Flordelis

Flordelis Ullisses Campbell

Resenhas - Flordelis a pastora do diabo

Tainateixeira92 10/02/2023

Bizzaro
Se essa história estivesse em um livro de ficção, eu diria que o escritor exagerou no drama e inventou coisas demais, porque é absurdo as coisas que a Flordelis fez, assim como as pessoas que compactuaram com ela. É insano pensar que uma pessoa que leva a vida tantas mentiras, coisas ilícitas, ainda se tornou deputada federal. Outra coisa interessante é que o diabo, satanás, demônio… É um personagem comercial na vida dela. Tudo nessa família é muito bizarro!!

Já tinha assistido os documentários da HBO, do Globoplay e a entrevista do Campbell com o Beto Ribeiro, mas o livro tem informações que não tem em outros veículos de informação e vice-versa. Recomendo para quem tem interesse.
Martony.Demes 13/02/2023minha estante
Se o Campbell não tivesse as evidencias nas quais ele se inspirou para compor o livro, diríamos que é cada absurdo do livro! E não é!

Quanto a série da HBO, de início, achei muito assim do lado dela. Acho que a a redatora foi a advogada dela, não achou??

Martony.Demes 13/02/2023minha estante
Uma das coisas que mais me impactou o livro foi aquele relato de como ela 'selecionava' os queridos dela que vinham da rua. Ela banhava-os e, com base na seleção sexual, que tinha com todos os ingressantes, ela escolhia o favorito para ficar no quarto com ela nos próximos dias. Lembra-se disso?

Que coisa maluca!

Tainateixeira92 13/02/2023minha estante
Achei também? A HBO explorou bem o ponto de vista dela, até por conta do contrato deles. Entendo ser importante ouvir o que ela tem a dizer, mas partes do documentário parecia que ela era a ?vitima?.

A parte que você citou que ela 'selecionava' os queridos dela, banho de purificação, me embrulhou o estomago.

Karen.V 16/08/2023minha estante
Nossa ? Eu tenho esse livro, li umas 10 páginas, e não tive estômago para continuar a leitura. É super pesado. Mas agora, lendo a tua resenha, fiquei mais animada para dar continuidade.

Rosangela Max 19/04/2023

Recheado de maldade, devassidão e corrupção.
Está história é um verdadeiro show de horrores.
É tanta podridão envolvida que o fato da Flordelis, mesmo assim, ter sido pastora e também eleita ao um cargo na política revela o quanto os bastidores destas duas áreas são condenáveis tanto aos olhos do homem quanto de Deus.
Ela e a maioria dos envolvidos na história são a personificação da maldade humana. E o fato de usarem o nome de Deus para acobertar tantos atos de terror mostra bem a quem eles de fato representavam. O autor escolheu com perfeição o subtítulo ?A pastora do diabo?.
A escrita é fluída e o conteúdo é respaldado por um trabalho intenso de pesquisa e pela credibilidade que o autor inspira. Porém, acho impossível que certos momentos desta história não tenham origem da ficção.
Tem algumas partes que achei desnecessárias como por exemplo: a explicação do que ocorre internamente com o corpo humano quando a pessoa está se afogando. Mas isso é pequeno perto da obra em si.
Recomendo a leitura para quem gosta de ler sobre crimes, mas aviso que este superou nos quesitos ?perturbador? e ?revoltante? de todos os o que li até agora do gênero. Talvez por ter acontecido aqui no nosso país e ter feito tanta gente de trouxa.
Jéssi Lima 19/04/2023minha estante
???

Jhaze 20/04/2023minha estante

Lusca 20/04/2023minha estante
Que pesado...

Lydia10 04/12/2023

Bom, mas esperava outra coisa
Após ler Suzane: Assassina e Manipuladora, fui correndo ler Flordelis: A Pastora do Diabo, mas infelizmente a narrativa escolhida neste não me agradou tanto.
A história de Flordelis é insana, marcada por morte, sexo, satanismos e muitas mentiras. Tão cheia de reviravoltas e histórias fantasiosas que parece mentira, mas, dado a seriedade do trabalho de Ullisses Campbell sei que são verdade.
No entanto, quando comecei a ler, gostaria de ficar a par do crime, que efetivamente só é explicado aos 90% do livro, a parte o crime, o livro foca na história da pastora, de sua infância até ser presa.
A história é envolvente e inacreditável, foi muito bom conhecer mais dela, mas não era o que eu esperava.
Lars 06/03/2024minha estante
Lê o da Vera araujo que explica mais coisa sobre o crime em si

