Satânia

Satânia Fabien Vehlmann...




Resenhas - Satânia


35 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Queria Estar Lendo 06/10/2022

Resenha: Satania
Satania foi o terceiro quadrinho do selo Graphic Novel que a Editora Darkside enviou pra gente. Aqui, a história acompanha um grupo de exploradores buscando por um amigo perdido em uma caverna. Presos ali, eles precisam encontrar uma saída. E essa saída pode aproximá-los mais e mais do que parece ser o inferno.

O grupo é encontrado pelo abade Mountsouris. Ele já participou de outra expedição naquela mesma caverna, buscando pelo elo perdido que se tornou o irmão mais velho de Charlie - agora, investigando esse sumiço. Depois de uma bronca do abade, o grupo acaba preso naquele lugar por causa de uma inundação repentina.

Agora, eles precisam encontrar uma maneira de sair. E não vai ser por onde vieram. Mais e mais fundo eles se aventuram, e mais e mais parecem se distanciar de tudo o que conhecem.

Satania é uma história macabra e curiosa sobre o custo da curiosidade. Traz discussões sobre a humanidade, filosofia de vida, comportamento humano quando adequado a outro tipo de circunstância; sobre o extremo da sobrevivência em um mundo que nem parece mais o nosso.

Fabien Vehlmann e Kerascoët fazem um bom trabalho desenvolvendo a trama através desses pontos. As cores ricas e vibrantes dos lugares por onde o grupo passa combinam com a sensação que esses lugares devem causar. Em determinado ponto, eles encontram o que parece ser uma sociedade super desenvolvida, mas os tons dos quadrinhos são frios e incômodos. Em outro, eles estão no que parece ser a boca do inferno, e aí o vermelho vivo brilha nas páginas.

Satania tem um ritmo bom, equilibrando o mistério com as histórias quase lendárias que um dos membros desse grupo ouviu sobre o que há lá embaixo. O que os move. Charlie quer encontrar o irmão, mas acaba fascinada pelas possibilidades oferecidas no subterrâneo. O abade quer sair dali a todo custo, mas acaba agindo com mãos de ferro para proteger o grupo. Tem aqueles que não aguentam o que encontram, e perdem completamente a cabeça. Outros que contemplam mentiras em uma onda de fúria.

Sabe aquele tipo de história que te deixa abububle das ideias? É essa graphic novel. O jeito como se desenvolve e como entrega um final que é, em partes, esperado, e em partes extremamente chocante, é incrível. Eu terminei a leitura com os olhos arregalados, olhando para o nada.

Com todas aquelas questões que são apresentadas no desenrolar da história, tem um determinado momento em que elas culminam em uma revelação. E essa revelação leva a um desenrolar ainda mais inesperado. É macabro, como tudo que o grupo viveu até então; é horrível, perturbador, e surpreendentemente esperançoso pelo ponto final que dá.

A edição da Darkside tá linda demais. O trabalho gráfico é excelente, as páginas com papel de qualidade, impressão impecável. Gostei da tradução de Maria Clara Carneiro; em alguns momentos, os personagens parecem rebuscados, em outras são completamente informais. Combina com o vai-e-vem da trama.

Satania foi uma grata surpresa para mim. Eu tô sempre procurando por histórias que façam o meu cérebro entrar em combustão, e essa com certeza foi uma delas. Da superfície ao inferno, e talvez mais além, é um quadrinho para explorar o máximo do horror e do inesperado.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2022/10/resenha-satania-fabien-vehlmann-e.html
comentários(0)comente



Carolegal_ 20/10/2022

Interessante
O quadrinho é muito bonito, bem trabalhado. A história prende o interesse pois você quer saber o que Satania é, até onde ela vai.
Charlie desce a caverna com um grupo em busca do irmão desaparecido e lá acaba descobrindo coisas enigmáticas e uma verdade não tão bonita assim.
comentários(0)comente



