Amêndoas

Amêndoas Won-pyung Sohn

Resenhas -

Vitoria293 14/05/2024

Eu não saberia explicar o quanto esse livro é sensível, me fez ver os meus sentimentos de uma outra forma com uma escrita tão delicada. Se tornou facilmente meu favorito

endlessbluee 14/05/2024

?Humanos são feitos para seguir em frente?
Eu lamento muito pelo Yunjae. Foi muito difícil ler tantos eventos traumáticos e entender como ele lidava com o mundo ao seu redor sem sentir nada. No entanto, foi inspirador observar sua capacidade de seguir em frente, tornando-se alguém capaz de se relacionar e sentir, apesar das adversidades.

Ele é apenas um adolescente enfrentando uma doença rara, solitário e incompreendido, mas ainda assim cuidou de si mesmo com coragem. Em meio a essa dolorosa jornada, vimos a perda devastadora de sua avó diante de seus olhos, seguida pelo estado vegetativo de sua mãe após um ataque brutal. A tragédia o deixou sozinho no mundo, mas também o aproximou de inesperadas amizades com seu antigo bully Gon e seu vizinho de cima, revelando surpreendentes conexões.

Tudo o que ele desejava era ser compreendido, queria ser livre, pois a solidão de ter uma tempestade interior e não poder sentir ou expressar é a pior forma de solidão.

Gabriela.Bordin 14/05/2024

Um querido!
Gostei bastante desse livro. Achei diferente de outros que já li, mas no geral não tenho nenhuma crítica.

Adorei a construção do personagem principal. Dá até para sentir a falta de sentimentos dele ?????? Hehe

Uma leitura rápida e fácil de ler.

Danielle 14/05/2024

Gostei
Uma leitura diferente do que eu estava lendo ultimamente, gostei de mudar um pouco.
Confesso que o final me deixou beeeem confusa em alguns pontos, mas recomendo a leitura.

Jazz 14/05/2024

Não é cinco estrelas pra mim.
Agora que finalizei a obra e processei com mais calma o que li, eu vejo as falhas que esse livro apresenta. Ele é bom, traz uma mensagem boa e tal, mas?
Eu tive extrema dificuldade de entender o que a autora passou, sentimento e emoção são coisas diferentes e em alguns momentos fiquei confusa com a apresentação da dor e a parte da empatia, que vem mais forte no final.
A única personagem que se salva é a Dora.
Não consigo entender o papel do tutor legal do principal, a falha dele como responsável é gritante, mas entendo que o livro nao passaria de 100 páginas se ele fosse diferente.
A forçação da amizade entre os meninos é algo que me recuso a aceitar, existem outras formas de passar o que ela quis, no fim parece morbidade gratuita.
Então é isso, todos aprenderam o que é amor e empatia? Pq aqui muita gente teve que sofrer violência física e abuso psicológico pra aprender.

sophia 14/05/2024

?Me desculpe.
E obrigado.
De verdade.?
Vivi e respirei esse livro desde quando comecei a ler, me prendeu da primeira até a ultima pagina.
Acabei de terminar e to simplesmente sem palavras

sw33try 14/05/2024

Amêndoas/ Resenha por sw33try
Interessante, né? Um livro narrado por uma pessoa que não sente emoções, me fez sentir várias ao decorrer das páginas.

Eu me senti muito emocionada com a história de vida do Younjae, lágrimas brotaram nos meus olhos, mas as impedi de cair (estava no ambiente escolar).

Ele passou por tantos eventos traumáticos, mas sua doença não permitiu que ele sentisse nada(enquanto eu, uma mera leitora, tentei controlar minhas lágrimas).

Me senti envolvida na história, os capítulos são curtos e muito interessantes, a amizade dele com o Gon foi bem desenvolvida, porém achei que fosse desenvolver melhor a personagem da Dora, confesso que presumi que o final seria triste, mas me surpreendi, foi ótimo.

Obrigada pela indicação Namu e Yoon.

Garoto em Verso 14/05/2024

Nomeei seus sentimentos ou algo assim
A premissa desse livro é profunda por si só, um garoto incapaz de identificar seus sentimentos, não é a falta deles, mas sim sua inaptidão em entendê-los, esse universo tão preto e branco é fascinante e complexo.

Não sei exatamente o que esperava quando comecei essa leitura e ainda não sei identificar o que eu acho dela após concluída, digo isso por se tratar de uma história com acontecimentos horríveis e de pessoas falhas, porém não é um livro triste, acho que ansiava um romance melodramático e devastador, porem não é o que encontramos aqui, apesar de todas as escolhas da autora.

Existem certas situações convenientes, acontecimentos desnecessários e um subplot romântico completamente off (Apesar de eu compreender o porquê da autora o ter escrito). Temos um final muito bem fechado, apesar de parecer abrupto de certa forma.