Juliana 03/11/2023

Bizarro
A vida da Flordelis de fato daria um livro, ou um filme de terror , mesmo que o final não tivesse sido trágico, é assustador .
Como pode a pessoa viver em tamanha hipocrisia ??
No mais , eu esperava que o livro abordasse mais o crime em si ( o que só acontece meio correndo nas últimas páginas ), mas é um bom livro .
Mireille 03/11/2023minha estante
Missericordia

LAvia.CantuAria 18/03/2023

Não é uma leitura, é uma viagem de ácido.
Estar imerso, mesmo que minimamente, na realidade desta história, é capaz de fazer você questionar bastante que rumo a humanidade tem tomado.
É uma bad trip rsrs

Ariadna.HipAlito 22/11/2023

Queturiene e suas surpresas
Honestamente, ao começar esse livro já imaginava que a situação fosse ruim mas me surpreendeu (em diversos momentos) pois foi muito pior. Decidi começar essa leitura pois quando criança frequentei a igreja de Flordelis, então anos mais tarde quando surgiu a notícia do crime cometido contra o pastor Anderson inúmeras interrogações surgiram na minha mente e cada uma delas foi sanada nessa leitura.
No início pode parecer sensacionalista, mas no decorrer da trama você percebe que provavelmente não o foi. Um emaranhado de mentiras, abusos e violências de todos os tipos que culminaram numa vida ceifada. Recomendo a leitura aos que, como eu tinham/tem tanta curiosidade na história dessa figura enigmática.
Lars 06/03/2024minha estante
Vc frequentou a igreja dela? A mãe da minha amiga viu ela rodeada de crianças perto da Central do Brasil.
Disse que sempre teve cara de picareta

Aline Anjos 07/03/2023

Macabro
Boa escrita e de fácil leitura, rico em detalhes.
História muito macabra. É impressionante o quanto todos são loucos e sem noção da realidade.
Vitorugo 08/03/2023minha estante
Como faz pra dar meia estrela na avaliação?

Owenzito 18/04/2023minha estante
Ainda tô lendo, mas já cheguei as partes abordadas sobre satanismo, religiões de matrizes africanas e bruxaria. Eu como pagão, bruxo e alguém que tá inserido num círculo de pessoas que são do axé ou até do satanismo e religiões pagãs (helenismo, asatru vanatru, wicca, kemetismo e etc), eu achei SUPER HIPERMEGA SENSACIONALISTA, INTOLERANTE E DESRESPEITOSO a maneira a qual ele se refere a nós nesse livro, muito mesmo, e o pior é que é uma pessoa que tem a informação, uma pessoa inteligente e estudiosa, então acho que isso pode acabar ajudando a disseminar ainda mais a desinformação que se tem sobre nós por aí. Achei um erro meio sem noção, já que se trata de um escritor e jornalista de tão alto nível e renome no meio do true crime. Enfim, tirando isso, até que o livro é cativante e bom, mas tem muita coisa problemática...

Andressa.Rocha 15/12/2022

Amei!
Gostei muito da leitura, mas acredito que o autor antes do lançamento dá muitos spoilers do livro nos podcasts, se isso passar só limite o livro perde um pouco a graça já que a gente sabe exatamente o que esperar na leitura. No mais, o livro é outro, já li todos os livros do autor e indico todos eles

mberquoo 18/12/2022

De tirar o fôlego
Desde que o assassinato de Anderson do Carmo virou pauta no meio do true crime a história me intriga, e provavelmente a todos os brasileiros. O que mais me intrigou foi, provavelmente, a dificuldade de entender quem era filho e parceiro de quem nesse meio e, com o livro de Ulisses Campbell, pude finalmente entender que era uma dúvida legítima; que confusão! Como um dos principais pontos positivos, pode-se ressaltar que o autor consegue esclarecer a teia de relacionamentos da grande família de Flordelis, proporcionando uma leitura fluída e a total compreensão do leitor, característica marcante de Campbell.

Ao longo de 8 capítulos, o jornalista narra (de maneira primorosa, diga-se de passagem) todos os acontecimentos que levaram ao momento em que Anderson sofreu 6 disparos, começando pela infância conturbada da mãe da missionária. Ulisses deixa evidente o que cada vírgula daquelas páginas representaram para a ocorrência do crime, desde a depravação sexual precoce de Flordelis até a sua relação com o tráfico carioca.
Além disso, o que eu esperava ser uma narrativa de um crime só, o assassinato do pastor, se mostrou um antro da criminalidade, evidenciada principalmente pelos abusos sofridos pelos "filhos" do controverso casal de pastores.

Entretanto, é importante avisar: vá de estômago e mente preparados para ler sobre atrocidades.

