Como se fôssemos vilões

Como se fôssemos vilões M.L. Rio

Resenhas - Como Se Fôssemos Vilões

Rafael 27/02/2023

Quando amigos se tornam inimigos, não há limites para os danos que podem causar.
O ponto mais positivo são os personagens. Alexander foi o meu favorito, seguido por Oliver e James. O clima dark academia também foi bem legal - foi minha primeira experiência com o "gênero" e realmente o senti no tom da história.

Infelizmente, todo o resto é negativo, inclusive a narrativa arrastada. Exceto pelo Ato II - o melhor, disparado -, os outros parecem demorar séculos para terminar, principalmente quando introduzem textos shakesperianos na história. Para quem curte ou conhece o autor, talvez seja legal pegar as entrelinhas de como isso se conecta, mas para mim foi só repetitivo e desnecessário.

Outra decepção foi o crime. Por mais que M. L. Rio consiga nos deixar com uma certa curiosidade, tudo é muito clichê e mal explorado - antes mesmo do Ato IV, você já consegue juntar todas as peças. E o final, por mais que tenha um bom twist, mudou a visão positiva que eu tinha de alguns personagens.

De uma forma geral, "Como Se Fôssemos Vilões" foi apenas ok. Esperava bem mais, mas recebi apenas uma história que até bons personagens, mas não se sustenta totalmente. Triste.
giisaccucci 27/02/2023minha estante
eu nem consegui terminar ele, abandonei ?

Lucelia16 27/02/2023minha estante
Tentei ler uma vez mas de primeira achei a escrita meio rasa, não sei se foi só impressão minha mas deixei pra depois

Andre 27/02/2023minha estante
to querendo tirar minhas conclusões desse pq metade ama e a outra odeia kkkkkk

@giisaccucci é triste kkkkkk

@Lucelia813 é rasa demais!!! kkkkkk

Rafael 12/03/2023minha estante
@Andre amg eu achei bem mediano kkkkkkk espero que vc tenha um experiência melhor

@Lucelia8 até achei a escrita ok, acho que o problema é o ritmo mesmo

Rafael 12/03/2023minha estante
@giisaccucci eu no fundo queria ver como tudo ia terminar, acho que por isso que não desisti kksskks

Lucelia16 12/03/2023minha estante
Acho talvez eu tenha achado rasa em comparação ao que eu tinha acabado de ler, Donna Tart, aí acho que minha expectativa ficou alta kkkkkkkkk. Mas algum dia eu ainda leio esse e tiro minhas conclusões

Nicolas 13/04/2023

Decepcionante, morno e chato.
Fiquei com vontade de ler esse livro depois que vi um vídeo no tik tok falando sobre um ator que morre e todos os suspeitos são atores profissionais, então como saber que estão mentindo? Bom, depois de ler esse livro, sei que quem mentiu foi o vídeo, já que eu esperava uma trama cheia de suspense, mentiras, descobertas, segredos e etc.
O que é entregue: uma história bem morna, sem graça e com muito potencial, porém totalmente mal executada. Os personagens são sem graça (o principal, meu deus, que moleque sem sal), o livro tem pouco suspense, e o ritmo é bem estranho, ora está interessante, ora maçante. As situações de Shakespeare constantes não ajudam em nada, para mim foi bem chato (eles do nada começam a citar trechos de Shakespeare, sério, pra quê?). O plot do final é bem chatinho e eu não gostei, E AQUELE FINAL, ÚLTIMA PÁGINA, QUAL O SENTIDO? Não teve nexo nenhum, acho que a autora apenas quis chocar os leitores no final. Enfim, não leia livros do tik tok.
Melissa349 13/04/2023minha estante
Caramba tô chocada kkkkkk só vejo gente falando bem desse livro kkksk

Mariana113 13/04/2023minha estante
Skskskskskskskskskdkdkdkdkskskdkdkdkskskd amei

Nicolas 13/04/2023minha estante
puro hype do livro, eu não gostei muito não, mas cada um tem um gosto

