Corrente de Espinhos

Corrente de Espinhos Cassandra Clare

Resenhas - Corrente de Espinhos

Dedé ! 24/03/2023

Último estágio do luto: aceitação
É difícil resenhar a caráter impessoal um livro que me magoou tanto.

Levo em consideração que a escrita é de período pandêmico e, pouco depois de anunciar seus livros mais recentes, a própria autora compartilhou sua exaustão e necessidade de férias. É compreensível que não estivesse em seu melhor estado e nenhuma crítica aqui estará além do puramente analítico, na obra isolada.

Então, a começar pelo técnico: o ritmo é lento e gostosinho, mas para ser bem executada, As Últimas Horas não poderia ter fechado em menos de quatro livros, que seria o mínimo para o devido desenvolvimento e conclusão de todos os personagens e conflitos. As pontas se perderam exatamente como eu temia quando terminei Corrente de Ferro.

Foi a série com maior variedade de personagens em termos de vivência, características pessoais e localidade, ou seja, são várias vidas paralelas e históricos individuais, diferente de Artifícios das Trevas, por exemplo, onde a maioria dos personagens são uma família dividindo uma história semelhante. A conexão com a família do Julian foi menos trabalhosa por ter sido feita dessa forma, porque boa parte dos eventos foram compartilhados, já As Últimas Horas fez uma mistura bem mais diversa, e isso simplesmente exige uma história mais extensa para que possa ser justa com todos. É o grupo de personagens com o maior potencial de carisma, mas também a maior negligência.

O salto temporal do epílogo passou por cima de tantas coisas importantes que a felicidade deles é nauseante de ler, nauseante e artificial e motivo para despencar a nota. Às vezes o final perfeito é o que termina ainda com imperfeições, e forçar um paraíso em meio a tanta angústia é como estancar uma hemorragia com band-aid.

As últimas cinquenta páginas são quase uma prova de resistência de tão irritantes e decepcionantes.

Desde o primeiro livro, já havia várias informações de prelúdio, que precisavam ser captadas ao longo da leitura, o que a princípio não incomodava, mas veio se tornando uma bola de neve e agora é crucial ser critério de nota.

Eu não me recordo de nenhum desfecho da Cassandra feito tão às pressas, comendo tantos pedaços da história, reduzindo conversas inteiras a resumos. Isso acontece demais nesse livro e irrita, soa até amador, como se a autora não conseguisse imaginar certas cenas na cabeça só porque são complexas, ou porque o livro ficaria grande demais. Reforçando outra vez a ideia, três livros foi pouco.

Nessa brincadeira, algumas criticidades sempre acabam se sobressaindo, por exemplo: alcoolismo demanda um tratamento constante e cuidadoso, é absurdo (e quase um desrespeito) que essa parte tão importante tenha sido deixada de lado. O luto por alguém amado é mais do que acender velas, mandar o caixão pra Idris e quase nunca mencionar essa perda de novo. Quando uma alma gentil mata alguém por ódio, é esperado que isso seja minimamente remoído.

E a parte mais pessoalmente dolorosa: o arco da Grace. No começo ela não tem nada, no final parece que está no começo. Ela é passada de mão em mão como um animal indesejado, incompreendida e toda a sua história é revoltante, deprimente, injusta, tão infértil que você se pergunta o porquê ela está na capa desse livro, e pode presumir que a Cassandra também a odeia.

Por aí vai, são várias personagens e situações sendo largadas ao relento, muito mais do que o que foi mencionado. Não há problema com a lentidão dos acontecimentos, apenas com o descaso pairando no meio deles.

E outra, por que usar tanto o pretérito mais-que-perfeito? Não sei dizer se a edição em inglês é assim ou se foi efeito da tradução, mas deixou o texto técnico demais.

Tirando todos esses pontos, não é diferente dos outros livros da Cassie, a essência é a mesma, realmente vale a pena se o leitor for apegado ao universo, só é bem capaz de sair considerando o pior trabalho dela.
aku. 25/03/2023minha estante
Vc reclamando dos personagens sendo felizes

Dedé ! 25/03/2023minha estante
claro parece que a história ficou pela metade

lunaria.lunariarts 27/03/2023minha estante
vish kk

lunaria.lunariarts 27/03/2023minha estante
se tu deu 2 estrelas imagina eu q dei 3 pro primeiro ?

