Amêndoas

Amêndoas Won-pyung Sohn

Resenhas -

Yumi.lli 13/05/2024

Olhando as emoções de outra perspectiva!
Em Amêndoas, Won-pyung Sohn nos presenteia com uma narrativa profundamente emocional que nos leva a uma jornada íntima pela mente de Yunjae, um jovem que enfrenta uma condição rara que o priva das emoções. Sohn habilmente tece uma história que é ao mesmo tempo comovente e angustiante, explorando temas universais de identidade, conexão humana e a busca pela compreensão de si mesmo. A escrita sensível e perspicaz cativa a nós leitores, desde as primeiras páginas, levando-nos a refletir sobre a natureza da empatia e da compaixão. À medida que acompanhamos Yunjae em sua jornada de autodescoberta, somos confrontados com perguntas profundas sobre o que realmente significa ser humano, sobre ter sentimentos. Amêndoas é mais do que apenas uma história; é uma experiência emocional que ressoa muito além das páginas, deixando uma impressão duradoura no coração e na mente do leitor.

Uma leitura que recomendo bastante!
Uma excelente leitura!

calpurnia 13/05/2024

?Não vou lhe dizer se há um final triste ou feliz?
Um dos livros mais comentados do momentos, ?Amêndoas?.
A obra foi recomendada em cada cantinho literário da internet, e isso não poderia ser mais correto.
A escrita é tão viciosa que você não consegue parar de ler, comecei o livro hoje mesmo e não consegui parar até terminar!
Era um misto de curiosidade e encanto, queria saber o que aconteceria com o protagonista, se ele era humano ou não, as condições das suas limitações, sobre o Gon, e sobre as tragedias que o cercavam
Sabia que haveria uma tragédia dolorosa, só não sabia que seria TÃO dolorosa assim
Chorei muito! Muito mesmo!
Já tinha chorado antes NAQUELE aniversário dele, agora isso aqui foi?fora de série
Eu fico me perguntando como uma pessoa conseguiria escrever tão bem sobre emoções humanas, o quão profundo essa pessoa foi para nos fazer sentir essa profundidade também
Cada palavra dessa história exala intensidade, mesmo que o livro todo o protagonista grite indiferença
Irônico não?
Era pra ele ser a pessoa mais indiferente do mundo, mas para mim, ao meu ver, ninguém sentia tanto quando ele, ninguém teve mais coração e sentimento.
Ele é o personagem mais intenso que eu já vi/li
Acho que esse é o tipo de história que você nunca se esquece, quer dizer, você pode esquecer da história em si, mas jamais esquecer das sensações que ela proporcionou
É inexplicável, quase intrínseco
Não perderei a oportunidade de indicar pra alguém também. Nunca vou esquecer de nada disso.
Todo mundo tem que ler essa obra de arte!
Você nunca vai achar uma forma tão linda, dolorosa e dilaceradora de contar uma história sobre emoções, relações, conexões e tudo que envolve o ser humano.

Gui.gentil 13/05/2024

Jungkook do bts vc me prometeu!!
Começou legal mas foi ficando chatinho, nossa q personagens rasos, começou num lugar e terminou em lugar nenhum, graças a deus esse livro é curto, nao aguentaria muito mais disso, talvez seja a tradução mas que conversas rasas e estranhas sei la hj nao faro

Anna 13/05/2024

O amor como salvação e ruína
?O amor é o que faz de alguém um ser humano, assim como o que faz de alguém um monstro?.
Uma história sobre erros e acertos, sobre a dificuldade em simplesmente viver nossas vidas e especialmente: sobre empatia.

Agatha Lívia 13/05/2024

Eu tenho amêndoas em mim
Amêndoas é aquele livro que mexe com seus sentimentos da primeira a última página! quando terminei fiquei pensando no quanto a autora foi genial ao abordar a alexitimia e ao mesmo fazer com que fosse um dos livros mais sensíveis que já li.

A escrita é tão gostosa que eu simplesmente devorei o livro e não conseguia parar de ler? sabe aquele livro conforto? tenho certeza que esse se tornou o meu.

Gosto de pensar que amêndoas é aquele livro respiro que nós leitores precisamos depois de ler histórias complexas demais (mas não se engane porque ele vai mexer muito com você)

Entrou pra minha lista de livros favoritos! foi uma experiência tão especial que tenho certeza que vou carregar essa história comigo pra sempre.

?Eu tenho amêndoas em mim.
Assim como você.
Assim como quem você ama e quem odeia.
Mas ninguém consegue senti-las.
Você só sabe que elas existem.
Esta história é, em resumo, sobre um monstro encontrando outro monstro.
Um dos monstros sou eu.? ????

Rafael Mussolini 13/05/2024

Amêndoas
"Amêndoas" da Won-pyung Sohn (Editora Rocco, 2023) é um romance coreano que nos conta a história do jovem Yunjae, que nasceu com uma condição neurológica chamada alexitimia. Ele possui dificuldade de reconhecer e expressar emoções, o que impacta diretamente em suas relações com as pessoas. Sua mãe e sua avó, únicos parentes próximos, criaram um ambiente favorável para preparar o garoto para os desafios de sua condição e quando uma tragédia estremece a realidade da pequena família, Yunjae se vê diante de um mundo que se organiza pelas emoções e que não lida nada bem com as diferenças.

Nas primeiras páginas, já ficamos sabendo a natureza da tragédia que irá assolar a vida de Yunjae. A escritora Won-pyung Sohn não poupa os leitores da informação de que o garoto terá que lidar sozinho com um mundo que ele não sabe ler. Na falta de sua mãe e sua avó, que espalhavam palavras e imagens pelas paredes da casa, afim de alertá-lo quando reagir a essa ou aquela emoção, Yunjae terá que estudar as emoções das pessoas e do mundo por conta própria.

