A Morte de Ivan Ilitch e Outras Histórias

A Morte de Ivan Ilitch e Outras Histórias Leon Tolstói

Resenhas - A Morte de Ivan Ilitch e Outras Histórias

1 | 2 | 3 | 4

André Costa 08/04/2024

Ler Tolstói é sempre um prazer
Tolstói sabe, melhor do que ninguém, contar situações comuns pelas quais nós humanos passamos, de uma forma que nos prende a atenção.

A morte de Ivan Ilitch é, obviamente, a história de um homem que morre. O interessante dessa narrativa é como sua família e amigos reagem à sua morte e, como ele mesmo, antes disso, ainda moribundo, reflete sobre como viveu sua vida e como lida com a iminente morte.

Sonata à Kreutzer me deixou instigado por mostrar alguns detalhes sobre como a sociedade russa do fim do século XIX enxergava os relacionamentos entre homem e mulher, narrados por um personagem pessimista, machista e atormentado pelo remorso.

Padre Sêrgui: a história de um homem que não sabia bem o que queria da vida, mas era determinado em tudo o que fazia. E mesmo quando escolheu um caminho, teve dúvidas, como todos nós temos.

Ler Tolstói é um prazer, é a descrição dos comportamentos humanos nas mais diversas situações, de uma forma que nos faz nos reconhecermos.

Jussara 16/03/2024

São três contos q tratam principalmente das escolhas q fazemos, todos refletem sobre a importância dada as coisas e se de fato eram importantes.

P.F.G. 26/02/2024

Primeiro contato com Tostói
A morte de Ivan Ilitch-4.0/5.0;
Sonata a Kreutzer-5.0/5.0??;
O padre Sêrgui-3.5/5.0.

Primeiro contato que eu tive com a escrita de Tolstói, achei prática, direta e não possuiu inúmeras descrições?
Essas três histórias pequenas possuem o intuito de mostrar ao ledor a ausência da santidade em Cristo, pessoas focadas em fazer o que julgam o certo ou fazem por incentivo dos demais?
Recomendo??

BeatrizLeone 13/02/2024

Escrita primorosa, que dá gosto de ler, mas ao mesmo tempo incomoda. A primeira história nem tanto, mais te faz pensar e refletir sobre modo de vida, relações, sociedade... mas as outras duas vão fundo te fazendo pensar MUITO sobre o que é ser bom, virtudes, o absurdo e o fundo do poço do ser humano

UmSimplesGeek 11/12/2023

Finalmente, acabei essa obra.
Antes de iniciar essa resenha, gostaria de me desculpar pelo tamanho final dela, acabei empolgando-me enquanto escrevia ela após finalizar a obra, mas se você sentir-se disposto a ler essa análise por completo, aprecio tremendamente a sua atenção.

Eu sinto que deveria ter acabado ele em novembro (não pude, pois estive extremamente atarefado durante essas últimas semanas), assim como acabei o último conto em pouco menos de 4 horas(acredito eu, não cronometrei), mas, ao mesmo tempo, aprecio o fato de não ter me apressado com essa leitura.
Primeiramente, para apresentar o livro para quem não conhece, é um livro com três contos de autoria de Leon Tolstói, nomeados respectivamente: A morte de Ivan Ilitch; Sonata a Kreutzer; Padre Sêrgui, onde nos é apresentado personagens com uma complexidade invejável e com grandes problemáticas. Cada conto possui a sua temática central: A morte de Ivan Ilitch, trata especialmente sobre a mortalidade e amargura, Sonata a Kreutzer fala sobre como a mulher era tratada na sociedade da época e conceitos como o matrimônio e o amor e Padre Sêrgui trata sobre a religiosidade e propósitos na vida.
Esse livro com o tempo, certamente tornou-se um dos meus favoritos, com seus contos que pegam em um instante e te tornam imersos naqueles universos e em seus personagens. Apreciei os conflitos e problemas deles, o quão imperfeitos e cheios de falhas eles são e, em especial, apreciei como Tolstói utilizou-se desses aspectos para criar reflexões no leitor, diante a sociedade que nos circunda e diante a maneira de viver que tomamos, nossas escolhas, preceitos e princípios, ele faz nos questionarmos sobre tudo isso com essa leitura. Em suma, considero esse livro, sem sombra de dúvidas, um dos melhores livros que já li e, após essa leitura, estou sinceramente ansioso para quais serão minhas sensações com as minhas próximas leituras desse autor, felizmente, já peguei e estão esperando na minha estante outras obras dele como: Guerra e paz e Anna Karienina, obras bastantes aclamadas dele. Planejo ler elas e irei falar mais sobre assim que finaliza-las.