Dedé ! 27/03/2023minha estante
acho que pra vc vale mais a pena ler uma vez e doar pra biblioteca sla, ngm merece livro ruim na estante

Ives2 28/03/2023minha estante
Te entendo? dei ume pausa dos livros da Cassie porque percebi que não existem novidades. Ela recicla os plots em todos os livros, e o excesso de romance me irrita muito, não é algo que gosto. Acho que ela deveria escrever romances, não fantasias. Do que adianta eu ler 3 livros de sofrimento sendo que eu sei que o fim vai ser feliz? Que não tem nada de novo? Era melhor eu ter lido o começo e o fim, então?. Mas enfim, só um desabafo meu

Dedé ! 28/03/2023minha estante
Essa reciclagem é complicada mesmo, eu acho que em Artifícios até funcionou mas o pior é que nesse livro novo ela simplesmente matou a maioria das possibilidades (que ela mesma criou) de fazer algo diferente pra investir na mesmice, é deprimente ver o potencial desperdiçado. Doeria menos se ela não tivesse gerado essa expectativa, mas trazer outras propostas só pra negligenciar no final aí foi marmota demais, pior avaliação que já dei num livro dela

Gabbe 05/04/2023minha estante
Nossa eu estou me sentindo da mesma forma. Não mostrou o luto dos pais dele , não mostrou o funeral, ele merecia mais poxa.

Thalita 06/04/2023minha estante
Acabei o livro agora e com esse sentimento vim procurar outras opiniões mas ainda assim pra mim foi a obra mais fraca da Cassandra.

Gostei do primeiro e adorei o segundo volume, inclusive ele me fez ter altas expectativas para esse terceiro, mas o desfecho foi frustrante! A maneira como ela matou o personagem e como as coisas seguiram depois fez zero sentido na minha cabeça, eu fiquei a todo momento esperando pela narrativa de quando os pais e a família receberam o corpo, do funeral dele e de como essa perda afetou o grupo após a conclusão da luta com o Belial, mas nada disso veio e foi realmente decepcionante.

Tata 22/04/2023minha estante
Super concordo

Fernanda.Gabrielle 28/04/2023minha estante
Concordo totalmente. A impressão que tive é que foi estrito pela estagiária e ela nem se deu ao trabalho de conferir... Parece uma obra completamente amadora e sem embasamento. Antes dessa trilogia, eu considerava instrumentos mortais a obra dela com mais incoerências, mas essa ganhou de lavada. Nem parece a mesma autora que escreveu Artifícios das trevas ?

Cixie 23/04/2023

Gostinho de "poderia ter sido melhor"
Eu ouvi opiniões de pessoas dizendo que estavam decepcionados com o último livro da trilogia, e na minha opinião, não é pra tanto.

Eu não fiquei decepcionada, mas...
Realmente acho que poderia ter sido mais.

O livro todo foi muito longo pro desfecho acontecer em um capítulo e meio.
Cassie fez mais do mesmo com a formulinha que vem dando certo, e quem somos nós pra criticar.

Eu amava tanto esses personagens que talvez entrei com muito mais expectativas que deveria.
A morte que acontece no final do livro (se você sabe, sabe) foi totalmente DESNECESSÁRIA. Mas ok, vamos superar.

Em geral fiquei feliz.
Karol 01/07/2023minha estante
Com certeza a morte mais desnecessária do universo dos Caçadores de Sombras, nem a do R*****l em CoHF foi tão cruel

Letbuenos 14/07/2023minha estante
Eu tô p*** da vida com a Cassie por causa dessa morte, zangada demais, e é isso que tem causado decepções nas pessoas pq era um personagem querido . Li quando lançou e não superei até agora e algumas coisa também poderiam ter sido melhores desenvolvidas tipo o final né que foi realmente corrido, os leitores dela teriam lido mesmo que ficasse maior o livro . Os dois primeiros livros entregaram muito conteúdo bom para o último decepcionar, primeira vez que isso me acontece com a Cassandra e eu li todos os livros dela, todos mesmo .

Cixie 14/07/2023minha estante
Exatamente!! Por isso que fiquei chocada, não estava esperando que fosse me decepcionar, ela sempre entrega tanto e nesse parecia que ela só queria acabar logo. E sobre a morte.... Não quero nem falar kkkkkk não superei. Jamais

Letbuenos 17/07/2023minha estante
Sim, a Cassandra nunca decepcionou antes, e como você disse parecia que ela só queria acabar esse livro e fez de qualquer jeito, poxa todo mundo na maior ansiedade por causa da demora de lançar e ela faz isso .. se ela cansou de escrever sobre caçadores de sombras ela devia simplesmente não ter começado essa série nova . E é uma morte que acho que não vamos superar nunca, eu fiquei chorando a semana toda, e ainda fiquei 5 meses sem ler livros de tanta raiva . Pior que o personagem é de duas famílias super queridas nesse universo e a Cassandra sabe muito bem disso ?, podia ter sido a chata da Grace no lugar que ninguém iria sentir faltar .

