Nós nos espalhamos

Nós nos espalhamos Iain Reid

Resenhas - Nós nos espalhamos

Carolina165 23/04/2023

Mais um livro do Iain Reid favoritado
Dos três livros que eu li do Iain Reid, favoritei os três, rss.

Adoro o clima sombrio que ele consegue incutir em suas histórias, sempre nos fazendo sentir que há algo de errado acontecendo mesmo sem conseguirmos saber o quê.

De semelhante aos outros livros dele temos aquela pegada filosófica onde são suscitadas algumas reflexões; neste caso sobre velhice, lucidez, finitude/infinitude da vida, individualidade, etc.

O diferencial é que neste livro não há um final fechadinho; o autor deixa algumas coisas para a decisão do leitor.

Recomendo fortemente.
Rogéria Martins 23/04/2023minha estante
Muito boa sua resenha, Carol!!

Vanessa.Castilhos 23/04/2023minha estante
??? Já quero ler!

Carolina165 23/04/2023minha estante
Obrigada Rogéria!
Tomara que vc goste, Vanessa

Fabio 23/04/2023minha estante
Se tem alguma conexão com a filosofia, eu estou dentro!
Parabéns pela resenha Carol!

Obrigada Fábio!

Núbia Cortinhas 24/04/2023minha estante
Já quero!! Parabéns pela resenha. ??????

Obrigada Núbia!

Débora 24/04/2023minha estante
Já foi para a minha meta, Carol! Obrigada pela indicação!

Carolina165 24/04/2023minha estante
Uhull, que seja uma ótima leitura para vc Débora!

Débora 24/04/2023minha estante
Obrigada, Carol!!!??

Camila.Pizzoni 11/07/2023

Prometeu tudo e não entregou nada
Li "Eu estou pensando em acabar com tudo" em 2020 e quando fiquei sabendo que que tinha um livro novo do Iain Reid, fiquei muito empolgada e corri pra ler. Porém, 2 decepções: durante a leitura, parecia que esse livro estava indo exatamente pelo mesmo caminho do outro (pelo menos o plot twist, já que a história em si é bem diferente). quando terminei a leitura, fiquei aliviada porém decepcionada novamente, pois ???????????????? que final foi aquele, minha gente? sinceramente, me senti burra pois simplesmente não entendi nada. fiquei com um enorme ponto de interrogação na testa olhando pro kindle e o livro simplesmente terminou do nada? cogito a possibilidade de não ter gostado por realmente ter perdido algo e não ter entendido, então por favor se alguém entendeu e queira me explicar, aceito, grata.
Sabrina.Messi 16/07/2023minha estante
Acabei de terminar e sinto que tbm não entendi tudo. Todo o resto me prendeu muito então eu gostei do livro, mas eu fico pensando se realmente era tudo da cabeça dela ou não. Se for, seria parecido com Estou pensando e, acabar com tudo, e não acho que ele beberia da mesma fórmula de novo. Mas eu quero saber o que a Shelley fazia realmente, o que era tudo aquilo? Eu não tô bem haha

Sabrina.Messi 16/07/2023minha estante
Ah, tbm sinto que o livro tem muitas mensagens sobre envelhecer, o esquecimento, sobre precisarmos realmente um dos outros? então, minha única decepção é não entender o final. Pq todo o livro vai passando pequenas mensagens que deve se conectar e fazer sentido, ter uma interpretação e me recuso a acreditar que seja só coisa que ela imaginava, ou que esquecia. Ou sei lá o que. Ah preciso agora caçar o Iain aonde estiver e ter uma conversa com ele sobre esse livro kkkkk.

Dani 20/07/2023minha estante
Haaaaa..tua resenha me define??fiquei tipo asdim:oxi???é isso???
Sera q deixei passar algo?nao explicou nada...as mesmas duvidas do inicio fo livro me permacem ao final...sera tudo imaginacao devido a idade??

bie! 13/05/2024minha estante
shelley*

Douglas 19/11/2023

Nós nos espalhamos
(Resenha também disponível no meu Instagram literário: @doug_reads)

"A tragédia da vida não é o fato de chegar ao fim. Isto é a dádiva. Sem um fim, não existe nada. Não existe significado. Entende? Um momento não é um momento. Um momento é uma eternidade. Um momento deve significar alguma coisa. Deve ser tudo."

