Corrente de Espinhos

Corrente de Espinhos Cassandra Clare

Resenhas - Corrente de Espinhos

Cixie 23/04/2023

Gostinho de "poderia ter sido melhor"
Eu ouvi opiniões de pessoas dizendo que estavam decepcionados com o último livro da trilogia, e na minha opinião, não é pra tanto.

Eu não fiquei decepcionada, mas...
Realmente acho que poderia ter sido mais.

O livro todo foi muito longo pro desfecho acontecer em um capítulo e meio.
Cassie fez mais do mesmo com a formulinha que vem dando certo, e quem somos nós pra criticar.

Eu amava tanto esses personagens que talvez entrei com muito mais expectativas que deveria.
A morte que acontece no final do livro (se você sabe, sabe) foi totalmente DESNECESSÁRIA. Mas ok, vamos superar.

Em geral fiquei feliz.
Karol 01/07/2023minha estante
Com certeza a morte mais desnecessária do universo dos Caçadores de Sombras, nem a do R*****l em CoHF foi tão cruel

Letbuenos 14/07/2023minha estante
Eu tô p*** da vida com a Cassie por causa dessa morte, zangada demais, e é isso que tem causado decepções nas pessoas pq era um personagem querido . Li quando lançou e não superei até agora e algumas coisa também poderiam ter sido melhores desenvolvidas tipo o final né que foi realmente corrido, os leitores dela teriam lido mesmo que ficasse maior o livro . Os dois primeiros livros entregaram muito conteúdo bom para o último decepcionar, primeira vez que isso me acontece com a Cassandra e eu li todos os livros dela, todos mesmo .

Cixie 14/07/2023minha estante
Exatamente!! Por isso que fiquei chocada, não estava esperando que fosse me decepcionar, ela sempre entrega tanto e nesse parecia que ela só queria acabar logo. E sobre a morte.... Não quero nem falar kkkkkk não superei. Jamais

Letbuenos 17/07/2023minha estante
Sim, a Cassandra nunca decepcionou antes, e como você disse parecia que ela só queria acabar esse livro e fez de qualquer jeito, poxa todo mundo na maior ansiedade por causa da demora de lançar e ela faz isso .. se ela cansou de escrever sobre caçadores de sombras ela devia simplesmente não ter começado essa série nova . E é uma morte que acho que não vamos superar nunca, eu fiquei chorando a semana toda, e ainda fiquei 5 meses sem ler livros de tanta raiva . Pior que o personagem é de duas famílias super queridas nesse universo e a Cassandra sabe muito bem disso ?, podia ter sido a chata da Grace no lugar que ninguém iria sentir faltar .

Cixie 17/07/2023minha estante
Mas ela sempre mete uma morte importante nos livros. Tipo a liv... Mas com um propósito. Essa foi tão sem necessidade.... Tão sem contexto. Odiei.!!!! Espero que ela encerre bem com wicked powers Pra gnt poder ter um final digno no mundo dos shadowhunters

Letbuenos 18/07/2023minha estante
Sim vdd, é por isso que eu fiquei com raiva dessa morte pois foi a mais sem sentido de todos e desnecessário já que já teve outra morte no livro, a Bárbara foi mais importante do que essa última. Enfim eu tbm espero que a encerre esse universo de forma digna em Wicked Powers, e de preferência com final feliz e sem morte de personagens queridos afinal nesse aí são queridos mesmo e não quero que nada aconteça com nenhum lightwood,esse é meu maior medo pois sabemos que quando mais queridos eles são mais eles entram no radar negro da morte da Cassie, e não quero ela mexendo com Malec ou com Sizzy, que eles tenham seu final feliz ??