Cixie 17/07/2023minha estante
Mas ela sempre mete uma morte importante nos livros. Tipo a liv... Mas com um propósito. Essa foi tão sem necessidade.... Tão sem contexto. Odiei.!!!! Espero que ela encerre bem com wicked powers Pra gnt poder ter um final digno no mundo dos shadowhunters

Letbuenos 18/07/2023minha estante
Sim vdd, é por isso que eu fiquei com raiva dessa morte pois foi a mais sem sentido de todos e desnecessário já que já teve outra morte no livro, a Bárbara foi mais importante do que essa última. Enfim eu tbm espero que a encerre esse universo de forma digna em Wicked Powers, e de preferência com final feliz e sem morte de personagens queridos afinal nesse aí são queridos mesmo e não quero que nada aconteça com nenhum lightwood,esse é meu maior medo pois sabemos que quando mais queridos eles são mais eles entram no radar negro da morte da Cassie, e não quero ela mexendo com Malec ou com Sizzy, que eles tenham seu final feliz ??

Cixie 19/07/2023minha estante
Malec se ela mexer acabou pra ela. O. Fandom vai perseguir ela até os infernos kkkkkkkkkkkkk

Vicky 05/02/2023

Vou sentir saudade
Não sei o que pensar, só sentir

Finalmente chegou o livro que encerra mais uma saga da Cassandra Clare, uma onde estão reunidos a maioria dos meus personagens preferidos, incluindo os meus preferidos de toda a saga do Mundo das Sombras ? James e Lucie ?. É uma sensação indescritível ler eles evoluindo, lutando contra os seus demônios e enfim se desprendendo das amarras que tanto os puxavam para trás e os fazia infelizes.

Corrente de Espinhos consertou boa parte dos erros de Corrente de Ferro, nos trazendo enfim personagens decididos no que querem, a extinção dos segredos e o começo de conexões que nunca mais serão quebradas, tivemos como sempre referências às outras sagas e aparições emocionantes.

James e Cordelia são um dos casais mais intensos que a Cassandra já criou, isso ninguém pode negar. São cativantes, carismáticos, com várias camadas para você amar e sofrer, e se amam de forma tão pura que fariam tudo um pelo outro, inclusive matar a si mesmos.

Não tenho muito o que dizer porquê acabei de ler e ainda estou digerindo, mas sei que nunca vou me apaixonar tanto por um grupo de personagens quanto como me apaixonei por esses. As Últimas Horas pode não ser a melhor saga da Cassie no sentido de plot, vilões e acontecimentos bombásticos, mas isso não me importa porquê é disparada a melhor quando se trata de interações entre personagens e em como os segredo podem afastá-los e destruí-los.

Acrescentou informações novas a esse mundo tão expansivo que a Cassie criou e respondeu pergunta que tínhamos desde outros livros, além de abrir terreno para o que vem na batalha final de Poderes Perversos.

É com pesar, mas satisfação, que despeço dessa saga
fer 06/02/2023minha estante
quero muito começar a ler essa trilogia mas to enrolando muitooo, vc é literalmente a única pessoa que eu vi falando bem dela KKKKKKK

Fellipe 07/02/2023minha estante
Eu recomendo muito tambémmm

FeTeles 19/02/2023minha estante
Amo demais esses personagens. Pra mim, são os melhores também. Mas eu esperava um pouco mais do livro. Nenhum plot incrível, mas foi um desfecho. Um desfecho previsível, mas foi. De qualquer forma, amo tanto todos eles que dá uma saudade imensa.

Grazielly.GonAalve 19/02/2023minha estante
Estou lendo Corrente de Espinhos e tenho três palavra s pra vc surtos, surtos e surtos

Anael Sobral 21/03/2023minha estante
Não entendi a morte do Christopher, porque segundo a árvore genealógica dos Lightwood ele é a Grace são os ancestrais do Alec e da Isabele. Só se ele vai voltar em um próximo livro, senão for isso, não entendi.

FeTeles 08/04/2023minha estante
Também não entendi, Anael
??

