Amêndoas

Amêndoas Won-pyung Sohn

Resenhas -

Yasmin827 06/04/2024

Cada um tem suas próprias e particulares amêndoas.
Acabei de ler amêndoas, um livro que eu estava ansiosa a um tempo para ler. Antes, eu pensava que se tratava de uma história motivadora ou algo assim, e de fato é, por uma perspectiva. Mas algo que me chamou atenção no livro, o questionamento no início e no fim se é de fato uma história feliz ou triste. Bom, após alguns questionamentos eu não cheguei a lugar algum; porque a história não é pra ser assim, ela é pra ser uma incógnita, igual os os pensamentos e sentimentos de yunjae. Na minha perspectiva, o livro fala sobre como pessoas podem demonstrar e sentir diferente de cada um. Cada um com suas peculiaridades e emoções. E isso não é algo ruim, e também não é algo muito bom. É por isso que ele nos mostra que devemos, assim como yunjae, apenas deixar SENTIR, seja bom ou ruim, seja pouco ou muito. Eu sou uma pessoas que sempre foi de sentir muito, chorar muito, rir muito, ficar muito triste, e até pouco tempo atrás, considerava isso uma fraqueza, algo que eu não queria, assim como Gon, mas aprendi que é da personalidade de cada um, que isso não é ruim, e que isso não me deixa menos forte, é apenas o que eu sou. Eu sou assim, as vezes de sentir muito as vezes de não sentir quase nada. O doutro Shim foi certeiro quando falou que o cérebro humano é algo misterioso e mais complexo do que se imagina. As coisas mudam, as pessoas envelhecem, e com elas, os sentimentos mudam, deve ser algo natural, não imposto por ninguém, nem por você mesmo. Eu espero que eu possa me expressar cada vez mais, e sentir cada vez mais, eu amo isso.

ps: obrigado namjoon e yoongi pela recomendação indireta desse livro.

Lays Christine 05/12/2023

NÃO ESPERAVA
Como pode um livro tão pequenininho, mexer tanto com a gente? Eu acho que tudo que ele não sentiu, eu senti por ele! Que leitura gostosa, me despertou várias emoções!

LEIAM, apenas leiam
mariagabim 05/12/2023minha estante
Vou começar hoje, ansiosa ?

madrugueilendo 21/05/2023

Esse livro me inundou
Termino esse livro com - muitas - lágrimas nos olhos. amêndoas é um livro que me pegou de surpresa e simplesmente me inundou de sentimentos, dos mais variados possíveis, o que no mínimo irônico dada a sinopse do mesmo.

a construção e desenvolvimento da história aqui? simplesmente linda. a narrativa começa lenta e mais cautelosa, mas com um ritmo
perfeito. é mais uma daquelas histórias que você precisa - e vai querer - ler mais de uma vez na vida, e vai tirar coisas diferentes a cada leitura.

aprendi tanto com Yunjae. esse é o tipo de personagem que mesmo quando diz ?fim? na história, ele ainda passa um tempo na sua cabeça. no meu caso tenho certeza que vai passar mais um bom tempo no meu coração também.

recomendo pra literalmente, qualquer tipo de leitor. que surpresa!
@tatabookshow 21/05/2023minha estante
lindo, precioso e delicado ?

Any 27/09/2023

Amêndoas
“Tudo que é bonito uma hora desaparece.”
Comprei este livro por ser indicação do grupo BTS e amei a leitura. Terminei há alguns dias e ainda não me sinto capaz de colocar numa resenha tudo que senti do início ao fim. A história de Yunjae não é fofa e nem profundamente agradável, mas você vai conseguir sorrir num trecho ou outro. Os capítulos curtos e a escrita repleta de reflexões nos deixam lições valiosas. Leia. Posso garantir que não haverá espaço para arrependimentos.
lia_ff7 19/11/2023minha estante
Estou lendo este, amando a fluidez ?

Any 19/11/2023minha estante
Que bom que você está gostando.? ?

Bellesbooks 01/08/2023

Não curti muito não
Achei que esse livro tinha todo um "q" emocional mas, foi completamente diferente não conseguir sentir absolutamente nada, muito pelo contrário me pareceu um clichê monótono, um sente de mais o outro senti de menos esperava muito mais da forma como o protagonista lida com as vivências emocionais mesmo sem senti-las, as nuances apresentadas diante disso foram ao meu ver rasas e vazias o final então nem se fala me pareceu um fanfic, enfim não gostei, um livro esquecível.
CPF1964 01/08/2023minha estante
Isabele ... A leitora exigente....???

