A Prateleira do Amor: Sobre Mulheres, Homens e Relações

A Prateleira do Amor: Sobre Mulheres, Homens e Relações Valeska Zanello

Resenhas - Prateleira do amor

Anne554 28/12/2023

Interessante para abrir portas
Como já tenho a felicidade de seguir Valeska no instagram, alguns conceitos já estão na minha mente. Mesmo assim foi interessante ler, parar pra ver as lives etc. É uma ótima porta de entrada para toda mulher conhecer temas muito importantes pra nós
() 13/04/2024minha estante
e para todo homem também!

Katharina.Pedrosa 25/12/2023

Fundamental para o letramento de gênero
Necessário para entender o que significa ser homem e ser mulher nos dias atuais. E de maneira muito didática, a autora conecta situações reais com comportamentos normalizados por mecanismos de controle: o corpo das mulheres como capital simbólico e cultural, a rivalidade feminina e o que está por trás do silêncio das mulheres e dos homens.
"Na nossa cultura, homens aprendem a amar muitas coisas e mulheres aprendem a amar os homens.".

Julia.Dani 25/12/2023

A prateleira do amor
Com uma linguagem acessível e com diversos recursos educativos, a autora consegue sintetizar conceitos complexos de uma maneira bem didática e acessível! Por mais que eu nunca tivesse ouvido falar sobre a teoria da prateleira do amor, compreendi que estou imersa nisso, assim como todas ao meu redor. Compreender os mecanismos por trás disso, e mudá-los, é fundamental para a sociedade como um todo.

Geanne 24/12/2023

Livro para TODOS E TODAS
Uma leitura importantíssima no contexto contemporâneo, realiza sua proposta de letramento e de trazer conceitos chave para a discussão sobre gênero numa linguagem o mais acessível possível. Essencial para as discussões e reflexões cotidianas sobre gênero!

Bi Bueno 22/12/2023

A Prateleira do Amor
?Em nossa cultura, os homens aprendem a amar muitas coisas e as mulheres aprendem a amar os homens.?
Por uma educação que promova letramento de gênero! Fundamental para qualquer idade!

nay.gba 21/12/2023

Livro de Bolsa
Este livreto é uma reescrita de outro trabalho maior e mais completo da autora. Ela criou esta versão para que o assunto seja acessível. E foi.

Em poucas páginas temos um resumo muito importante do que é a construção da mulher sob ponto de vista histórico, econômico e social. Há QR code para vídeos e uma extensa bibliografia.

Minha observação fica apenas pra a linguagem acadêmica e rebuscada. Uma revisão para a linguagem casual acessaria mais adolescentes e jovens.
É nítido que há muitas pesquisas por trás do que Valeska conceitua, mas nada reitera mais a sua linha de raciocínio do que as violências que vivemos diariamente.

Mulheres, leiam e botem os homens pra prepararem a ceia! ?

júlia 18/12/2023

Leitura obrigatória para meninas e mulheres :) simplesmente uma síntese de um conhecimento essencial para melhor compreensão do patriarcado e certamente libertadora para entender a misoginia como instituição e instrumento global, e assim sair de um lugar passivo da tal ?estante?.

Mariana113 11/12/2023

Didático, real e crucial.
"Isso não significa que a relação amorosa, seja qual for, não possa ser valiosa, mas é importante construir a ideia de que ela não é pré-requisito essencial para meninas e mulheres poderem se realizar e fruir de suas vidas. E, sobretudo, que uma relação amorosa é uma opção que vale a pena se ela for boa e fizer bem. Ou seja, ficar bem sozinha (sem uma relação romântica) também existe como opção." (p. 88)

Leitura obrigatória principalmente para nós, mulheres. É um livro curto, mas muito bem escrito e realista. A autora traz ilustrações, referências históricas, dados... tudo isso para deixar ainda mais claro e fluido para o leitor.
Ao passo que vamos lendo, vamos tomando consciência dessa dinâmica tão latente e cruel em nossas vidas. Em contrapartida, vamos tendo mais discernimento e "viradas de chave" tão importantes para poder ter mais noção e autoconsciência nos relacionamentos diante dessa realidade.
Indico muito!!!!