Cixie 19/07/2023minha estante
Malec se ela mexer acabou pra ela. O. Fandom vai perseguir ela até os infernos kkkkkkkkkkkkk

lana!¡ 26/07/2023

Sentirei muitas saudades, quero ir para londres
Apesar das críticas que eu li na época do lançamento eu gostei muito dessa finalização, no meu ver a Cassandra organizou tudo em um fim como deveria ser, todos os pov's de cada personagem foi super interessante de acompanhar também. agora claro, a questão mais famosa dentro aqui é a questão da Cordelia, James e Matthew, só que não entendi metade do burburinho que teve, o Matthew sempre se apresentou ser um personagem muito complexo e o alcoolismo dele era muito pesado de ler sério então por isso que vou falar agora: ele é injustiçado, fico até chateada como alguns leitores não entendem ele, quem não gostaria de ser amado? quem não quer experimentar um grande amor? até eu que sou herondaisy shipper entendi o que se passava e achei incrível que a Cassandra precisou frisar o próprio falando que talvez só estivesse apaixonado na ideia que uma vida com a Cordelia seria, como se ela fosse a cura total do alcoolismo dele, algo que é super grave. no final eu gostei MUITO de ver o James e a Cordelia endgame (isso não surpreende ninguém, desde do começo era eles) de bem com o Matthew e vice-versa. agora assim... só acho que fiquei meio triste pelo Matthew não ter tido nenhum interesse de base além da Cordelia na trilogia que pudesse formar um casal com ele, esse homem é apaixonante demais e sim eu gostaria de viajar o mundo todo com ele...

Thomas e Alastair tem todo o meu coração, foi tão maravilhoso (e as vezes agoniante) acompanhar o desenvolvimento deles, principalmente o do Alastair que nossa dispensa palavras, ele começou como um mesquinho chato e acabou se tornando uma peça essencial e agora finalmente aceitando o amor e amizades, ele e o Thomas foram muito incríveis de ler e surtar, meus lindos. Agora continuando nesse povo animado demais: Anna e Ari. outras que meu deus que sofrimento para ler um final feliz, o caso da Anna é bem parecido com o do Alastair que ambos não aceitavam o amor e acabou que essa palavra de quatro letras fisgou de vez os dois, eu sentir muito orgulho da Ariadne também enfrentando os medos dela e como a Anna sempre esteve ao lado dela. amo meu casal de gls!

Amores na moral que completa satisfação foi ler Jesse Blackthorn aparecendo toda hora nesse livro, amei todas as cenas dele quem diria que ele se tornaria tão especial né, lindo e maravilhoso, ele e a Lucie deram uma ótima dupla e um ótimo casal parabéns Cassandra Clare! a Lucie foi outra que continuou me surpreendendo bastante, personagem maravilhosa não nega que é filha de Wessa (Will e Tessa). e finalmente... Grace, o que posso falar da Grace? começando como: não sinto mais raiva dela, uau que loucura né e haja loucura mesmo pois em Corrente de Ouro e Ferro eu xinguei com tantos nomes ela que o skoob me baniria se eu reproduzisse mas agora acho que fiquei mais sentindo pena, pena dessa menina ter sido criada pela Tatiana e não conhecido o amor e carinho, isso passa pano? não, só que é o que se entende da personagem aqui, então sim eu desejei um final feliz e com paz pra ela, e ela teve um castigo sim: ficado sozinha, não falarei mais para poupar spoilers mas quem já leu vai me entender.

E FINALMENTE vamos falar de James Herondale, que homem perfeito meu deus é completamente impossível não terminar tudo apaixonada por ele: ele é filho do Will mesmo os dois são os maiores london boy do mundo, já dizia Taylor Swift: "They say home is where the heart is but God, I love the English." e eu amo MESMO (as vezes eu fico morrendo de inveja de você cordelia mulher...)

NÃO APRENDI DIZER ADEUS MAS TENHO QUE ACEITAR, AMORES VEM E VÃO AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

ok, certo agora a resenha terminou, ficou gigante mas é o que esses personagens merecem....

não quero ir embora...

CHRISTOPHER LIGHTWOOD TE AMO MUITO

ta agora acabou.
leiturandressa 27/07/2023minha estante
amei essa resenha ????? impossível não criar um carinho desse pelos personagens, tô tentando ler devagar pq não quero acabar, mas ao mesmo tempo quero saber oq acontece. só digo que a genética herondale ó ?????????????? abençoada

lana!¡ 27/07/2023minha estante
obrigada amiga ?? e nossa sim eu até tentei demorar mais nesse último mas não consegui pq eu surtava para saber o que iria acontecer ?????????? e sim o herondales são maravilhosos a família fav da cassandra por muitos motivos

Dedé ! 24/03/2023

Último estágio do luto: aceitação
É difícil resenhar a caráter impessoal um livro que me magoou tanto.