"Nós nos espalhamos" conta a história de Penny, uma ex-artista plástica que vive sozinha em seu apartamento que dividia com o companheiro até ele falecer. Após um acidente doméstico, Penny é enviada para o Six Cedars, uma mansão que serve de lar para idosos, e lá passa a ser assistida em sua rotina. Embora contrariada de início, Penny rapidamente se adapta ao local e cria laços com os outros poucos moradores da casa. Entretanto, situações estranhas começam a acontecer e Penny passa a questionar não apenas o local em que está mas também a própria memória e percepção do mundo e do tempo.

O livro funciona em suas propostas graças ao uso da narração em primeira pessoa, que acaba por ser o grande trunfo do livro. Sob a perspectiva de Penny, Ian Reid brinca com o leitor ao construir uma história que muito se baseia na dúvida. Penny está nos contando tudo que acontece, mas será mesmo que podemos confiar em sua memória? Aliás, será que ela mesma pode confiar no que vê e no que se lembra?

Penny nos conta tudo que ela vê, mas desde muito cedo percebemos acontecimentos e detalhes aqui e ali que colocam em cheque a veracidade de tudo. Esta questão permite que o livro construa uma maravilhosa atmosfera de suspense, que chega a abraçar o sinistro e o inexplicável em alguns momentos. É tudo uma alucinação? Algo ali realmente aconteceu? A memória de Penny está fragilizada ou tem algo mais por trás disso? Ficará ao cargo do leitor interpretar e acreditar naquilo que lhe convencer.

"Nós nos espalhamos" é um livro que faz o leitor refletir sobre assuntos como o etarismo e o envelhecimento. Por termos uma protagonista de idade avançada e ela ser a narradora, vemos de forma direta e crua as inseguranças e dificuldades que o envelhecimento naturalmente traz para o indivíduo. Penny passa por grande parte dessa jornada sozinha. e chega a dar um aperto no coração ao ver sua situação no começo do livro. Da mesma forma, já na casa de repouso Six Cedars, nos sentimos desconfortáveis com a arrogância presente nas atitudes de alguns personagens ao redor dela, achando que, por ela ter uma idosa avançada, precisa ser completamente assistida e controlada.

Quando você acha que entendeu o ponto em que o livro vai chegar, uma grande reviravolta ocorre e o leitor fica a ver navios, pois desse momento até o final, tudo é jogado para o alto em meio ao caos de acontecimentos. Ao concluir a última linha do livro, o leitor precisará olhar para trás e refletir sobre toda a jornada de Penny a fim de dar sentido ao desfecho da história. Não se surpreenda caso você diga em voz alta que precisa pensar um pouco sobre o que acabou de ler.
Basilcalado 25/01/2024minha estante
Oii, acabei o livro e sinto que nao entendi o final, voce pode me explicar?

Nando Ataide 29/03/2023

Quando penso que sei, nada sei
Uma história sobre envelhecimento super interessante.

Um ponto muito bom é que o final fica no imaginário. Vc tira as conclusões se ela está esquecendo das coisas ou se tudo não passa de um experimento.

E aquele final quando ela encontra as sacolas no sótão? ?

Fran.Bombassaro 10/04/2023

Viciante
Assim como ?estou pensando em acabar com Tudo? é um livro intrigante, que te faz não querer parar de ler.

Retrata o envelhecimento e a importância de se ter um fim.

Será que valorizaríamos a vida se ela fosse infinita? Sera que teria graça?

É um livro bem viajado, bem perfil do Iain.
Mas eu gostei bastante!
Tem final aberto, só por isso nao dei 5, porque ainda tenho muitas dúvidas que eu queria que fosse esclarecida no livro ?????

