A Prateleira do Amor: Sobre Mulheres, Homens e Relações

A Prateleira do Amor: Sobre Mulheres, Homens e Relações Valeska Zanello

Resenhas - Prateleira do amor

Tali 22/05/2024

Para despertar todas as mulheres
Valeska é didática, assertiva e escancara o aparato da misoginia. Aponta que precisamos falar sobre os homens e sua violência dirigida às mulheres, e o quanto a masculinidade está adoecida.
Apresenta a metáfora da prateleira do amor, e como a subjetividade da mulher é constituída pelo dispositivo amoroso e materno.
Mostra como a cultura foi construindo os significados que atribuímos aos gêneros e aos corpos. No último capítulo relata a importância e trajetória da lei Maria da Penha e do Feminicídio.

As indicações das lives agregam consideravelmente o entendimento.

Um livro essencial.

Oliveira 22/05/2024

Para todas as pessoas lerem o quanto antes
Uma leitura ótima pra iniciar os estudos e/ou trazer a consciência o letramento de gênero, uma linguagem simples e didática. O pequeno livro conta ainda com diversos recursos que facilitam a compreensão dos assuntos, como imagens, quadrinhos, metáforas e vídeos do YouTube, o que me fez demorar um pouco mais pra terminar a leitura, foi o fato de assistir aos vídeos. Esses recursos adicionais contribuiram muitoo para minha assimilação dos conteúdos. Além do mais, o livro elucidou bastante questões que são muito perceptíveis na sociedade e no nosso dia a dia, que podem passar despercebidos, como as violências, a contrução cultural de gênero e outros...

Lorrana Feitosa 21/05/2024

Leitura essencial
Livro didático e essencial para os dias de hoje! Dá pra aprender bastante e nos traz reflexões profundas para pensarmos sobre as relações.

Lucas.Isawa 21/05/2024

ÓTIMO LIVRO
Esse livro é simplesmente um colírio para os olhos de verdade. Se eu ficasse aqui parado e falando sobre, acho que ia dar um monte de spoiler hahahahah. Mas juro que cada página, cada parágrafo, cada linha, é uma lição aprendida.

Mari 19/05/2024

Forte e necessário!
Esse livro é utilidade pública! Enquanto psi e enquanto mulher, me faz levantar vários pontos a serem trabalhados diariamente no individual e também no coletivo. Uma ode ao poder transformador do letramento de gênero, pra construirmos uma sociedade diferente sobretudo para as mulheres ? sem esquecer que isso passa também pelos homens. Zanello arrasa!

Bia Brasil 19/05/2024

Marquei o livro inteiro porque simplesmente não tem como, muito bom e importante. Li em menos de 24h pq é curtinho. Todas as mulheres tinham que ler isso aqui (é uma pesquisa com um recorte mais cis e heterossexual).

Marih 16/05/2024

É incrível como essa leitura abre os nossos olhos, o machismo está tão enraizado em nossa sociedade e na cultura que muitas vezes nos passa despercebido, e esse livro me trouxe um esclarecimento muito grande, me sinto mais atenta e consciente, amei mto a leitura.

@mariribe 12/05/2024

Eu amei as reflexões que o livro traz, apesar de não ser aprofundado eu acho que para uma leitura inicial para papéis de gênero muito boa. É bem como a Valeska coloca o primeiro passo é a gente entender os papéis para então começar a problematizar, a única coisa que me incomodou um pouco foi que achei que o livreto termina abruptamente!

Larinha_29 07/05/2024

Mulheres que deram certo
é incrível como a zanello escreveu um livro super didático e leve de ler (li tudo de uma vez) com conteúdo e reflexões muito boas!!!
fala muito sobre a sensação de fracasso ao não ser escolhida por homens

[Ser subjetivada na prateleira do amor torna as mulheres extremamente vulneráveis, visto que, se é necessário "ser escolhida", nem sempre importa tanto quem as escolha.
Isso empodera os homens. Eles são os maiores beneficiários do dispositivo amoroso das mulheres. De certa forma, os homens em nossa cultura já nascem com a certeza de que serão "amados", independentemente de qualquer característica física, mental e socioeconômica do homem?]

[O que faz com que mulheres aceitem qualquer coisa em uma relação não é o amor dedicado a esse ou àquele homem, mas a necessidade de serem escolhidas e validadas como "mulher". Mulheres que "deram certo".]

[No dispositivo amoroso, há uma terceirização da autoestima: o que meninas e mulheres aprendem é que só são desejáveis se houver alguém as desejando.]

Aline 05/05/2024

Letramento de Gênero
Livro curto, de linguagem fluida e que explica bastante sobre "mulheres, homens e suas relações", auxiliando na promoção do letramento de gênero.
Para se aprofundar no tema, a autora indica extensa bibliografia, e também a leitura do original "Saúde mental, gênero e dispositivos" (que é resumido nessa edição de bolso).
AliJu 05/05/2024minha estante
Este livro é ótimo!!

Michelle408 02/05/2024

Minha psi me recomendou a leitura, mesmo discordando de alguns pontos, acho necessário que mulheres e homens faça a leitura desse livro, é de suma importância os tópicos aqui encarados.

Caroline1525 01/05/2024

Ótimo.
Bem introdutório e de leitura simplificada, aborda pontos muito comuns na vivência feminina, contendo alguns acréscimos. Um livro gostoso e rápido.

Bruna 28/04/2024

Vale a leitura e reflexão
Se você nunca leu, debateu e/ou refletiu sobre a origem de alguns comportamentos, este livro pode ser uma porta de entrada.
Com linguagem simples a autora explica sobre a formação dos gêneros e a influencia do ambiente no desenvolvimento dos seres humanos.
Nosso comportamento são reflexos de fatores, alguns mutáveis, se cada um tentar, um dia conseguiremos evoluir.

melzinhols 27/04/2024

Adorei a leitura, me trouxe muitas reflexões, ela foi a ponto nesse livro!!! É muito interessante a construção e a reflexão sobre o dispositivo amoroso

LuizaSabbag 24/04/2024

Necessário
O letramento de gênero é necessário para todas as pessoas, independente de gênero. Traz reflexões e atitudes importantes a serem trazidas a tona na nossa sociedade, tanto na forma de educar, quanto de nos questionarmos. Um livro muito agregador e indispensável para entendemos a realidade em que, infelizmente, vivemos.