"Não importa o quanto as pessoas me repreendessem com seus olhares irritadiços, não funcionava. Gritar, berrar, levantar as sobrancelhas... eu não conseguia entender que todas essas coisas queriam dizer algo específico, que havia um significado por trás de cada ação. Eu só levava as coisas no sentido literal."

Entre outros motivos, a alexitimia pode ocorrer quando as amídalas possuem um tamanho menor que o convencional. No livro a escritora faz uma relação direta das amídalas com as amêndoas, inclusive pelo fato de que “amídalas” é um termo derivado da palavra em latim para amêndoa, representação que também aparece na crença de que a o trato das emoções possa ser melhorado através de treino. A mãe e a avó de Yunjae apostavam suas fichas nessa ideia e acreditavam que comer bastante amêndoas poderia gerar algum resultado.

"Mas, por algum motivo, minhas amêndoas não parecem funcionar direito. Não se iluminam quando estimuladas. Então não sei por que as pessoas riem ou choram. Alegria, tristeza, amor, medo – todas essas coisas são ideias vagas para mim. As palavras ‘emoção’ e ‘empatia’ são apenas letras sem sentido impressas em papel."

A mãe de Yunjae trabalhava administrando um sebo/livraria e o universo dos livros possui um caráter muito importante para a obra. As letras, além de serem como sinais de trânsito para que Yunjae estabeleça sentido às emoções, também são os momentos onde a família experimenta um mundo para além da casa simples e do sebo. Em certo trecho da narrativa o garoto define de forma poética a dedicação de sua mãe ao dizer que ela era como uma dramaturga que nunca se cansava de usar a imaginação para inventar cenários diferentes.

"Livros me levavam a lugares a que nunca poderia ir de outra maneira. Compartilhavam confissões de pessoas que eu nunca conheceria e vidas que jamais presenciaria. As emoções que não conseguia sentir e as experiências pelas quais não passara podiam ser todas encontradas naqueles volumes."

A narrativa de “Amêndoas” é toda construída em capítulos curtos e que vão direto ao ponto. Os acontecimentos vão se sucedendo sem dar tempo para respiro, pois tudo que queremos saber é como Yunjae dará sentido a cada um dos episódios que passam por ele. Algumas passagens são poéticas por toda a beleza do que está sendo contado, enquanto outras consegue extrair beleza até mesmo da violência. Uma violência que serve como experimentação para a mente de Yunjae e no fim das contas a história consegue nos mostrar que a melhor forma de treinar as amêndoas é no encontro com os outros.

site: https://rafamussolini.blogspot.com/2023/11/amendoas-de-won-pyung-sohn.html

jhenifervale 13/05/2024

Sei lá
?Eu tenho amêndoas em mim. Assim como você. Assim como quem você ama e quem odeia. Mas ninguém consegue senti-las. Você só sabe que elas existem. Esta história é, em resumo, sobre um monstro encontrando outro monstro. Um dos monstros sou eu.?

a história é interessante e te desperta a curiosidade em ler, mas achei as coisas muito superficiais, não me prendi aos personagens e o final foi muito corrido, achei a leitura meio sei lá.

ana lima 13/05/2024

Lindo e sensível
Faz um tempinho que eu o li, mas eu tive uma ótima experiência lendo-o, ele flui bem rápido e tem um ponto de vista muito sensível, só achei ele muito curto e não consegui me conectar com o final, porém, continua sendo um lindo livro.

eliza.strege 13/05/2024

Incrivel
Nossa eu gostei mto mto mesmo, e emocionante e bonito, queria ver mais do gon da dora e do protagonista :(

sahxiss 13/05/2024

Simplesmente perfeito. já fazia tempo q eu queria livro e me senti culpada por ter esperado tanto.
a história se desenvolve bem, e é de bom entendimento. você se comove com a situação do protagonista e acaba sentindo empatia por ele.
me senti um pouco angustiada e aflita com o final do livro achando que algo ruim aconceria, mas foi completamente ao contrário! facilmente um dos melhores livros que li nos últimos tempos. ??

Sabrina.Lemos 13/05/2024

Apesar de não conseguir me conectar ao personagem eu gostei da história e do desenvolvimento dele e do Gon, algumas coisas achei desnecessárias e o final poderia ter sido menos corrido, mas se eu tivesse me importado mais com o protagonista provavelmente teria derramado algumas lágrimas. É um bom livro, curto e rápido de ler.

DessaC 13/05/2024

A leitura é muito fluida e gostosa de ser feita. Acho uma excelente opção para quem está de ressaca literária!
Me peguei muito impressionada com a evolução do Yunjae, é bem aquele ditado "Males que vem para o bem". Ele é o significado de empatia (e olha que ele nem sabe o que é isso), ver ele lutando pelo Gon e para provar para os outros e para o próprio Gon, que ele era uma pessoa boa, é lindo. É aquela pessoa que existe para te lembrar nos seus piores dias, que aquilo não te define!
O Gon é um personagem muito intrigante, vi ele muito na posição de vulnerabilidade, assim como o Yunjae viu. Ele era só um menino extremamente sensível e fragilizado, que precisava de alguém que acreditasse nele, e o Yunjae foi essa pessoa para ele!
Enfim, os personagens são incríveis, só senti falta de mais desenvolvimento da amizade entre o Gon e o Yunjae, e do suposto namoro do Yunjae com a Dora.

ju.c 13/05/2024

Livro leve e bom de ler. A história trata assuntos importantes e faz reflexões coerentes a respeito da vida.