A Prateleira do Amor: Sobre Mulheres, Homens e Relações

A Prateleira do Amor: Sobre Mulheres, Homens e Relações Valeska Zanello

Resenhas - Prateleira do amor

Bárbara 10/09/2023

Educativo
Gostei? Gostei. Sem dúvida, traz informações pertinentes à toda sociedade. No entanto, para quem já tem contato com esse tipo de discussão há algum tempo, não traz muitos assuntos novos ao debate sobre violência de gênero e machismo. Não desmerecendo o livro nem a autora, até porque ela própria destaca que o livreto é uma adaptação de um livro mais extenso dela — o qual, certamente, se aprofunda mais nas questões abordadas nesta obra.

No mais, achei interessante o conceito da "prateleira do amor" — novo para mim — e a reflexão sobre como as mulheres são "escolhidas" pelos homens, bem como o fato de o nosso valor estar atrelado a ter ou não um relacionamento. Por mais consciente que você seja dessas dinâmicas, isso não a impede de ser refém delas.

Ludmilla 09/09/2023

Se eu tivesse que listar os livros que mais impactaram o meu cérebro esse ano, este estaria entre eles. Estudar sobre os impactos das construções sociais de gênero na vida das mulheres é extremamente importante.

juliqueroubavalivros 27/08/2023

Esse livro é um serviço público à sociedade
Um livro necessário, tanto para mulheres, quanto para homens. Uma leitura rápida, porém didática, de como as relações de gênero esperadas pela sociedade adoecem a todos.
Gostaria de ter lido esse livro na minha adolescência. Com certeza, teria me poupado (totalmente ou parcialmente) de muitas situações difíceis.

Thally 26/08/2023

Prateleira do amor
Um livreto que traz um olhar feminista, o contexto sócio histórico cultural em que a mulher é inserida, julgamentos e preconceitos que vivem.
Uma desconstrução necessária de algumas visões já impostas pela sociedade.
Temas como violência e autoestima são abordados de maneira sensacional!

Ana 16/08/2023

Jogando luz nas dinâmicas ocultas
Livro excelente sobre letramento de gênero. Acompanho o trabalho da Valeska há um tempo e as contribuições dela nessa área são essenciais. Esse livro é um resumo do livro dela "Saúde Mental, Gêneros e Dispositivos", que é uma leitura mais densa. Esse é um livro curtinho, bem explicativo, de fácil compreensão. Valeska consegue puxar pra atualidade e pro nosso país (importante, visto que nosso contexto não é um europeu nem o americano) o que significa ser mulher/homem e o que é esperado de cada um no momento que se descobre o sexo biológico. Escancara dinâmicas culturais de relacionamento, leva o assunto de "o que é amor" pra outro patamar. Como falar de "amor líquido" quando as relações são claramente desvantajosas pra uma das partes? Não tem como falar de relacionamento ou mesmo amor romântico sem antes entender o que é performance de gênero e o que é culturalmente esperado de cada parte.

Luis Felipe S. Correa 14/08/2023

Rápido e bastante educativo.
Leitura super rápida, com ares de folder informativo. Ainda assim, o livro consegue ser bastante interessante e proporcionar um reajuste cognitivo bem forte em relação aos papeis de gênero. Devo destacar dois conceitos desconhecidos para mim e que me surpreenderam, que são a performance de gênero e a terceirização da autoestima.
O livro não pretende ser um guia definitivo sobre as discussões sobre gênero e papéis de poder, mas um norteador para um conhecimento mais aprofundado.

Marcia.Santos 02/08/2023

Letramento de gênero
Simplesmente incrível, livro de fácil leitura e compreensão. O livro é um resumo do livro Saúde mental, gênero e dispositivos, cujo desejo da autora era de colocar em poucas páginas as ideias principais do livro. O tema central do livro é letramento de gênero, de acordo com a autora "A composição deste livro foi planejada de forma a deixá-lo o mais didático possível, usando, também, as tecnologias hoje disponíveis. Nesse sentido, o(a) leitor(a) encontrará, além do texto, várias indicações para que assista vídeos no YouTube e leia artigos, de modo a aprofundar os tópicos abordados. Não os assistir não coloca em risco a compreensão dos temas; por outro lado, assisti-los, além de ajudar a fixação da aprendizagem, abrirá outras reflexões, decorrentes do conteúdo apresentado, (Zanello, p 7, 2023)

