Nós nos espalhamos

Nós nos espalhamos Iain Reid

Resenhas - Nós nos espalhamos

Mariana Dal Chico 12/04/2023

“Nós nos espalhamos” de Iain Reid chegou em casa de surpresa, uma cortesia da @editorarocco e ao ler a sinopse, fiquei muito interessada pois a protagonista é uma senhora, artista plástica que por causa de um acidente, precisa mudar-se para uma casa de repouso.

Esse foi meu primeiro contato com o autor, achei sua narrativa bastante envolvente, os capítulos são curtos, o que acaba por ajudar a dar mais dinamismo e acelerar o ritmo de leitura, que se encaixou perfeitamente com a proposta do enredo.

O livro é dividido em três parte a a cada página que passa, é perceptível o aumento da fragmentação dos pensamentos da protagonista, bem como sua real confusão mental e a perda da percepção da passagem do tempo.

O tema central do livro é o envelhecimento. Para mim, o título e a floresta cumprem bem a metáfora para como a sociedade trata todos os idosos da mesma forma, como se eles fossem uma coisa só, obrigados a agir da mesma forma como se não tivessem mais o direito de ter identidade própria. Olhando para a floresta à distância, às vezes nos esquecemos que ela é formada por muitas árvores diferentes uma das outras.

Outra questão abordada que me fez refletir bastante, e um tema que gosto muito, é sobre a finitude e eternidade. Se nossas vidas não tivessem fim, nós a acharíamos tão valiosa?

O final é aberto e ambíguo, minha primeira impressão foi: “Wow! Espera. O que aconteceu aqui? O autor não confirmar/refutar minha teoria?” Voltei para reler os últimos capítulos e os primeiros, percebi que não faz diferença entre uma teoria e outra, o mais doloroso/impactante é a forma como o envelhecimento foi retratado causando um medo real durante a leitura.

site: https://www.instagram.com/p/Cq8HCFfLRvW/

Fran.Bombassaro 10/04/2023

Viciante
Assim como ?estou pensando em acabar com Tudo? é um livro intrigante, que te faz não querer parar de ler.

Retrata o envelhecimento e a importância de se ter um fim.

Será que valorizaríamos a vida se ela fosse infinita? Sera que teria graça?

É um livro bem viajado, bem perfil do Iain.
Mas eu gostei bastante!
Tem final aberto, só por isso nao dei 5, porque ainda tenho muitas dúvidas que eu queria que fosse esclarecida no livro ?????

Nando Ataide 29/03/2023

Quando penso que sei, nada sei
Uma história sobre envelhecimento super interessante.

Um ponto muito bom é que o final fica no imaginário. Vc tira as conclusões se ela está esquecendo das coisas ou se tudo não passa de um experimento.

E aquele final quando ela encontra as sacolas no sótão? ?