O primeiro a morrer no final

O primeiro a morrer no final Adam Silvera

Resenhas - O Primeiro a Morrer no Final

JackelineRamos 27/05/2024

Gostei muito do primeiro livro, e por isso a curiosidade em ler o segundo... mas acabei me decepcionando...

A premissa da história foi exatamente a mesma, o romance em si achei um pouco (ou talvez muito) forçado.

E longo a ponto de se tornar um livro enrolado demais. Se você leu o primeiro, não indico a leitura desse.

Anderson668 26/05/2024

Amar é morrer? OU morrer é amar? OU ambos?
"O Primeiro a Morrer no Final" é a sequência que supera seu antecessor de maneira significativa. Um dos motivos é que, ao começar a leitura, já estamos familiarizados com a premissa da Central da Morte e o entrelaçamento das vidas humanas. Esse entendimento prévio nos permite mergulhar mais profundamente na narrativa e nos personagens.

A continuação traz uma reflexão intensa sobre a individualidade e a coletividade. Embora cada pessoa viva sua vida de maneira única, nossas existências estão sempre conectadas. Somos seres individuais, mas também parte de um todo maior. Essa dualidade é explorada com maestria na história.

O segundo livro revela as origens de muitos elementos do primeiro, como o aplicativo e as propostas de vivências para aqueles que estão no seu último dia de vida. Essas revelações enriquecem a compreensão do universo criado e dão mais profundidade à trama.

Os personagens principais desta vez são Valentino e Orion, e a história de amor entre eles é tocante e mais envolvente. A conexão entre eles, construída sob a sombra da morte iminente, é mais palpável e emocionante do que no livro anterior.

A leitura de "O Primeiro a Morrer no Final" é uma experiência que instiga muitos questionamentos sobre a vida e a morte. Ele nos faz refletir sobre como a certeza da morte pode fechar ciclos, mas também abrir novas possibilidades. Questionamo-nos se seríamos capazes de amar incondicionalmente se soubéssemos que nossos dias estão contados. Afinal, todos sabemos que vamos morrer, mas raramente vivemos com essa consciência em primeiro plano.

A narrativa nos força a ponderar sobre nossas prioridades e as escolhas que fazemos. Vivemos colocando outras coisas na frente do viver plenamente, do amar, do ser feliz. Ficamos presos em nossas próprias barreiras, ferindo uns aos outros, desejando a solidão mas também ansiando pela conexão com o coletivo.

O livro levanta questões filosóficas profundas: Por que morremos? Por que não vivemos plenamente? Por que há privilégios de vida e morte? O que é justiça no contexto da mortalidade? Essas perguntas sem respostas claras nos levam a uma introspecção sobre o verdadeiro sentido da vida. Será que a vida é sobre amar, compartilhar experiências e viver em comunidade? Amar é morrer? Morrer é amar?

A leitura não é apenas um romance LGBTQIAPN+, mas uma exploração profunda do que significa ser humano diante da mortalidade. A sensação de finitude, presente em cada página, nos desafia a valorizar cada momento e a viver com mais intensidade e propósito. Este livro é uma viagem às profundezas do ser humano, onde a morte se torna uma lente para enxergar a beleza e o valor da vida.

Luiza.Romanini 25/05/2024

?Já não sou mais um conto. Agora sou um romance"
A gente sabe o que vai acontecer, mas demora pra aceitar, e mais uma vez o livro do Adam vem pra nos trazer uma reflexão. A história é linda, e eu chorei pra caramba com esse livro. Adorei como tem algumas referências e coisas que se conectam diretamente com o ?os dois morrem no final?. Simplesmente uma perfeição, que deixa um pensamento importante sobre a vida que se vive, e que pode ser levado pro resto da vida, que ensina a valorizar o que temos e a termos cuidado pois, às vezes, pode acabar sendo tarde demais. Esse livro é fantástico, recomendo demais.

