Nós nos espalhamos

Nós nos espalhamos Iain Reid

Resenhas - Nós nos espalhamos

Carolina Miranda 01/04/2024

Iain não decepciona
A construção da história, a ambientação meio dark. Quando você começa a entender o que tá acontecendo você não consegue abaixar o livro.
Iain tem uma forma de escrita envolvente, conseguiria ler um livro inteiro dele, facilmente, em um dia.
Indico

danimyls 18/03/2024

O infinito é assustador
É uma história angustiante sobre envelhecimento, memórias e identidade. Mostra como perseguir uma juventude eterna é perda de tempo, inevitavelmente os ciclos se encerram e isso é bom. O agradecimento no final deixa toda a história ainda mais significativa e tocante.

Alana_Gomes 04/02/2024

Esse é o segundo livro do autor que leio e é impressionante como são narrativas que me prendem completam.
A narradora de Nós nos espalhamos é uma senhora que está começando a apresentar sinais de perda de memória. Por conta de um acidente doméstico ela se muda para um lar de idosos. A primeira vista a casa parece confortável e as pessoas amigáveis, mas com o passar do dia algumas coisas começam a perturbar a protagonista e a história se transforma em um verdadeiro thriller com pitadas de ficção científica. Mas a pergunta que fica é: será que é possível confiar na visão de Penny sobre os acontecimentos?
Apesar dessa questão e do ambiente de mistério que permeia a história acredito que ponto principal seja outro. Todo esse mistério serve muito mais pra uma reflexão sobre o envelhecimento e o que significa envelhecer na sociedade em que vivemos. Somos tão obcecados com a juventude, com produtividade, que a coisa mais natural da vida humana - o passar do tempo, o envelhecimento, a morte - é tratada como um tabu e retardada com todas as forças.

Basilcalado 25/01/2024

Gente nao entendi foi nada mas to emotiva vai entender

Devorei o livro em 2 dias e, por mais que tenha amado a escrita e todo o pensamento e reflexão da trama, acho que nao entendi nada e to com vontade de chorar com esse final e essa personagem. ai Deus.

DarcioGeo 14/01/2024

A narrativa é super instigante e ao mesmo tempo confusa. Como peças de um quebra-cabeças, o leitor vai montando a história da Penny pelo labirinto que é o envelhecer. Muitas questões são pautadas no livro como a realização de sonhos, o próprio envelhecer, o autoconhecimento, abandono familiar etc. Livro curto mas bem interessante.

Maria15267 11/01/2024

Dos três livros desse autor, esse eu achei mais diferente e intrigante. É um suspense psicológico repleto de uma sensação de agonia no que é o realmente acontece nesse lar de idosos, sinceramente teve vários momentos que eu pensei em diversas teorias mas sempre esse autor consegue surpreender o leitor .

Renato Klisman 03/01/2024

Kitacoteseno?
O livro é um misto de emoções e gatilhos. Amei.
O autor continua com o poder de criar uma história instigante e viciante.
Confusa? Sim.
Incrível? Também.
A narrativa é muuuuito gostosa e fluida e consegue tocar num assunto tão sensível quanto o ato de envelhecer de uma maneira sensível e ao mesmo tempo assustadora.
Recomendo demais.

Douglas 19/11/2023

Nós nos espalhamos
(Resenha também disponível no meu Instagram literário: @doug_reads)

"A tragédia da vida não é o fato de chegar ao fim. Isto é a dádiva. Sem um fim, não existe nada. Não existe significado. Entende? Um momento não é um momento. Um momento é uma eternidade. Um momento deve significar alguma coisa. Deve ser tudo."

"Nós nos espalhamos" conta a história de Penny, uma ex-artista plástica que vive sozinha em seu apartamento que dividia com o companheiro até ele falecer. Após um acidente doméstico, Penny é enviada para o Six Cedars, uma mansão que serve de lar para idosos, e lá passa a ser assistida em sua rotina. Embora contrariada de início, Penny rapidamente se adapta ao local e cria laços com os outros poucos moradores da casa. Entretanto, situações estranhas começam a acontecer e Penny passa a questionar não apenas o local em que está mas também a própria memória e percepção do mundo e do tempo.

O livro funciona em suas propostas graças ao uso da narração em primeira pessoa, que acaba por ser o grande trunfo do livro. Sob a perspectiva de Penny, Ian Reid brinca com o leitor ao construir uma história que muito se baseia na dúvida. Penny está nos contando tudo que acontece, mas será mesmo que podemos confiar em sua memória? Aliás, será que ela mesma pode confiar no que vê e no que se lembra?