Elaine 21/10/2022

Eu achei a história legal, dá pra ler bem rapidinho...
Mas não é nada demais... achei q podiam colocar mais umas 5 páginas pra explicar ou talvez finalizar melhor algumas coisas.
comentários(0)comente



Vivis 02/11/2022

A viagem ao centro do?
Satânia, é uma Graphic Novel (GN), lançamento da Darkside Books, escrita por Fabien Vehlmann e ilustrada por Kerascoët, que é o pseudônimo do casal Marie Pommepuy e Sébastien Cosset. O casal já ilustrou outra GN da Darkside, mas ainda não tive a oportunidade de ler ela para ver se este é o traço característico deles ou se vão mudando para seguir o tom da escrita.

A edição está sinistra e totalmente linda. Padrão da editora para suas GN: capa dura, papel de ótima qualidade e ainda vem com três marcadores muito bonitos, com ilustrações de cenas impactantes da história.

Temos uma jornada emocionante nesta história já que iremos acompanhar um grupo de buscas, formando por mineradores, padre, editor, irmã em modo heroína ligado e outros.

Charlie, está junto a outros voluntários exploradores, desbravando um sistema de cavernas, onde seu irmão, meses atrás desapareceu.

Indo cada vez mais longe e chegando em uma parte sequer mapeada, o grupo enfrenta uma inundação e para tentarem escapar com vida, em vez de tentar fugir para cima, eles desesperadamente se jogam ainda mais ao fundo.

E a cada passo em busca de uma saída, eles se afastam de tudo que é conhecido e são confrontados por mitos e lendas aterrorizantes.

Enquanto Charlie, está decidida a não sair daquelas cavernas sem o irmão, este que estava em primeiro lugar ali, procurando provar que existe um inferno, e ele está longe de ser o que a Bíblia diz e sim, algo totalmente diferente, o que leva a irmã agora a se arriscar para o encontrar e quem sabe descobrir se as teorias dele estavam certas.

Por outro lado, o padre Mountsouris, que estava na expedição em que o irmão de Charlie sumiu, agora tenta a todo custo fazer com que todos ali, fiquem vivos para encontrar a luz novamente.

É claro, que nada será fácil.

A jornada será mais do que difícil fisicamente, emocionalmente, mentalmente e espiritualmente transformadora de todos que estão no grupo.

Satânia, tem uma trama fluida. História e ilustração dão aos mãos para entregar ao leitor uma explosão de cores, mistério, a eterna busca pela saciedade da curiosidade e uma história fascinante sobre a humanidade e como podemos compreender tantas facetas da humanidade diante de situações drásticas e como isso impacta escolhas e ações dos personagens para sobreviverem.

Charlie mesmo, lida com muitas emoções, traumas e descobertas nessa jornada, tendo uma transformação interessante de personalidade.

Fabien Vehlmann e Kerascoët entregaram muito aos leitores com suas artes, as ilustrações visam um impacto e possuem sua própria linguagem para tornar a trama ainda mais densa. As escolhas de cores, para cada cena, locais e ações, tornam a experiência de leitura ainda mais imersiva, e ao ler senti que cada mudança de cor dominante, trouxe uma perspectiva diferente a leitura do momento.

Apesar de ser uma GN, e ter apenas 128 páginas, é uma história que convida a reflexão, que te faz parar para analisar o que está lendo e pensar: o que eu faria? O que eles estão fazendo? O que é tudo isso é para onde está história está indo?

Alguns pontos da trama foram exatamente o que eu estava esperando, principalmente o final, pois em certo ponto da trama, eu imaginei que poderia ser esse um resultado esperado de tudo o que estava lendo. Outros pontos me surpreenderam demais!

É uma história de terror, até porque, eu mesma tenho um medo atroz de me ver perdida em uma caverna ou floresta ou sei lá onde mais eu poderia parar em alguma das minhas aventuras, então senti um horror em me imaginar passando por tudo o que Charlie e os demais passaram. E não somente isso, outros elementos trágicos, macabros e terríveis acontecem.