Ariane365 24/05/2024

O Primeiro a Morrer no Final
Primeiramente eu tenho q destacar que comprei esse livro junto com ?Os Dois Morrem no Final? e que se tivesse lido o primeiro livro já n compraria esse pelo mesmo motivo q n gostei do primeiro, já que não consigo me identificar com os personagens, sei q fica meio chato dizer isso por parecer um pouco preconceituoso, mas eu simplesmente não consigo me conectar com os personagens, quero deixar claro que isso não se dá ao fato de ambos serem gays, mas também alguns personagens masculinos no geral, eu acabo tendo mais dificuldade de ler a história e achar divertida ou atrativa, enfim, eu acho q n recomendaria esse livro para ninguém q n esteja acostumado com esse tipo de livro (foi exatamente o q fizeram comigo), pq a pessoa provavelmente não vai gostar da leitura, mas no geral o livro não é ruim, só n me prendeu como os outros.

Khaaw 23/05/2024

Alô, aqui quem fala é a Central da Morte
Orion Pagan espera há anos que alguém lhe diga quando morrerá. Só assim ele conseguirá aproveitar um pouco a vida, sem o temor de não saber quando a doença grave que tem no coração o fará partir dessa para a melhor. Receber uma ligação da Central da Morte é a última coisa que Valentino Prince deseja. Após deixar o Arizona e se mudar para Nova York, ele mal pode esperar para viver esse novo capítulo de sua história e realizar seus sonhos.
Sob as luzes da Times Square, Orion e Valentino se conhecem, e a conexão entre eles é imediata. Mas, á meia-noite, a primeira ligação da Central da Morte anuncia que um dos dois vai morrer em breve.

Sinceramente fiquei impressionada com a história e a trajetória dos dois, conforme os comentários feitos durante a leitura, achei esse um pouco mais lento do que o primeiro. Não nego que esperava um pouco mais da aventura dos dois no Dia Final, mas tudo bem, são terminantes. Sinto que concordo que a vida passa mais rápido quando paramos de esperar pelo que desejamos e começamos a correr atrás dos sonhos, mas precisamos mesmo ter que esperar chegar perto da morte para ter vontade de viver? Me questionei muito sobre isso, igual ao primeiro.

Outra abordagem que me pegou foi o fato de trazer a diferença da aceitação entre a família de Valentino e Orion, infelizmente muitas famílias ainda não aceitam a sexualidade de seus filhos e os expulsam de casa quando era para eles se sentirem seguros em casa.

Bom, o primeiro a morrer no final quase foi eu de tanto me enxergar como o medroso e audácia de Valentino, mas, no fundo, ainda ter a coragem e anseio pela vida como o Orion.

axlinvnus 23/05/2024

Dia final
Esse é, sem dúvidas, um dos livros que mais me destruiu. A história toda é muito boa. A forma como todos os personagens acabam conectados em algum ponto da história e o jeito que o autor te faz pensar que vai se desenrolar de um jeito e acaba sendo outro completamente diferente é incrível. Esse livro também trás uma reflexão pra vida e a forma como a gente vive ela. Estamos vivendo mesmo como se fosse o último dia ou apenas desperdiçando o tempo que não sabemos até quando teremos? Viva intensamente e não deixe nenhum minuto te escapar, é o que eu vou levar com muito carinho dessa leitura.

brendabalmant 23/05/2024

O primeiro a morrer no final
Lindo, simplesmente.
me apaixonei por rufus e mateo em "os dois morrem no final" e me vi apaixonada por valentino e orion agora. amei tudo no livro, a forma como é escrita, mostrando o ponto de vista e a vida de vários personagens;
o fato de não existir um plot com os personagens (um realmente morre no final e o outro não) mesmo querendo que ambos fiquem vivos e juntos assim como no primeiro livro;
as ligações entre os livros (gritei lendo sobre mateo e rufus criancinhas) e com certeza irei reler para pegar mais referências.
é uma história linda, sobre amizade, amor, família, e principalmente, sobre VIVER.