??? fazer oq né ?????

Aqui tem crítica kkkkkk

?????

CPF1964 01/08/2023minha estante
Por favor... Não leia os meus livros queridinhos.....??

Kkkkkkkkkkkkkkk

Max 02/08/2023minha estante

WeirdBoy 03/06/2024

Banquete de sentidos
A história é basicamente o personagem principal sofrendo (?) de uma condição rara que o impede de sentir emoções, e a maneira em como ele navega pela vida em meio a essa peculiaridade.

A escrita é MUITO envolvente e sensível, é uma jornada complexa e emocionante. Os personagens são bem desenvolvidos e existe um trama cativante ao redor deles? no final do livro eu já estava de boca aberta igual um bebê chorando, sofri muito ?

É GRATIFICANTE ler amêndoas, sem mais! ?
Samuel.Bitu 10/06/2024minha estante
Aaaaaaaaa eu senti todos os sentimentos possíveis com esse livro

Palominha 29/07/2023

Muito bomm!!
Livro fluido e com uma escrita muito gostosa. Amei os personagens e toda reflexão que cada um trás. Sentimentos humanos são complicado e descrever-los são mais difíceis ainda, mas o jeito que esse livro aborda me agradou demais.
Paula Rebeca 29/07/2023minha estante
Quero a resenha na minha mesa!!!!! Para ontem!!!!

Palominha 30/07/2023minha estante
É pra já

carolbpetry 12/03/2024

Hm, sei lá.
É exatamente esse o meu sentimento com este livro. Hm, sei lá.
A premissa é interessante, mas eu estava esperando que a história seguiria um rumo e ela foi para outro totalmente diferente, então quando as coisas começaram a acontecer como aconteceram, eu fiquei "? tá bom". Momentos que eram pra me emocionar só me fizeram sentir um grande tanto faz.
Não é um livro ruim, a leitura flui bem, os capítulos são curtos então o ritmo de leitura é bem rápido, mas faltou uma coisinha a mais pra dar um sabor. Talvez seja um livro muito curto (e, nesse caso, consequentemente meio mal desenvolvido) para falar sobre um garoto incapaz de identificar/expressar sentimentos.
No fim das contas, minha jornada foi o inverso do personagem principal, comecei o livro sentindo coisas e terminei sem sentir nada.
Arielli.Camila 12/03/2024minha estante
confesso q me frustrei antes mesmo de começar a leitura ? mas como digo que não sou tão crítica quanto gostaria, ainda estou bastante interessada para começar esse

Gabilela 12/03/2024minha estante
Concordo

carolbpetry 12/03/2024minha estante
@Ari eu não recomendaria, na minha opinião não vale a pena kkk maaas é rapidinho de ler pelo menos

Giovanna1394 09/06/2024

Amêndoa
Livro de leitura fácil e fluida. Muito legal como o personagem faz a gente refletir sobre vários aspectos da nossa vida.
Recomendo super!

Suyy 19/03/2024

Li até a nota da autora de tão boa a escrita
Já era esperado que esse livro tratasse minimamente sobre emoções e a relação do personagem principal com elas, isso é o que nos é apresentado na sinopse, mas eu não esperava encontrar assuntos familiares sendo abordados, e não só me surpreendi como foi agraciada com uma belíssima construção sobre isso .
Eu li a nota da autora e fica mais claro pra mim a evidência que ela queria dar no assunto família, eu hoje sendo apenas filha entendo demais os protagonistas Yunjae, Gon e Dora , mas quero quando for mãe reler esse livro pra ver se algo muda na minha percepção. E isso só é possível porque a autora fez um trabalho espetacular nesse livro...
Chorei e amei esse livro demais porque ele tem tantas camadas em tão poucas páginas, sabe? Simplesmente maravilhoso

Mariana Dal Chico 05/05/2023

Essa é uma experiência de leitura que vai ficar marcada em mim para sempre, a @blogliteraturese - melhor amiga - me convidou para um vlog de leitura de “Amêndoas” da Won-pyung Shohn, livro que eu aguardava ansiosamente ser lançado no Brasil pela @editorarocco desde dezembro, quando soube da sua existência.

