e vida.
Fabio 05/03/2024minha estante
Uau, que resenha!!!!
Parabéns, Amanda!????????

Cintia.Ferreira 01/03/2024

É um livro rápido sobre gênero
A autora escreve de forma clara e didática sobre o modo como os comportamentos dos homens e das mulheres são construídos através da influência da cultura, capitalismo e a influência do meio familiar.

Delrey 28/02/2024

Letramente de Gênero
Terminei essa obra prima agora. Um livro curtinho em tamanho, porém em conteúdo é gigante. Muito bom para aqueles que querem se aprofundar no tema sobre o letramento de gênero.
Abriu os meus olhos sobre muitas coisas que muitas vezes passamos e não sabemos como reagir, e daí vemos que tudo é uma construção.

Anna2892 25/02/2024

Boa leitura para mulheres, mas crucial para os homens
O livro aborda os dispositivos e tecnologias de gênero de maneira bem didática e introdutória. Para quem já tem familiaridade, pode parecer um livro simples, mas é um ótimo trabalho da autora em explicar discussões acadêmicas sobre gênero.

Acho um importante livro para ser lido por homens como uma forma de reflexão sobre esse tema.

?Em nossa cultura, os homens aprendem a amar muitas coisas e as mulheres aprendem a amar os homens?

Stefanny.Lopes 22/02/2024

Necessário
Livro extremamente importante, necessário, atual e pertinente. Fazer a leitura desse livro é fomentar a discussão sobre gênero, saúde mental, sociedade e mil outras questões que nos atravessam.

Rodolfo 22/02/2024

Por um letramento de gênero !!
Um livro "de bolso" simplesmente necessário. A autora retrata o funcionamento social baseado no conceito de gênero e mostra como o machismo é constituído como base sólida na nossa sociedade. Os efeitos disso são assutadores, em especial para as mulheres que se veem reduzidas a objetos sexuais.
Simplesmente Leia !!

Ana Júlia CZ 21/02/2024

Pra quem já acompanha o trabalho da Valeska Zanello não tem grandes novidades, mas é um livro extremamente didático para qualquer pessoa que esteja buscando entender melhor as questões de gênero.

Cristiane 20/02/2024

A prateleira do amor
Livro essencial. Nós mulheres somos avaliadas pelos homens e por outras mulheres de acordo com a nossa aparência, idade, etc
Papéis que são considerados femininos, na verdade foram construídos socialmente.

Jessica1248 19/02/2024

Adorei esse livro! Não imaginava que terminaria tão rápido, mas a autora escreve de forma fluida e fácil de acompanhar, resumindo no final de cada capítulo a síntese de cada assunto. É quase um manual, porque pontua ponto a ponto a socialização envolta nos processos de amar e se constituir enquanto homem ou mulher na sociedade e como essa percepção molda as nossas individualidades e os nossos relacionamentos. Em suma, molda a forma como enxergamos o amor e somos esse amor na prateleira. Traz questões sobre gênero a serem pensadas e debatidas, assim como apresenta possíveis soluções para os problemas encontrados.

Lua ð 15/02/2024

Com certeza esse livro vai para minha lista de favoritos desse ano. E com certeza, existe uma versão minha antes e depois de ler ele. Sendo a versão que vem depois bem melhor.
É um livro curto e acessível, tornando a leitura muito fluída. Que nos ajuda a entender o que significa ser mulher atualmente, e principalmente o quanto alguns comportamentos e violências são naturalizados. E o quanto ainda precisamos caminhar enquanto sociedade para desnaturalizá-los.

Cintia.Peruci 10/02/2024

A prateleira
A Dra. Valeska é excelente em seus pontos e é maravilhoso ouvi-la falar sobre como funciona essa tal "prateleira". O livro é super didático e acessível, qualquer pessoa fora do ramo da psicologia consegue ler e aprender. Além do livro, temos códigos qr codes para que a gente tenha acesso a vídeos dela explicando o texto. Estou tendo uma visão diferente da minha vida como mulher, achei o livro necessário e o mundo seria um pouquinho melhor se todos lessem-no.

juliapassos14 10/02/2024

Todo mundo deveria ler esse livro. Homens, mulheres, todxs.

O livro aborda os principais mecanismos envolvidos na cultura da objetificação sexual feminina. Muito claro, sucinto e importante.

Li com lágrimas nos olhos

NatiGobbi 08/02/2024

Sabe quando a gente sabe?
Só que a gente sabe só pq sente e não pq leu um estudo e tal e coisa. Ler isso é dolorido demais, mas entendo que tudo o que nos esclarece em certo ponto também nos machuca. É por isso que aquele ditado da ignorância ser uma bênção é tão verdadeiro. Agora, eu preciso citar que é chocante que algumas leis e direitos da mulher existam há tão pouco tempo. E entender de onde veio toda essa misoginia me embrulha o estômago. Isso acontece pq eu sei o quão enredado está a concepção de gênero ao sistema econômico que vivemos e dá um desânimo em buscar a mudança. Divaguei aqui, mas a nota que eu dei pra essa leitura já diz o quanto eu gostei, né?