Vozes Amarelas

Vozes Amarelas Monge Han

Resenhas - Vozes Amarelas

Livia Barini 03/10/2023

Um livro necessário
Você já chamou alguém de japa? Sabia que é racism0? É a mesma coisa de chamar alguém de negã0. E não, não é xen0fobia, cuja definição é “ódio, receio, hostilidade e rejeição em relação aos estrangeiros”.

Em primeiro lugar porque aquela pessoa, em 99% dos casos, não é estrangeira. Ela é nascida e criada no Brasil.

Em segundo lugar porque você não sabe se ela é, de fato, japonesa. Ela pode ser da China, da Coreia, da Malásia, de Singapura... Você é incapaz de perceber a diferença.

Em terceiro lugar porque as pessoas se referem aos asiáticos usando o principal grupo que imigrou para o país. No Brasil, é japa, pois a maioria dos asiáticos que emigraram para o nosso país, vieram do Japão. Nos Estados Unidos é china. No Paraguai é coreano. O problema aqui não é ser estrangeiro, é pertencer a outra raça. É ser asiático. É ter os olhos diferentes dos seus.

Este livro mostra de uma forma bem bacana que é sim Racism0.

Uma leitura super necessária. Em especial para os jovens e para educadores mal informados que só são capazes de enxergar o racismo contra afro-descendentes.
Débora 03/10/2023minha estante
Perfeito, Lívia!!!???

Fabio 08/10/2023minha estante
Adorei a resenha, Lívia!???

whoishellen? 19/02/2024

Um livro extremamente necessário para abrir ainda mais nossos olhos e mentes sobre um assunto conhecido, mas que não tem tanta repercussão como deveria.

carolinemomma 15/08/2023

Sensível e belíssimo
O Monge Han tem uma sensibilidade magnífica para tocar em assuntos profundos e nos fazer refletir. Passando por diversas gerações, ele mostra a realidade de amarelos desde a guerra das Coreias até os dias atuais, tocando em lugares profundos como infância, saudade e luto. Um quadrinho que parei para apreciar os detalhes, as cores, ri e chorei. A edição capa dura tem o acabamento impecável, páginas super bonitas e ótima resolução, além da capa com verniz localizado, uma edição que vale a pena ter na estante. Muito feliz em ver o trabalho do Monge reconhecido por uma editora!

Giovana Monteiro 08/04/2024

Representatividade de uma forma didática
Esse livro deveria ser abordado nas escolas, o autor conseguiu trazer para a gente de forma leve mais tocante diversas formas de preconceitos que as vezes no nosso cotidiano presenciamos e não sabemos o quanto isso pode afetar o outro.
Uma leitura importante e tocante.

Bruna 12/09/2023

Sensível e necessário
Leitura muito importante para conscientizar sobre amarelitude e, principalmente, pra fugir da história asiática nipocentrada no Brasil. Monge Han traz muito das vivências de famílias com ascendência coreana, resgatando um pouco da história no Brasil e também mostrando a sua cultura. Além disso, o trabalho do Monge Han é lindo e de uma sensibilidade sem tamanho!! A última história me pegou muuuito!

Dango Yoshio 16/08/2023

Monge Han é perfeição
Histórias sensíveis e emocionantes embaladas por uma arte leve e belíssima.

Histórias de pessoas reais e as micro agressões às quais são submetidas, histórias de luta e dificuldades, mas também de esperança e orgulho. Eu, como pessoa amarela brasileira, me sinto extremamente feliz de poder ler uma obra dessa!

Ela 22/08/2023

Muito bom, li bem rapido e me encantei com a arte
achei que fosse ficar triste com a narrativa, mas mais me emocionei.

Mari Noguti 25/02/2024

Representatividade amarela
Você já sentiu que não era bem vindo e nem fazia parte do grupo onde você vivia na escola e no trabalho?

Foi assim que aconteceu comigo, questionei muitas vezes o que havia de algo errado de ser diferente como o traço dos olhos, maneira de falar e muitos julgamentos alheios como eles pensam, de como sou a "mais inteligente", de como sou a "mais privilegiada", de como sou "mais japonesa do que brasileira".

