A alegria espera por você

A alegria espera por você Upile Chisala

Resenhas - A alegria espera por você

Thailany.Santos 30/05/2024

Não sou uma fã de poemas, poesias mas esses poemas da Upila são ápices de uma leitura sendo uma autora ativista, sendo uma mulher negra é uma inovação esplêndida para a sociedade negra.

Cada poema escrito a autora explora a luta pela igualdade de gênero, raça, e também suas vivências sendo uma mulher negra nascida em um país totalmente negligênciado.

Cada título, verso e estrofe e muito bem pensando é uma pitada de auto aceitação, autoestima, amores perdidos, relações intrapessoais.
Upila conseguiu em um único livro colocar todos esses pensamentos, essas alusões reais vivênciadas e como a identificação foi tão rápida porque é real em um mundo onde você sendo uma mulher e sendo negra as dificuldades vem em dobro e cada poema mostrado no livro mostra isso muito bem esse sentimento de exclusão, diminuição é tão bem vivido em muitas das mulheres.

Uma autora que merecia muito mais reconhecimento.

juu 26/05/2024

Como assim já acabou?:(
Esse é um livro de poemas que te abraça, e ele me abraçou bem na hora que eu precisava.. Eu devorei cada um desses poemas e quando eu vi já estava no fim do livro, querendo mais.
amo a forma como a autora escreve poemas para mulheres, de nós pra nós? Retrata muito bem a força das mulheres, principalmente mulheres pretas.Eu me senti acolhida e lembrei do quanto somos fortes.

?Mãe,

me conte dos renascimentos. Me conte como as pessoas

[perdem

camadas de dor e fazem crescer peles novas, e largam

os velhos hábitos que as estavam destruindo. Me conte

do perdão, de escolher a si mesma em vez do dano.

Eu quero saber como plantar as sementes; eu quero

[jardins,

não túmulos.?

NAvia.Milena 23/05/2024

A cura virá para nós também.
"O que você aprendeu sobre você recentemente?"

"Querida,
você não já tentou retirar algo dos destroços?
Quem deixou a cura nas suas mãos?
O conserto?
A restauração?
O tornar algo inteiro de novo?
Você está cansada?
Seus braços doem?
Quem lhe oferece mel quando você precisa?
Quem deixa você descansar?"

"Ame a si mesma intensamente
e,
no segundo em que você encontrar alguém que a faça
questionar esse amor,
corra bem rápido, querida.
Corra para bem longe."

"Para que você manda nossos filhos para debaixo da terra?
Nós rezamos por eles, sabia?
E eles vieram para nós marrons da terra, mas, sobretudo,
dourados. Nós lhes demos um nome,
nós os vimos crescer e rezamos um pouco
mais.
Porque com essa pele,
da cor do solo,
da terra,
da lama,
sempre vai haver alguém querendo provar
que nós estamos debaixo de seus pés."

"A prática de deixar as coisas irem e dizer:
?Isso não era meu, mas o que é meu está a caminho?."

"Naquele dia, mais de setecentos
dormiram no fundo do mar.
Muito negro para lembrar.
Muito negro para virar notícia."

"Amanhã você deve se lembrar dessas coisas
de maneira diferente.
Talvez com menos angústia, menos rancor, menos
[lágrimas nos
seus olhos.
Amanhã essas coisas não devem machucar você
tanto."

Sou completamente viciada em poesia, esse livro mesmo sendo curto me fez refletir muito e deixou meu coração quentinho. E, no final, a poesia vive em mim, e eu vivo dela.

Tatiane495 20/05/2024

Amor-próprio cultivado
Mais um livro de poemas curtos de Upile Chisala que ressaltam a beleza de ser uma mulher negra africana.

É um ótimo retrato que representa não só as mulheres deste continente, mas também as mulheres que estão na sua busca pelo cultivo do amor-próprio e de se permitirem serem amadas de volta em todas as suas particularidades.

