Como se fôssemos vilões

Como se fôssemos vilões M.L. Rio

Resenhas - Como Se Fôssemos Vilões

Vivian.Strapasson 21/05/2024

Você culpa Sheakespeare por algumas das coisas que acontecerem?
Meu primeiro livro de Dark Academia, gostei, porém acho que eu vim com a expectativa um pouco errada, é um livro sobre os personagens e não um "who-done-it" (como eu esperavava). Achei um pouco previsível e o final me irritou, parece que o livro acaba no meio de uma frase.
Mas para quem gosta desse gênero, acho que vai gostar da leitura.

Jojojojoj 15/05/2024

WTF Richard
Amo um bom e velho dark academia. Depois desse vou ler The Secret History e morrer em paz. Gostei de todos os personagens mas ODIEI A MORTE NO FINAL. EU QUERIA QUE O OLIVER TIVESSE SE MATADO DEPOIS DE DESCOBRIR.
Mas ok, ele que viva. Amei.

Giovanna Araujo 15/05/2024

Infelizmente não gostei tanto quanto eu achei que gostaria. Senti muita vergonha alheia com eles citando Shakespeare aleatoriamente nas conversas porque senti que a autora inseriu isso de uma forma absurdamente aleatória na narrativa, o que fez com que esses momentos dos diálogos não mostrassem, talvez, o quão "mauricinhos" eles eram e o quanto eles se achavam melhores por ter esse tipo de conhecimento, que talvez fosse o objetivo dela. Foi uma escolha narrativa bem interessante, mas que dava pra ter sido feita de uma forma muito melhor e mais dinâmica. Aliás, achei a mesma coisa das cenas das peças, dava pra ter cortado muitas falas e deixado só aquelas que realmente faziam sentido para a cena ou para a história do livro em si. Senti que li todos os trabalhos de Shakespeare aqui pra, no final, só uma ou duas falas serem realmente relevantes na história. O final também foi absurdamente decepcionante. Muito, MUITO decepcionante. Eu já desconfiava que seria aquilo, mas, quando a autora teve a oportunidade de realmente mergulhar naquela decisão e suas consequências, o livro foi lá e simplesmente acabou. Senti isso em muitos outros detalhes também, muita coisa bem rasa, que tinha a possibilidade de ser melhor desenvolvida pra dar maior profundidade e personalidade aos personagens e à história e à narrativa em si, mas que a autora preferiu continuar apenas na superfície de tudo e seguir em frente. Dava pra ter sido um livro com mais páginas. Enfim, bem decepcionante.

lilica 14/05/2024

So n dou uma estrela pq n Odiei o livro e n eh insuportavel de ler mas mds o jeito que esse livro me deu ressaca literaria eh brincadeira? n gostei da escrita os personagens sempre citando falas de peca tbm me irritava e achei o plot bem meia boca considerando o quao bem falam desse livro

carla1283 14/05/2024

"Onde está o vilão, Edmund?"
Não sei se tenho vocabulário suficiente pra descrever esse livro... essa obra.

M. L. Rio foi responsável por escrever um livro com tantas nuances que eu com certeza vou precisar ler mais umas mil vezes pra entender tudo. Não sou uma grande fã de teatro, então em muitos momentos eu me vi perdida na poesia complicada de Shakespeare. É um livro parado (às vezes até entediante), mas foi bom pra sair da mesmisse e abrir a mente. Talvez ele tenha até sido responsável por mudar a forma que eu vou enxergar as coisas daqui pra frente.

Assim como os personagens interpretam e recitam Shakespeare de maneira única, creio que a leitura desse livro segue a mesma linha.

"E se a ajuda negar, quando morto,
Em minha cova terei conforto."

kootallicas 13/05/2024

Surpreendente
Se eu falar que quase abandonei essa obra prima? O começo é extremamente parado, confuso e até mesmo a dinâmica do livro em si deixa aquele ponto de interrogação, como se você tivesse perdendo algo durante a leitura. Mas conforme a leitura, você se apega a toda aquela loucura, a ansiedade de tentar entender o que estava acontecendo, como se você quem tivesse perdendo vários pontos e pqp o final eu fiquei em completo choque, emotivo. É aquele livro que você vai trocando todas as vezes suas suspeitas, mesmo que no fundo você saiba quem é. Favoritado com toda certeza.

gisele563 12/05/2024

Acho que esse foi o primeiro dark academy que já li, mas não gostei muito do estilo. fiquei enrolando bastante a leitura mas sempre ficava pensando no plot. no meu ponto de vista só fiquei interessante mesmo bem pro final, mesmo já tendo adivinhado a história.
gostei do drama do teatro e todas as intrigas entre o grupo e o final, eu admito, é inesperado.

laissa33 12/05/2024

3.5, mas me encontro usando o navegador
Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Que loucura.
Olha, o livro é bom, mas também não o ''suficiente'' para chegar em quatro estrelas.
Em meu ver, eu sempre percebi que talvez o foco desse livro fosse o desenvolvimento dos personagens (não necessariamente bom) entre si, e não o plot. Maaaaas, é claro que mesmo que com esse ponto de vista, ambas partes do livro precisam serem bem desenvolvidas... não sei se teve isso, para ser honesta. Os personagens são um tanto complexos. Por se tratar de arte, teatro, Shakespeare, e todo esse universo, o livro cria uma ambientação intrigante, mas será mesmo que era necessário todas as aquelas citações sem notas de rodapé?.
A respeito do final, esperava mais. Não fiquei surpresa com o tal ''romance'', pois na minha percepção sempre ficou bem obvio, principalmente se ''olhar'' nas entrelinhas.