Eu não sabia que era uma pessoa amarela até descobrir com meu pai para preencher os dados, e questionei: como assim sou amarela? Se sempre acreditei que era uma pessoa branca. Demorei muito pra processar, entender e ainda não via muitas referências de pessoas amarelas.

Até conhecer a Bruna @bruna.tukamoto , a que representa como referencia e preconceito amarelo. Aprendi a me defender de história, cultura e etnia.

Vozes amarelas nos é apresentado com traços únicos e muita sensibilidade da vivência de pessoas amarelas. Monge Han ilustra e desenvolve todo o processo do significado dos três olhos, o que achei genial e pude sentir ali dos sentimentos que os personagens perpassam.

É uma história em quadrinhos coletados por 5 histórias tocantes o que me fez identificar e pensar que a gente precisa manter nossa história viva e respeito.

Se você procura ou deseja conhecer sobre racialidade, vivência e cultura, este é pra você, e serve para todas idades.

leiturasdamafe 01/09/2023

Ótimo livro!
Não conhecia o Monge Han antes de ler esse livro e agora já quero acompanhar! Achei todas as histórias muito sensíveis, a arte é maravilhosa e me apaixonei pela última história. Recomendo!

Fabiana.Ayumi 15/08/2023

Incrível
Esse livro conversou comigo de tantas formas? faço das palavras da Ana Hikari as minhas pra começar, fico muito feliz que hoje em dia temos amarelos-brasileiros com mais visibilidade e fale sobre tópicos tão importantes e comuns a nós amarelos!!

Acompanho o trabalho do Monge Han há alguns anos e algumas de suas tirinhas já conversavam comigo, então já imaginava que um livro seria algo ainda mais profundo. Seu traço é incrível e nada superficial, amei a explicação sobre os três olhos e espero que receba cada vez mais reconhecimento do público geral ? e que cada vez mais pessoas amarelas ganhem reconhecimento no Brasil!!

lit 16/08/2023

Mais uma vez reflexiva por causa do Monge
Comecei a ler no horário de almoço e voltei ao trabalho chorando. Mesmo tendo lido as outras publicações, as tirinhas na internet, este livro ficou tão bonito e sensível que me fez pensar em tantas situações parecidas que vivemos, eu e os meus.
A vontade que dá é de distribuir para as pessoas que amo também sentirem o quentinho no coração ao terminar a leitura.

eu eu 03/09/2023

Incrível! extremamente sensível, cada historia consegue prender por motivos diferentes e se eu fosse obrigada a fazer um critica, falaria que queria uma versão estendida de cada uma :)

theananalu 09/09/2023

Perfeito!
Sou apaixonada pela arte do monge han pela forma com que ele consegue transmitir histórias emocionantes de força e resistência, através de um traço sensível e lindo! com certeza, ainda vou recomendar muito esse livro ?

BibiCourty 17/08/2023

Monge Han nesse livro consegue contar com leveza, sensibilidade, e de forma belíssimamente ilustrada, histórias relacionadas a pessoas amarelas e suas experiências racializadas no Brasil. É lindo. Amo a sacada dos três olhinhos.

Ana Lívia 03/09/2023

Vozes Amarelas de Monge Han
"Vozes Amarelas" é um livro lindo de se ler, que trata sobre a realidade de diversas pessoas amarelas brasileiras. E que mesmo sendo sobre um assunto sensível como o preconceito em relação a essas pessoas, não é um livro pesado, já que tudo é retratado de uma forma leve e sentimental. E não é falado apenas sobre preconceito, fala-se sobre ancestralidade, orgulho de ser como é, e a construção de identidade. Eu pessoalmente amei essa leitura, e apesar de ter ancestralidade asiática, não sabia metade da realidade da população amarela das quais vivem no Brasil, e ao ler esse livro pude ter conhecimento sobre algumas partes do cotidiano deles. Enfim, super recomendo!