Manu 18/07/2023

O livro é uma espécie de "resumo" do livro Saúde mental, gênero e dispositivos da própria autora. Ela divide em quatro capítulos perpassando por temas extremamente necessários a nossa compreensão sobre gênero, relações e suas imbricações no nosso cotidiano. Como a própria autora indica, ela se propõe a trazer neste livro as principais ideias discutidas no livro supracitado. Sendo assim, se você pretende ler o outro livro, esse é um degrau para compreender de maneira facilitada o outro, até porque, a leitura é bem fluída e compreensível. Dá para ler numa sentada. Discutir gênero na nossa sociedade não tem sido uma tarefa fácil, principalmente, por conta dos vários equívocos em torno do tema. Mas a autora consegue discorrer de forma direta e explícita dobre o assunto. Vale a pena a leitura.

Luciana 15/07/2023

?em nossa cultura, os homens aprendem a amar muitas coisas e as mulheres aprendem a amar os homens.?

Zanello faz um letramento de gênero que escancara o quanto mulheres são prejudicadas pela prateleira do amor.

leitura didática, fluida e super rápida.

Kauane.Almada 07/07/2023

Todas as mulheres precisam ler esse livro
Esse livro é super claro e objetivo, me mostrou muitas coisas que estão escancaradas nas relações binárias que eu nunca tinha observado de forma crítica. Me fez questionar muitos dos meus comportamentos como mulher. Livro maravilhoso

Luiza 24/06/2023

A prateleira do amor
Um livro que todos deveriam ler, mas em especial, todas as mulheres.

?Na nossa cultura, os homens aprendem a amar muitas coisas e as mulheres aprendem a amar os homens.?
Ray Marina 15/08/2023minha estante
Meu estômago revirou reconhecendo algumas relações que tive nas páginas desse livro...

Lia 11/06/2023

Leitura Necessária
"Este livro de bolso é um projeto antigo. Desde que escrevi Saúde Mental, Gênero e Dispositivos, nutria o desejo de colocar em poucas páginas as ideias principais do livro. Isso por dois motivos: primeiro, para facilitar o acesso do maior número de pessoas ao conteúdo ali desenvolvido, sobretudo professores, educadores em geral, pais, profissionais da saúde (incluindo a saúde mental) e curiosos; segundo, para chegar de uma forma mais direta e clara, sobretudo, em mulheres que estão passando ou passaram por relações abusivas e violentas."

Leiam e indiquem esse livro. Ele é super didático, claro e traz informações muito importantes para homens e mulheres.

Peleteiro 31/05/2023

A prateleira do amor é uma espécie de resumo para o grande público da principal obra de Valeska Zanello, "Saúde Mental, Gênero e Dispositivos: Cultura e Processos de Subjetivação", entretanto, embora se proponha a ser didático e mais superficial, não deixa de ser um livro preciso e denso (mesmo tendo uma linguagem acessível). Obra importantíssima para o presente tempo. Li rapidamente, por ser um livro curto, mas, por ter lido por curiosidade e não para estudar o assunto a fundo, não achei que ficou faltando nada.

Aline 29/05/2023

Questione-se!
O 'pocket book' A Prateleira do Amor- Sobre Mulheres, Homens e Relações,  Valeska Zanello traz questionamentos interessantes a respeito das condutas de gênero na sociedade. A abordagem é  de cunho reflexivo e crítico.

A exposição dos temas acontece na escrita e no compartilhamento de vídeos e lives disponibilizados por QRCode. A linguagem é acessível, simples e bem objetiva. Com exemplos claros, é possível relacionar os comportamentos pré-estabelecidos entre os sexos feminino e masculino não só na rotina atual, bem como no fortalecimento destes em recursos  audiovisuais; em músicas - principalmente, o sertanejo; em padrões de beleza, etc.

Vale a pena ler, repensar sobre o modo como as coisas têm acontecido e se responsabilizar por parte delas.

Melina.Grill 14/05/2023

Um livro necessário para questionarmos os atuais padrões de relacionamento. Além de esclarecer para as próprias mulheres a normalização de diversas situações pelas quais jamais deveríamos passar.