Levo em consideração que a escrita é de período pandêmico e, pouco depois de anunciar seus livros mais recentes, a própria autora compartilhou sua exaustão e necessidade de férias. É compreensível que não estivesse em seu melhor estado e nenhuma crítica aqui estará além do puramente analítico, na obra isolada.

Então, a começar pelo técnico: o ritmo é lento e gostosinho, mas para ser bem executada, As Últimas Horas não poderia ter fechado em menos de quatro livros, que seria o mínimo para o devido desenvolvimento e conclusão de todos os personagens e conflitos. As pontas se perderam exatamente como eu temia quando terminei Corrente de Ferro.

Foi a série com maior variedade de personagens em termos de vivência, características pessoais e localidade, ou seja, são várias vidas paralelas e históricos individuais, diferente de Artifícios das Trevas, por exemplo, onde a maioria dos personagens são uma família dividindo uma história semelhante. A conexão com a família do Julian foi menos trabalhosa por ter sido feita dessa forma, porque boa parte dos eventos foram compartilhados, já As Últimas Horas fez uma mistura bem mais diversa, e isso simplesmente exige uma história mais extensa para que possa ser justa com todos. É o grupo de personagens com o maior potencial de carisma, mas também a maior negligência.

O salto temporal do epílogo passou por cima de tantas coisas importantes que a felicidade deles é nauseante de ler, nauseante e artificial e motivo para despencar a nota. Às vezes o final perfeito é o que termina ainda com imperfeições, e forçar um paraíso em meio a tanta angústia é como estancar uma hemorragia com band-aid.

As últimas cinquenta páginas são quase uma prova de resistência de tão irritantes e decepcionantes.

Desde o primeiro livro, já havia várias informações de prelúdio, que precisavam ser captadas ao longo da leitura, o que a princípio não incomodava, mas veio se tornando uma bola de neve e agora é crucial ser critério de nota.

Eu não me recordo de nenhum desfecho da Cassandra feito tão às pressas, comendo tantos pedaços da história, reduzindo conversas inteiras a resumos. Isso acontece demais nesse livro e irrita, soa até amador, como se a autora não conseguisse imaginar certas cenas na cabeça só porque são complexas, ou porque o livro ficaria grande demais. Reforçando outra vez a ideia, três livros foi pouco.

Nessa brincadeira, algumas criticidades sempre acabam se sobressaindo, por exemplo: alcoolismo demanda um tratamento constante e cuidadoso, é absurdo (e quase um desrespeito) que essa parte tão importante tenha sido deixada de lado. O luto por alguém amado é mais do que acender velas, mandar o caixão pra Idris e quase nunca mencionar essa perda de novo. Quando uma alma gentil mata alguém por ódio, é esperado que isso seja minimamente remoído.

E a parte mais pessoalmente dolorosa: o arco da Grace. No começo ela não tem nada, no final parece que está no começo. Ela é passada de mão em mão como um animal indesejado, incompreendida e toda a sua história é revoltante, deprimente, injusta, tão infértil que você se pergunta o porquê ela está na capa desse livro, e pode presumir que a Cassandra também a odeia.

Por aí vai, são várias personagens e situações sendo largadas ao relento, muito mais do que o que foi mencionado. Não há problema com a lentidão dos acontecimentos, apenas com o descaso pairando no meio deles.

E outra, por que usar tanto o pretérito mais-que-perfeito? Não sei dizer se a edição em inglês é assim ou se foi efeito da tradução, mas deixou o texto técnico demais.