Mariana Dal Chico 12/04/2023

“Nós nos espalhamos” de Iain Reid chegou em casa de surpresa, uma cortesia da @editorarocco e ao ler a sinopse, fiquei muito interessada pois a protagonista é uma senhora, artista plástica que por causa de um acidente, precisa mudar-se para uma casa de repouso.

Esse foi meu primeiro contato com o autor, achei sua narrativa bastante envolvente, os capítulos são curtos, o que acaba por ajudar a dar mais dinamismo e acelerar o ritmo de leitura, que se encaixou perfeitamente com a proposta do enredo.

O livro é dividido em três parte a a cada página que passa, é perceptível o aumento da fragmentação dos pensamentos da protagonista, bem como sua real confusão mental e a perda da percepção da passagem do tempo.

O tema central do livro é o envelhecimento. Para mim, o título e a floresta cumprem bem a metáfora para como a sociedade trata todos os idosos da mesma forma, como se eles fossem uma coisa só, obrigados a agir da mesma forma como se não tivessem mais o direito de ter identidade própria. Olhando para a floresta à distância, às vezes nos esquecemos que ela é formada por muitas árvores diferentes uma das outras.

Outra questão abordada que me fez refletir bastante, e um tema que gosto muito, é sobre a finitude e eternidade. Se nossas vidas não tivessem fim, nós a acharíamos tão valiosa?

O final é aberto e ambíguo, minha primeira impressão foi: “Wow! Espera. O que aconteceu aqui? O autor não confirmar/refutar minha teoria?” Voltei para reler os últimos capítulos e os primeiros, percebi que não faz diferença entre uma teoria e outra, o mais doloroso/impactante é a forma como o envelhecimento foi retratado causando um medo real durante a leitura.

site: https://www.instagram.com/p/Cq8HCFfLRvW/

Aninha 08/05/2023

Angústia das Memórias Esquecidas
O livro é narrado pela personagem Penny, uma artista plástica viúva que morou no mesmo apartamento por mais de 50 anos. Atualmente Penny vive sozinha, não teve filhos e dificilmente recebe visitas.

Um dia, após um acidente doméstico que a deixou desacordada, Penny é levada para um lar de idosos chamado Six Cedars. Ela não quer estar ali, afinal ela se considera extremamente capaz de cuidar de si mesma no apartamento em que viveu praticamente toda sua vida. É naquele lugar que está sua história de vida e todas as lembranças. O que Penny não sabe ou não se lembra, é que antes de falecer, seu parceiro deixou tudo organizado para que ela fosse bem cuidada durante sua permanência em Six Cedars.

O novo lar de Penny permite a socialização com outros moradores, o que parece ser bom para ela. Contudo, como o livro é narrado pela própria Penny, o leitor consegue acompanhar seu desespero e angústia pelos lapsos de memória que Penny tanto se nega a acreditar. As vezes a sensação que dá é que Penny está num ambiente hostil e outras vezes parece perturbador ao ponto do leitor não saber o que é verdade ou imaginação. O livro é um suspense psicológico que gera desconforto e dor conforme vamos envelhecendo junto com a protagonista Penny.

?Eu tinha medo de ficar velha. Pavor. Acho que ainda tenho. Tinha tanto medo de perder partes de mim e meu tempo se esgotar. (...) - Medo de esquecer.?

Lediani0 16/05/2023

Nós nos espalhamos - Iain Reid
Penny é uma artista plástica que sempre morou no mesmo apartamento, primeiro com seu parceiro e recentemente, depois que ele faleceu, sozinha.

Porém, agora, ela tem que se mudar para uma casa de repouso para idosos, e apesar de sua resistência quanto a isso, parece que lá é um bom lugar para se viver, no qual ela será cuidada e terá novas companhias. Isso até que vários incidentes e confusões inquietantes começam a perturbá-la.

O que está acontecendo? É tudo real? São armadilhas da memória comprometida de uma velha senhora? Os fatos relatados são concretos ou estamos sendo sendo levados a acreditar no que a personagem acredita, por falta de outro ponto de vista?