Guilherme_Messias 20/12/2022

O passado que nem o cidade alerta mostra
Flordelis, a pastora do diabo, o terceiro livro da trilogia 'Mulheres Assasinas', fecha com chave de outro sendo um crime atual, apresentando uma visão completamente apagada e esquecida pela mídia, onde envolve, abusos, crimes e religião.

Amei toda a volta ao passado dela, são histórias muito ricas, e de fato é o que diferencia está obra de todos os outros livros e séries lançadas atualmente.

Não gostei da parte sobre os padres pedófilos (estou muito impactado com os crimes), porém, a forma que foi apresentado me decepcionou, pois, poderia ter sido durante a leitura como foi as histórias paralelas dos dois livros anteriores, e não, todas juntas em um único capítulo, além de ser repetitiva se encontra em um ponto chave do livro, onde simplesmente você só quer que volte para a história da Flordelis.

Quem busca saber e entender o crime pode ficar um pouco frustado, pois, assim como o livro da Elise, todo o crime fica no último capítulo, bem resumidamente, me incomoda que mesmo sabendo que a intensão do autor seja explorar o passado da criminosa, a parte do crime fica tão resumida que dá a sensação de que foi feito as presas.

Caso você saiba bem superficialmente sobre o caso, talvez iniciar com este livro pode ser bem confuso, recomendo deixar está obra para o final e que seja priozado as séries ou os outros livros.

Mas, de resto este livro é a prova que truecrime brasileiro é tão ou mais interessante que o americano. Super recomendo a todos.

Dani97 31/05/2024

Quanta gente perturbada
Caramba... Que jornada! Foi incrível acompanhar toda a bizarrice dessa família desde o irmão feiticeiro da mãe da Flordelis até o fatídico assassinato. São situações horríveis e bizarras, e o que mais choca é que elas não são nem um pouco incomuns. Acho que o que mais me choca são os estupros e a pedofilia tão normalizada e nem tanto os rituais sem pé nem cabeça envolvendo quimbanda e satanismo, feitos pelas mesmas pessoas que pregavam tão fortemente as palavras do Deus cristão. Toda a família da Flordelis é completamente perturbada, não salva um normal. Eu me sentia uma senhora conservadora com toda a depravação dessa gente, só a ideia de fazer orgia na praia já me parece um tremendo absurdo, e olha que isso é a coisa mais leve que esse pessoal fazia.
Sobre o livro em si, ele é muito bom mesmo, me prendeu do início ao fim. Como é o meu primeiro livro jornalístico de true crime eu estava com medo de me deparar com algo chato e difícil de ler, mas foi totalmente o contrário. Inclusive, recomendei pra todos os meus amigos.

Andrea Lacombe 02/01/2023

?O livro foi bem escrito, o choque é por conta dos fatos: mistura de ocultismo, umbanda, quimbanda, protestantismo, abuso sexual, tráfico e roubo de crianças. É estarrecedor!?

Cah. 02/01/2023

Flordelis e Anderson conseguiram me deixar horrorizada.
No livro Flordelis vamos mergulhar na sua história e na do Anderson desde seu nascimento até sua vida como presidiária, e mesmo após eu ver vários podcast com o Ulisses já saber dos detalhes, eu fiquei horrorizada ao saber de como a casa da mãe Flor era um verdadeiro bordel, tanto ela como Anderson tinham relações sexuais com os "filhos(as), os "irmãos com as irmãs ", inclusive Anderson conheceu a Flordelis quando ele namorava a filha biológica da Flor (Simone) , depois ele deixou de ser "genro" da Flor pra virar namorado e marido. Isso não o impediu de ter relações sexuais com a ex (Simone) já marido da Flor.

E me surpreendeu também que pra eles a idade não era um impedimento eles abusavam de adolescentes com 11 , 14 anos ... Inclusive o Anderson tinha 14 anos quando se envolveu com a Flor que já tinha mais de 30 ...

E o roubo das crianças, eles roubavam muitas das crianças ...

Tem o quanto exploraram das pessoas usando o nome de Deus, que sujeirada.

Walter.ARF 03/01/2023

Todas minhas expectativas foram atendidas
Estava curioso por este livro desde que foi anunciado. Devorei os outros dois livros da trilogia, referentes às histórias de Elize e Suzane.
Ullisses Campbell escreve de maneira precisa (com toques de humor e deboche) todo o contexto da vida de Flordelis. O que sabemos é só a ponta do iceberg.
A série "Questiona ou adora" da Globoplay representa só 10% da história do livro, logo a obra não é uma história batida da pastora fake.
Quero mais livros do autor.