Tirando todos esses pontos, não é diferente dos outros livros da Cassie, a essência é a mesma, realmente vale a pena se o leitor for apegado ao universo, só é bem capaz de sair considerando o pior trabalho dela.
aku. 25/03/2023minha estante
Vc reclamando dos personagens sendo felizes

Dedé ! 25/03/2023minha estante
claro parece que a história ficou pela metade

lunaria.lunariarts 27/03/2023minha estante
vish kk

lunaria.lunariarts 27/03/2023minha estante
se tu deu 2 estrelas imagina eu q dei 3 pro primeiro ?

Dedé ! 27/03/2023minha estante
acho que pra vc vale mais a pena ler uma vez e doar pra biblioteca sla, ngm merece livro ruim na estante

Ives2 28/03/2023minha estante
Te entendo? dei ume pausa dos livros da Cassie porque percebi que não existem novidades. Ela recicla os plots em todos os livros, e o excesso de romance me irrita muito, não é algo que gosto. Acho que ela deveria escrever romances, não fantasias. Do que adianta eu ler 3 livros de sofrimento sendo que eu sei que o fim vai ser feliz? Que não tem nada de novo? Era melhor eu ter lido o começo e o fim, então?. Mas enfim, só um desabafo meu

Dedé ! 28/03/2023minha estante
Essa reciclagem é complicada mesmo, eu acho que em Artifícios até funcionou mas o pior é que nesse livro novo ela simplesmente matou a maioria das possibilidades (que ela mesma criou) de fazer algo diferente pra investir na mesmice, é deprimente ver o potencial desperdiçado. Doeria menos se ela não tivesse gerado essa expectativa, mas trazer outras propostas só pra negligenciar no final aí foi marmota demais, pior avaliação que já dei num livro dela

Gabbe 05/04/2023minha estante
Nossa eu estou me sentindo da mesma forma. Não mostrou o luto dos pais dele , não mostrou o funeral, ele merecia mais poxa.

Thalita 06/04/2023minha estante
Acabei o livro agora e com esse sentimento vim procurar outras opiniões mas ainda assim pra mim foi a obra mais fraca da Cassandra.

Gostei do primeiro e adorei o segundo volume, inclusive ele me fez ter altas expectativas para esse terceiro, mas o desfecho foi frustrante! A maneira como ela matou o personagem e como as coisas seguiram depois fez zero sentido na minha cabeça, eu fiquei a todo momento esperando pela narrativa de quando os pais e a família receberam o corpo, do funeral dele e de como essa perda afetou o grupo após a conclusão da luta com o Belial, mas nada disso veio e foi realmente decepcionante.

Tata 22/04/2023minha estante
Super concordo

Fernanda.Gabrielle 28/04/2023minha estante
Concordo totalmente. A impressão que tive é que foi estrito pela estagiária e ela nem se deu ao trabalho de conferir... Parece uma obra completamente amadora e sem embasamento. Antes dessa trilogia, eu considerava instrumentos mortais a obra dela com mais incoerências, mas essa ganhou de lavada. Nem parece a mesma autora que escreveu Artifícios das trevas ?

Lala 16/05/2024

Talvez se os personagens e suas relações não fossem tão interessantes, esse livro seria uma pouco chato pois por um bom tempo não tem muita ação ou coisas acontecendo, mas eu amo todos eles e, então, p mim amei, mesmos sendo longo kkkkkk - só não gostei do desenvolvimento da ari e Anna, elas mereciam muito mais

bea 01/09/2023

3,5 ESTRELINHAS
Cassandra, Cassandra...

Bom, apesar de ser bem suspeita pra falar da autora e de suas obras, nesse aqui eu terei que ser bem rígida.

A sensação que deu, ao ler 800 páginas, é que a senhora Clare não teve criatividade o suficiente pra desenvolver uma conclusão épica para essa trilogia, que de início, era bem maravilhosa.
Capítulos e capítulos se passam, e por mais que eu avançasse na leitura, a sensação era de que não tinha lido nada de muito revelador ou emocionante, e isso se prolonga por bastante tempo, até que não se tenha mais livro.

A história é boa, mas não se mantém. A trama se desenrola em torno do problema (Belial) e no final ele é, tão mesquinhamente, derrotado. É como esperar pelo ápice, mas quando ele chega, não parece ter sido tão bom quando aparentava ser.