“(…) livros são silenciosos. Eles permanecem em silêncio até que alguém folheie uma página. Somente aí deságuam suas histórias, calma e completamente, sem nunca ir além do que eu posso aguentar por vez.” p.144

No vídeo que você pode encontrar no canal Literature-se (Lemos “Amêndoas”, livro que o RM e o SUGA do BTS também leram) vocês podem encontrar nossas impressões de leitura sobre esse que entrou para a lista de favoritos da vida.

Temas como amizade, amor, família, relacionamentos interpessoais, normalidade; são abordados com alguns clichês, que para mim foram muito bem colocados.

“O que significa ser como os outros? Quando todo mundo é diferente, quem devo seguir? (…)” p.80

Com capítulos curtos e uma narrativa em primeira pessoa envolvente, que apesar do déficit de sentimentos - justificado -, não deixa de despertar sensações nos leitores, o ritmo de leitura é acelerado.

Conversei com algumas pessoas que não gostaram muito do final e eu entendo os posicionamentos, mas para mim, foi um final agridoce com uma ponta de esperança em meio a tantos questionamentos dolorosos que foram levantados ao longo da leitura.

“As pessoas fingem não ver tragédias distantes dizendo que não há nada que possam fazer, mas também não intervêm em uma acontecendo por perto, porque ficam assustadas demais. A maioria consegue sentir, mas não agir. Dizem que se compadecem, mas logo esquecem. (…)” p.269

site: https://www.instagram.com/p/Cr3mCmBr8W5/

Kleilson.Torquatto 06/01/2024

Uma jornada emocionante e intensa
Com uma narrativa envolvente ? Amêndoas? me transportou para dentro desse universo...
É um livro fluido de fácil entendimento, feita pra emocionar.

É uma história linda que fala de amor familiar, fraternal, coragem e é carregado de momentos tristes, sensíveis e de esperança na humanidade, que me deixaram com o coração quentinho.

Apesar de eu ter amado o desenvolvimento da história e o rumo que ela tomou, o final eu achei um pouco corrido. Ficou umas pontas soltas, principalmente sobre o Gon.
Acredito que o final dele ficou meio incompleto.

Mas sem duvidas que é um livro incrível, sensível e que vai agradar mais do que vai desagradar as pessoas.

Não foi um 5 estrelas mas comecei o ano bem, com uma leitura leve, tocante e bem fluida. Super indico!
DeaGomes 08/01/2024minha estante
Quero muito ler esse ? Espero conseguir comprar o maia rápido possível ??

Lara 07/04/2024

Uma resenha que ninguém vai ler.
Isso é mais um desabafo pessoal do que te faro uma resenha. O livro "Ameadoas" é uma reflexão sobre um menino autista que enfrenta dificuldades em compreender sentimentos. Mas ele não sente a necessidade de mudar essa realidade, mas as pessoas ao seu redor esperam que ele se encaixe nos padrões sociais. Por que precisamos entender todos os sentimentos alheios para sermos considerados bons? Muitos estão mais preocupados com suas próprias vidas ou apenas buscam motivos para reclamar, perturbando a paz daqueles que vivem tranquilamente do jeito que são. Estranho ou não, ele é quem é, e as pessoas deveriam aceitá-lo e amá-lo. Nossa sociedade é desafiadora nesse aspecto.
Andressa1327 07/04/2024minha estante
Concordo com vc

CecAlia.olivc 11/07/2023

E se você tivesse nascido sem conseguir sentir?
Eu soube essa sinopse dessa forma, bem por cima e sem olhar qual o tipo de literatura (Young adult, caso esteja se perguntando mas é tal qual as animações mais recentes da disney com mensagens filosóficas dedicadas ao público adulto)
E foi uma surpresa boa pq eu senti muitas coisas lendo esse livro
Uma mensagem linda sobre empatia e amizade com personagens simples e aquela premissa de que livros curtos também podem ser livros muito bons
E outro pensamento q surgiu na leitura é q nada no mundo é mais passível de mudança quanto o ser humano
O ser humano é um grande infinito de possibilidades

gabinhalinda 13/02/2024

Adorei esse livro, muito bom.
Acho que todo mundo deve ler isso aqui, achei Yunjae um fofo, adorei o Gon e adorei a Dora.