Félix16 11/05/2024

Eles só queriam fazer o que gostam ...
Sinceramente eu estava muito empolgado para ler esse livro, e agora que terminei estou completamente apaixonado pela trágica história desse grupo de amigos.
Esse livro foi feito para deixar você cada vez mais louco a cada página que passa, e quando as peças começam a se encaixar você entende cada sentimento do Oliver, e quando você descobre a razão de tudo, seu mundo desmorona...

(Preste atenção em cada palavra dita.)

Emanuelle423 09/05/2024

Uma história digna de Shakespeare
Amei a vibe de Dark Academy, os personagens odiosos e adoráveis, senti uma imersão na história e no teatro.

Torie.Bacco 09/05/2024

O livro é muito bom, a única coisa que me fez não me dar 5 estrelas pra ele, foi a questão que eu achei o livro um pouco arrastado na escrita, isso me fez demorar pra ler ele também, mas de resto eu achei ele bem diferente. Me fez surtar um pouquinho do meio para o fim com tudo sendo explicado.

Minisatk 08/05/2024

Com certeza favoritado
Não tenho nem o que dizer sobre esse livro, foram tantas teorias bizarras que obviamente passaram longe de serem certas, nossa. Mas eu amei completamente, apenas leiam.

Juju Do Pix 06/05/2024

Tudo Que Eu Sempre Sonhei - Pullovers
Foi essa música que se passou na minha cabeça quando terminei o livro ? (e pela maioria dos prólogos)

Fazia tempo que eu não lia um livro de suspense/mistério, e pelo amor de deus, como eu tava sentindo falta dos nós de garganta que esse tipo de livro dão na gente

De início eu não botava fé no livro, foi um livro aleatório pra mim mas já digo que não me arrependo nem um pouco de ter lido, que livro bom dá até vontade de xingar. Do momento que eu comecei a ler até o final do livro, foi uma experiência onde fiquei 100% preso nos acontecimentos do livro, além de ser muito bem escrito, os personagens são super detalhados e "hipnotizantes", cada um com um jeito específico, além da letra ser miudinha e com uma fonte belíssima ?

De novo, muito bem escrito e personagens hipnotizantes, eu fiquei maluco (igual os personagens) com o quão bom é a trama principal da obra, como foi se desenvolvendo, os conflitos, os mistérios surgindo, as cenas de teatro durante a história, só coisa boa, oh delícia! E sobre os personagens, todos uns queridos, meus favoritos foram a Filippa, Wren e Oliver. E O PLOT DO FINAL??? NÃO ESPERAVA MAS ESPERAVA AO MESMO TEMPO, MUITO BOM ???

Enfim, 'Como Se Fôssemos Vilões' entrou para meu Top 3 livros de 2024 de lavada e agora quero ler mais livros de mistério ou com relação a Shakespeare... Infelizmente terei que fazer gaslighting dele de tão bom que ele é, um beijo ????

. . .

"Não tem carro me esperando
Não tem mesa reservada, só uma piada sem graça de português
Não tem vinho, nem champanhe ou taça
Só um dedo de cachaça
E um troco magro todo fim do mês"

lilabardy 05/05/2024

Nós rachamos. mas só estilhaçamos quando nos reencontramos.
Meus queridos irmãos em cristo.

queria muito ler esse livro há tempos porque ele ficou bem famosinho na gringa, tem a estética de dark academia e tem lgbts. mas ninguém me avisou que eu precisaria de uma terapia depois.

o livro de primeira me confundiu um pouco porque os diálogos dos personagens do nada mudava o estilo e eles de repente começavam a recitar falas de teatro, demorei pra me acostumar! mas no final eu adorei esse detalhe que a autora adicionou no livro porque me fez emergir muito melhor na história, eu realmente me senti parte do grupo, me senti essa pessoa se formando e obcecada por teatro. sinceramente, não seria muito difícil eu me tornar uma deles!

os personagens, por ser um grupo relativamente grande, eu demorei pra me adaptar e reconhecer cada, mas tive uma boa relação com todos EXCETO a meredith, não engoli ela desde o começo, muito superficial e insuportável. o richard eu prefiro não comentar muito porque ele despertou gatilhos em mim ? eu ficava muito mal lendo qualquer cena dele, de atacar minha ansiedade e tudo! porém o restante dos personagens gostei de todos, principalmente o james ? meu protegido!

a história me pegou muito rápido e, apesar de uns problemas meus que interferiram na minha leitura, não me largou por nada. demorei pra ler porque no caminho tive uma crise depressiva à parte disso, mas senti falta todos os dias que eu não lia. queria muito saber como o livro ia acabar, o que ia acontecer, e a verdade por trás de tudo. eu tinha imaginado algumas coisas já, mas foi tudo MUITO PIOR do que eu pensava!!!! muito mais intenso e chocante. chorei demais com tudo, as últimas 50 me derrubaram mesmo, fiquei mal ?

de forma geral, eu amei o livro e amei a experiência. foi realmente CINEMA ler essa história e poucos livros que já li me marcaram dessa forma. tudo tratado com uma sensibilidade enorme, um cuidado maravilhoso, e tão bem escrito! aplaudo de pé porque esse livro merece o mesmo reconhecimento que o filme dead poets society ??

no final, não era uma história de mistério. era uma história de amor.