As estrelas são pela carga emocional que os personagens me trazem. É por algumas, poucas, partes que realmente foram boas. E é pela autora também, que acredito não ter feito boa coisa aqui, mas que costuma ser única no que faz.

No geral, um livro bom, mas que não passa disso, infelizmente.
LS0 02/09/2023minha estante
Nossa sim, dei a mesma nota. Paguei 57 conto desesperada pra ler esse livro e ele nem é um 4 estrelas. Eu morri lendo o segundo livros e tanta emoção, fiquei desesperada pro próximo... senti que me decepcionou um pouquinho também. Não teve nada de ESPETACULAR infelizmente.

bea 02/09/2023minha estante
EU TBB
E ainda paguei mais caro que você ein??
É decepcionante principalmente quando se coloca na balança o preço dele. Mas principalmente pq os anteriores foram mt bons, a trilogia merecia um encerramento melhor que esse. E sem mencionar a morte DESNECESSÁRIA que teve, e o pouco luto demonstrado após

LS0 02/09/2023minha estante
Exatamente, não vi sentido algum naquela morte, parecia que tava ali só pra causar algum efeito.

Vicky 05/02/2023

Vou sentir saudade
Não sei o que pensar, só sentir

Finalmente chegou o livro que encerra mais uma saga da Cassandra Clare, uma onde estão reunidos a maioria dos meus personagens preferidos, incluindo os meus preferidos de toda a saga do Mundo das Sombras ? James e Lucie ?. É uma sensação indescritível ler eles evoluindo, lutando contra os seus demônios e enfim se desprendendo das amarras que tanto os puxavam para trás e os fazia infelizes.

Corrente de Espinhos consertou boa parte dos erros de Corrente de Ferro, nos trazendo enfim personagens decididos no que querem, a extinção dos segredos e o começo de conexões que nunca mais serão quebradas, tivemos como sempre referências às outras sagas e aparições emocionantes.

James e Cordelia são um dos casais mais intensos que a Cassandra já criou, isso ninguém pode negar. São cativantes, carismáticos, com várias camadas para você amar e sofrer, e se amam de forma tão pura que fariam tudo um pelo outro, inclusive matar a si mesmos.

Não tenho muito o que dizer porquê acabei de ler e ainda estou digerindo, mas sei que nunca vou me apaixonar tanto por um grupo de personagens quanto como me apaixonei por esses. As Últimas Horas pode não ser a melhor saga da Cassie no sentido de plot, vilões e acontecimentos bombásticos, mas isso não me importa porquê é disparada a melhor quando se trata de interações entre personagens e em como os segredo podem afastá-los e destruí-los.

Acrescentou informações novas a esse mundo tão expansivo que a Cassie criou e respondeu pergunta que tínhamos desde outros livros, além de abrir terreno para o que vem na batalha final de Poderes Perversos.

É com pesar, mas satisfação, que despeço dessa saga
fer 06/02/2023minha estante
quero muito começar a ler essa trilogia mas to enrolando muitooo, vc é literalmente a única pessoa que eu vi falando bem dela KKKKKKK

Fellipe 07/02/2023minha estante
Eu recomendo muito tambémmm

FeTeles 19/02/2023minha estante
Amo demais esses personagens. Pra mim, são os melhores também. Mas eu esperava um pouco mais do livro. Nenhum plot incrível, mas foi um desfecho. Um desfecho previsível, mas foi. De qualquer forma, amo tanto todos eles que dá uma saudade imensa.

Grazielly.GonAalve 19/02/2023minha estante
Estou lendo Corrente de Espinhos e tenho três palavra s pra vc surtos, surtos e surtos

Anael Sobral 21/03/2023minha estante
Não entendi a morte do Christopher, porque segundo a árvore genealógica dos Lightwood ele é a Grace são os ancestrais do Alec e da Isabele. Só se ele vai voltar em um próximo livro, senão for isso, não entendi.

FeTeles 08/04/2023minha estante
Também não entendi, Anael
??

jeslendo 22/03/2023

Achei que poderia ter sido pior. E tinha tudo para ser.