Sakuragome 21/07/2023

Acabou
Acho que no segundo livro da trilogia já tinha comentado isso, mas retorno a falar... Simplesmente cansei dos livros da Cassandra Clare e os adorava... Ela tem personagens incríveis, mas a repetição das mesmas coisas em todas as obras ficou extremamente cansativo para mim. Além de fazer personagem parecido com de outra autora, não sei se foi homenagem ou não. O livro foi muito enrolado, questões que poderiam ser resolvidas mais fácil foram jogadas para escanteio e a morte daquele personagem... SJNC. E, ela culpou a pressa por ter mudado a árvore genealógica que tinha publicado... Ah, sinceramente viu... Pra quê?
Ju 21/07/2023minha estante
Personagens parecidos com qual autora?

Sakuragome 21/07/2023minha estante
Falei personagem só. Já leu a saga A Mediadora da Meg Cabot? Pra quem está acompanhando, é spoiler agora
x

O personagem é um fantasma que se chama Jesse e volta a vida graças a protagonista.

Ju 21/07/2023minha estante
AH, SIM! Totalmenteeeeeeeeeeeeee, foi a primeira coisa que eu pensei quando li o primeiro livro

Sakuragome 22/07/2023minha estante
Ah que bom que vc já conhecia ? Se não teria levado spoiler ? Mas não sei se foi uma homenagem ou cópia na cara dura mesmo.

Henrique695 10/06/2023minha estante
A cassandra Clare falou antes de lançar o segundo livro q desconsiderassem aquela árvore pq tá toda errada. A Esme desse livro e uma sátira a isso e a Lucie fala com a Cordelia q a árvore genealógica da Esme estaria toda errada. E como se aquela árvore anterior fosse a feita pela Esme.

Julia 11/06/2023minha estante
obrigada pela explicação! ela não chegou a colocar em mais nenhum livro a árvore genealógica correta né?

Henrique695 11/06/2023minha estante
Não. Esperar uma newsletter ou algum livro a nova árvore.

Giovanna 27/02/2023

A trilogia que se perdeu
Pela primeira vez, um livro da Cassandra me cansou e me deu tédio durante a leitura. Eu estava animada com a história, porque as expectativas sobre ele estavam altas, visto que o livro um e dois deixaram tudo por conta dele, mas houve uma grande decepção que não sei por onde começar. Vamos Lá:
História enrolada e cansativa, rodando em círculos.
Acabaram com a personalidade da Cordelia, não teve explicação para as atitudes dela, por mais que a autora tenha tentado. Na minha cabeça, só por ela ser paladino de um demônio para explicar.
O triangulo amoroso péssimo, ninguém shippa ela com o Matthew e todo mundo odeia o James por ser tão songo mongo, mas a autora prefere enrolar do que resolver logo esse problema. Eles conseguiram até deixar o relacionamento da Luce e Cordelia estranho, nem parece que queriam ser parabatai.
Matthew continua bebum sem expectativas e só o James para aguentar esse dramalhão.
Thomas e Alastair foram melhores construídos do que todos os relacionamentos ali.
Jesse e Lucie tem a química de uma alface com tomate.
Grace e Kit tinham tanto potencial.... mas foi desperdiçado porque a autora resolveu fazer um plot ruim.
Essa história de paladino foi um porre, nossa... pega logo essa Cortana e mata todo mundo. O Belial então...
Enfim, Cassandra precisa MESMO de uns anos sabáticos.
Analu. 28/02/2023minha estante
Meu Deus sim, eu acabei pensando será que tô doida não posso ter achado tão ruim. Mas de fato foi um livro muito morno de vários nadas e que só se salvaram as cenas dos casais mesmo. Sendo que James e Cordelia sofreram a trilogia toda, aff muito decepcionada

Analu. 28/02/2023minha estante
E a morte do Kit achei totalmente esquisita já que ele tá na genealogia junto com a Grace em peças infernais, e tem filho tudo.

Giovanna 28/02/2023minha estante
Fiquei pensando sobre isso tbm...Que doidera essa mulher vai fazer?

