A outra filha

Resenhas - A outra filha

1 | 2 | 3 | 4

arqueofarias 21/01/2024

Que livro lindo.
Uma grande poesia com todo sentimento de amor, raiva, memórias, afeto, desilusões da autora para com a sua irmã já falecida.
Emocionante!!!! Annie é gloriosa ??

Thaise 18/01/2024

A única coisa que aconteceu com você foi a morte.
A escritora abre seu coração para nós, para o lugar mais sombrio que habita ali e por isso me vi em conflito com a existência da irmã, do luto dos pais, da incerteza do amor, e então, por trazer a luz essa vergonha e medo, consegui sentir a certeza do amor, da dedicação dos pais e da empatia por uma menina que morreu muito nova.

mccarvalh0 14/01/2024

2º de janeiro.
Segundo livro da autora que leio. Estou gostando da escrita dela e de como ela conta as histórias de uma forma bem simples, leio e parece que estou sentada com ela num café enquanto ela me conta suas historias de vida. São ótimo livros pra ser ler em um dia ou num final de semana.
Dessa vez, sua história mostrou um lado infantil que todos nós adultos temos, essa parte de lidar com frustrações e decepções parentais da forma mais infantil que há. Em certos momento cheguei a achar a autora meio boba, com seus white problems beeem bobinhos, e outras horas consegui me identificar bastante com parte da história contada.

Ler os livros de Annie Ernaux é como esse trecho que grifei ??tenho a impressão de abrir cortinas que se multiplicam incessantemente num corredor sem fim.? (p. 37)

Vi 04/01/2024

Cada livro que passa a autora consolida mais a minha obsessão. acho que o nível de intimidade e vulnerabilidade sempre me colocam numa posição de identificação gigante, mesmo nunca tendo vivido aquilo.

Larissa 28/12/2023

A outra filha
Acho um dom a habilidade de juntar palavras e fazer com que cada uma tenha sua função e significado. Que livro forte e ao mesmo tempo de fácil leitura.

Sou filha única (e até onde sei) não tive irmãos, porém consigo sentir em grandes partes o que ela diz sobre a outra filha.

Incrível em tudo que se propõe.

Lurdes 24/12/2023

Quando li Annie Ernaux pela primeira vez (O Lugar) me impressionou a capacidade de contar grandes estórias, sendo absolutamente sucinta.
Esta característica se confirmou em outros livros que li posteriormente.
Agora, neste A outra filha, além desta peculiaridade, me dei conta de outra, que eu já havia percebido mas que não tinha analisado ainda.

Annie Ernaux se expõe como poucas autoras. Suas narrativas, autobiográficas, expõe o que de mais íntimo aconteceu em sua vida, mas o faz sempre com um pé na racionalidade.

Ela analisa seus sentimentos e os dos que a cercam como quem avalia sintomas de uma doença.
Suas conclusões sobre os fatos que compartilha conosco são quase que baseadas em análises científicas.

Acho isto incrível e, talvez, este seja seu segredo para se desnudar tão completamente, sem nunca parecer piegas ou apelativa.

Nos emocionamos com ela porque nos reconhecemos em seus motivos para sentir e fazer o que sente e faz.
Eu, pelo menos, me identifico demais com sua prosa. Sou muito racional mas, do nada, caio em lágrimas, embora meus sentimentos mais íntimos sejam preservados para meus monólogos interiores.
A diferença é que Annie coloca no papel estes monólogos, para nosso deleite.

Quando descobre que existiu uma irmã que morreu com 6 anos, antes dela nascer, ela já tinha 10 anos.
Esta descoberta, absolutamente perturbadora, nunca foi sequer comentada pelos seus pais, como se fosse um segredo inconfessável.
O livro que ela nos apresenta está em formato de carta dirigida a esta irmã, onde ela tenta entender o que aconteceu, como seria se a conhecesse, qual seu papel nesta família que já havia sido dilacerada por uma perda tão profunda.
Seria ela uma substituta, ou uma intrusa?
Teria sido capaz de amá-la? Sente tristeza ou alívio por ela ter morrido?
Se os sentimentos entre irmãs que convivem já rendem uma bela análise psicológica, imagina nesta situação.
Não vou falar mais para não dar spoiler.

