O primeiro a morrer no final

O primeiro a morrer no final Adam Silvera

Resenhas - O Primeiro a Morrer no Final

Paulo.Ratz 28/12/2022

Amei mas podia ser melhor
Talvez eu tenha superado UM POUCO a história, mas ainda gosto muito de como Adam sabe ser dramático e me fazer ficar aflito com esse formato! Não foi tão necessário ampliar esse universo, mas foi uma boa leitura. Lerei o próximo com certeza.
isadora. 28/12/2022minha estante
VAI TER PRÓXIMO?

vic 28/12/2022minha estante
ué ainda tem mais????

Arycia1 09/01/2023minha estante
Vai ter próximo?? Como assim?

Jasmim â¡ 15/01/2023minha estante
pergunta pra qm leu:
o lovro é a mesma coisa q o primeiro ou parecido? pq pelo oq eu vi pela sinopse parece ser mto semelhante cm o primeiro

kel59 15/01/2023minha estante
é bastante parecido, iasmim.

Thiago 20/03/2023minha estante
COMO ASSIM PRÓXIMO?

Analuiza2 27/03/2023minha estante
Essa é a continuação????

Joao 12/04/2023minha estante
próximo?

You_Key 25/04/2023minha estante
Eu fico um pouco receosa de ler continuações de livros que já tiveram o seu fim?

Roberto217 27/04/2023minha estante
O livro é parecido pois é no mesmo universo mais também não se passa depois dos acontecimentos de os dois morrem no final a verdade verdadeira é que o primeiro a morrer no final é o começo de tudo.

Thais645 28/04/2023minha estante
Próximo?

Thais645 28/04/2023minha estante
Próximo?

Maaaxxð¦ 13/07/2023minha estante
Pra qm tá perguntando sobre o proximo livro, sim vai ter um terceiro livro explicando as origens e o funcionamento da Central da Morte, a unica coisa que sei é que vai se passar em 2020.

Garryzette 02/09/2023minha estante
Se vc tivesse lido os dois morrem no final primeiro, seria seu favorito, não é uma continuação, é bo mesmo universo, eu gostei mais desse do que o outro, mas uma coisa tenho certeza, eu não acharia o livro TÃO bom assim se não tivesse lido o outro primeiro

Judeneve 06/10/2023minha estante
Rata, li por indicação sua, mas esse livro é muito fraco :(

mymy2022 15/12/2023minha estante
eu to começando hojeeee

Suellen176 27/01/2024minha estante
Comecei a ler esse livro, mas tô achando muito parado e fraco. Alguém pode me dizer se vai ficar bom na frente? Ou a apegada do livro é assim mesmo parada?

kel59 27/01/2024minha estante
Vai melhorar, Suellen. Calma kkk não desiste. Você leu o primeiro?

Suellen176 28/01/2024minha estante
Eu tô lendo esse ?os morreram no final? . Esse é o primeiro?

kel59 28/01/2024minha estante
O primeiro é "os dois morrem no final". Esse aqui é o segundo.

Bea Marcondes 05/11/2022

"Esta é a primeira ligação de dia Final."
Terminei o livro chorando...De novo.
Novamente Adam Silvera me faz sentir na obrigação de vir escrever uma resenha.

O primeiro a morrer no final gira em torno da inauguração da Central da Morte, das primeiras ligações e como todo mundo lida com essa ideia. Conta a história de Valentino um modelo dos olhos azuis que se muda para Nova York, e Orion um menino de coração enorme que ironicamente tem problemas nele.

Achei que o livro ia perder um pouco da graça por trazer a princípio a mesma temática de Os Dois Morrem no Final, porém não, ele consegue ser emocionante e surpreendente.

Adoro a ideia de acompanhar diferentes histórias pelos capítulos em diferentes pontos de vista, adorei ver o Orion e o Valentino podendo vivenciar diversas primeiras vezes que para um deles foram as últimas.

Foi ótimo poder acompanhar esses dois personagens principais incríveis, e outros secundários que ganharam o meu coração. Foi ótimo também ver um pouco de Mateo e Rufus crianças, e poder matar a saudade deles.

Enfim, apesar de todo o choro e situações desesperadoras, foi uma ótima experiência, o livro me surpreendeu e conseguiu me deixar ainda mais apaixonada por esse universo.

