Os Corações Perdidos

Os Corações Perdidos Celeste Ng

Resenhas - Os corações perdidos

Thayne. 25/05/2024

"Alguma coisa nisso tudo foi suficiente?"
Mais um livro da Celeste que leio e adoro.

Uma história poderosa que desvenda palavras e pessoas, esperança e dor.
Apesar de ser uma distopia, também é um retrato do que é visto e vivido hoje.

Quando se lê uma distopia onde você enxerga a real possibilidade do que é contado acontecer, você sabe que é boa.

Marcia 23/05/2024

Minhas impressões sobre o livro
Racismo, xenofobia, insegurança social, medo, amizade, família... Tudo isso nesse livro emocionantes, delicado e que nos leva a refletir em muitos pontos importantes de nossa sociedade como um todo.
Livro: " Os corações perdidos" de Celestes NG. Esse é o primeiro contato que tenho com a escrita da Celeste NG e gostei muito. O livro é atemporal e segundo a classificação é uma distopia. Só que a medida que vamos lendo, vamos percevendo que infelizmente não esta tão distopico.
Nesse livro, que se passa nos USA, os asiáticos e descendentes de asiáticos estão sendo discriminados e perseguidos. Livros estão sendo proibidos e retirados das bibliotecas
"Depois de anos de instabilidade econômica e violência, o governo dos Estados Unidos criou leis para preservar a ?cultura norte-americana?. Sob a justificativa de manter a paz e restaurar a prosperidade, as autoridades passaram a retirar a guarda dos filhos de qualquer pessoa que se oponha à nova legislação ? especialmente as de origem asiática ? e a forçar as bibliotecas a recolher livros considerados antipatrióticos."
Nosso protagonista é Bird Gardner que o conhecemos com doze anos quando sua mãe, sino-americana desapareceu. Vamos acompanhar a vida dele lidando e tentado sobreviver nesse governo autoritário e racista que diz trabalhar pela paz do país. Há muitas regras e "espiões " por todos os lados. No começo ele " leva uma vida tranquila com o pai, um ex-linguista que agora trabalha numa biblioteca, mas ele é discriminado na escola por ter traços asiáticos. Um dia ele recebe uma carta muito enigmática que ele desconfia ser da mãe. A partir daí muita coisa e muitas emoções surgirão.
E quem são "os corações perdidos"? Nos emocionados ao descobrir.
"Os corações perdidos é uma história atemporal sobre as injustiças para as quais a sociedade escolhe fechar os olhos, o poder da arte ? e suas limitações ? na luta contra o sistema, as lições e o legado que passamos para os nossos filhos e como podemos manter nosso coração intacto em um mundo despedaçado"
Um livro que gostei muito e recomendo a todos.
Valeu!

Jóice 10/04/2024

Esse livro me deixou curiosa pelo desenvolvimento da história do Bird e da sua mãe. Estava com expectativas de como tudo se desenrolaria. Não gostei tanto do final, mas li ele com duas amigas, o que ajudou muito, nos trouxe reflexões e rendeu bastante assunto.

"Eles então se abatem sobre ela com suas asas negras e quase a sufocam: todos os seus muito erros como mãe. Todas as vezes que causou dor aquele que mais queria proteger."

Raquel.Euphrasio 07/04/2024

Li em BR com duas Amigas e isso fez com que cada passagem fosse ainda mais cheia de reflexão, a historia em muitos momentos parecia estar acontecendo na minha janela, e muitas coisas fizeram paralelo com tanta atualidade que perdi a conta de quantas vezes disse: Eu já vi algo assim antes.. rs

Vic 02/04/2024

Lembro da minha felicidade quando fiquei sabendo que Celeste havia lançado outro livro, mas acabei deixando esse informação armazenada em um lugar esquecido da memória. Vendo o clube de leituras da atriz Reese, onde ele foi muito discutido e recomendado, eu decidi que precisava lê-lo.

Celeste escreve de uma forma que me cativou desde o primeiro contato. São histórias muito boas, com uma escrita simples, sem floreios ou rodeios, mas que chegam exatamente onde precisam chegar. E em alguns dias isso é tudo que eu preciso numa leitura.

Diferente dos outros livros que li da autora, esse pareceu mais visceral e maduro. O final realmente me deixou pensativa, ansiando para ter alguém com quem eu pudesse discutir hipóteses.

Adorei Os corações perdidos. Quando entendi a escolha do título foi realmente um misto de sentimentos. E deixo uma menção honrosa para a forma como ela desenvolveu os personagens, principalmente o Bird e a Domi. Incrível!

Mike 13/02/2024

Uma história delicada e sutil fugindo da abordagem clássica de uma distopia e que me surpreendeu muito mesmo sem uma grande reviravolta, triste pensar como muitas dessas coisas não são tão distantes da realidade e acompanhar tudo isso por um ponto de vista infantil deu um toque ainda mais emocionante.

Biblioteca Álvaro Guerra 23/01/2024

Quando se para de contar a história de alguém que se ama? Você vira e revira as lembranças mais preciosas até as deixar com as bordas lisas aquecendo - as com seu calor Toca as curvas e as reentrâncias de cada detalhe conhecido , decorando -os , recitando -os mais uma vez mesmo eles estando gravados nos seus ossos . Quem é que pensa , ao recordar o rosto de alguém que ama e já partiu :sim , eu já olhei para você o suficiente , já amei você o suficiente , nós tivemos tempo suficiente , alguma coisa nisso tudo foi suficiente?

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786555608366

Camila.Marques 13/01/2024

Uma boa reflexão!!
Uma boa leitura. Achei a história bem interessante, o tema muito atual e nos faz pensar no mundo em que vivemos, porém, achei o livro um pouco arrastado, ficou melhor do meio para o final. Recomendo a leitura como uma reflexão.

Tha 11/01/2024

Caramba. Esse final me pegou muito ? Não me envolvi tanto no começo, mas devorei o final! Que agonia aguardar a vinda das duas. Me emocionei muito com o final. Esse livro com certeza tem um cantinho no meu coração!

Barbara.Veneroso 08/01/2024

Ao mesmo tempo que esse livro demorou pra fluir, ele também me tocou profundamente. Uma história sobre amor, luta, preconceito, opressão... A relação de mãe e filho descrita é muito forte e bonita, eu sentia na alma as angustias da mãe (talvez por eu estar grávida durante a leitura desse livro tenha ficado mais sensível a esse tópico kkkk). As referencias sobre os acontecimentos reais na nota final da autora deixa tudo ainda mais intenso. Uma distopia para refletir a sociedade e as relações humanas.

ingred 07/01/2024

Sobre amor e dor
Estava pensando em tirar uma estrela porque demorei um pouco a engatar na leitura, mas aprendi que nem sempre o livro estar lento significa que ele é ruim. e é exatamente o caso desse livro, ele é tão real, doloroso e íntimo. senti como se pudesse conhecer a dor da mãe e do filho, eu amei muito a leitura e acho que ela é de extrema importância justamente por causa de um trecho do livro que diz que não é a nossa realidade mas o é mesmo assim.

Natasha.Kethelen 01/01/2024

??Era uma vez um menino, e a mãe dele o amava muito.?
Quando soube do tema do livro tinha certeza de que seria uma ótima leitura. A Celeste Ng é uma das autoras que não tem medo e aborda a realidade com clareza. Apesar de ser um livro de romance, retrata muito os dias de hoje.
A relação familiar de mãe, pai e filho é destaque, e ela soube muito bem trabalhar isso. Senti muita emoção lendo. Apesar de só ter finalizado em 2024, foi a melhor leitura do ano passado tbm.
Adorei cada detalhe desse livro.

Camila 27/12/2023

Our Missing Hearts
Celeste Ng escreveu mais um livro estupendo. Uma distopia impressionante e instigante ambientada em um mundo pós-CRISE. Alguma semelhança com a distopia ambientada em The Handmaid?s Tale, talvez? De todo modo, extremamente oportuna em nossa sociedade pós-Covid, ansiosa e desconfiada, que parece estar falhando em todos os aspectos: clima, racismo, anti-establishment, antissemitismo, proibição de livros, educação...
Celeste Ng trouxe todos esses problemas para o primeiro plano com este romance que aborda uma discriminação contra pessoas de origem asiática, numa sociedade onde a democracia passa ao largo. Isso torna ainda mais crucial prestar atenção ao nosso mundo e à política que acontece ao nosso redor.
Ao mesmo tempo, o livro é doce e comovente. É possível sentir empatia pelos pais de Bird e pelo próprio. O que não faríamos por um filho..

*só não levou 5 estrelas porque o livro é muito longo e tem umas barrigas no meio.

Jéssica 15/12/2023

Sobre famílias destruídas
Em um mundo distópico, o governo começa a disseminar um ódio contra determinadas pessoas e as coisas vão escalonando de uma forma que acaba com uma sociedade com livros proibidos, crianças separadas dos pais e pessoas desaparecidas. Bird é uma dessas crianças e tudo o que ele quer é reencontrar sua mãe. E tudo o que sua mãe quer é expor ao mundo tudo de ruim que acontece nessa sociedade. Essa é uma história sobre diversas pessoas separadas de seus entes queridos e como lidam com essa separação e com a vontade de lutar contra essa sociedade opressora.