No final, eu estou igual ao protagonista, completamente sem ideia de como expressar meus sentimentos por essa obra... Talvez essa seja a intenção da autora, jogada de mestre se for o caso.

regs5lut 14/05/2024

"qualquer coisa"
Me deixei enganar pela capa fofinha e mergulhei achando que seria uma história leve. percebi que me enganei logo no primeiro capítulo KKKKKKKK

livros sobre a vida, em uma perspectiva mais sensivel, não é o que eu estou acostumada a ler por diversão, mas arrisquei porque é um livro bem curtinho. nao me arrependo, no final das contas. os capítulos sao curtíssimos, a escrita é facil de entender e nada no livro é muito complexo por si só.

OttoS 14/05/2024

Amêndoas e eu ainda não sei falar o nome do protagonista
Eu gostei do livro, achei o final beeeem feliz (oq me tirou um pouco da imersão) mas não foi de maneira alguma ruim, gostei do livro e entendo o motivo da Vanessa ter insistido para que eu fizesse a leitura.

nickjktt 14/05/2024

Simplesmente incrível
Nesses meses eu estive em uma ressaca literária muito grande, e esse livro foi escolhido pro clube do livro da minha escola, eu achei uma boa ideia ler ele e, surpreendentemente acabei em dois dias.

eu acho que "amêndoas" foi um livro que eu li em um momento em que eu precisava ler algo assim, a forma como o yunjae levava situações extremamente traumáticas e que, eu, por exemplo, não sei sei se eu aguentaria passar, me surpreendeu bastante, porque durante toda a história, me pareceu que ele conseguia deixar essas situações tão leves que, pareciam, na maioria das vezes, situações comuns.

é um livro que eu recomendo pra todo mundo, é rápido, gostoso de ler, e com personagens que, podem dar raiva em alguns momentos, mas no final da história, tocaram meu coração !!!
Digital.readings 19/05/2024minha estante
Arrasou muito divo

thelondonriver 14/05/2024

Eu ando refletindo que é meio complicado ler livros que tem tão boa fama, porque acaba sendo muito fácil acabar se decepcionando em algum nível, mas é sempre agradável quando a obra corresponde às altas expectativas, o que foi o caso desse livro.
O enredo já chama atenção por si só, então o fato de ser bem escrito e ter personagens interessantes foi o que me manteve presa nessa leitura, que foi super divertida.
À primeira vista fiquei meio assim por ser em primeira pessoa (geralmente não curto), mas logo percebi que nesse caso é um fator muito importante pra construir a profundidade do personagem, e não consigo nem imaginar o quão difícil deve ter sido escrever isso.
Achei realista que o protagonista não é exatamente gostável logo de cara, mas também transmite bem o fato de que independente da condição ele é uma boa pessoa, só que difícil de lidar. Com isso, ao longo da história e que a gente vai entendendo melhor sobre ele, vai se criando um apego e uma esperança de que tudo corra bem.
No geral é uma história muito sensível e triste, mas também muito bonita.
Acho que o que eu mais gosto de ler coisas que não são estadunidenses é justamente ver como a cultura interfere na construção e desenvolvimento dos personagens, e isso foi muito bem mostrado, levando-se em consideração que o ambiente, os hábitos e o modo de vida dele foram pano de fundo e fatores importantes para a história.
A única coisa que eu não gostei tanto assim, que me fez dar 4,5 em vez de 5 estrelas, foi que achei a participação da menina da escola meio vazia. Teve uma importância, claro, mas ficou um ar de que ela foi mais uma ferramenta pro protagonista do que uma personagem por ela mesma.
Mas enfim, foi realmente um ótimo livro, bem agradável de ler, recomendo.

Jessica 13/05/2024

Achei esse livro incrível, a história muito boa e a escrita delicada e comovente, acompanhar o crescimento do personagem principal c o diagnóstico médico que ele tinha foi emocionante

Italo Amorim 13/05/2024

Sensível como amêndoas
?Amêndoas? é um livro que traz uma dinâmica de leitura muitíssimo interessante e, dependendo do leitor, um pouco maçante. É uma leitura de capítulos curtos e com enredos bem definidos, tentando ser a mais direta possível com os pontos que quer entrega.

Agradando uns e desagradando outros, o livro faz muito jus ao título ? e isso se dá para além da motivação do nome, que acaba explicando a condição (alexitimia, uma condição mental que gera dificuldade em reconhecer e expressar emoções) do protagonista. É uma leitura ?seca?, por vezes com uma roupagem dura e que exige uma certa ?sutileza? para ser devidamente ?descascada?. É, no fim, sensível como amêndoas.

Livro excelente para gerar reflexões sobre como observar e ser observado pelo outro. Me tirou do óbvio.