O início do livro é extremamente cansativo. Eu gosto de pensar que estou acostumada com a escrita da Cassanda Clare, mas na verdade não estou, pois ainda me dá sono e o tanto de detalhes, sem contar a enrolação, continua me desagradando. Não é que a escrita dela seja ruim, muito pelo contrário, mas acontece que é tudo muito detalhado e exaustivo, demorando muito para ir direto ao ponto, fazendo uma coisa e outra que poderia ser facilmente resolvida em um capítulo ou em uma simples conversa, demorarem mais de quinhentas páginas. Por muitas vezes, perdi a vontade de ler por causa desses momentos, que são muitos.

Mas estava esperando isso tudo. Não consegui gostar muito do segundo volume dessa trilogia, exatamente por esse motivo, então, bem, o terceiro eu sabia que seria igualmente problemático. Mas é claro, o que é ruim para mim, pode ser ótimo para outros, e tudo bem. Tenho anos de envolvimento com a autora e sei como ela funciona, mas achei que, como eu não sou mais uma adolescente e que sua escrita foi amadurecendo com o tempo, a sua forma de escrever e a falta de diálogo entre os personagens em momentos cruciais, evoluiria também. Claro, eles também são adolescentes, mas ficar anos na mesma coisa deve ser cansativo, não?

Especialmente, eu gostei desse livro. E, novamente, o início é enrolado e chato, e demora mais da metade para a história engatar de verdade. E quando essa metade chegou... foi uma loucura. Eu comecei a devorar as páginas e a ler sem parar. Me senti novamente apegada aos personagens e torcendo por eles. É claro, nem tudo foram flores, mas foi bem melhor do que a primeira parte.

E uma coisa em específico que me incomodou muito foi uma morte. Eu achei que ela só estava ali para ter o que contar na história e dar uma pouco de drama e tristeza, porém essa última coisa não aconteceu. Não me senti triste e muito menos chorei, por conta da forma que ela foi escrita. Não senti uma emoção com aquilo, na história e muito menos com os personagens ao redor, a forma como eles lidaram com aquilo. Foi só mais um acontecimento.

Cabral 17/03/2024

Ainda sem saber o que falar?
Não sei se estava com as expectativas lá em cima, mas a sensação que tive foi que a Cassandra enrolou muito para desvendar o desfecho bem rápido. Além disso, vemos os clichês de todos os outros livros de caçadores de sombra.
Esse foi o mais fraco dos outros dois livros

Mariana 29/03/2023

Começo essa resenha dizendo que, pra mim, é fisicamente impossível falar mal de qualquer livro da Cassandra Clare que envolva caçadores de sombras.
Dito isso, apesar de não ser um livro 100% perfeito, um aspecto dele me incomodou a ponto de não conseguir passar batido, que é a comparação sutil e talvez até inconsciente entre as duas personagens femininas principais: Cordelia e Lucie. Sou suspeita porque a Lucie é uma das minhas personagens favoritas, mas fiquei frustrada em ver o quanto ela é subestimada em detrimento do quanto a Cordelia é superestimada. Cá entre nós, falar e controlar os mortos é muito mais impressionante do que só empunhar uma espada.

Analu. 28/02/2023

Bem mais ou menos
Tinha muitas expectativas pra esse livro e boa parte dessa culpa é da própria Cassandra que fez arcos que levaram 3 livros pra se resolver e aí foi aonde o livro ficou um saco.
Pra mim, ela acabou com a personalidade da Cordelia. Não entendi muitas atitudes que a mesma teve, tive que engolir cenas ridículas de um triângulo amoroso que ninguem pediu e ela forçou a qualquer custo. Fora o James tendo os motivos pobres para não contar logo oq aconteceu me faziam revirar os olhos. Sinceramente com o casal principal só passei raiva, era um plot que deveria ter sido resolvido lá no primeiro livro. E eu gostava tanto deles mas tava com ranço já, secundários que salvavam.

Quando os refrescos vieram já foi aquela locura de tudo dar errado e correria de final de série. Achei o vilão muito chato, reviravoltas beeeem previsíveis, nada dava aquela emoção de "nossa oq vai acontecer" foi um livro bem morno mesmo e enorme. 800 páginas, com poucos acontecimentos relevantes. Tudo muito mais do mesmo.