Abaixo aqui, irei disponibilizar análises singulares para cada conto que fiz ao decorrer da leitura, espero que gostem.

A morte de Ivan Ilitch:
Sinto que esse conto reascendeu e resumiu toda a minha paixão por histórias de uma maneira quase rejuvenescedora. Sinto uma tristeza e uma melancolia que não consigo explicar, como Tolstoi conseguiu fazer-me sentir empatia com uma pessoa tão indiferente como Ivan Ilitch foi algo que nunca esperei que poderia me surpreender tanto. Sinto que esse conto é uma das melhores histórias que já vi em toda a minha vida. Acrescentarei mais a essa análise singular, pois não comentei muito no dia. Assim como afirmei anteriormente, esse conto fala diretamente sobre mortalidade e amargura. Iniciamos o conto no enterro do personagem, onde nos é apresentado o ambiente hostil da sociedade da época, repleto de ódio, libertinagem e indiferença. Após um tempo no enterro, a história volta e começa a contar toda a vida de Ivan Ilitch, desde sua infância até a sua fase adulta, onde lá é mostrado que o mesmo é também, membro dessa indiferença da época, possui uma relação distante com a sua esposa e seus filhos, provocada pelas intrigas domiciliares com a esposa, e baseia a felicidade da sua vida à sua eficiência no trabalho, sua aparência externa e aos seus jogos de baralho. No entanto, algo ocorre que muda seu estado e especialmente, seus pensamentos. Irei parar de falar por aqui, já que já revelei muito da narrativa e sinceramente, quero que vocês leiam para tirarem suas próprias conclusões.

Sonata a Kreutzer:
Com o início dessa página, afirmo que finalmente acabei o segundo conto desse livro, nomeado de Sonata a Kreutzer e, Jesus, que conto! Não diria que foi melhor que o primeiro, A Morte de Ivan Ilitch, mas, certamente foi no mesmo nível. Acompanhar o desenrolar desse conto é como você ver uma explosão de perto. Iniciamos a história em um vagão de trem, onde somos apresentados ao personagem narrador, que serve como meio de inserção para o leitor, e aos personagens que envolvem-se ao redor daquele vagão, no inicio eram 4, depois se tornaram 8, e no final, ficam apenas 2, o narrador e o Pózdnychev, o homem que acompanharemos durante o resto do conto. Nesse conto estruturado em um ciclo de conversas tomadas em uma mesma viagem, somos apresentados à vida do desconcertado Pózdnychev e a sua perspectiva diante a vida, em especial, diante às mulheres e ao matrimônio e conceito de amor. Acompanhar essa história, como disse anteriormente, é o mesmo que acompanhar o antes e depois da explosão de uma bomba, de inicio, quando é iniciado o diálogo entre os dois personagens, é mostrado a área da explosão e ao decorrer do diálogo, vemos a razão pela qual ela explodiu no final (Não irei explicar diretamente essa analogia, pois acredito que ela deve ser oculta até a leitura desse conto) e acompanhamos a relação decadente entre o Pózdnychev e a sua esposa, marcada por amor e ódio. Nessa história, achei interessante a maneira que Tolstói utiliza-se dos personagens para criticar a sociedade da época e a sociedade atual, mostrando pedaços de suas perspectivas pelos diálogos. No geral, esse conto é extremamente bom e mesmo que lento em algumas partes, a intensidade intrínseca em sua estrutura apela e te atrai para a narrativa novamente após momentos de cansaço.

Padre Sêrgui:
Esse foi, também, um conto maravilhoso. Padre Sêrgui conta a história de um homem que, no início, entrega-se a um monastério com o intuito de resgatar a sua honra e demonstrar a sua superioridade diante às outras pessoas. Ao decorrer da história, vemos o desenvolver de Sêrgui em alguém mais próximo e dependente da religião, buscando a fé em Deus. No entanto, para conseguir achar essa fé, ele precisa envolver-se em conflitos internos, com seus próprios pecados, princípios e sentimentos. É uma história tremendamente fenomenal que toca diretamente nos princípios e sentimentos humanos, mesmo se você não for religioso, você irá sentir algo enquanto ver esse homem entregando-se à sua religião, enquanto é cercado por momentos de dúvida, em relação à escolha de ter virado um monge, e devido à sua dúvida diante os efeitos da fé e suas reflexões sobre Deus.

