Eu Só Cabia Nas Palavras

Eu Só Cabia Nas Palavras Rafaela Ferreira

Resenhas - Eu Só Cabia Nas Palavras

alinneasilva 17/04/2023

Uma leitura rápida e narrada em primeira pessoa, esse livro me deu a sensação de alguém contando uma história de uma forma meio corrida. Gramaticalmente eu não tenho nada a reclamar e gostei da superação e até da evolução da protagonista, acho que vai alcançar pessoas que se sentem como ela, mas não achei uma história bem contada. Os dialógos que existem são sobre coisas bobas ou coisas importantes mas ditas de forma bem superficial e eu esperava mais de um livro com esse tema.
O romance tem pouco espaço mas eu entendo que esse não seja o foco, ele serve ao seu propósito mesmo que eu não tenha gostado de algumas decisões. Teve um momento que eu fiquei sem acreditar no que a protagonista fez e achei que a atitude dela depois do acontecido não foi a melhor.

DéboraMP 16/10/2023

Eu só cabia nas palavras
Esse livro nos apresenta Gio, uma adolescente de 16 anos que sofre por conta da gordofobia. Sua mãe, Joyce, a ama e acolhe, mas não sabe como reagir diante da fala/ ações preconceituosas que os colegas de escola e familiares impõem a Gio.

Era para ser mais um dia normal de aula, mas a chegada da aluna nova, Lisa, torna o dia especial. Gio e Lisa se aproximam e passam a viver e descobrir muita coisa juntas.

O livro traz a transformação e processo de amadurecimento que acontece na adolescência. Fala sobre gordofobia, sobre aceitação, sobre sexualidade, sobre se dar chances e tentar enxergar a vida sobre outro olhar, sobre ter com quem contar.

A autora traz os conselhos certos, como por exemplo, investir em atividades que te fazem bem e procurar ser/ estar feliz sozinho. Concordo com tudo o que a autora trouxe e acho importantíssimo que os jovens sabiam que existem outros caminhos que não se deixar abater pelo bullying.

O que me incomodou um pouco é que as reflexões me pareceram simplificadas demais quando penso em uma mente jovem e imatura. Muitas coisas que li nesta história só fariam sentido se a Gio fosse extremamente madura ou tivesse fazendo terapia - o que não é citado em momento algum.

Acho ótimo que a autora tenha trazido reflexões super maduras num livro que é voltado para o público jovem. Mas fico com medo que certas falas não sejam entendidas. A própria fala da personagem não me parece com algo que um adolescente falaria.

Temos a questão de liberdade poética e o fato de o livro ser curto, mas a rapidez e "facilidade" com que tudo se tornou um mundo colorido para Gio me soou mal. Na vida real, não é tão simples como ficou sugestionado. Me preocupo que os jovens comprarem suas trajetórias com a da Gio e fiquem frustrados por não ser tão imediato. É um processo.

Pode ser que eu esteja errada em todas as minhas colocações. Não sou uma crítica literária. Tentei ler com olhos de adolescente que passou por bullying em relação ao peso e não acho que eu teria encarado tão positivamente ou entenderia a mensagem. Talvez, mesmo tentando pensar como jovem, eu tenha deixado pesar minha opinião e vivência de adulta. Por isso, recomendo que você leia e tire suas próprias conclusões.

AlecNaruse 01/01/2024

Bom, mas não vale o preço
A história é maravilhosa, traz a vivência de uma garota gorda em uma sociedade tão gordofóbica e como ela lida com as próprias inseguranças.

Gostei da história ter um casal sáfico, achei que passaram um pouco de pano para o que a protagonista fez, mesmo falando que ela agiu errado.

No geral, é um livro muito bom, mas não vale R$54,90 (que é o valor original na amazon). Se conseguirem com alguma promoção legal, até uns R$30,00 vale a pena.

Mariana113 05/07/2023

Um livro que vale a pena ser lido!
Em seu livro de estreia, a autora que sempre protagonizou a amiga inteligente e engraçada, mas ridicularizada por ser gordinha, traz um narrativa muito importante a ser explorada.