Mariana113 13/04/2023minha estante
Eu achei muito engraçado o seu comentário SKSKSKKSSKSK

Zaine 13/04/2023minha estante
Tem MT citação do shakespeare pq a autora é fã, mas sério, fiquei até com trauma, falaram tão bem que a minha decepção foi muito grande, fiquei até triste por não ter gostado

Nicolas 13/04/2023minha estante
fiquei assim tbm, pensando se era problema cmg de n ter gostado sabe

spderboy 09/01/2024minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Nicolas 09/01/2024minha estante
Juroo

lana!¡ 10/12/2022

laudo de loucura, causa: shakespeare
eu tinha uma certa curiosidade de ler esse livro há bastante tempo, não sabia muito muito o que esperar sobre ele mas a sinopse dele sempre me deixou curiosa pra começar, e olha, é uma loucura.

mas é uma loucura fascinante, eu adorei o jeito que a autora foi mesclando a estória e o desenvolvimento dos personagens ao decorrer das peças do shakespeare, aliás falando em personagens, esses que antes eu fiquei com medo por serem vários e não terem o desenrolar de forma correta, mas teve sim. gosto que as emoções também são bem presente nesse livro, uma hora eu estava querendo que determinado personagem fosse pro quinto dos infernos e na outra queria que ele ficasse bem

de longe o james foi o meu personagem favorito da estória, toda vez que ele entrava em cena eu sentia uma emoção mais, ele sem dúvidas foi o coração de tudo, shakespeare teria amado muito a melancolia dele certeza. ok, mas teve uma hora que eu comecei achar que estavam enchendo linguiça demais no livro, uma enrolação aqui e ali, confesso que fiquei com medo até de perder o ritmo da leitura mas deu tudo certo amém igreja? amém

acho que uma das minhas partes favoritas desse livro é como eu falei, a autora vai conduzido os personagens com shakespeare ao ponto de nada apenas parecer só uma peça de teatro em uma academia renomada, e isso foi muito genial

a única coisa que não me agradou muito foi o final aberto, eu entendi o que queria dar a entender mas mesmo assim, não é algo que mesmo com todo contexto do mundo vá me fazer gostar, mas em resumo: amei o livro

"? Você culpa Shakespeare por algumas das coisas que aconteceram? A pergunta é tão improvável e tão sem sentido vinda de um homem sensato como ele que eu não consigo reprimir um sorriso. ? Eu o culpo por tudo."
contenanci 11/12/2022minha estante
Acho que vou dar uma chance pra esse livro, tava doida pra ler ele mas o medo me segurava.

lana!¡ 11/12/2022minha estante
@Finger der uma chance sim! normal ter medo de ler livros famosinhos, eu também sou assim ksksksksks mas garanto que vale a pena, espero que você goste quando for ler ??

duda :) 11/12/2022minha estante
olha lana, o dia que eu comprar esse livro e começar ele, VOCÊ vai me levar pra terapia. deixo registrado aqui !!!!!

jeoncr 11/12/2022minha estante
ELE É PERFEITO

lana!¡ 11/12/2022minha estante
@cassdevils bom que iremos juntas duda!!!! veja pelo lado positivo KKKKKKKK

lana!¡ 11/12/2022minha estante
@jeoncr sim ?? tô triste por jamesoliver até agora

Pumpkin1 03/12/2023minha estante
Mas rolou um beijo entre o Oliver e o James

yasmin1926 07/12/2023minha estante
amg rolou um beijo

JoAo366 10/12/2023minha estante
Aquilo era um beijo ??????

Pumpkin1 11/12/2023minha estante
Eles se beijaram se não me engano na prisão ou naquela última peça

JoAo366 13/12/2023minha estante
Foi na última peça ????