Iniciado em:
08/11/2023
Finalizado em:
11/12/2023

Sara 07/12/2023

Nesta versão tem 4 contos, dois muito bons e dois muito chatos. Comprei o livro pelo primeiro conto e por ele vale a pena comprar. O segundo conto é chatissimo, quase abandonei o livro por causa dele. O terceiro é bom e o final você só sabe no final mesmo. O quarto é rápido e tem uma pegada mais religiosa, não faz muito meu estilo de leitura.

Thanks a Million 04/12/2023

3 histórias, quase o mesmo conceito.
Ivan Illich querendo que as pessoas se compadeçam dele como uma criança doente me trouxe lágrimas nos olhos, nunca vi alguém admitindo isso e todos nós queremos algo assim.

O marido com um discurso poligâmico que depois se transformou em um discurso anti qualquer contato sexual entre homem e mulher, por fim virando um discurso assassino, foi algo interessante de se ler.

A última história do padre foi mais interessante que a segunda, não sei se Deus existe mas realmente viver sem ligar para o que os outros pensam é o jeito certo.

Alan.Nina 20/11/2023

Tolstoi além do seu tempo
Impressionado com a contemporaneidade dos contos. Questiona o aparelhamento burocrático e o niilismo da vida moderna em ?a morte de Ivan imitou?; questiona o amor romântico o ?amor romântico?, a hipocrisia, o machismo em uma sociedade como a Russia, que muitos julgarão como atrasada, em ?Sonata a Kreutzer?; e em ?O padre sergui?, mais uma vez expõe o falso moralismo das sociedades então nascentes.
Só não dou 5 estrelas porque, exceto a morte de Ivan ilitch, o final dos demais achei meio frio, não há um acontecimento realmente impactante, ou um ápice digno de toda construção criada, ainda que o desenvolvimento tenha sido praticamente impecável.
No entanto, esse ar casual pode concorrer para maior aproveitamento da obra, ao situa-lá num cotidiano que dialoga muito com os dias de hoje, mesmo considerando ter passado tanto tempo desde o seu lançamento. Tolstoi é realmente um homem além do seu tempo, trás ao debate questões morais relevantes.

Lailie 26/09/2023

Bom, mas não achei tudo isso
Se fosse um livro só com a história do Ivan Ilitch eu daria umas 4/ 4,5 estrelas, mas as outras duas histórias eu achei tão maçante, que não despertaram tanto assim meu interesse.

Cami 15/09/2023

Clássico sendo clássico
Não é um livro ruim, mas achei a leitura bem arrastada. As mensagens e lições por traz de todas as histórias são incríveis, mas não acho o desenrolar cativante.
Acho que é um livro que vale a pena por ter 3 contos em um só (sem contar que a edição é lindíssima)
Foi meu primeiro contato com o autor e mesmo não amando, pretendo dar mais uma chance

carlistar 13/08/2023

?E quem é ele? O rei da natureza, o homem.?
É verdade que me arrastei pra ler o livro após terminar a primeira história, também que a segunda história não me cativara em nada até enfim estar em seus finalmentes e a terceira, aqui a mais breve, não me despertou o mínimo interesse, contudo, apreciei a experiência que é a leitura da literatura russa e reconheço as qualidades da obra além da minha opinião em particular. Por fim, gostaria de ressaltar aqui a minha fascinação por ?A morte de Ivan Ilitch? e em como Tolstói trabalha na construção de uma atmosfera mórbida e carregada de egoísmo por parte dos personagens - ponto que pode ser notado igualmente nas demais histórias.

Babi Nole 17/07/2023

Eu adorei esse livro, a escrita de tolstoi é maravilhosa, fluida , instigante e intrigante, o melhor conto aqui presente é o da Morte de Ivan Ilitch, mas, os outros dois não ficam muito pra trás, recomendo bastante pra quem é fã do escritor ou quer começar a lê-lo

Andre.S 08/07/2023

Três histórias neste belo e filosófico livro de Tolstoi! Foi meu primeiro contato com o autor e amei de imediato! Queda, redenção e vida na narração sobre as três personagens principais de cada conto. Profundo.

1 | 2 | 3 | 4