Gio é uma menina inteligente, engraçada e criativa, mas todos as sua volta só enxergam UMA coisa: seu peso! Infelizmente, a protagonista é vítima de várias momentos de bullying durante sua vida, começando ainda em sua família e se estendendo a escola e demais lugares que frequenta.

Apenas quem sabe o que é ser uma garota gorda, ou considerada uma, desde a infância, compreende a realidade de tudo que a doce Gio conta, com tanta clareza e dor.

Não é um livro que se aprofunda muito, mas traz várias questões importantes a serem debatidas, principalmente na atual sociedade em que vivemos.

Aí, como eu queria ter lido isso na adolescência e como espero que esse livro chegue em milhares de adolescentes como a Gio, ou melhor, como eu!

Sua singularidade é o mais importante, desbrave você mesma, seja feliz com quem você é e dane-se o resto.

Obrigada por esse presente, Rafa!
Radija 05/07/2023minha estante
Interessante, fiquei com vontade de ler

Franciele217 01/01/2024

Achei que o livro abordou muitos temas interessantes, mas nenhum deles foi realmente desenvolvido ou aprofundado. Poderia ter explorado mais a relação de Lisa com sua família, Já na parte da Gio, poderia ter incluindo situações de confronto com a mãe, que, apesar de desejar o melhor para ela, não a defendia dos comentários gordofóbicos.

alineigena 03/06/2023

Quando vi esse livro na estante da biblioteca, a capa me chamou atenção na hora, achei bonita. E ao pegar e ler sobre o que se tratava o livro, que é sobre uma garota que sofre gordofobia, me deixou bastante interessada. Quando comecei a ler, já sabia que seria uma leitura fácil e rápida. Cheguei a me identificar em pequenas coisas que a personagem viveu, e me fez pensar muito em uma ex- colega, que provavelmente viveu as mesmas coisas que a personagem principal viveu toda sua vida. É terrível ver/saber como as pessoas são maldosas e preconceituosas. Mas adorei a evolução que a personagem teve. Sobre o romance, a autora não entrou muito em detalhes sobre, o que até cheguei a pensar durante a leitura "isso é amor mesmo?", mas durante um momento, quase no fim (não vou contar spoiler), vi que existia sim amor ali, e achei fofo.
Esse livro foi ótimo para mim, que busca voltar a releitura. Li ele todo em menos de 12 horas, e me senti bem fazendo isso. Os livros podem ser como amigos queridos, é um ótimo passa-tempo, além de ajudar em tantas questões, como melhorar a concentração, estimular o raciocínio e melhorar o vocabulário.
Para quem busca um livro rápido, talvez para sair da ressaca literária, eu recomendo sim este livro :)

Amanda1514 19/06/2023

Ok
Temas interessantes mas trabalhados com pouca veracidade e pouca profundidade. Não me agradou também a ingenuidade (burrice) da personagem principal.

Lina.Ruiz 06/05/2023

Importante e muito fofo
Quando um livro contém temas que fazem parte da nossa vida, existe um sentimento entre a leitura, uma sensação dolorosa, reconfortante, ou os dois. Esse mesmo sentimentos parece diferente quando a situação escrita não nos aconteceu, mas desbloqueia uma lembrança semelhante, às vezes, e sobre este livro, doeu ainda mais, porém deu um quentinho no coração o suficiente para equilibrar.
A autora tem um potencial enorme para continuar escrevendo histórias como essa, ou até outros gêneros incluindo representatividade gorda.
Há uma diferença entre a escrita do texto e da nota no final do livro, o que é normal, são coisas diferentes, mas gosto quando mostra que um escritor se espante e se adapta àquilo que deseja escrever.
Não houve nenhuma cena muito semelhante com meu ensino médio na história. Eu era sozinhola e tudo foi mais um borrão da Lina de 14, 15, 16 anos tentando se encaixar do que memórias que mantenho hoje, mesmo que meu último ano da escola tenha sido entre 2020 e 2021 ? atraso devido a pandemia, outro motivo que privou muitas recordações dessa fase da vida. Mesmo assim, houve partes do livro (muitas delas) que lembraram-me de mim, do que já passei e de como a sociedade vê alguém com meu corpo.