"Em nome da Central da Morte, sentimos muito a sua perda. Aproveite este dia ao máximo."
olivereira_ 05/11/2022minha estante
esse livro mexeu mto cmg??

Ingrid 12/11/2022minha estante
Mas eles morrem no final mesmo? Eu nunca vou ler porque certeza que iria me apegar os personagens e ia ficar brava quando eles morressem ?

amei a resenha!!?

deu vontade de ler!!

????

que lindinho???

jonathan 18/01/2023

o simples erro dele é não ser “os dois morrem no final”
como esperado, eu poderia dizer que minha experiência com “o primeiro a morrer no final” foi simplesmente devastadora e acho que só isso seria o suficiente para convencer uma parcela de potenciais leitores a continuar (o masoquismo literário é um fenômeno curioso) e uma outra, provavelmente tão grande quanto a fugir desta obra como o diabo da cruz. como a maioria bem sabe, adam silvera fez muito bem o seu nome e que nem sequer se dá ao trabalho de se levantar da cama pela manhã sem a perspectiva de fazer pelo menos uma dúzia de leitores chorar antes do meio-dia, mas, para os desavisados que talvez precisem de um toque: não, ele definitivamente não está para brincadeira.

com o prequel do seu romance de maior sucesso, adam nos apresenta a uma proposta não muito diferente do primogênito do universo da central de morte, mas, ao mesmo tempo, como diferencial, existem muito mais camadas em torno do romance vivido por orion, um garoto nova-iorquino beijado muito cedo pelo luto e que nunca teve uma perspectiva de vida por conta do seu coração debilitado, e valentino, um recém chegado de phoenix com muita bagagem emocional envolvendo família e identidade, que vê todos os seus grandes sonhos se esvaindo ao se tornar o primeiro terminante da história após receber uma ligação da central de morte. apesar do foco no relacionamento dos dois e do bom desenvolvimento do mesmo, o texto nos entrega muito sobre o universo que conhecemos originalmente com rufus e mateo, explicando melhor alguns mecanismos e pontos de vista enquanto pincela assuntos importantes em torno da grande história de origem prometida pelo autor.

falando um pouco da minha opinião pessoal com a obra, não diria que fui arrebatado pelos personagens como aconteceu com rufus e mateo — principalmente mateo. é óbvio que tanto orion e valentino quanto alguns dos secundários são adoráveis e que ganharam um lugar no meu coração, mas imagino que ter passado por tudo o que passei no livro anterior, fez com que eu não sentisse tanta esperança — ela estava lá, mas muito somada a um conformismo —, apesar de torcer para que as coisas fossem diferentes, eu tinha a plena noção de que adam não hesitaria em partir meu coração conforme prometeu que faria logo nas primeiras páginas.

imagino que minha experiência seria completamente diferente se esse fosse o meu primeiro contato com o universo, por isso não sei se sou capaz de culpar outra pessoa além de mim mesmo por não ter me permitido uma entrega maior aos sentimentos, porque, falando a verdade, a escrita e a criatividade de adam são inegáveis, é muito interessante ver a forma como ele é capaz envolver os leitores em uma rede de acontecimentos e conexões dentro da história — e também com personagens e trechos de “os dois morrem no final” — a ponto de surpreender conforme ganhamos perspectiva sobre quem é quem e sobre o que essa pessoa significa para o todo. é brilhante ver como, dando um foco muito grande à central de morte e ao seu impacto no mundo, ele tornou a história interessante em muitas de suas ramificações envolvendo personagens secundários inseridos aqui e ali, mesmo os de menor importância.

por isso, apesar de ter me questionado muito sobre o que o autor poderia ter trago de inovador para uma “sequência” após nos ensinar sobre amor e luto no primeiro livro de forma tão visceral, eu imagino que tenha conseguido compreender ao terminar o livro: essa história se trata um pouco mais sobre vida e esperança do que sobre morte e perda, ensina muito mais sobre viver enquanto há tempo e sobre criar mudanças que podem transformar nossas vidas em algo mais do que apenas dias que devemos viver. por isso, apesar de ele não ser “os dois morrem no final”, não posso deixar de enxergar este livro como uma obra que merece ser lida!