annacfidelis 23/05/2024

Sofri e amei
Eu sinceramente não lembro muito de como me senti lendo o primeiro livro, mas sei que gostei. então agora só sei que sofri demais com esse e adorei o modo que ele me fez sofrer (quanto mais o livro me faz sentir, mais aprecio todos os componentes que arrancaram esses sentimentos de mim)

eu achei que o Valentino não fosse morrer. uma das coisas que lembro quando eu li o primeiro foi não acreditar que eles fossem morrer mesmo estando escancarado. então ficava ao longo desse livro pensando "ah mas vai que ele dá uma reviravolta e engana pra não ser igual o primeiro"

então: foi igual o primeiro e não foi. sim, ele morreu. mas a história é outra e é linda. demorei tempos na ressaca literária pra terminar esse livro porém terminei aos prantos. e se o final me fez sofrer, é porque o o desenvolvimento me fez querer mais e mais :)

recomendado!!!

any . 22/05/2024

ValentinOrion
Eu até que gostei desse livro, não me deu a mesma sensação de quando eu li ?os dois morrem no final? mas eu adorei ele pelo fato de explicar um pouco mais sobre o surgimento da central da morte e a conexão que teve com o primeiro livro.
Os personagens não são tão "UAU", não me aprofundei tanto a elas, mas eles dois são realmente um amor juntos!

Tassy 22/05/2024

Não existem palavras pra descrever o quanto eu amei esse livro. Tenho o primeiro livro como meu favorito da vida e agora esse entrou pro top 3.
Amo muito esse universo e, assim como em "os dois morrem no final", eu não consegui segurar minhas lágrimas. Adam Silvera sabe como criar personagens maravilhosos, com histórias incríveis e um desenvolvimento de outro mundo. Além disso, a forma como ele faz as histórias se interligarem por meio de diferentes pontos de vista é algo que me deixa completamente apaixonada por esses livros.
Assim como o primeiro, eu recomendo muito essa leitura, vale cada segundo!

Fygiir 21/05/2024

Gostei desse livro igual gostei do primeiro , a única diferença é que nesse eu acabei não chorando.
Uma história muito emocionante contando sobre a central da morta em relação a vida do Valentino e do Orion

Rick177 20/05/2024

Central da Morte, você me paga!
Personagens - 10/10
Ambientação - 10/10
Escrita - 10/10
Trama - 10/10
Envolvimento pessoal - 10/10

Este livro com certeza se tornou um dos meus favoritos, assim como o primeiro da coleção.
"O primeiro a morrer no final" é um dos livros com mais páginas que já li nessa minha longa (por enquanto não tão longa) estrada da vida, e definitivamente não pareceu ter o tamanho que tem. Além disso, é um livro que no momento não consigo apontar nenhum defeito que tenha afetado minha leitura. Orion e Valentino são protagonistas incríveis, muito bem construídos, e que juntos ficam melhor ainda.
A escrita do autor é muito fluida e enquanto se está lendo, muito facilmente é possível perder a noção de tempo, por isso não houve nenhum momento do livro que eu tenha achado maçante ou desnecessário.
É um livro que me envolveu demais (por mais que eu ache que o primeiro da série tenha me envolvido mais), foi uma experiência muito gostosa e espero que aconteça o mesmo com o terceiro livro que virá.

Duda 18/05/2024

Decepcionante
Me lembro de ter gostado bastante do primeiro livro, por isso achei que o segundo também seria bom. Não foi o caso.

Sabe aqueles continuações feitas apenas para arrancar dinheiro de idiotas e não agregam ou explicam nada na história original? Seria exatamente como eu definiria esse livro.

Além de criar novos dilemas, como "pq a central da morte falhou naqueles 12 casos?", essa obra não se garante em enredo, nem em desenvolvimento, nem um ter personagens minimamente envolventes.

Sim, admito que até dei uma risadinha e quase fiquei tocada em algumas partes. Mas essas leves alterações emocionais poderiam ser contadas nos dedos de 1 mão.

Em mais de 90% do livro eu fiquei completamente apática e, em alguns casos, com raiva, pois não foram poucas situações em que claramente o autor quer forçar que o leitor se emocione através de uma apelação deprimente.

A quem recomendo esse livro? Desocupados de coração mole em que qualquer A já estão ???