Penny nos conta tudo que ela vê, mas desde muito cedo percebemos acontecimentos e detalhes aqui e ali que colocam em cheque a veracidade de tudo. Esta questão permite que o livro construa uma maravilhosa atmosfera de suspense, que chega a abraçar o sinistro e o inexplicável em alguns momentos. É tudo uma alucinação? Algo ali realmente aconteceu? A memória de Penny está fragilizada ou tem algo mais por trás disso? Ficará ao cargo do leitor interpretar e acreditar naquilo que lhe convencer.

"Nós nos espalhamos" é um livro que faz o leitor refletir sobre assuntos como o etarismo e o envelhecimento. Por termos uma protagonista de idade avançada e ela ser a narradora, vemos de forma direta e crua as inseguranças e dificuldades que o envelhecimento naturalmente traz para o indivíduo. Penny passa por grande parte dessa jornada sozinha. e chega a dar um aperto no coração ao ver sua situação no começo do livro. Da mesma forma, já na casa de repouso Six Cedars, nos sentimos desconfortáveis com a arrogância presente nas atitudes de alguns personagens ao redor dela, achando que, por ela ter uma idosa avançada, precisa ser completamente assistida e controlada.

Quando você acha que entendeu o ponto em que o livro vai chegar, uma grande reviravolta ocorre e o leitor fica a ver navios, pois desse momento até o final, tudo é jogado para o alto em meio ao caos de acontecimentos. Ao concluir a última linha do livro, o leitor precisará olhar para trás e refletir sobre toda a jornada de Penny a fim de dar sentido ao desfecho da história. Não se surpreenda caso você diga em voz alta que precisa pensar um pouco sobre o que acabou de ler.
Basilcalado 25/01/2024minha estante
Oii, acabei o livro e sinto que nao entendi o final, voce pode me explicar?

Mari M. 15/11/2023

Sobre envelhecer
Penny vai pra uma casa de repouso deveras sinistra, várias reflexões sobre ser idoso, finitude da vida...
Escrita maravilhosa do autor, como sempre, porém fiquei sem respostas.....

Marcia 24/10/2023

Minhas impressões sobre o livro
Um livro que fala sobre a velhice, o final da vida e também sobre arte, amizade, cuidados, lembranças...
Leitura instigante com triller psicológico.
Nesse livro vamos conhecer a artista plástica Penny com 90 anos e morando no mesmo apartamento que morou com seu companheiro por décadas. Ele já é falecido e ela fica sozinha. Não tem amigos, nem familiares. Nós leitores acompanhamos seus pensamentos, sua rotina, as dificuldades e as lembranças. Através das lembranças vamos conhecendo sobre sua vida.
Como o livro é narrado sobre a perspectiva dela e é quem nos conta tudo, então muitas dúvidas nos surgem.
Um dia ela sofre um pequeno acidente, trocando uma lâmpada, e após se recuperar, é levada a um lugar, um lar de idosos. La ela descobre que foi seu marido quem escolheu o lugar antes de falecer e deixou tudo organizado. Será mesmo?
O lugar é lindo, cercado por muitas árvores, aconchegante, acolhedor. Mas é até demais... Ou não?
Ao longo da leitura vão acontecendo coisas que deixam o leitor intrigado.
Será que Penny está ficando com demência ou Alzheimer ou não?
Livro muito bom, gostoso de ler, e como queremos entender o que esta acontecendo, nao paramos de ler.
Para quem gosta dessa temática,recomendo a leitura.
Valeu!!

arckivw 10/09/2023

Penny e o envelhecer
O ponto que mais me pegou nesse livro foi a visão da personagem principal, Penny, sobre o envelhecimento, eu me identifiquei muito com alguns pensamentos.

A forma como a Penny enxerga o tempo e a própria vida dela me fizeram pensar muito e refletir sobre o quanto o tempo passa e como nós podemos mudar mas permanecer os mesmos em alguns aspectos.

Ygor.Fortes 07/09/2023

O conceito é bem interessante. Uma protagonista idosa, e sua perspectiva sobre a vida na terceira idade. Além de propor se o que estar acontecendo, é de fato verdadeiro. É interessante como o autor propõe suas ideias. O sentimento de confusão é inerente em todo livro. A leitura é rapida e fluida, mas não me pegou. Talvez tenha sido o momento errado da leitura, ou tenham me colocado expectativas diferentes da proposta do livro.

Kyona0 31/07/2023

Livro sensível!
Ganhei esse livro de um sorteio aqui no Skoob e confesso que estava extremamente entusiasmada para ler. E que surpresa boa! Dar de cara com a velhice, traduzida em uma confusão sensibilizada e facilmente sentida por quem lê. Não tem como sair desse livro sendo a mesma pessoa e olhando para os mais velhos com ainda mais respeito e empatia. Todos chegaremos lá - lúcidos ou não, mas com certeza com muita bagagem. Amei! Um dos meus favs de 2023!