ah, e vale lembrar que existem temas bem sensíveis, como já seria de se esperar, envolvendo luto, violência doméstica, homofobia e etc.
Manu 19/01/2023minha estante
sou entusiasta do gênero masoquismo literário. (como alguém que ja leu, amei a resenha!!)

jonathan 19/01/2023minha estante
ksksksksksk é uma coisa, mas fico feliz que tenha gostado sz

Carol *_* 23/01/2023minha estante
Acho que fui uma das poucas que detestei esse livro, não esperava a hora logo deles morrer e acabar a leitura. P.S: Gostei do jeito que você escreve resenha, bem culto.

jonathan 23/01/2023minha estante
ai poxa vida, eu curti a experiência por todos os elementos além do romance entre o valentino e o orion, mas consigo compreender quem não se encantou tanto assim! ah e obrigado pelo elogio skskskskks sz

laisandradees 25/04/2023minha estante
Melhor resenha que eu já li

Dri - @leiturainsone 16/11/2022

Um dos piores livros que ja li na vida
Li esse aqui de trouxa que sou, já que não gostei de Dois Morrem. Não é um gênero que me agrada e, pela escrita rasa do autor, nem de longe consegui me apegar aos personagens, eu tive 0 interesse pela vida deles. Romance que acontece em 3 páginas, uma decisão de vida ou morte tb impulsiva e desenvolvida em 3 páginas. Enfim, tudo muito raso.
O autor colocou personagens de Dois Morrem só pra Fã service e mais nada. Escrita tão infantil q da vontade de chorar, mas de raiva mesmo!

Será que os fãs vão amar essa bomba?
Camarada dos livros 19/11/2022minha estante
Só uma pergunta, sem maldade mesmo, mas pq vc leu se o gênero não te agrada? Tipo, pq vc leu mesmo sabendo q não ia gostar?

Dri - @leiturainsone 19/11/2022minha estante
eu gosto de livros de dramas, mas não com infanto juvenil ou jovem adulto. queria saber se esse seria melhor que o primeiro, se valia o hype já que o autor é tão querido. quem sabe me surpreendesse? não foi o caso... "Marina" e "Quem é você Alaska" são livros favoritos da minha vida, mesmo não sendo gênero q eu amo, às vezes a gente realmente se surpreende positivamente com obras

Camarada dos livros 19/11/2022minha estante
Faz sentido, acontece mesmo

Poliana 21/05/2024minha estante
Real, também li de trouxa, daria fácil pra ser um livro sobre tráfico de órgãos com a velocidade que foi os caras confiando num app que foi lançado no mesmo dia dizendo que um iria morrer. Mas vendeu com tragica historia de amor só pra faturar em cima do primeiro livro

Isabella.Farroco 26/02/2023minha estante
a gnt acabou o livro na mesma hora e deu a mesma nota

sincronia

Vitoria.Vidal 26/02/2023minha estante
Vc n leu a resenha não né?

nao so vi a nota

Beatriz 19/02/2023

Como sempre o Adam Silveira entregando tudo, mas destruindo tudo também. Desidratei... ainds estou processando tudo.
Vitoria.Vidal 19/02/2023minha estante
Aaaa comprei hoje, ansiosa pra ler

Beatriz 01/03/2023minha estante
Começou a ler?

Vitoria.Vidal 01/03/2023minha estante
Já termineii

Vitoria.Vidal 01/03/2023minha estante
Fiz histórico de leitura e resenha aqui

lady day 20/11/2022

Nem de longe supera o primeiro livro.
Essa resenha vai ser bem longa, pois tenho muito a hablar rs.
Eu gostei muito mais do primeiro livro, achei que esse livro foi muito fan service e pouco conteúdo de fato, tendo várias pontas soltas.

Por exemplo, se a Central da Morte tem um pré cadastro, como foi falha da empresa alguns terminantes não serem avisados? Se o cara não realizou o cadastro, a empresa não tem seus dados pra fazer a ligação. Simples assim.

Na fala da Naya (esposa do Joaquim Rosa) diz que os mensageiros possuem uma jornada diária de 5 horas de trabalho. Como isso é possível se eles ligam da meia noite ás 2:00h da manhã no máximo para os terminantes do dia?? Achei esse ponto uma super falha de revisão.

Achei que esse segundo livro dá muitas voltas em personagens secundários e acontecimentos, como Naya, Rolando e a sessão de fotos do Valentino que não agrega em quase nada pra história em sí.