Rafaslv 16/05/2024

A alegria espera por você ?
Que livro! Eu amo livros de poesia, mais esse ganhou meu coração de uma forma inexplicável ! As poesias nesse livros pegam no coração de cada um que ler. A minha favorita foi com toda certeza essa: ?Se você alguma vez já amou uma pessoa, ficou olhando-a sem parar, colocou suas mãos ao redor dela, mostrou a ela seus fantasmas, beijou-a longamente até perder o ar, protegeu o coração dela como o seu próprio, esperou por ela, rezou por ela ou desejou conhecer um deus para o qual pudesse rezar por ela, mergulhou em silêncios junto com ela, emprestou seu ombro, dividiu a sua cama, criou um espaço no seu espaço, então você fez o que tantos falham em fazer - amou uma pessoa gentilmente e deixou que ela o amasse também.?

Ceiça alves 06/05/2024

Só poema lindos que irão falar direito com teu coração. São palavras doidas doídas mais necessárias para que possamos amadurecer.

Jenifer.Resende 05/05/2024

Eu geralmente não sou muito de ler poesia, não sei , mas é interessante a forma como a autora escreve a poesia

Amanda 29/04/2024

Gostei
Um livro com poemas muito bons, tiveram alguns que me identifiquei muito. Indico esse livros para todo mundo

vitoria 27/04/2024

Bem reflexion
Então, não é que o livro seja ruim ou não valha a pena, é que o ramo de poesia as vezes me quebra.
Dei a mesma nota que "a princesa salva a si mesma" pq foram as mesmas emoções lendo, tinham partes na qual eu me encontrava e tudo mais e outra não. E tudo bem faz parte, como não sou fã de poesia essa é a minha nota. Mas indico sim, é um livro que quem não gosta de poesia vai gostar (assim como eu) e quem gosta desse ramo, vai amar.
Acho que ela é bem criativa e consegue criar os cenários e metáforas interessantes na qual você entende, não é algo complexo de interpretar sabe? show.

Verô 27/04/2024

Aiai a poesia ??
O jeitinho que cada palavra nos pega, nos coloca para refletir, sentir e doer, nos faz ter empatia e emoção... coisas que só experimentamos lendo, pois então leia, não haverá arrependimentos! ?

Rodrigues174 15/04/2024

Me surpreendeu
Além dos belíssimos poemas o livro ainda trás, no final, uma reflexão importante acerca de tudo falado anteriormente, nos dá uma aula de história, nos mostra uma nova perspectiva, vale a pena a leitura!!!!

Milena.Silva 14/03/2024

Essa autora sempre me ganha com seus poemas incríveis e com a forma que nos faz sentirmos tantas emoções ao mesmo tempo, me sinto parte de seus livros.

Thalita 09/03/2024

Perfeição é a palavra!
Esse livro prometeu tudo e entregou absolutamente tudo! É perfeito. Um livro sensível e delicado, mas ao mesmo tempo encorajador. Eu como mulher preta me senti tão, mas tão, representada.

JAlia 03/03/2024

Poemas tocantes
Não é livro de auto ajuda , apesar do nome. É um livro de poemas reflexivos , tocantes e inspiradores. Alguns lindos , outros tristes , outros são conselhos , mas todos escritos de uma forma viciante que faz você querer ler logo o próximo poema , até se dar conta de que já está acabando o livro. Tem até poemas sobre a luta negra , todos em formas de poemas bem curtos, então a leitura flui super rápido e não se torna enjoativa. É bom para quem não é acostumado a ler poemas , mas quer começar a ler. Enfim, livro perfeito , amei.
Nunca imaginei que fosse gostar de um livro que a escola deu kkkk

Thalles.Haydan 04/09/2023

Simplesmente incrível!!
Uma paulada atrás da outra!! Um livro intenso que mexe com o nosso íntimo!! Simplesmente fenomenal!! Tocante!! Fala sobre vivências, sobre intimidade, fala sobre a solidão da mulher negra e como ela se posiciona nesse sistema que as vê como inferiores!! Enfim, um livro qur vou guardar no coração!! Vale a pena ler esse livro!!