Ed & Lorraine Warren: Luz nas Trevas

1 | 2 | 3 | 4

@vcdisselivros 09/05/2023

A ordem do demônio
O QUE VOCÊ PRECISA SABER

° Escrito por Gerald Brittle (Demonologistas), o livro serviu de inspiração para o filme Invocação do Mal 3 ? A ordem do demônio. A obra relata o caso real que ficou conhecido no exterior como ?O demônio em Connecticut.

° O caso ganhou fama por ser a primeira vez que alguém alegou, diante do tribunal, o motivo de possessão demoníaca como defesa. Arne Johson foi acusado de homicídio e alegou estar possuído quando supostamente perfurou cinco vezes Alan Bono, chefe da esposa de Arne, que perdia o controle e ficava irracional quando estava alcoolizado.

° Luz nas trevas marca o quarto livro dos Warren publicado pela Darkside Books.

° O rico conteúdo apresenta os meses que antecedem o crime. Antes de Arne, a possessão ocorria com o irmão da namorada, que foi torturado física e emocionalmente.

° Ed e Lorraine Warren assumiram o caso a fim de reunir provas para a igreja católica autorizar o exorcismo do menino e enquanto o mesmo não ocorria, foram prestando auxílio aos envolvidos na luta contra a entidade demoníaca.

POR FIM

Arrisco dizer que Luz nas trevas foi o livro dos Warren que mais me impactou. A violência contra a família, o sofrimento dos envolvidos e a perversidade contra a inocência da criança resultam em uma junção de elementos que tornam a leitura angustiante.

O sobrenatural sempre é questionado, sempre será e muitas vezes levanta mais questões do que traz respostas.

A interpretação dos acontecimentos depende muito do pensamento e da experiência de cada um, vários fatores apontam para uma explicação racional, enquanto outros não podem ser explicados. O livro deve ser avaliado levando em consideração a experiência e a interpretação de cada um (Ainda que acredite no sobrenatural, eu mesmo poderia facilmente preparar um post contando os eventos por um lado cético/ racional).

O caso gera especulação até hoje e se na época confundiu o júri no tribunal, imagine agora, que estamos anos mais tarde e (graças a Deus) de longe. A verdade é uma, somente quem estava lá pode dizer o que aconteceu.

Recomendo a leitura, desde que você esteja preparado para ficar com um sentimento ruim nos dias que ela acontecer. Ver o sofrimento do próximo nunca é fácil e o grau de maldade presente nas páginas é um salto no escuro difícil de esquecer.
Marcelo217 10/05/2023minha estante
Gostei da resenha. Já li os dois primeiros e deu vontade de ler esse!!!!

@vcdisselivros 11/05/2023minha estante
Marcelo 217 feliz que tenha gostado e despertado seu interesse. Assumo que o segundo não é meu favorito, por aqui o ranking é o primeiro, o terceiro, o quarto e aí o segundo hehe

Renata 10/04/2024minha estante
Vc deu mais estrelas do q eu kkkkkkk

Isabelle333 19/03/2023

Espíritos polêmicos
Acho que não é o tipo de livro que todo mundo gosta, você tem que gostar mesmo do assunto pra conseguir ler, no meio do livro eu vacilei muitas vezes por conta de assuntos pesados, frases que me chocaram, mas eu continuei, sempre quis ler um livro sobre os Waren ( apesar de muita gente não gostar deles por conta de umas paradas aí) Acho que não dá pra analisar uma história real, claro, sempre vai ter um detalhezinho que fica de fora ou um acrescentado, faz parte, então eu considerei esse livro como um de ficção e não um relato. Foi mais fácil pra engolir algumas coisas, não que eu não acredite em sobrenatural, não deixo de acreditar e nem sou totalmente crente nisto. Acho que dá pra pra se aproveitar esse livro, mesmo com todas as coisas chocantes que acontecem.

Daiane386 08/04/2023

Simplesmente amo os livros desse gênero. Esse livro te prende do começo ao fim, quem tem medo tem que ter cuidado porque você realmente se sente na história.