Agora vamos falar de um tema polêmico: comunidade LGBTGIA+
No primeiro livro foi lindo ler a história de Mateo e Rufus. Mas no segundo pareceu que o autor quis enfiar esse tema guéla a baixo no leitor. De novo os personagens principais eram gays, um terminante aleatório foi citado com pronome neutro, o filho de Joaquim Rosa era Gay... parecia que metade dos personagens no livro eram da comunidade LGBT e isso pra mim ficou um pouco cansativo de se ler.

Personalidade de alguns personagens:
Valentino: Ok, ficou claro aqui que seu nome foi dado pela marca de roupas de luxo Valentino. Mas a personalidade desse personagem me irritou em algumas situações porque ele parecia se preocupar somente com a aparência, estética do corpo, se vai sair bonito nas fotos, se vai conseguir ser famoso, etc... me pareceu um personagem muito fútil e sem muita humildade, até ele se dar conta de que a vida dele tava acabando e entender o que realmente importava.

Frankie: Aqui o autor cagou e sentou em cima. Ele colocou TODAS as características que a sociedade condena em um único personagem. O cara era homofóbico, racista, misógino, agredia a esposa, cometia adultério, tratava mal tudo e todos, queria tirar vantagem em cima das pessoas, era desonesto, e por ai vai... Ou seja, o autor colocou tantas características ruins em um único personagem que fica difícil acreditar que alguém pode ser assim. Uma ou outra coisa sabemos que existe, mas colocar TODAS essas características ficou carregado demais e exagerado.

Final:
Sério? Morte Cerebral? SÉRIO???
Não teria uma coisa mais clichê e perfeitamente cabível pro transplante do Orion acontecer não? kkkkkkk
Mano, o Valentino poderia muito bem ter cometido eutanásia no hospital e ter tido a chance de rever a irmã antes de morrer que o final ficaria lindo. Mas COINCIDENTEMENTE ele sofrer um acidente que causasse uma morte cerebral (unica forma possível de realizar o transplante) foi um final preguiçoso demais por parte do autor.
Maria517 20/11/2022minha estante
Moça,nesse livro fala o que aconteceu com o Rufus?porque eu terminei de ler os dois morrem no final esse dias e só o Mateo que morreu

lady day 20/11/2022minha estante
O Rufus morre atropelado pelo caminhão enquanto assiste ao vídeo do Mateo tocando piano. Ele atravessa a rua no celular e não percebe o caminhão vindo
... é que fica nas entrelinhas o final dele kkk

Maria517 20/11/2022minha estante
Ah tá,obrigada eu não tinha prestado atenção nisso kkkkkk

Hortênsia 21/11/2022minha estante
A falha é justamente porque essas 12 pessoas estavam cadastradas, mas não receberam o aviso. O expediente foi explicado também, no primeiro dia de funcionamento, após as ligações, os funcionários tem outras atividades a serem feitas até 5h.

Concordo PLENAMENTE que a morte cerebral foi quase uma piada, que coragem do autor botar isso, não pensar em nada um pouquinho mais elaborado. Os protagonistas são bem menos construídos do que os de os dois morrem no final. É inevitável a comparação, e o primeiro a morrer no final é bem inferior, infelizmente.

Nanna - Livraneios 29/09/2022

Emocionante e importante
Apesar de não ter superado o primeiro livro, na minha opinião, esse prequel soube cumprir seu papel e ainda contribuiu com assuntos extremamente importantes. Ao voltar nesse universo tão curioso, Adam Silvera explora elementos tão atuais como a religiosidade exacerbada, as teorias da conspiração, homofobia dentro de casa e violência doméstica.
Nossos novos protagonistas são encantadores e carismáticos, tornando a sua trajetória leve e gostosa de acompanhar.
Por mais que seja um livro cuja premissa é semelhante ao anterior, Adam soube utilizar de novos recursos para enriquecer a história e torná-la única, viciante e emocionante como espera-se dele.
Mesmo que não tenha me emocionado tanto quanto no volume anterior, até porque acho que este não era mais o objetivo principal, consegui captar a mensagem da obra e da "série" em si: aproveite a vida pelo tempo que restar. Simplesmente amei, li super rápido e recomendo!
LuAs 01/11/2022minha estante
Prometeram um romance, o romance só foi rolar no final do livro, tipo, nas últimas 20 páginas e foi totalmente forçado, decepcionado com isso. Mas em geral é um livro bem profundo.

Chicarino 04/11/2022minha estante
Concordo, eu achei uma perda de tempo ler esse livro

lukitozx 24/11/2022minha estante
tô surtando, necessito desse livro, amei os dois morrem no final e com certeza amarei esse tb

Ryotaki 09/11/2022

Perfeito, impecável.
Única coisa que consigo dizer depois de acabar de terminar o livro é que, estou grato, muito grato por ter lido uma história tão emocionante, tocante e bela que já li.

Esse livro despedaçou meu coração mas o reconstruiu da mesma forma que um perfeccionista reconstroi sua escultura quebrada.

Só tenho a agradecer por ter tido a oportunidade de ler este livro. Espero que muitas pessoas também consigam ter essa chance.

Meu conselho de coração é: se você pode, não pense duas vezes antes de ler essa história incrivelmente emocionante.
Maclaudi 11/12/2022minha estante
Aaah eu também !!

Maclaudi 11/12/2022minha estante
Vamos falar sobre o livro?

Ryotaki 11/12/2022minha estante
Vamos, claro!!! Chama aí!

rue0 09/01/2024

Acho que eu amo sofrer por livros.
O primeiro a morrer no final.

O segundo livro do universo de "Os dois morrem no final", se passa no passado, antes dos acontecimentos do primeiro volume, em que conta a história de inauguração da Central da Morte, mas não é tão simples assim, também acompanhamos a jornada do primeiro terminante, um homem que literalmente acabou de se mudar para Nova Iorque, para começar finalmente a viver a sua vida, mas ele não esperava que teria um dia só para vive-la, principalmente ao lado de um desconhecido, pelo qual se apaixonaria em menos de 24 horas, na qual daria literalmente o seu coração a ele...

Classificação Indicativa: +14

"? Você pode me conduzir pelo túnel do tempo?"

Sinceramente, não tenho nem palavras para descrever o que senti lendo esse livro, o primeiro já é considerado a anos um dos meus livros favoritos, e com certeza esse também entrou pra lista! Que livro emocionante, em todos os aspectos, esse universo no qual existe a central da morte sempre me faz refletir muito, já tive diversas crises existenciais pensando nele, só isso eu acho um ótimo motivo para ler, mas tem tanta coisa boa pra falar sobre, é um livro na qual eu simplesmente não quis parar de ler em nenhum momento, li em diversos lugares, fazendo diversas coisas, só para não parar de ler, passei por variados sentimentos também, fiquei com raiva, triste, emocionada, surpresa, feliz, empolgada... assim vai, cheguei literalmente a pular, ao ponto de acordar a minha mãe de madrugada, só por estar empolgada com uma cena, também chorei horrores, parei só agora pra escrever a resenha, sinceramente, parece que estou de volta no tempo quando li o primeiro livro, por falar nisso, foi extremamente emocionante e arrepiante ver pequenas partes em que os personagens do primeiro livro aparecem, eu quis chorar, ver aqueles personagens pelo qual eu li e me apaguei tanto, vivos e felizes enquanto crianças... nossa! que raiva que me deu do autor, acho que ele quer que eu entre depressão, só pode! brincadeiras à parte, acho que já falei demais, poderia escrever um livro só sobre o quão eu amei esse livro, vou guardar no fundo do meu coração, assim como o Orion guarda o de Valentino. ?

"Vai ser a primeira das muitas vezes que vou honrar Valentino."

(e meus agradecimentos a esse livro que me tirou da MAIOR ressaca literária que já tive!)
Bererer 10/01/2024minha estante
EU ACHO UM ABSURDO TEREM CALADO SUA RESENHA!!!!!!!!

Bererer 10/01/2024minha estante
SKOOB NAO MECHA COM A RESENHA DA GÓTICA, É UMA AMEAÇA

rue0 10/01/2024minha estante
KJDKSNSKSBSNNS OBRIGADA PELO APOIO AMIGO

emy 25/01/2023minha estante
Amei sua escrita, e super te entendo, também me sinto assim às vezes

Luísa =) 26/01/2023minha estante
Obrigada, emy! Ajuda bastante saber que tem gente que gosta dessas bobeiras que eu escrevo e entende os desabafos adolescentes.