Vit 15/11/2023

"Em nossa cultura, os homens aprendem a amar muitas coisas e as mulheres aprendem a amar os homens [...] Enquanto as mulheres investem grande parte de sua energia e preocupações na relação, homens investem em seus próprios projetos e vidas."

Livro bem curtinho e muito importante! Aborda a discrepância da visão da sociedade sobre as mulheres e os homens, focando principalmente na objetificação sexual. Leitura que promove muitas reflexões principalmente sobre relacionamentos. Recomendo muito!

AliJu 11/11/2023

No capitalismo, a diferença foi traduzida em desigualdade
Todos precisam ler este livros!
Mas sim, ele é especialmente necessário para todas nós, mulheres!
Leiam para ontem, é curto, simples e direto.
E se prepare, pois sua visão de muitas coisas irá mudar, ou até se fortalecer e reafirmar, caso sua visão já seja feminista.

É triste vermos que mesmo estudando e sabendo os mecanismos, não há como nenhuma pessoa evitar inteiramente de cair nessa teia tóxica do sistema, especialmente durante a infância e desenvolvimento pré-adulto.
O que nos resta é muita terapia, e esperar que a maturidade e o conhecimento nos levem a fazer um mundo melhor para as próximas gerações, baseando-se na maneira que iremos introduzir as crianças aos mesmos inevitáveis mecanismos, e assim eles podem estar mais preparados para não serem tão prejudicados ao longo da vida.

PQN 25/10/2023

Necessário
Este livro é extremamente necessário para que possamos compreender melhor nossa sociedade e porque agimos de determinada forma. Com uma escrita dinâmica e didática, a autora consegue mostrar ao leitor uma forma mais consciente de se ver o mundo. TODOS DEVERIAM LER!

Se você não leu, LEIA IMEDIATAMENTE!

Carol 24/10/2023

Não ficção
Esse livro trata das questões de construção de gênero, feminismo e violência contra a mulher. Além de bem escrito, possui indicação de vários conteúdos extras que agregaram bastante conhecimento e me fizeram refletir por utra ótica.
Indicação da Luciane.

Kamyla.Maciel 15/10/2023

Que aula!!
Achei esse livro fantástico!! Apesar de pequeno, e de não pretender esgotar os assuntos, ele é gigante na didática, na forma como se comunica com o leitor, trazendo exemplos diários de como o gênero nos forma e nos conduz a comportamentos esperados.

Valeska foi muito muito feliz quando relaciona cultura, gênero e relações humanas, ela traz um espelho da nossa sociedade e o quanto ela é profundamente marcada pelo binarismo de gênero.

O que me torna uma mulher? O que forma a subjetividade de um homem? Como a cultura, as músicas, os desenhos, a criação interferem nessas formações? Quem são as mulheres que estão ''mais bem avaliadas'' na prateleira? A quem é negado o amor? Para quem cabe apenas o amor escondido? Quando a mulher passou a ser relacionada sempre com a vontade de ser mãe e com as atividades de cuidar? São questionamentos que ficam martelando na nossa cabeça ao ler o livro, já tinha lido sobre os dispositivos de gênero, mas ver a clareza com que ela traz esse assunto fez minha cabeça explodir.

Enfim, recomendo MUITO! Sabe aquele livrinho simples que você pode presentear aquela amiga/amigo que nega o impacto do gênero nas nossas vidas? pronto, sem dúvida, é esse!

Natalia.EloA 13/10/2023

Esse livro tras a tona um debate extremamente necessário, colocando de maneira didatica os mecanismosde opressão de gênero que estruturam a nossa sociedade.

"Assim, se mulheres aprendem a se calar para promover o bem-estar dos outros e manter as relações, homens se calam por cumplicidade a outros homens."

Andrea265 29/09/2023

O livro faz um panorama das relações amorosas de maneira muita realista. Trata essencialmente das formas de violência contra as mulheres.