Bea de Brida 22/04/2023

O motivo de noites insones
Não vou mentir, fiquei com cagaço. não deixa os anteriores pra trás nesse quesito. as coisas acontecem rápido e vão escalando ao longo do livro até formar um caso sem precedentes para os Warren. você sente a angústia e aflição da família Glatzel na pele. e tem o filme do caso para assistir depois. enfim, agonizante e dá um bom susto

Thi 26/04/2023

Perturbador
Não espero menos dos livros dos Warren. O livro é pouco diferente do filme, mas não menos assustador. Passei a leitura toda com medo, caramba isso me fez dormir com o terço embaixo do travesseiro. ???

Caroline 30/04/2023

Assustador!
?????

Que livro!
Com certeza o mais tenebroso de todos que já li dos casos Warren. Acredito que por ter sido um caso onde oficialmente aconteceu uma tragédia, ele mexe muito mais com nossa sensibilidade do que os demais. Nos faz refletir o quanto somos vulneráveis quando o assunto é o sobrenatural, o quanto temos que ter cuidado ao se quer pensar em "brincar" com coisas do tipo e, para surpresa de ninguém, o quanto a igreja continua sendo hipócrita em não ajudar/contribuir para o livramento dessa família e tantas outras que sucumbiram com esse problema. Achei genial o advogado perguntar se o Juri acreditava em Deus para reforçar a existência do Diabo, e a incrível falta de coerência do Juíz em não concordar com o caminho que a defesa iria fazer. Uma série de injustiças que se, tivessem sido evitadas, não culminariam nessa situação fatídica. Pra quem curte o gênero, super recomendo!

Jacon 23/05/2023

Resenha: Ed & Lorraine Warren: Luz nas Trevas
Tornou-se o meu livro preferido dos casos dos Warren.
O importante é ter em mente que o livro não é uma cópia fiel ao filme, mas ainda mantem o clima angustiante e agonizante.

Dhe 24/05/2023

Luz nas trevas é o quarto livro do Ed e da Lorraine Warren que a Darkside lança e também é o quinto livro a respeito dos demonologistas que leio.
Gosto muito deles e adoro histórias de terror, independente do que me digam sobre os dois (controvérsias a respeito das histórias) ou do que me digam sobre histórias de terror serem verídicas ou não. Na verdade leio essas histórias porque gosto, não necessariamente porque acredito.

A verdade é que assim: no meu ponto de vista este livro não é um bom e entre todos que já li do casal, com certeza é o pior.
Outro livro que li do mesmo autor "Ed e Lorraine Warren - demonologistas" é imensamente melhor, mas acredito que seja por conta do estilo de narrativa que o autor escolheu para contar sua história.
Neste livro, da parte inicial até quase o final, é contada como uma história narrada. Da para entender que, apesar de ser um livro de não-ficção, o autor tentou desenvolver a história de maneira que fizesse sentido e cativasse o leitor, mas sinceramente, não ficou bom.
No final do livro, quando o acontecimento principal finalmente acontece, o autor passa a uma narrativa mais documental, ficando muito melhor de ler.
Isso talvez explique porque o livro "demonologistas" é um livro melhor, porque foi escrito de maneira documental por esse autor.

Enfim, sem mais delongas, não botei nenhuma fé nessa história do final. Na minha opinião o júri foi certeiro e mandou bem.
Achei bem ruim o livro, mas adorei poder lê-lo. Guardarei ele na minha estante com muito carinho, junto com os outros 3 da coleção.

Tori 06/06/2023

Causos
A leitura dos causos dos Warren, para mim, é ,em grande parte, muito gostosa e aconchegante. Você simplesmente passa o tempo lendo..
Tento ao máximo, em qualquer tipo de leitura, manter a mente aberta à procura de algo que possa absorver, o que não foi diferente com esta. Não busco julgar ou anular ao que tange às experiências vividas por outras pessoas. Acredito que apenas as mesmas possuam a plena propriedade para ponderar sobre tais acontecimentos.
Apesar disso, assim como no último livro da coleção dos Warren, demorei a nutrir certo sentimento de empatia por essa família. Era surreal a ?apatia? dessas pessoas mesmo após confrontadas por tamanhos absurdos e bizarrices descritos páginas após páginas.
Algo que também me chamou a atenção foi a ?explicação?, bastante superficial, a respeito da fonte de origem que causara o desencadeamento de todo este pandemônio.
Não se é possível compreender bem como tudo começou, as razões pelas quais começou, ou informações sobre as pessoas apontadas como culpadas.
Tudo bem que este é o intuito do oculto, mas nos outros livros, mesmo que incertas as causas, elas foram bem mais exploradas.
Em último lugar, gostaria de dizer que o trabalho da editora é muito interessante, mas fiquei decepcionada, novamente, com tantos erros no texto que comprometem a absorção dos fatos.

Pedro.Treaquin 09/06/2023

O melhor dessa coleção da Darkside!!
O livro conta a história da família Glatzel, que desde as primeiras páginas começa a ser atormentada por uma entidade demoníaca. A narrativa segue detalhando a rotina e os desafios enfrentados pelos membros da família enquanto buscam a ajuda do casal Warren para se livrarem do mal que os assombra.

"Ed & Lorraine Warren: Luz nas Trevas" é um livro notável, superando os três anteriores e sendo o melhor da série de livros da editora Darkside sobre o casal Warren e seus casos. A história cativa o leitor do começo ao fim, inicialmente gerando angústia e medo devido aos detalhes dos eventos iniciais e ao rápido agravamento do caso. Em seguida, desperta uma certa raiva no leitor devido ao abandono da família Glatzel por parte da Igreja Católica Americana. Isso faz com que o leitor folheie as páginas incansavelmente, desejando descobrir o desfecho da família.

O livro transmite ao leitor um sentimento de indignação em relação às autoridades civis e religiosas devido à indiferença demonstrada diante do sofrimento da família. O epílogo destaca o legado principal do caso Glatzel, revelando em suas próprias palavras "[...] é ter escancarado a inviabilidade e a indiferença de nossas instituições formais, tanto civis quanto religiosas." Esse epílogo também fornece informações úteis e transmite uma sensação de paz ao leitor, ao contar o desfecho da família e o desenlace do caso de Arne.

Ao contrário dos livros anteriores, nos quais senti falta de esclarecimentos e fiquei com a sensação de querer mais ao final da leitura, esse livro em particular causa medo, angústia e raiva durante a leitura, mas no final entrega tudo e mais um pouco ao leitor curioso e que torcia pela família ao longo da trama, esclarecendo o que aconteceu com a família e seus membros após os eventos do caso. Por esses motivos, atribuo 4 estrelas aos livros anteriores, mas a este, sem dúvida alguma, concedo a nota máxima.

"Para o triunfo do mal, basta a gente de bem cruzar os braços e não fazer nada"
- Edmund Burke

Thaci 11/06/2023

Eu gosto de todos os livros dos Ed e Lorraine Warren, todos me prederam desde o começo mas esse foi o que me deixou mais imersiva na história e apegada aos envolvidos, torce por eles, fiquei angustiada imaginado a situação e o final... bom, sem spoilers, mas com certeza o melhor do casal. Agora só assistir novamente ao filme com uma nova perspectiva agora ?

soueuothiago 17/06/2023

De todos lançados pela darkside esse só perde pelo primeiro do mesmo autor. História envolvente, mas com final não tão feliz.

Mayconmm 21/06/2023

O livro que realmente assusta
O livro é um dos mais assustadores que eu já li, mostrando como a família principal é atormentada por uma entidade maligna e de como a igreja da as costas as pessoas que precisam de ajuda, e com os Glatzel não foi diferente.

Polly.vidigal 29/06/2023

Demorei mais do que queria pra terminar, mas infelizmente diálogo entre aspas faz eu perder o interesse... Mas a história em si é muito boa

1 | 2 | 3 | 4