Uma indicação para quem curte o gênero ou deseja começar a curtir, já que é uma história que até pode ser expandida, mas senti ter seu ciclo bem encerrado. Bem escrita e com muitas cores e horrores a serem encontrados em caminhos estranhos e totalmente infernais!

Espero que tenham gostado da minha indicação e nos vemos com mais terror na próxima sexta feira!

??

Resenha completa no blog: http://www.eupraticolivroterapia.com.br/2022/10/satania-fabien-vehlmann-e-kerascoet.html?showComment=1666361019965&m=1
comentários(0)comente



Viktor.Bernardo 16/11/2022

O enredo é muito cativante e as ilustrações são absolutamente lindas, mas não faz meu tipo. A confusão do livro (totalmente proposital, por sinal) me fez sentir que estava faltando algo, mas não do tipo "quero uma continuação". Apesar disso, gostei. Acho que ficaria bom em uma animação também.
comentários(0)comente



Occult.MysticBooks 29/11/2022

Eitaaaaa
Que HQ mais louco do mundo, surreal!
Amei demais ler, achei completamente surpreendente e foi uma leitura viciante.
Os gráficos estão maravilhosos demais.
comentários(0)comente



Fábbio @omeninoquele 08/12/2022

Amei!
#OMeninoResenhando

Um homem decide provar que o inferno existe e que é um lugar mais avançado e decide por conta própria entrar numa caverna e ir se aprofundando cada vez mais até chegar lá, mas se perde e a seguir, uma expedição é montada por homens sem nenhuma experiência em cavernas subterrâneas e partem junto da irmã do homem que desapareceu.

Logo atrás, vai um padre, à procura dessa expedição para que eles desistam daquela loucura e não acabem morrendo também nesse mistério subterrâneo cheio de perigos. Pois foi isso que aconteceu com o homem que tentava provar que o inferno existe. E acabou que mesmo tendo escrito relatos sobre sua teoria sobre o inferno, pras pessoas da cidade ele não passava de um louco que baseou seus escritos nas palavras da mãe.

E quando o padre encontra essa expedição, eles acabam não conseguindo voltar porque começa a chuva e a inundação lá embaixo é quase certa de que vai matá-los todos afogados. Mas não é o que acontece, porque eles prevendo o perigo decidem descer cada vez mais, à procura de uma outra saída e ficam perdidos e decidem explorar a caverna andando mais e mais pro fundo, fazendo o que desde o início estavam ali pra fazer, encontrar o homem perdido.

À medida que descem a caverna, eles encontram outra civilização e a princípio acham que são pessoas que decidiram se abrigar lá embaixo e começar uma nova vida. Mas não, são de uma outra civilização que depois conhecemos por Thulianos que se comunicam, mas são muito primitivos e logo acham que essa expedição veio pra acabar com o seu lar, e daí esse grupo decide sair logo do lugar pra não acabarem presos ou mortos e descem cada vez mais às profundezas do que seria o inferno.

O grupo já vai sofrendo perdas de pessoas que porventura ficam loucas ou não conseguem ir adiante por conta desses seres profundos. E à medida que eles vão descendo, eles acabam chegando em Satânia, ou o Inferno, e que a teoria do pesquisador se torna verdade, existe mesmo um lugar nas profundezas chamado de inferno, mas não é tão desenvolvido como ele esperava.

O lugar é um lugar inóspito, cheio de seres perigosos pra vida deles, mas por algum motivo, fascinante para o pesquisador. A gente tem a narrativa toda tomando forma pela visão do padre, e da Charlie, a irmã desse homem que sumiu nesse lugar a uns meses.

Segunda experiência que eu tenho com esse autor, e devo dizer que é um misto de muitas surpresas e bizarrices. Os traços são belíssimos e a experiência que eles nos trazem à medida que a tonalidade dos quadros mudam de cor página a página nos dá essa sensação de estar descendo cada vez mais nas profundezas do que depois vem a ser o inferno.

