Quarto aberto

Quarto aberto Tobias Carvalho

Resenhas - Quarto aberto

Cristian Monteiro 10/05/2024

Razo no desenvolvimento dos personagens, sem graça no desenvolvimento das situações e muito caricato quanto ao tema ?não monogamia?

Lucas 09/05/2024

Relações complexas e diálogo
Eu peguei esse livro com muitas expectativas pois a sinopse me atraia muito e havia muitas comparações com Sally Rooney (autora que eu amo). Eu posso dizer que não me decepcionei.

Acho que o ponto principal desse livro é discutir as relações e suas imperfeições - problemas de comunicação, pequenas chateações do dia a dia, ciúme, insatisfações. O livro desmistifica a relação perfeita e destaca a importância do diálogo ao nos mostrar as consequências de não tê-lo.

É uma história em que o foco é o desenvolvimento das relações, como as pessoas se entrelaçam, atitudes que são tomadas e as consequências que surgem com isso. Eu percebo que são personagens extremamente reais, que fazem m**da e tomam decisões que você não entende e se irrita, mas que vê pessoas na sua vida fazendo a mesma coisa com certa frequência e talvez até já tenha feito algo parecido.

Senti que alguns personagens ficaram em um campo superficial e isso poderia ter sido melhor trabalhado. O protagonista parece bem blasé com tudo, algo que me incomoda profundamente e pode ser difícil de se identificar, mas existem pessoas assim na vida real né?!

A leitura é bem fluida e dinâmica, eu particularmente fiquei muito envolvido na história e em alguns momentos era difícil parar de ler, apesar de ter tido diversos incômodos devido a atitudes dos personagens.

De modo geral, eu gostei bastante do livro e se você gosta de Sally Rooney é muito provável que você vai curtir esse aqui.

Daniel 25/04/2024

Fraco. Muito fraco.
Fraco. Muito fraco. Uma leitura extremamente leve e fluida, mas justamente porque não acrescenta nada. Não é engraçado, não emociona, não te faz rir, não traz algo novo. Nada.

eiller 18/04/2024

GAYS
Eu não entendi o porque de varias pessoas dizendo que este livro e raso e fraco no enredo, se basicamente ele retrata bem a vida de homens gays. O mais interessante é saber que as vivencias em grande maioria são as mesmas, independente de onde elas aconteçam.

Me identifiquei com vários trechos e momentos do livro. A forma como Tobias descreve o relacionamento aberto de fato não é profunda, mas tem seus méritos por tratar o assunto com leveza sem trazer julgamentos.

Relacionamento aberto sempre será um tabu para aqueles que tentam replicar conceitos heteronormativos para relacionamentos homoafetivos.

Recomendo muito a leitura.

Mayky 06/03/2024

Uma bomba!
Fraquíssimo, com a a profundidade de uma poça d'água, personagens chatos e sem carisma, uma encheção de linguiça sem fim. Além de tudo, a questão da não-monogamia foi tratada de forma estereotipada e vazia, tudo é sexo sexo sexo. Só li dois livros desse autor, mas já percebi que os livros dele são sobre nada; nada acontece, nenhuma profundidade, nada de interessante. É um monte de gente chata de classe média conversando e transando. Uma versão gay de Sally Rooney.

Mari Guerra 18/02/2024

Esse livro tem uma questão ambígua. Ao mesmo tempo em que as descrições das cenas de sexo foram feitas de forma muito adulta e sem pudor, outras partes do livro tinham uma narrativa muito amadora. Alguns trechos do livro poderiam ter sido cortados por não acrescentarem nada, eram recursos narrativos de quem não tem muita experiência. Eu inclusive achei que era um romance de estreia. Como aquela parte da apresentação como Karma em que ela fala sobre política, foi uma pincelada estranha, era texto do Caíque, mas nada daquilo entrou na história. Antônio também era um personagem estranho, quase caricato, com uma forçada de barra na questão política.
O tema e a premissa são muito bons, pena que foi mal executado.

Karen580 09/02/2024

Julguei pela capa, e a capa é melhor que o livro
Juro, me decepcionei. tô há quase um ano com vontade de ler pq parecia ótimo, uma premissa com super potencial. mas achei tão fraco :( um personagem principal que termina do jeito que começou, parece que a história não deu em nada, nem causou tanta reflexão de tão rasos e rápidos os acontecimentos do livro.

de lindo é só a capa ?

Lucas.Romano 06/02/2024

Um livro bacana, gostoso de ler mas sem algo muito surpreendente, ele não se aprofunda muito na discussão do relacionamento aberto, escancara uma relação e você tira suas conclusões. Gostoso de ler pq me identifiquei com algumas passagens e situações, mas sem grandes acontecimentos e plots. Vale para torar de uma ressaca literária.

dayakms 06/02/2024

Romance Hot (mas sem o romance)
É um grande exemplo de porquê relacionamentos abertos não são para qualquer pessoa: a falta de responsabilidade afetiva dos personagens é gritante. Eu esperava que o autor tivesse se aprofundado mais nos sentimentos e na história dos personagens e não tanto unicamente na vida sexual deles. Há vários momentos do livro que permitiriam uma reflexão sobre diversos aspectos das relações interpessoais, sejam românticas ou não, mas que parece que foram jogadas na narrativa para encher espaço porque nunca foram realmente desenvolvidas.

Mas, pra mim, o que mais dificultou a leitura foi o protagonista ser extremamente chato (eu realmente consigo imaginá-lo com a cara de c* que ele diz ter ao se descrever) e eu não me gerar esse sentimento de empatia por seus problemas. Inclusive, acho que se o autor tivesse se aprofundado na história do personagem e na relação dele com a própria família, teria sido mais fácil simpatizar com ele.

Mauriceia2 01/02/2024

Quarto Aberto
Eu  aconselho começar a ler esse livro no final de semana, porque vai ser difícil de se concentrar no trabalho e pensar em outra coisa. Recomendo começar a ler sem precisar parar, devorei  a história em dois dias sem falar que depois de ficar de ressaca e aguentar viver sem a companhia do Artur, Caíque, Eric e Antônio alguns provavelmente dirão que do Antônio não. Quarto Aberto é um livro que me fez rir, chorar, mas também me deixou maravilhada com o estilo, a fluidez impecável.  Posso até falar que eu vi tudo acontecer enquanto eu lia. Tive aquela sensação que a gente busca quando lê, de ficar fora do corpo. Deixei um pouco de existir e observei os quatro garotos de cima. Eu adorei ler esse livro e super recomendo.

Maria.Eduarda 25/01/2024

Péssima retratação de não monogamia e relacionamento aberto
Achei o livro uma leitura gostosa, rápida e fácil de mergulhar. como uma pessoa não-mono, me preocupa que essa seja uma leitura sendo indicada falando sobre não monogamia e a forma que representa seja tão deturpada, parecendo uma grande putaria apenas.
no mais gostei! gostaria de entender mais as emoções do protagonista, porém acho que a profundidade foi ok pra proposta do livro.

tooonho 16/01/2024

No início, achei que seria mais uma história normal de romance LGBT com cenas de sexo muito bem descritas. do meio em diante, esse livro tocou em tantas questões que parecia eu mesmo ter escrito - ainda que não tenha vivido nada parecido com a história central
solidão, família, história, aceitação, a relação com o sexo e o amor.... poucas vezes acabei um livro tão reflexivo e, sinceramente, emocionado

Wellington291 13/01/2024

?Quarto Aberto? soa como uma conversa entre amigos, onde você se depara com situações que já viveu, já escutou alguém viver ou já passou pela cabeça. Alguns momentos são tão familiares que te faz refletir sobre acontecimentos pessoais e a refletir onde estamos e pra onde vamos em nossas relações. Um livro interessante, uma narrativa fluida que te faz amar, odiar, querer abraçar ou dar um tapa nos personagens.

leo 03/01/2024

Um oceano com profundidade de meio palmo. uma orquestra silenciosa, de barulho inaudível , ininterrupta no ócio. ?cool? e ?ok.

Gabriel1679 15/12/2023

Acho que minha questão com esse livro é que, apesar da temática ser ótima e inclusive achei que se aprofunda bem, o protagonista é um chato e insosso, inclusive é como ele mesmo se descreve sobre a cara de 🤬 #$%!& dele pra tudo

fica difícil inclusive acreditar que ele é drag
no fim, gostei muito mais do namorado do protagonista do que dele mesmo