"? parecia que, por ser gorda, eu perdia o direito de ter um estilo só meu."

Tive que pausar a leitura nessa sentença porque me surgiram muitos momentos. Durante o ensino médio eu era 100% emo então de certa forma, eu evitei meu corpo por muito tempo usando roupas pretas e largas, mas o problema sempre aparece em algum momento e eu estou passando por ele. Usando um tamanho que é considerado ou o primeiro número do plus size ou o último antes dele, é difícil encontrar roupas confortáveis ou que me bem comigo mesma.

(Deus, essa resenha virou um desabafo)

O livro é muito importante e super fofo, gosto dos momentos de protagonistas que erram, sofram consequências e crescem "corretamente", sem aquela palhaçada de pedir uma desculpinha e o livro segue como se nada tivesse acontecido. Espero de coração que a Rafaela continue escrevendo histórias como essa
Mi 31/07/2023minha estante
Amei ler sua resenha/desabafo.
Pois ao ler esse livro me identifiquei com algumas situações que a Gio passou e detalhe, passei e passo por isso agora adulta.

Mi 01/08/2023

Representatividade gorda
Livro nacional publicado este ano (2023) que narra a estória de Gio, uma adolescente que sofre bullying na escola por ser gorda.
Desde sempre o peso da protagonista é um problema para outras pessoas que se incomodam e falam coisas inconvenientes, como consequência, Gio tem dificuldades em se aceitar.

Narrado em primeira pessoa, acompanhamos o desenvolvimento da personagem que se inicia triste e solitária até passar por situações que fazem com que ela amadureça e aprenda o seu valor, quem ela é e do que gosta.
ADOLESCENTES SÃO CRUÉIS E POR TRÁS DELES EXISTEM ADULTOS TAMBÉM CRUÉIS.

Com a chegada da Lisa em sua vida, Gio descobre um universo lindo e cheio de afeto.

Livro fala de gordofobia, bullying, autoaceitação, amizades, descobertas, etc..
??Pode ser que alguns trechos disparem gatilhos.

Em alguns momentos me vi na protagonista e detalhe: passei e passo por situações parecidas depois de adulta e até você conseguir ligar o FOD@-SE tem que lidar com muita gente babaca diariamente.
Quantas vezes ouvi ?Só vai arrumar alguém se emagrecer.? ?Você era linda.?
Enfim, sigo na luta pregando ideia de RESPEITO e EDUCAÇÃO acima de tudo.
Precisamos de mais protagonistas como a Gio.

annah :) 25/09/2023

Eu só cabia em palavras
Bom, vamos lá?.
Esperava MUITO e recebi POUQUÍSSIMO
esperava um romance, recebi pouco
esperava uma representatividade (de pessoas gordas e de pessoas LGBTQIA+), recebi ? recebi, mas bem menos do que eu imaginava
O livro de fato é muito leve e legal de ler, realmente a Protagonista amadureceu sabe? mas acho que foi tudo tao superficial
Acredito que a autora queria falar de muita coisa, mas no final não falou nada!
Estou dando essa nota pq é um livro nacional e que me prendeu, li bem rapidinho, mas não é um livro realmente BOM!
Acredito no potencial da autora e sei que viram melhores :)

Luana de Andrade | @lidosdaluana 25/05/2023

Eu me senti representada, abraçada. Foi uma leitura muito pessoal e sentimental para mim, minha vontade era de abraçar Gio, não soltar mais e dizer que tudo iria ficar bem, como eu gostaria que tivessem feito comigo na minha adolescência!

sophia 01/01/2024

Bom, mas raso
O livro é extremamente fluido e terminei a leitura relativamente rápido. Posso dizer que foi uma leitura muito agradável, porém ainda tenho críticas ao livro. Ele é raso demais e isso faz com que as questões tratadas no livro pareçam triviais e sem grande importância, apesar disso a leitura foi boa e teve diversas reflexões interessantes.

Fram 15/08/2023

O livro é muito bom, inclusivo, comenta sobre vários assuntos que acabam causando grandes problemas na vidas de muitas pessoas, a história é super envolvente