Se recomendo?
Óbvio. É maravilhoso.

Duda Garcia 12/12/2023

Merecido
Cada vez sentindo mais o quanto essa autora mereceu o Nobel de literatura pelo conjunto da obra. Parabéns demaisss.

O PLOT TWIST DESSE LIVRO MDS KKKK

itsgabizoca 30/11/2023

A Outra Filha foi meu primeiro contato com a escrita da Annie Ernaux e o suficiente para entender o Nobel de literatura que ela recebeu.

É incrível pensar o quanto nós crescemos sob aquilo que não é dito. O quanto segredos são preenchidos com fantasias e isso nos molda (ou deforma).

Incrível e inesquecível!

acaciaverena 27/10/2023

"Não escrevo porque você morreu. Você morreu para que eu escreva, eis aqui uma grande diferença." "Só são verdadeiras as cartas endereçadas a pessoas vivas".

tamachunas 04/10/2023

?Estou apenas correndo atrás de uma sombra aqui.?

"Quando criança - é essa a origem da escrita? -, sempre achei que eu era o duplo de uma outra vivendo num outro lugar. E que eu também não vivia de verdade, que esta vida era 'a escrita?, a ficção de uma outra. Aprofundar esse ponto, essa ausência de ser ou esse ser fictício?

souza309 06/02/2024

11/2024
O tecer, o cutucar e o relevar que a Annie faz com a memória é um trabalho inédito na arte. Nunca vi nada igual. Merece muito mais que um Nobel, talvez um prêmio que ainda não existe. Um Ernaux.

Além disso, me encanta ? e me vejo muito nisso ? a forma como ela enxerga a escrita como a única resposta pra vida. Tudo que acontece, aconteceu pra ela (eu) escrever.

Juliana 09/02/2024

Bom, a escrita da Annie Ernaux é algo né? Sempre lindamente escrito, profundo, honesto, humano. Esse livro me tocou muito por tratar de um tema tão delicado que é esse de familiares que acabam morrendo antes de termos a chance de poder conhecê-los, e falar da família a partir desse acontecimento é algo até bastante corajoso. Mais um livro incrível dela

Lia 31/12/2023

Livro pequeno e forte
No final da primeira década dos anos 2000, Annie Ernaux recebeu um convite para participar da coleção francesa Les Affranchis, que pede a escritores que façam a carta que nunca foi escrita. É este chamado do presente que a ajudará a abordar um trauma da infância e dará à luz este, que talvez seja seu livro em diálogo mais direto com a psicanálise.

Aos dez anos, no verão de 1950, Ernaux escuta uma conversa da mãe com uma cliente e descobre que antes dela, seus pais tiveram outra filha, morta aos seis anos de difteria. A mãe relata à confidente que nunca contaram nada a Annie para não entristecê-la e emenda: ?ela era mais boazinha do que aquela ali?.

É então nesta pseudocarta endereçada à irmã ? à menina boazinha e espécie de santa ? que a autora destrincha suas memórias e os significados que essa ausência sempre presente teve em sua vida, sua identidade e sua relação com os pais. Ernaux escreve frases breves e cortantes para lidar com a sombra de alguém que nunca conheceu e com a dor da comparação implícita. ?Você é a própria impossibilidade do erro e do castigo?, diz à irmã. E vai além, conectando a morte dela com o próprio princípio de sua existência: ?eu vim ao mundo porque você morreu e eu te substituí?.
(jornalnota.com.br)

Livro forte! Como um livro de 65 páginas pode causar tantos sentimentos no leitor? No caso aqui, eu. A forma como a autora escreve sobre os fatos da sua vida, toca fundo meus pensamentos, sentimentos. Preciso parar e respirar.

Tainá 28/12/2023

De forma crua e realista, fala sobre a otica da vida a partir da descoberta de uma irma morta. Da forma como sua vida se afetou, ou nao. Incrível.

Isabella2141 11/03/2024

Annie escreve de forma linda e viciante. A percepção da vida tão claramente atravessada pela psicanálise torna tudo mais interessante.
Esse foi o primeiro livro que li dela e terminei querendo muito mais.

1 | 2 | 3 | 4