A narrativa é muito fluida, por ser uma Graphic Novel e você consegue ler toda num piscar de olhos de tão imerso você fica na história. Acho que essa é uma experiência única e talvez quando reler algum dia, possa captar mais do que deixei passar porque a história abre pra muitas interpretações, outra característica do autor. Eu recomendo muito, e aposto que será uma ótima experiência pra você que curte um pouco do bizarro, com surpresas no caminho, numa aventura pra lá de insana, mas de um jeito confortável.

#Satania #FabienVehlmann #Kerascoöet #DarksideBooks #DarksideGraphicNovel

site: https://www.instagram.com/p/Cl4a49rPpH4/
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Shé 01/01/2023

Estranho, perturbador mas bem interessante
Ultimamente eu ando viciada em ler HQs e a Darkside tem trazido uns bem legais para o Brasil.
Eu me interessei por esse devido a capa e o título.
Demorei pra ler, ele pode ser um pouco chato e perturbador em alguns momentos. Mas valeu a pena chegar ao final.

O livro se inspira no livro de Júlio Verne "Viagem ao centro da Terra", onde uma menina vai em uma excursão atrás de seu irmão que decidiu viajar até o centro da terra para encontrar um povo a muito tempo "perdido".

O livro é repleto de aventuras, além de temas a se refletir como moralidade, humanidade e a busca por respostas.
comentários(0)comente



Mary Maia 08/02/2023

Bonito e morno
Darkside books tem aquele padrão de ser lindíssimo. Os desenhos são incríveis, mas achei que a forma como a história foi contada foi morna. O final foi esquisito.
Enfim, vale a experiência, mas não espere grandes aventuras...
comentários(0)comente



Bea Albuquerque 21/02/2023

Satânia foi uma HQ que me surpreendeu bastante, não esperava o tanto de momentos desastrosos e perturbadores. É bem louco, mas é muito intrigante, não da vontade de parar de ler. Os gráficos são lindos. Recomendo
comentários(0)comente



Tamy 22/03/2023

Fantasia!
O inferno existe mesmo? Se existe, como você imagina que ele seja? Como  são os seres que o habitam?

Nessa HQ iremos descer até as camadas mais quentes da Terra, acompanhando a jornada de Charlie, do padre e de Lavergne que tentam encontrar Constantin -  um cientista que resolveu se aventurar nas profundezas da terra para provar sua teoria de que o inferno existe e que é povoado pelos neandertais evoluídos, adaptados a esse novo ambiente (remetendo à teoria de Darwin). 

Uma história extremamente fantasiosa, que pega a noção de inferno que ouvimos culturalmente e adiciona novos aspectos, criando um mundo de seres bem distintos. Além disso, nos deparamos, através de Charlie e seus companheiros, com os instintos humanos, com o sentimento de confiança, com o medo do desconhecido,  com a necessidade de sobrevivência nesse lugar que é estranho e cheio de perigos. 

E para completar a obra, temos uma arte linda, cheia de cores vibrantes em um fundo preto que dá ainda mais destaque ao quadrinho. Satânia traz uma beleza caótica, que chega a ser hipnotizante a combinação de cores.
comentários(0)comente



Arthécia 15/04/2023

Interessante!
A arte é simplesmente espetacular e a história também muito boa! Nada a reclamar nisso, talvez um pouco mais história no final tivesse auxiliado melhor no entendimento.
comentários(0)comente



"Aonde você vai Sam?" 30/04/2023

Viagem ao centro a Terra... Não, pera...
Desenhos fofos, história sinistra. Parece ser a marca registrada da parceria do roteirista Fabien Vehlmann com o casal Ketascoët.

Já quero ler mais coisas do trio.
"Aurora mas Sombras" e esse ainda configura só uma coincidência, a partir do terceiro é que poder-se-á considerar um padrão.


P.S.: já fazia um tempão que não lia algo "duma sentada"; O regozijo do leitor!
comentários(0)comente



Isadora 25/05/2023

Satânia
Não gostei muito, esperava mais sla as coisas foram simplesmente acontecendo e foram esquecidas enfim já li melhores
comentários(0)comente



35 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR