O primeiro a morrer no final

O primeiro a morrer no final Adam Silvera

Resenhas - O Primeiro a Morrer no Final

Marina <3 12/05/2024

Fiquei sem respirar de tanto choro
Não achei um livro ruim mas esperava muito mais. Acho que me apeguei tanto ao Mateo e Rufus que não consegui me conectar tanto com o Valentino e o Orion, mas ainda sim achei eles muito fofos. Queria muito que tivessem explorado mais a relação da Scarlett e do Valentino mas infelizmente não foi possível. Não consegui engatar na leitura até a pág 300 mais ou menos (o que me resultou numa ressaca de 3 meses?) mas depois dessa parte o livro fica bem interessante. Mesmo não gostando muito do começo chorei igual um bebê no final. Chorei tanto tanto com o pov do Pazito, resumindo: Adam Silvera eu te odeio.

heitor205 09/05/2024

Conseguiu me fazer chorar parabéns
Sim ele morreu no final e eu nao consigo raciocinar isso, o livro é maravilhoso, estamos acostumados a aceitar que alguém vai morrer no final mas esse livro nos deixou essa duvida, devo admitir que achei que quem fosse morrer fosse o Orion um palpite bem errado. O autor dos dois livros tanto desse quanto "os dois morrem no final" consegue capitar sentimentos de uma forma inexplicável eu senti no meu coraçao(ironico) o luto do Orion senti a dor dele quando ele viu o video senti a emoçao da Scarlett por nao estar com o irmão no seu dia final, é tao triste que num livro que todos sentem de uma forma tao intensa alguém tenha que morrer no final.
Só de olhar para a capa desse livro ja me da vontade de voltar a chorar.
Olha são poucos livros que eu torço para que adaptem para filmes, mas esse livro com certeza é um deles pq a energia que esse livro passa meu deus, se conseguirem colocar isso numa tela de cinema vai ficar incrível num nivel que seria realmente considerado um filme de alto padrão.
Livro maravilhoso se você quer ler uma historia muito fofa de uma amizade que vira namoro em menos de vinte quatro horas leia esse livro pq ele é muito bom.

Henryazriel 08/05/2024

Experiência
A leitura de O primeiro a morrer no final, foi tocante, pois, tinha acabado de sair de Os dois morrem no final, e fui ler e não tava preparado para ler isso.

A leitura é gostosa, tocante no sentido que você realmente vai sentir dentro do livro, vivendo o que os personagens estão sentindo e isso foi importante pra mim, sentir os eles estavam sentindo.

O choro é inevitável, você vai sentir como se tivesse perdido um parente muito próximo, então Adam Silveira, espero o próximo livro do universo

Luíza 08/05/2024

Realmente conseguiu superar Os Dois Morrem no Final. É o tipo de livro que faz o leitor se envolver tanto com os personagens que qualquer coisa que aconteça com eles já é motivo de preocupação. Chorei muito, de dar nó na garganta e não conseguir parar de chorar, de tanto que o desenrolar da história me envolveu com os personagens. Senti como se eles fossem realmente conhecidos.
A história faz uma conexão com o primeiro livro, o que a deixa mais interessante ainda e que traz acontecimentos que podem parecer óbvios, mas no final tudo muda.
E muito além disso, o livro tem uma mensagem linda, e bastante necessária, sobre aproveitar cada momento como se fosse o último.
Ansiosa pro lançamento do próximo ?

claribnha 08/05/2024

Assim
Não é a mesma sensação que o primeiro, obviamente, mas achei a escrita muito boa. A única coisa que me incomodou foi os protagonistas, não dá pra se aprofundar muito neles e as coisas ficam faltando e não são exploradas. Me senti mais próxima com a Glória doq com o Orion, mas explica bem a central da morte(não tanto) e essa parte foi a mais interessante

fabricio :) 03/05/2024

"Viva bastante por nós dois."
"? ficar esperando pelo Dia Final para começar a viver significa não ter tempo para fazer tudo. A vida acaba se dividindo entre primeiras vezes, últimas vezes e coisas que nunca vão acontecer."

achei fraco em relação ao primeiro lançado?
todos os personagens (na minha opinião) se mostraram tão egoistas em relação a morte e o dia final de um dos personagens ao ponto de me deixar bem desconfortável e além disso, o final de alguns personagens ficou em aberto :(

o livro é legal mas eu amei muito o primeiro e por consequência disso, esperava muito mais deste aqui e acabei não gostando tanto, espero que o terceiro seja melhor.

julinha44 01/05/2024

Meus amores !
Chorei mais no outro do que nesse, mas chorei muito também. amo demais o jeito que a história é contada !

Moon_baeXx 01/05/2024

Possivelmente o melhor livro q já li
Não sei nem como começar.... Esse livro me fez sentir tanta coisa: raiva, tristeza, empatia, nojo, paixão, repulsa e tantas outras emoções.
A linha tênue entre a vida e a morte, viver ou sobreviver, o medo e a coragem.
Os personagens são muito cativantes, a narrativa de acordo com a visão de cada personagem te prende e te traz a necessidade de mais.
Eu não sou capaz de pôr em palavraz a paz e a angústia que esse livro me trouxe, apenas venho por meio desse pequeno texto pedir: leia.
A experiência será única, isso eu garanto, e posso dizer também que além de fluida e gostosa, essa leitura é necessária, trata de assuntos difíceis e dolorosos de uma maneira "confortável".
Vc vai sentir a dor e o amor dos personagens, vai levar isso pra vida... e se vc leu até aqui, e puder ler, então o faça.
A vida é curta demais para se desperdiçar um segundo.

P.S se a esperança bater durante a leitura (como aconteceu na minha) lembre-se: Adam Silvera disse a verdade quando colocou o nome do livro como "o primeiro a morrer no final" acredite.

gfwinxs 30/04/2024

Dançando com a morte
"Valentino Prince me amou, e eu tive a chance de ouvi-lo dizer isso."

Mantive a esperança, mesmo sabem que iria acontecer de qualquer forma. Eles viveram uma história inteira em um dia, a pior parte foi ter chegado ao final.
Lá pela metade do livro já me encontrava em estado depressivo. Esse livro me fez repensar muito sobre a vida e principalmente sobre a morte. O autor conseguiu criar um universo único e incrível e fico feliz de ter conseguido manter a essência no segundo livro.