Xandy 20/04/2023

Eu não queria dizer, porém estou bastante decepcionado com Cassandra em relação a esse livro. Quando ele tem que ser mais dinâmico ele é lento, quando ele tem que ser um pouco mais desenvolvido ele é rápido demais. Parece que ela correu para resolver tudo que tinha aberto nos outros livros e saiu esse daqui. Facilmente Corrente de Espinhos poderia ter sido dois livros, que seriam muito melhor trabalhados. Dei 3 estrelas porque tiveram personagens que eu gostei, porém a vontade foi de dar apenas 1 estrela, já que foi bem difícil terminar.
VinAcius49 21/04/2023minha estante
Eu não tive coragem nem de resenhar, porque essa saga foi fanservice puro, de baixa qualidade e desnecessariamente estensa.

Xandy 22/04/2023minha estante
Eu terminei o livro na força do ódio, pq precisava terminar...

Fernanda.Gabrielle 28/04/2023minha estante
O sentimento é esse mesmo...Parece fanfic mal feita do wattpad

Giaquelli 24/05/2023

Cassie não estava mentindo qnd disse que precisava de férias
Não sei nem o que dizer sobre esse livro. Se ele fosse o segundo volume da série eu teria realmente abandonado, mas como sabia que era a conclusão, fui até o fim. Queria ver o rumo que os casais teriam e saber se Jesse iria conseguir permanecer no mundo dos vivos.

Sinceramente, essa saga já desde o primeiro livro, ao meu ver, saiu muito do conteúdo dos caçadores de sombra. O foco sempre foi mais na vida pessoal do círculo principal do livro, mas esse último conseguiu ser muito mais que nos outros. 500 páginas ou mais enrolando sobre os casais que não decidiam se iam ou não, sempre essa tensão de todo mundo queria mas ninguém falava, que se arrastou por muito tempo!
Além disso a Cassie tentando arrumar de uma forma bem esdrúxula as coisas que ela mesmo fez e depois se arrependeu sobre a árvore genealógica que ela soltou na Princesa mecânica. Se ela ainda não sabia ao certo o destino de seus personagens, deveria ter deixado essa árvore sem ser publicada. E aí ela achou uma desculpa ridícula pra justificar os erros da árvore, coisa q não fez NENHUM sentido.

Meu único ponto positivo foi a união dos ladrões alegres em prol da doença de Matthew. De FINALMENTE eles terem feito algo realmente.

Mas, de verdade? De longe foi o pior livro dela considerando o mundo dos caçadores de sombras. Os personagens, que não era ruim apesar de ser realmente um bando de adolescentes cheio de orgulho, eram ótimos e mereciam uma história melhor pra eles
Julia 09/06/2023minha estante
oieee, o que ela falou sobre os erros da árvore genealógica?? eu quero muito saber pq lendo aqui as outras resenhas parece q só eu fiquei incomodada com essa questão e não achei nada sobre na internet

Giaquelli 09/06/2023minha estante
Julia a própria Cassandra em si não disse nada. Mas ela colocou aquela personagem que estava montando a árvore genealógica das pessoas conforme o q ela achava q ia fazer.. tanto que tem um diálogo da Cordelia com a Lucie q ela fala "graças a Esme muitos historiadores ficarão confusos no futuro com essa árvore q ela está montando" essa foi a única explicação q recebemos e msm assim não acho aceitável

Julia 09/06/2023minha estante
nossa eu não tinha me ligado!!! faz todo sentido mas mesmo assim achei tapa buraco

bea 01/09/2023

3,5 ESTRELINHAS
Cassandra, Cassandra...

Bom, apesar de ser bem suspeita pra falar da autora e de suas obras, nesse aqui eu terei que ser bem rígida.

A sensação que deu, ao ler 800 páginas, é que a senhora Clare não teve criatividade o suficiente pra desenvolver uma conclusão épica para essa trilogia, que de início, era bem maravilhosa.
Capítulos e capítulos se passam, e por mais que eu avançasse na leitura, a sensação era de que não tinha lido nada de muito revelador ou emocionante, e isso se prolonga por bastante tempo, até que não se tenha mais livro.

A história é boa, mas não se mantém. A trama se desenrola em torno do problema (Belial) e no final ele é, tão mesquinhamente, derrotado. É como esperar pelo ápice, mas quando ele chega, não parece ter sido tão bom quando aparentava ser.

As estrelas são pela carga emocional que os personagens me trazem. É por algumas, poucas, partes que realmente foram boas. E é pela autora também, que acredito não ter feito boa coisa aqui, mas que costuma ser única no que faz.

