Lições de estoicismo

Lições de estoicismo John Sellars

Resenhas - Lições de estoicismo

Yara 12/05/2024

Filosofia né, pra pensar na vida
Um ótimo livro para se pensar o que é realmente importante para nós, faz refletir sobre como gastamos nosso tempo com coisas inúteis, ao invés do é importante.

Cinthia 12/04/2024

Curtinho e direto nos principais ensinamentos, fala de alguns filósofos mas nada muito aprofundado. Excelente para uma introdução de leitura sobre estoicismo

romulorocha 12/03/2024

Lições de estoicismo, john Sellars
Gênero: Filosofia
País: Ingalterra
Editora: sextante
Ano: 2023
Páginas: 96

Um aperitivo sobre estoicismo com os mais nobres requintes de objetividade, coerência e satisfação.

Lições de estoicismo discute inúmeros aspectos desta escola filosófica através de um paralelo entre temas atuais e textos de alguns de seus precursores, como Seneca, Epíteto e Marco Aurélio. O autor ainda discute algumas das críticas feitas à Escola sobre temas como egoísmo, insensibilidade, repulsão às emoções tidas como negativas e falta de sociabilização.??

Eu gostei bastante da abordagem do autor, principalmente a objetividade sobre a forma com que os temas foram tratados e a proposta dos temas em si, super atuais, relevantes e que propõe bastante espaço para reflexão.?

Minha avaliação (1 a 5)*: 5
1: Ruim: quase abandonei, não me prendeu.
2: Razoável: algumas partes interessantes.
3: Bom: agradável de ler.
4: Ótimo: leitura envolvente.
5: Excelente: contagiante, vontade de indicar pra todo mundo.

#resenhasdoromulo
#literaturainglesa
#estoicismo
#licoesdeestoicismo
#johnsellars

Samuel 02/03/2024

Um livro simples e objetivo
Um livro simples e objetivo. Para quem quer ter ideias sobre o estoicismo, esse é um excelente livro, pois a leitura é rápida e tem os principais ensinamentos.

Tyler 06/02/2024

Lições de Estoicismo
Um bom livro, dá pincelas em alguns dos pontos cruciais do Estoicismo e também deixa sugestões de leituras para nos aprofundarmos.

tella 20/01/2024

Muito foda
Um ótimo livro introdutório para entender acerca do estoicismo. Gostei bastante - tanto do livro, quanto do proposto pela escola filosófica em questão.

?A lição aqui é que somos apenas partes da Natura, à mercê de suas forças superiores e inevitavelmente carregados por seus movimentos. Até compreendermos isso plenamente, nunca seremos capazes de desfrutar de uma vida harmoniosa.?

Anna Luísa 21/12/2023

Nunca tinha ouvido falar sobre o estoicismo, é uma ótima forma de levar a vida quando você entende que não tem controle sobre tudo que acontece com você, resumidamente é preciso achar a melhor forma de lidar com essas coisas e ter controle do nosso juízo. Livro terapêutico

Soda Káustica 03/12/2023

Simplesmente cumpre de maneira excelente sua proposta
A proposta do livro é justamente introduzir o leitor a esse mundo estóico e ele consegue muito bem fazer isso. Sintetizando as ideias de tanto filosofos mais conhecidos como alguns mais obscuros (mas que ainda tem muito a falar), dando ainda exemplos de aplicações reais e sanando algumas dúvidas e equívocos que possam passar pela mente de alguém.

a.cafreire 26/11/2023

É um livro bem introdutório para entender as ideias do estoicismo, então vale a leitura para pegar algumas referências e entender um pouco da filosofia. Com certeza, vou me aprofundar em outras questões.

Viviani.Bontorin 10/11/2023

Um livro rápido, mas necessário
Lições de estoicismo traz uma leve introdução a essa filosofia, assim como apresenta alguns dos maiores estoicos.

Duda Paschoalino 27/10/2023

é assim ó
O livro passa uma visão geral dos pensamentos dos estoicos, recomendo caso queira se aprofundar, fazer as leituras recomendadas no fim do livro, um otimo ponta pé no estoicismo

26/10/2023

Introdução leve ao estoicismo
Deixa eu te contar uma coisa antes que você torça o nariz lembrando das aulas enfadonhas de filosofia do ensino médio (ou até da faculdade, dependendo de qual curso você fez/faz): esqueça a chatice da filosofia, aqui nós estamos falando de simplificar as coisas. Ou melhor, de assumir o controle das coisas. Da nossa vida.
Talvez você não goste do Sêneca ou do Epicteto, talvez Marco Aurélio não faça sentido para você (peraí, ele não foi um daqueles imperadores de Roma?), mas vem comigo que esse livro você consegue devorar na sala de espera do médico.

O estoicismo é muito antigo, suas, digamos, “reais escrituras”, os ensinamentos raízes se perderam ao longo do tempo (como todo bom conhecimento greco-romano) e tem-se muito pouco registrado, a maioria tendo sobrevivido no boca a boca e, é claro, em um dos registros mais famosos de todos os tempos: as meditações de Marco Aurélio. Agora calma que essas pouco menos de 100 páginas não vão esgotar o estoicismo logo de cara, na verdade a grande sacada na proposta desse livro é ser uma introdução clara e objetiva sobre o que vamos encontrar nos ensinamentos e reflexões estoicos.

Não deixe de fazer uma visitinha no blog para ler o restante da resenha. Vou adorar te ver por lá! :D

site: https://veezinha.wordpress.com/2023/10/25/resenha-licoes-de-estoicismo-john-sellars/

Lou Black 10/10/2023

Me interessei pelo estoicismo na aula de filosofia,e já tinha tido um pouco de contato antes,então decidi me aprofundar mais já que achei interessante. Esse livro como diz no começo ensina o básico mas já é um ótimo começo,o livro tem uma leitura fácil e muito valiosa já que ensina valiosa lições

Belbgs 19/09/2023

Primeiro livro que li sobre o assunto e tem uma linguagem de fácil compreensâo, é um ótimo livro introdutório sobre o estoicismo. São excelentes ensinamentos, várias reflexões sobre a vida e morte, sobre como devemos reagir às situações, como nada depende apenas da gente, mas das circunstâncias da vida, e como podemos mudar a forma como reagimos ao que acontece conosco, como podemos levar a vida de maneira mais leve e dar valor ao que realmente importa.

Jess 19/09/2023

Um livro e tanto!
Este livro é bem pequeno, mas se propõe a fazer grandes reflexões, baseadas nos pensamentos do filósofo Epíteto, principalmente. Achei a leitura bem agradável e simples, o grande impacto está em pensar sobre como colocar tais pensamentos em prática!
Me identifiquei com o modo de viver defendido pelos estoicos e tive contato com a filosofia num momento bastante oportuno na minha trajetória pessoal, o que tem sido uma oportunidade de já colocar em prática e aprender.