Sofia 08/02/2023minha estante
To te aplaudindo de pé, cara!! ?? Puta resenha boa mlk, e eu li até o final viu. Tive crise existencial só lendo isso imagina qnd terminar o livro slk

Vez Ou Outra Um Livro 03/02/2024

...
Não tem explicação. Sempre vão me faltar palavras pra falar desse e do primeiro livro.

Ansioso pelo próximo.

Adam, conte comigo para tudo. Nunca chorei tanto.
Phoebe1 03/02/2024minha estante
E essa dor que não passa dps de terminar os dois? ?

Rufusonpluto0 03/02/2024minha estante
Moça, eles se beijaram? Em qual página? Não aguento sofrer mais, quero algo feliz

Phoebe1 04/02/2024minha estante
Até nos momentos felizes eu tava sofrendo, mas o soft já vêm, é meio demorado mesmo

Patricia 01/05/2023

Ai ai! Gostei muito desse livro! Me emocionei demais com o final. Chorei horrores. Sim, gostei muito mais que do primeiro.
Acho que o primeiro livro tinha algo meio infantil que não teve nesse.
OBS: demorei anos luz pra identificar os personagens do primeiro livro aqui. Só eu?
Jessica 01/05/2023minha estante
Estou em 76%
Estou amando muito esse, mas senti que o primeiro me prendeu mais

Identifiquei os personagens logo de cara

Jessica 01/05/2023minha estante
Amo isso que o Adam faz de cruzar as histórias dos personagens

Patricia 01/05/2023minha estante
Nossa, o final me levou as lágrimas! Como eu disse, gostei muito do primeiro livro, mas achei que ele teve um ar mais infantil que não senti nesse. Só por isso!
Me senti uma tapada agora por não ter identificado os personagens do primeiro livro ? Eu só descobri quando eles aparecem pela última vez. Uma bomba explodiu na minha cabeça nessa hora ?

Nathy215 07/01/2023

Perfeito
Queria poder agradecer o Adam Silveira por destruir meu coração e depois fazer um afago.
Não esperava ser surpreendida nesse livro e fui, não sou de ler continuações e essa foi uma surpresa maravilhosa, a forma que o Adam consegue interligar cada acontecimento é incrível, preciso ler tudo que ele já escreveu, tinha curiosidades sobre a central da morte e foi muito interessante saber um pouco sobre a criação, os primeiros terminantes, como a sociedade lidou com essa novidade, o romance ali no meio, tudo perfeito.
Lendo tanto essa quanto a primeira história, da vontade de aproveitar cada segundo da vida, de sair e viver tudo que temos pra viver, é uma sensação boa demais.
Derramei lágrimas com os dois livros, mas emprestei os dois, porque essa mensagem, essa sensação, precisam ser compartilhadas. Leiam, vale muito a pena.
TaliYuki 08/01/2023minha estante
Me deu até vontade de ler agora ?

Nathy215 10/01/2023minha estante
Leeee, é muito bom ??

Thyanne.Ribeiro 24/11/2022

Fraco demais
O maior desafio de qualquer autor é escrever continuações e/ou outras versões de uma mesma história. 99% deles falham nessa missão ingrata. Adam Silvera está entre esses 99%.

A história de Valentino e Orion simplesmente não colou. Não vi química, não vi graça, não vi paixão, não vi nada, só vi dois emocionadíssimos. As histórias paralelas e os amigos/irmãos dos protagonistas também nada x nada.

Enfiar gancho de 11 de setembro, me desculpem, mas é uó do uó. A história da Glória e Pazito, que tinha uma premissa incrível, completamente subaproveitada em detrimento de histórias bobas e sem sentido como as de Joaquim e sua esposa.

Totalmente o contrário do 1o livro que entregou absolutamente tudo com uma história linda e envolvente entre Mateo e Rufus (com química e sentido), cheio de frases incríveis e inspiradas que remetiam a tantas reflexões importantíssimas, além de excelentes coadjuvantes, esse foi tão vazio, sem graça e tão perda de tempo que, sinceramente, não dá pra recomendar minimamente.
nic 25/11/2022minha estante
CONCORDO EM TUDO

mi 27/11/2022minha estante
sim! abandonei esse livro. não consegui