Henrique 07/04/2023

Como se fossêmos vilões
Venho através dessa resenha dizer com propriedade que esse é o pior livro que eu já tive o desprazer de ler em toda a minha vida livro horrível,xoxo,capenga,imcropuloso totalmente esquecível essa merda com plot fraco personagens sem sal que você não se apega nenhum e principalmente o personagem principal que é INCRIVELMENTE BURRO MDSS QUE ÓDIO DESSE SER COMO UMA PESSOA PODE SER BURRA NESSE NÍVEL EU TO INDIGNADO sinceramente o pior final de livro que eu já li perdi as contas de quantas vezes eu revirei os olhos lendo essa merda se eu puder deixa um recomendação sobre esse livro FAÇA UM FAVOR A VOCÊ MESMO PRIVE OS SEUS OLHOS DE LER ESSA COISA IMCROPULOSA NÃO VALE O SEU PRECIOSO TEMPO.
Bec4 07/04/2023minha estante
pensei que eu tava macetando o livro mas tu me superou amigo kkkkkkk

Henrique 07/04/2023minha estante
Amiga não dá é simplesmente horrível eu tô indignado que isso é hypado no tik tok kkkk

Bec4 07/04/2023minha estante
ai amigo kkkkkkkkkk só nos resta rir dessa desgraça

Henrique 07/04/2023minha estante
Sim kkkkk

Lara948 13/04/2023minha estante
cara eu vi tanto video no tiktok falando sobre esse livro que fiquei com mt vontade de ler, antes de comprar vim ler as resenhas e existem milhoes de resenhas falando bem dele, mas a sua fez eu nao querer mais ler saporr nunca mais KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK idai wue existem mts boas VC ACABOU COM O LIVRO TO RINDO

mrs. hamilton 25/06/2023

Abandonando esse livro :(. tava com muitas expectativas pra ele, mas eu achei o livro um saco. não sei exatamente o que me incomodou, mas acho que só não me prendeu mesmo. pretendo ler ele no futuro, mas tipo, no futuro mesmo, daqui um ou dois anos kkkk enfim, é isso !!
Beatriz 26/06/2023minha estante
Tô pensando em abandonar tbm kkkk

mrs. hamilton 26/06/2023minha estante
ai, amg kkkk abandona sem dó, acho q não tá perdendo nada

KauaraSantiago 05/07/2023minha estante
eu só não abandonei pq não gosto de parar livro pela metade, mas meu deus do céu!!!! que livro chato

mrs. hamilton 07/07/2023minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK CONCORDO C VC KAUARA

KauaraSantiago 08/07/2023minha estante
mulherrrr esse livro se tornou o meu passado obscuro KAKAKAKAKAKKAKAKAKAKAKAKAKAKA JURO!!!! é horrível, dói até lembrar dele

gabtxra 26/12/2023

Mais uma mancha para o clube do livro do beco da poeira
Para essa leitura existe dois caminhos: O primeiro, ler toda a obra de Shakespeare e ir ligando a sua obra com as citações dos personagens, com a história e o segundo, ler sem nem saber quem é Hamlet. O primeiro caminho pode ser mais agradável e a experiência pode ser mais proveitosa, no entanto, o segundo caminho pode te levar a ficar um pouco mais amarga e decepcionada com o livro. O meu caso? O segundo. Como você já deve saber, essa história tem várias citações das obras de Shakespeare pois estamos acompanhando um grupo de estudantes de teatro e um deles morre... que triste. E realmente é triste pois até a morte o livro parece crescer, a tensão aumenta cada vez mais, a confusão é generalizada e o livro parece ser um dos melhores do ano... e não estou brincando! Porém, após uma tempestade terrível podemos ver mais claramente, ou melhor, ler mais claramente. Você percebe que ali, na sua frente, você está lendo uma história vazia, com personagens vazios. Se você me perguntar qual o traço de personalidade de cada um eu não vou saber dizer: Richard? Ter ódio?... James? Não sei... Oliver? Agradar todo mundo?... Alexander? Usar droga??..... e tem outras duas personagens que se eu soprar saem do livro pois parecem somente poeira jogada ali, esquecida. Enfim, o final foi detestável, uma cafonice sem fim.
Gonzaga 26/12/2023minha estante
O primeiro caminho é bom demais!!