O que salva? Os personagens claro. (Vulgo Alastair e Thomas) A gente tem um carinho pelo cast desde peças infernais com os pais e depois a segunda geração. Amo as referências e teve muita cena confort. Tem seus momentos lógico, amo demais esses personagens e isso que influenciou minha nota não ser mais baixa. Porque nossa que livro enrolado! Eu gostei muito dos dois primeiros livros, porém a conclusão da trilogia pra mim foi bem fraca, esperava muito mais.

Nandsland 24/11/2023

Uma trilogia que vai se desenvolvendo como o envelhecimento do leite
Eu estava muito ávida por esta conclusão, li a trilogia numa velocidade impressionante para minha rotina atual. Me conectei muito com os personagens, que me fez perceber que é algo da escrita da Cassandra que me conquista muito.
Mas não sei, sinto que alguma coisa aqui me incomodou e eu não sei exatamente apontar o quê, como se fosse o conjunto de inúmeras pequenas coisinhas. Para mim, muitas relações aqui ficaram repentinamente de lado para o desenvolvimento do plot central e parece que ela não conseguiu muito bem equilibrar o enredo das relações do próprios personagens que sabemos ser muitos, com o todo do livro. Tem uma morte de um deles que não foi para mim, suficientemente abordada, e claro que tem o fator de que eles não podiam parar pois tinham que "salvar o mundo". Mas não sei, acho que merecia mais do que teve.

Alessandra.Spagnol 11/06/2023

"Corrente de Espinhos" é o último livro da trilogia "As Últimas Horas", escrita pela autora Cassandra Clare. Inicialmente, achei o livro um pouco lento, mas ele acabou fluindo muito bem e atendeu às expectativas. Embora esperasse um pouco mais, considerando que a autora o escreveu durante a pandemia e mencionou não estar bem, conseguiu transmitir o que era necessário.

Amei o desenvolvimento e a construção da personagem Cordelia ao longo da trilogia, especialmente por sua semelhança com Emma Carstairs. Sou uma grande fã dos Carstairs desde Jem, e fiquei impressionada em saber mais sobre a família Carstairs e a história da Cortana.

Em relação à minha resenha anterior sobre "Corrente de Ferro", na qual mencionei minha falta de simpatia por Grace Blackthorn, confesso que neste livro senti empatia por ela. Fiquei tocada por seu arrependimento e também pela contribuição dela para as invenções das mensagens de fogo.

Uma morte específica me deixou muito chateada, pois não esperava por ela. Além disso, estou ansiosa para descobrir a árvore genealógica completa dos personagens.

Embora eu tenha notado que a autora se concentrou em detalhes que não eram relevantes, o que resultou em um desenvolvimento e construção de alguns personagens menos aprofundados, no geral, revisitar esses personagens encantadores foi uma experiência incrível. O livro apresentou cenas maravilhosas e emocionantes, proporcionando um final digno para a trilogia "As Últimas Horas". Embora eu esperasse um pouco mais, considerando tudo o que Cassandra passou para escrever este livro, fiquei satisfeita com a leitura e sentirei falta desse universo.

Recomendo a leitura!

charlesleclerc 09/01/2024

Esse é de longe um dos piores livros que eu ja li da cassandra, e olha que eu ja li todos que ela lançou.
nao sei oque aconteceu aqui, mas parece que ela ficou com preguiça de escrever o livro todo.
e o final gigante que nao se desenvolveu pra nenhum lado? ela conseguiu estragar para mim, a história de james herondale.

Deysiane 20/11/2023

Corrente de Espinhos
Voltar a esse universo é como voltar para casa, por isso a despedida é extremamente dolorosa. Estou satisfeita com a trilogia inteira. Li cada livro sentindo nostalgia pelos velhos personagens e um apego crescente pelos novos, tão profundos e preciosos.
"Eles faziam piada durante o dia e arriscavam suas vidas durante a noite. Era isso que significava ser um Caçador de Sombras,"