No geral, um livro bom, mas que não passa disso, infelizmente.
LS0 02/09/2023minha estante
Nossa sim, dei a mesma nota. Paguei 57 conto desesperada pra ler esse livro e ele nem é um 4 estrelas. Eu morri lendo o segundo livros e tanta emoção, fiquei desesperada pro próximo... senti que me decepcionou um pouquinho também. Não teve nada de ESPETACULAR infelizmente.

bea 02/09/2023minha estante
EU TBB
E ainda paguei mais caro que você ein??
É decepcionante principalmente quando se coloca na balança o preço dele. Mas principalmente pq os anteriores foram mt bons, a trilogia merecia um encerramento melhor que esse. E sem mencionar a morte DESNECESSÁRIA que teve, e o pouco luto demonstrado após

LS0 02/09/2023minha estante
Exatamente, não vi sentido algum naquela morte, parecia que tava ali só pra causar algum efeito.

Gabbe 05/04/2023minha estante
Concordo com absolutamente tudo, tenho uma dúvida sobre a Brigth onde ela volta a aparecer depois da imortalidade ? Li todos os livros da Cassandra mas não me lembro mais

GustavoSaboia 07/04/2023minha estante
Oi Gabbie! Ela é citada em Senhor das Sombras, se não me engano, mas acho que nem chega a ter falas no livro

uaimatheus 15/04/2023minha estante
Esse livro foi apocalíptico. O furo na árvore genealógica foi a ápice! Tirando que não acontecia nada do decorrer do livro!

Sakuragome 21/07/2023minha estante
Com relação a árvore genealógica, ela deu mais um filho para a Cecily e o Gabriel para poder dar continuidade e chegar no Alex e na Izzy.

O que me faz dizer que ela odeia os Lightwood... Não é possível ???????????????

V.v. 07/06/2023minha estante
siiim isso me irritou dms..to louca p finalizar

minorelli 07/06/2023minha estante
nossa, foi muito chato! metade do livro nesse drama

Fernanda.Gabrielle 28/04/2023minha estante
Odeio essa necessidade que ela tem de sempre matar um personagem e nem sempre faz sentido. Parece que tá querendo dar uma de MARTIN mas nem todos tem capacidade pra fazer isso sem soar superficial ou forçado. Odiei ela ter ignorado a morte de Christ e odiei ela ter inventado uma porcaria de triângulo amoroso e depois tocado o FDS pra isso. Foi completamente diferente da situação com Wil, Tessa e Jem, tem nem comparação... Sem dúvida foi o pior livro que já li da autora. (se é que foi escrito por ela né? Pq parece mais que foi deixado de lado pra alguma estagiária terminar)

betty 29/04/2023minha estante
a parte da estagiária KKKKKK pior que acho que foi escrito por ela sim pq esse livro tem TODOS aos erros q ela comete em outros livros e que eu odeio

Karol @karolinereads 17/04/2023

Os personagens salvam o livro!
Nossa, nunca pensei que custaria tanto tempo ler um livro da Cassandra, geralmente sou envolvida pelas histórias e mesmo livros grandes eu conseguia terminar em poucos dias. Contudo, achei que nesse ela enrolou um pouco demais, a trama não me prendeu muito e eu cheguei em 75% cansada já. O que realmente compensou foram os personagens e os romances. James e Cordelia tem meu coração
gabriela.carnei 17/04/2023minha estante
Os livros dela são bem cansativos mesmo. Tô na luta pra terminar princesa mecânica

Karol @karolinereads 18/04/2023minha estante
Quando eu li As peças infernais eu devorei... terminei muito rápido. Acho que varia muito, mas, é uma pena quando isso acontece, a gente até pensa em abandonar :(

Gra 24/02/2023

Não gostei
Eu sempre amei esse universo. Talvez eu esteja velha para esse tipo de história, talvez a autora tenha se perdido.

Não sei.

A morte de um personagem foi anticlimax. A explicação dada para aquela árvore genealogica do princesa mecânica foi ridícula. Não convence. Algumas soluções foram fáceis.

A fórmula triângulo amoroso entre parabatais já tinha sido trabalhada. Achei exagerado tanta desgraça porque o Math guardou um segredo de um erro que cometeu. Ficou forçado o motivo do James não contar logo tudo para a Cornélia e para o Math.

Tudo aconteceu em um curto período de tempo, o que torna tudo irreal demais. Talvez eu esteja cansada desse tipo de literatura, talvez eu esteja velha rsrs.
Everton ðªð¤ 25/02/2023minha estante
Essa série pra mim é a pior do universo dos caçadores de sombra

Gra 25/02/2023minha estante
Também acho. Não tem nem comparação.