Gonzaga 26/12/2023minha estante
"e um deles morre... que triste" eu conseguiu sentir seu coração partindo daqui

Gonzaga 26/12/2023minha estante
não fale do alexander gabi vc não consegue ver gays maconheiros no topo!!

gabtxra 26/12/2023minha estante
Eu quase chamei o livro de cocô literario e vc se importa com o Alexander???

nvrlsnd 17/08/2023

Primeiro, a sentença. Em seguida, a queda.
"Vezes demais me perguntei se a arte imitava a vida, ou se era o contrário."

Acho que esse foi o meu primeiro contato com dark academia. Não gostei muito do gênero em si, gosto mais de temas contemporâneos e, principalmente, romance, mas eu gostei muito desse livro.

Já vi alguns vídeos de pessoas comentando sobre ele e sobre o quanto era bom e acho que isso aumentou um pouco a minha expectativa. É, sim, um ótimo livro, mas não tanto quanto eu esperava.

Eu me diverti muito mais com a parte do mistério do que com toda a parte poética da história, que eu não entendi nada. Gostei de como todos os personagens foram desenvolvidos com tanto carinho e da maneira certa.

Gostei muito da escrita, é muito fácil e rápido de ler. Mas, apesar de eu ter gostado muito, a história não me prendeu o suficiente para ficar uma madrugada inteira lendo.

Não é un livro que eu recomendaria para qualquer um por tratar de muitos assuntos que podem ser gatilhos para algumas pessoas.
ster 17/08/2023minha estante
Amo as suas resenhas

nvrlsnd 18/08/2023minha estante
obrigada linda ??

mikrokxsmos 28/08/2023minha estante
Como seu primeiro contato com dark academia se vc leu cordialmente cruel

nvrlsnd 28/08/2023minha estante
não sabia que era

zzzeeeh 26/11/2022

O livro é envolvente, tem tudo que eu mais gosto, tem poesia, tem suspense, dark academia, amores impossíveis e fadados ao fracasso. Fiquei apaixonado pela história, o tipo de livro que a gente repete a leitura depois de algum tempo! Espero que não destruam tudo com a série?
Remillie 26/11/2022minha estante
AHHHHHHH TO MUITO FELIZ Q VC AMOU

zzzeeeh 26/11/2022minha estante
Eu amei muito Remi!

Remillie 26/11/2022minha estante
AI Q FELICIDADEEEEEEE!!! ??

lica.linda 03/01/2024

Fantástico.
Acabei de terminar e me encontrei embasbacada, em todos os sentidos da palavra.
Não sei nem se vou conseguir escrever essa resenha como deveria, como essa narrativa merece.
É fantástico.
A trama, os personagens envolventes, o clima de ensino médio que eu senti no início do livro. A forma como o livro em si é uma TRAGÉDIA tal como as peças de Shakespeare em que eles, os alunos do quarto ano, atuam. É tudo meticulosamente pensado. É uma obra completa! Tem um impacto tão intenso que a experiência da primeira leitura é única e nunca mais se repete.
A forma como o livro trata de amor, meu Deus. Eu nunca tinha visto isso antes. É intenso, sem necessariamente ser carnal, muito diferente da forma tradicional em que vemos em todo lugar.
É lindo! (Com, obviamente, um toque Sheaksperiano)
Está na minha lista de livros favoritos com toda certeza. Sensacional. Só leiam. Leiam e sejam arrebatados como eu fui.

OBS: É necessário fazer um adendo à forma como Oliver fala sobre artes (e expressão humana no geral). Te toca. Te dá vontade de ver todas as peças, ouvir todas as músicas, ler todos os livros do mundo. Como seres humanos, somos intrínsecamente ruins, mas capazes de fazer coisas muito, muito belas.
lica.linda 03/01/2024minha estante
EU AMEI O LIVRO E NA HORA QUE EU ABRO AS RESENHAS TEM ALGUEM METENDO O PAUKKKKKKKKK n aguento

lica.linda 03/01/2024minha estante
Jesus percebi que é completamente 8 ou 80. Ou vc ama ou odeia. Graças a Deus amei ????

