A Prateleira do Amor: Sobre Mulheres, Homens e Relações

A Prateleira do Amor: Sobre Mulheres, Homens e Relações Valeska Zanello

Resenhas - Prateleira do amor

melzinhols 27/04/2024

Adorei a leitura, me trouxe muitas reflexões, ela foi a ponto nesse livro!!! É muito interessante a construção e a reflexão sobre o dispositivo amoroso

LuizaSabbag 24/04/2024

Necessário
O letramento de gênero é necessário para todas as pessoas, independente de gênero. Traz reflexões e atitudes importantes a serem trazidas a tona na nossa sociedade, tanto na forma de educar, quanto de nos questionarmos. Um livro muito agregador e indispensável para entendemos a realidade em que, infelizmente, vivemos.

babipalhuzi 22/04/2024

Introdução importante
O livro é bem direto e permite ao leitor outras ferramentas que ajudam na compreensão da temática. Apesar de algumas discordâncias teóricas, é um livro interessante para indicar para alguém que não tenha apropriação das discussões de gênero (e seus desdobramentos).

Bruna 19/04/2024

Faz pensar
Esse livreto é uma aula! Valeska nos conduz por momentos históricos e acontecimentos culturais que formaram a humanidade machista que vivemos. Entender como essas relações foram estabelecidas e o quão grave elas são e como estão tão impregnadas no nosso cotidiano é assustador e libertador ao mesmo tempo.

Jennifer.Ernesto 18/04/2024

Prateleira do amor é um livro fortíssimo em que a autora se dispõe a analisar o dispositivo amoroso de homens e mulheres na sociedade e como isso os afetam. Para as mulheres, basicamente é o lugar de ser escolhida, e de acordo com as suas características físicas, a elas são relegadas lugares numa prateleira afetiva.

Lud 14/04/2024

Leitura curtinha, mas muito interessante. Traz reflexões super importantes sobre o que é esperado de homens e mulheres, muitas coisas tendo sido construídas com o tempo pela sociedade. Gostei muito.

Bruna 07/04/2024

Esse livro é a melhor forma para entender como, independente do tipo, os relacionamentos são ditados culturalmente e que, querendo ou não, a autoestima da mulher é moldada de uma forma que nos prejudique sem termos o discernimento de que isso esteja acontecendo.

Honestamente? É cansativo demais viver nessa prateleira (do amor), mas vida que segue?

rayssa.almeida 06/04/2024

Já queria ler esse há um bom tempo! tomei vergonha na cara e comprei? me arrependo de não ter comprado antes!

Giu 05/04/2024

Eu fico muito triste quando eu vejo mulheres lendo livros como Bíblia e Feminismo, ou Feminilidade Radical etc etc ou pseudo intelectuais que nada entendem de intelectualidade que falam mal sobre os estudos de gênero, violência e sexualidade, e ignoram esse livro. esse livro é perfeito, aborda estudiosas como Butler e de Beauvoir no contexto brasileiro, entendendo que todo estudo seja qual for, ao ser aplicado, deve ter em mente o entendimento social presente e regional.
amo essa autora. amo o livro. ele é de fato um guia de bolso.

HeloAse5 30/03/2024

Toda mulher precisa ler esse livro pra entender o quanto a nossa forma de se relacionar é cultural. E de como a nossa autoestima é moldada culturalmente para que esse sistema funcione dessa forma. Enfim, nada é por acaso. E como nós mulheres somos prejudicadas nessa cultura é assustador. Enfim , não sei mensurar o quanto esse livro é importante. Livro curto e de fácil entendimento. Perfeito.

@tuoliveira. 30/03/2024

Letramento de gênero
Com certeza este livro deveria ser leitura obrigatória no ensino médio! A linguagem acessível e a forma como a autora explica sobre os processos culturais de subjetivação, as tecnologias de gênero e os dispositivos amoroso, materno e de eficácia de uma forma didática e fácil de compreender.

@Estantedelivrosdamylla 28/03/2024

Pequeno, mas potente
A prateleira do amor já pode ser considerado um livro de cabeceira, saio indicando ele para todas as pessoas que conheço e não poderia ser diferente. Com uma abordagem didática e de fácil compreensão, a autora Valeska Zanello expõe as construções socioculturais do "ser homem e ser mulher" na nossa sociedade.

Levando em conta que já havia lido alguns livros relacionados ao movimento feminista e à teoria maternalista, este livro me possibilitou fazer um link com essas outras temática e me aprofundar ainda mais nesses assuntos.

Me sinto uma pessoa mais esclarecida sobre o meio que me cerca, e creio que livros como esse são grandes aliados na construção de uma sociedade mais igualitária.

site: https://www.instagram.com/estantedelivrosdamylla/

Carolina.Cosas 24/03/2024

O livro não se propõe a trazer profundidade aos temas que compreendem o gênero e o papel social dele, sob o ponto de vista da mulher.

Promove reflexões rasas sobre situações em que há um movimento de opressão ao feminino, mas que não trazem nenhuma supresa ou insight revolucionário sobre o tema.

O livreto, como a autora por vezes descreve, me pareceu uma tese de dissertação com incontáveis e infindáveis notas de rodapé e referências bibliográficas formatadas em ABNT.

Por vezes a autora se aprofunda (e até desenha!) situações comuns do dia-a-dia em busca de ilustrar conceitos, mas acaba por mostrar o óbvio deixando de aprofundar em questões muito mais valiosas como as conceituações da ?casa dos homens? ou do papel maternal da mulher no contexto social.

Sinto que gastamos linhas demais reiterando e explicando situações cotidianas e tratamos de forma extremamente superficial aqueles termos e conceitos mais densos que são necessários para compreensão e que são até mais interessantes ao leitor.

Por outro lado, o livro contém boas catch frases que explicam o frenesi por trás da leitura. A frase de destaque que ressoa em mim após a leitura, é a que encerro essa resenha: ?Na nossa cultura, homens aprendem a amar muitas coisas e mulheres aprendem a amar os homens?.

Fernanda.PantaleAo 22/03/2024

Primeros passos no estudo de gênero
Um excelente livro para quem quer começar a estudar sobre questões de gênero, não apenas para defesa das mulheres.

Jéss 14/03/2024

A prateleira do amor
Já tinha lido o livro ?Saúde mental, gênero e dispositivos? e esse é basicamente um resumo do que está escrito nele. A autora fala sobre letramento de gênero, sua importância, além de apresentar os dispositivos amoroso e materno (nas mulheres) e da eficácia (nos homens). Fala também sobre violência contra as mulheres e possíveis caminhos para combatê-la.