Mesmo que não tenha muitos acontecimentos, o enredo é narrado de uma forma que deixa o leitor muito curioso e instigado, diante da estranheza de pequenos fatos que são apresentados no decorrer da história.

Com uma escrita viciante, impossível de largar antes de chegarmos ao final, esse livro enche o leitor de ansiedade e apreensão.

Um thriller psicológico que não apresenta um desfecho que explique tudo, mas nem por isso deixa de ser brilhante e sensacional.

Nilson 22/05/2023

MEDO DE ENVELHECER
O retrato da realidade através de um suspense psicológico incrível. Trata do desconfortante , verdadeiro e profundo medo de encelhecer e perder o controle de si mesmo. Estados de ânimos não foram feitos para durar. Eles não são confiáveis e na velhice simplesmente desaparecem...um bom livro para reflexão sobre o fim a que todos chegaremos.
Recomendo.mara maiores de 60.

Paty Gazza 02/06/2023

"Sem um fim, não há nada. Não há sentido."
Por trás das imagens às vezes um pouco perturbadoras do autor, este é um livro que fala sobre o envelhecer, sobre perder o controle de seus pensamentos e comportamentos, sobre memória e sua perda, sobre se sentir invisível em uma sociedade que tende a desprezar os idosos e tratá-los como iguais, sem levar em conta seus desejos e suas vontades. Ele tenta passar uma vibe de suspense psicológico, mas é mais melancólico do que qualquer outra coisa.

Hugo430 03/07/2023

Envelhecer
Uma narrativa com reflexões sobre envelhecimento e solidão. Retratando o significado de envelhecer em uma sociedade que valoriza a juventude e a produtividade.

Vini 03/07/2023

Iain Reid mais uma vez mexeu comigo
'Nós nos Espalhamos' é lindamente escrito, com uma tensão assustadora que leva ao seu final ambivalente e que flerta com o surrealismo. Iain Reid mais uma vez mexeu comigo, assim como em 'Eu Estou Pensando em Acabar com Tudo', essa obra me fez refletir por dias. 'Nós nos Espalhamos' foi um presente enviado pela editora Rocco, então por favor, todos comprando o livro, pois vale muito a pena tê-lo na estante.

site: https://www.estantedovini.com.br/post/resenha-n%C3%B3s-nos-espalhamos

Davi Lima 04/07/2023

Podem chamar o Iain pra bater pênaltis
Brincando um pouco com uma outra obra do autor: Eu estou pensando se entendi ou não.

Cara, espetacular.
O livro é tão fluido, intrigante e esquisito, que eu comecei a ler hoje e não consegui parar até terminar.

Ao mesmo tempo traz tantas passagens para refletir sobre envelhecer, infinidade das coisas, o desejo por mais, a preciosidade de momentos justamente por eles demorarem apenas um momento...

Também insere alguns elementos de ficção científica, thriller... ou tudo não passa de algo mais simples do que imaginamos?

Eu não sei, eu não sei. Eu não sei.

Eu só sei que não consigo bater o martelo em nenhum sentido, com relação ao final. E acho que vou ficar pensando nessa história por um bom tempo, assim como foi em "Eu estou pensando em acabar com tudo".

E agora eu só queria dar um abraço na minha vó.

Aliane.Felix 19/07/2023

Eu tô ficando maluca
Que narrativa, senhores... Me vi presa no livro, devorei e acabei com uma facilidade incrível, apesar de sair dele com fumacinha na cabeça.

Mais um livro que não te entrega tudo e que te deixa em dúvida sobre a veracidade dos fatos.
Sempre ouvi falar muito bem do autor e fico feliz de constatar que é verdade.

As reflexões do livro são tão palpáveis e relevantes, ao mesmo passo que a tensão e o desconforto te deixam apreensivo e querendo descobrir mais da verdade.

Digo com tranquilidade que é um ótimo livro (pra quem não se importa de saber tudo).