lica.linda 27/05/2024minha estante
voltando aqui no final de maio pra falar: saudade desse livro

Gabz 09/02/2023

Dissonante e bonito
Toda a ambientação é muito bem construida, a faculdade em si e toda a atmosfera dissonante e acolhedora ao mesmo tempo. Os personagens apesar de um tanto arquétipos, são carismáticos e consegui me apegar à eles e realmente sentir no grupo a relação fraternal, que raras vezes outros livros me transmitiram. Além dos personagens em si, as relações interpessoais como uma espécie de seita surtem um efeito imersivo, mesmo que as vezes meio irritante pela forma de linguagem poética própria com diálogos de citações.
Me lembrou muito A historia secreta da Donna Tartt, o que pra mim foi muito bom, porque é um dos meus livros favoritos.
O suspense propriamente não chegou a ser, ao menos pra mim, um fator instigante, o que não levo como algo ruim, amei o livro mesmo sem ter sentido essa urgência sobre o mistério em si. Acabou por ser uma experiência muito mais sobre os personagens do que o crime.
Malu 01/03/2023minha estante
eita como ela é culta

Malu 02/03/2023minha estante
dissonante (pesquisou no dicionário certeza)

Gabz 02/03/2023minha estante
KKKKKKKKK aprendi lendo livros chatos ??

Nick.Al 20/01/2023minha estante
único desfecho possível!!! Na minha cabeça foi isso que aconteceu sim!

coisitasliterarias 21/01/2023minha estante
em minha mente é isso que aconteceu e tá tudo bem!

mila ð 25/03/2023

Tava esperando mais depois de tudo que as pessoas falam desse livro. tipo, não que a história seja ruim, só que fiquei agoniada em algumas falas, pois eu não entendia NADA e ficava boiando, tinha vezes que eu até mesmo pulava aquelas falas das peças pq era MUITO CHATO
Laura 27/03/2023minha estante
Eu mesma. Pulei praticamente TODAS as falas das peças

mila ð 14/04/2023minha estante
muito ruim KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

lari 07/01/2023

??????
?? você mudaria o final, se pudesse? ? falei. ? e se benvólio tivesse dado um passo em frente e dito 'eu matei teobaldo. fui eu'??

tô morta! que livro bom, todas as referências a peças de shakespeare foram tudo pra mim, o clima de atuação, a estética dark academia. sério! eu adorei. os personagens são interessantíssimos, queria saber o que se passava na mente de todos esses atores.

eu já imaginava desde o início qual queride tinha matado aquele diabo, e mesmo assim o final me quebrou. porém não fiquei surpresa, afinal, tudo gira em torno de shakespeare e não podia faltar uma boa tragédia.
julha 07/01/2023minha estante
MUITO BOM LARI

lari 08/01/2023minha estante
mt bom julha quase arrastei pra cima

yas 30/03/2023

A ambientação é um ponto muito forte desse livro, além dos personagens, que são o foco da história, em suas diversas camadas, dúvidas, seus sentimentos e defeitos. sofri, me enfureci e fiquei confusa junto com eles. gostei muito da história, não tava esperando por nada e adorei o epílogo. tive que reler as páginas finais umas 4 vezes.
sendo bem sincera o único aspecto que me atrapalhou na leitura foram as cenas das peças de Shakespeare, que é um ponto muito importante no enredo. não que seja ruim, mas sinto que teria me ambientado mais se eu soubesse mais do que as peças se tratavam, o que a história deixa só subentendido. às vezes o plot estava chegando no clímax durante a atuação dos personagens, que se comunicavam usando os diálogos das peças, e eu - que só sei o básico do básico e não entendo nada do que o querido escrevia - ficava meio perdida. mas ok isso foi só um desabafo pq claramente o problema foi eu..
eduarda1119 31/03/2023minha estante
eu me sinto super perdida também, é até complicado pq eu tenho que ler mais de uma vez pra tentar entender o mínimo

yas 01/04/2023minha estante
SIIIM quando chegava nessas cenas eu tinha q reler umas 3 vezes pra tentar entender, essa parte foi triste